Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Periquito com comportamento estranho

2 participantes

Ir para baixo

Periquito com comportamento estranho Empty Periquito com comportamento estranho

Mensagem  mjssantos Qua 18 Abr 2012, 14:46

Antes de mais boa tarde a todos, especialmente ao Sr. Ferreira. Dei com o Forum atraves de uma pesquisa na internet.

Sou de Gondomar e recentemente comprei para ter la em casa 3 periquitos e um canario. Nao temos filhos, por isso a passarada garante algum barulho e animação.
Acontece que um dos periquitos (acho fêmea) tem-se mexido muito pouco. Como vi a coçar-se bastantes vezes, dei-lhe um pequeno banho e apliquei um spray para o piolho nos 3 periquitos que partilham a gaiola. Ela tambem ficava com a cabeça virada a 180 e pousada no corpo.

Ela costuma fugir a voar sempre que chego perto para voltar a pô-la na gaiola (todos os dias os liberto uns minutos)
Ontem tirei-a da gaiola e ela teve um comportamento muito estranho. Ficou encostada no meu peito e procurou na dobra da lapela do roupao um sitio quente e escuro. Retirei-a algumas vezes para ver se fazia novamente e sempre fez isso. Procurava um sitio escuro e quente, muitas vezes metendo so a cabeça e ficando de patas para o ar.
Quando fico parado alguns segundos, vejo que ela constantemente fecha os olhos, como se fosse dormir, mas com as duas patas no poleiro.

Quando a levo perto da gaiola, ela voa logo para cima da gaiola. E quando esta solta, se vir os outros a voar para mudar de sitio ela tambem faz isso. De resto nao se mexe e ja dei com ela na gaiola a encostar-se a outro periquito e ficar ali um tempao.

Nao percebo muito disto. Estou preocupado, ate porque nao consigo tempo para ir a algum veterinario ate o final da semana. O que podera ser?

Obrigado pela ajuda.

mjssantos

Mensagens : 13
Data de inscrição : 18/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com comportamento estranho Empty Re: Periquito com comportamento estranho

Mensagem  Ferreira Qua 18 Abr 2012, 19:03

Boa tarde Mário Santos.
nas aves é sempre dificil saber-se o que realmente têm porque os sintomas de muitas doenças são na prática idênticos.
Pelo o que me dá a entender os pássaros não estão desparasitados internamente e se calhar externamente mal aplicado.
Diga-me uma coisa o insecticida em spray aplico com eles molhados ou estavam enxutos?
Isso de virar a cabeça 180º é constantemente ou só a dormitar?
De que cor e consistência são as fezes do periquito?
Não se esqueça de meter o nome no fim de cada vez que escrever.
Aguardo resposta.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com comportamento estranho Empty Periquito

Mensagem  mjssantos Qua 18 Abr 2012, 21:50

Boa noite. Acabo de chegar a casa e infelizmente o periquito faleceu.

Encontrei-a deitada e ja fria. Parece que morreu um familiar...Chiça! Que pena!

O sprays deitei com eles em seco. Que me tivesse apercebido nao havia nada de anormal nas fezes.

De ontem para hoje ela dormiu aconchegada numa manta. De manha ate parecia melhor um bocadinho quando saltou para a gaiola.

Como de noite ficou deitada, ficou com alguns restos nas penas, que de manha cuidadosamente limpei. Mas nao notei nada de anormal.

Tenho que cuidar bem dos outros dois. Nunca tive aves, nao percebo muito do assunto.

Obrigado

Mario

mjssantos

Mensagens : 13
Data de inscrição : 18/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com comportamento estranho Empty Re: Periquito com comportamento estranho

Mensagem  Ferreira Qua 18 Abr 2012, 22:07

Boa noite Mário Santos.
Lamento a morte da periquita, logo assim que achar algo de estranho nos seus pássaros tem que pedir ajuda de imediato porque um dia na vida de um passarinho equivale a 10 anos nos humanos.
Para poder perceber as causas da morte, não me chegou a responder se o virar do pescoço era só enquanto dormitava ou se era sem estar nessa condição?
Para já vai comprar Intervermes O.C. da AviZoon para desparasitar todos os seus pássaros, cumprir escrupolosamente com as indicações do folheto informativo, a unica coisa que altero em relação ao folheto é que em vez de estarem 4 horas sem beberem estarem mais tempo, por exemplo tiram a água há tarde e só a metem com o desparasitante interno (matar lombrigas) no outro dia a meio da manhã.
Se tiver problema em compreender o folheto informativo não exite, pergunte logo.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com comportamento estranho Empty Re

Mensagem  mjssantos Qua 18 Abr 2012, 22:21

Encontrava-a com alguma frequencia nessa posição.

A minha esposa foi almoçar a casa e viu-a mais uma vez nessa posição.
Mas como ela estava constantemente a fechar os olhos, nao consigo dizer ao certo se estava a dormitar ou nao.

Mario

mjssantos

Mensagens : 13
Data de inscrição : 18/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com comportamento estranho Empty Re: Periquito com comportamento estranho

Mensagem  Ferreira Qui 19 Abr 2012, 12:19

Bom dia Mário
Mais uma vez não me respondeu ao principal Twisted Evil
é muito importante a sua resposta para saber de facto as causas da morte
Pergunto se o virar do pescoço 180º era só enquanto dormitava ou fazia isso constantemente mesmo sem estar a dormitar?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com comportamento estranho Empty Re

Mensagem  mjssantos Qui 19 Abr 2012, 12:33

Boa tarde.

Penso que o mais correcto seria dizer que estava constantemente a fazer isso, frequentemente durante o dia quer eu quer a minha esposa a encontravamos a fazer isso

Obrigado

Mario

mjssantos

Mensagens : 13
Data de inscrição : 18/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com comportamento estranho Empty Re: Periquito com comportamento estranho

Mensagem  Ferreira Qui 19 Abr 2012, 12:47

Boas novamente Mário.
Nesse caso leva-me a querer que o mal da periquita foi o parasita capilária (lombriga muito fina que parasita no vasos sanguíneos, sendo responsavel por problemas cerebrais.
Faça o que lhe recomendei, desparasite o mais rápido possivel todos os seus pássaros, lave muito bem a gaiola pelo menos uma vez por semana e desinfecte com lixivia.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com comportamento estranho Empty Resposta

Mensagem  mjssantos Qui 19 Abr 2012, 12:52

Obrigado. Hoje ja fui comprar o que recomendou.

Comprei tambem umas vitaminas, que sugeriram administrar apos a desparasitação.

No final da semana vou lavar tudo direitinho.

Estava a pensar colocar ca em casa um agaponi jovem, ja domesticado, que vi hoje a 60 €.

Acha que o preço está razoavel? Conhece alguem aqui para os lados do Porto de confiança que tenha bom preço?

Mais uma vez obrigado pela atenção e pelas informações.

Mario

mjssantos

Mensagens : 13
Data de inscrição : 18/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com comportamento estranho Empty Re: Periquito com comportamento estranho

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos