Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Anilhar Crias

2 participantes

Ir para baixo

Anilhar Crias Empty Anilhar Crias

Mensagem  andrefsl Seg 21 Nov 2011, 13:45

Boa tarde

Ontem estive a anilhar pela primeira vez uma ninhada de Goulds (fazem hoje 1 semana), deparei-me com muitas dificuldades para fazer os dedos das aves passarem pela anilha sem a magoar. Depois de tanto trabalho fui ver e já nenhuma tinha a anilha posta :S

Hoje enrolei as anilhas com fita adesiva, para tapar a cor do aluminiu, mas estou outra vez com muita dificuldade em passar a anilha pelos dedos das aves :S


Podem dar-me uma dicas?

andrefsl

Mensagens : 122
Data de inscrição : 15/06/2011
Idade : 33
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Anilhar Crias Empty Re: Anilhar Crias

Mensagem  Ferreira Seg 21 Nov 2011, 16:38

Boa tarde André.
Anilhar um pássaro é das coisas mais faceis.
O anilhamenteo vai entre o 5º e 7º dia de vida, depois disso já é dificil tal tarefa.
Os pássaros ditos normais têm 4 dedos, sendo 3 para a frente e um para trás.
Todos os psitacídeos também têm 4 dedos só que 2 para a frente e dois para trás.
Para anilhar um pássaro dito normal faz-se da seguinte maneira:
Agarra-se o pássaro de modo que fique a cabeça para o lado do braço e com a ponta dos dedos junta-se os 3 dedinhos da frente e encosta-se o dedo de trás há perna, enfia-se então a anilha até a mesma passar pelos 3 dedos até á perna libertando-se o dedo de trás, acontece que quando já são muito crecidos (7 dias) a maioria das vezes não conseguimos libertar o dedo de trás, mas com o auxilio de um palito, uma ahulha sem bico, ou até mesmo uma pinça liberta-se bem o dedo de trás.
Para os psitacídeos, o processo é o mesmo só que junta-se dois dedos para a frente e encosta-se os outros dois á perna.
Aqui vai uma das muitas demonstrações que há na net
Atenção que a media das anilhas para os Goulds é de 2,5mm
http://www.criadourokakapo.com/index.php?secao=artigocor000107

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos