Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas criação de caturras

2 participantes

Ir para baixo

Dúvidas criação de caturras Empty Dúvidas criação de caturras

Mensagem  R35 Ter 12 Jul 2011, 00:33

Boas a todos.

Sou novo no forum, e tenho a dizer que gosto do "trabalho" que aqui se esta a desenvolver.

Bem eu sou um simples amante de aves, embora nao tenha dedicado muito da minha vida á criação, ate porque sou novo (18 anos), mas como quero aprender ainda mais sobre este mundo que aos poucos me fascina cada vez mais, decidi registar no forum de modo a poder aprender ainda mais e esclarecer algumas duvidas.

Recentemente ofereceram-me um macho de caturra, e como tenho um gosto especial pela criaçao, decidi entao criar uma gaiola com espaço suficiente para um casal, e entao adquiri uma femea. Isto há pouco mais de 3 semanas. Verdade é que eles se dao muito bem, mas como eu sou um pouco ansioso, estou desejoso que começem a criar e a dar outra alegria á casa.

Na loja onde comprei a femea, disseram-me que ela nao nao era muito nova, mas que ja tinha maturidade suficiente para procriar (será que me enganaram?)

Existem algumas duvidas que eu gostava de esclarecer com quem ja tem muita mais experiência, como por exemplo:
-Qual a epoca exacta de criaçao destes psitacideos? (dizem por aí que se reproduzem todo o ano, mas devem ter a sua época mesmo penso eu.)
-Quanto tempo levam eles desde a junçao até que criem?


Como sou principiante, certamente surgirao mais duvidas, mas com o tempo e a vossa ajuda, certamente tudo será mais facil Smile

Mais tarde colocarei aqui fotos da gaiola e meus pássaros.

Um abraço

--
Ricardo Nogueira
R35
R35

Mensagens : 32
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 31
Localização : Amarante-Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas criação de caturras Empty Re: Dúvidas criação de caturras

Mensagem  bluehawk Ter 12 Jul 2011, 10:02

R35 escreveu:Boas a todos.

Na loja onde comprei a femea, disseram-me que ela nao nao era muito nova, mas que ja tinha maturidade suficiente para procriar (será que me enganaram?)

Existem algumas duvidas que eu gostava de esclarecer com quem ja tem muita mais experiência, como por exemplo:
-Qual a epoca exacta de criaçao destes psitacideos? (dizem por aí que se reproduzem todo o ano, mas devem ter a sua época mesmo penso eu.)
-Quanto tempo levam eles desde a junçao até que criem?

--
Ricardo Nogueira

Bem vamos tentar responder a algumas questões.

As caturras são aves do hemisfério sul (Austrália) e como "daquele" lado é tudo ao contrário do que se passa "deste" lado, e a primavera começa no nosso outono, TEORICAMENTE as caturras começariam a criar algures a partir de Setembro.

No entanto como provavelmente todas as caturras vendidas em Portugal já nasceram no hemisfério norte, os pais provalvelmente criaram-nos na nossa primavera/verão, quando existe mais luz e mais calor, o inverno é muito frio e normalmente elas não gostam.

No entanto, as caturras podem e criam todo o ano, isso é certo, mas não convém deixar que isso aconteça e deixar a femea, e o casal, principalmente na época da muda (nesta altura já estão na muda), descansar.

Em relação ao teu casal, podes por umas fotos, para termos a certeza de que é um casal?

Indica também o tamanho da gaiola e do ninho se já tens.

O que as lojas indicam como macho ou femea ou idades, nem sempre é verdade, até porque a maior parte dos trabalhadores das lojas não percebem nada de animais.

As caturras estão aptas a criar ainda antes de 1 ano de idade, mas não convém que criem, até porque são muito jovens.

Em relação a teres pressa para que criem, pela minha experiência, até podem pôr ovos e tal no primeiro ano juntas mas normalmente o casal até lhe apanhar o geito vai demorar cerca de um ano até conseguirem criar bem.

Normalmente as primeiras posturas trazem poucos ovos galados, depois lá nasce uma ou outra cria que por vezes os pais deixam morrer por falta de experiência, mas depois entrar nos eixos e é sempre a "dar-lhe".

Isto é, dá tempo ao tempo, se tiveres mesmo um casal, podes colocar o ninho apartir de setembro e vamos ver como se dão.

bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas criação de caturras Empty Re: Dúvidas criação de caturras

Mensagem  R35 Ter 12 Jul 2011, 15:23

Bem desde ja o meu muito obrigado Sr Antonio por me esclarecer essas dúvidas.

De seguida vou colocar algumas fotos e breves descriçoes, para que me possas ajudar melhor:

Este é o meu casal. O cinza é de facto macho, mas ja a femea, nao tenho tanta certeza.
Na parede do ninho coloquei umas peças de cortiça, por um lado para protecçao ao frio e por outro para dar ao ninho um ar mais natural. (nao sei se fiz bem)

Dúvidas criação de caturras 10072011090[/URL]


Este é o ninho que eu próprio construí, para minimizar os custos, penso que saiu mais ou menos bem. 22*22*35
Dentro do ninho coloquei aparas de madeira folhas secas etc...
Dúvidas criação de caturras 11072011106
Dúvidas criação de caturras 11072011107o

Olhando bem, esta parece ter listas na cauda, mas quero ter mesmo certeza de que estamos perante uma femea.
Dúvidas criação de caturras 10072011094

Quanto as dimensoes da gaiola, 40*50*120

De facto estao mesmo na epoca de muda, pois ha penas espalhadas pela gaiola, mas mais da "femea" do que do macho. Raro é ver penas dele.

Um abraço

--
Ricardo Nogueira
R35
R35

Mensagens : 32
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 31
Localização : Amarante-Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas criação de caturras Empty NINHO

Mensagem  bluehawk Qua 13 Jul 2011, 10:17

Boas Ricardo, primeiro de tudo deixa cair o "sr." António! António basta.

Depois na minha opinião tens mesmo um casal, o macho cor selvagem (no entanto parece-me portador de pérola e talvez arlequim). E a femea lutina, tanto pela bochecha como pelas penas da cauda onde se conseguem distinguir as raias mais amarelas.

Com este casal e pensando que nenhum é portador de nada, podes ter crias:

machos:
100% cinzas portadores de Lutino
e
femeas:
100% cinzas

Por outro lado, gostei das medidas da gaiola mas não gostei do ninho. O ninho das caturras devem ser mais altos que largos, estas aves fazem o ninho em buracos de arvores e não constroem ninho, apenas alargam o existente. O que colocaste dentro é perfeito.
Portanto se conseguires fazer um ninho mais alto tanto melhor, no entanto não quer dizer que não criem nesse.
No entanto, o ninho pareceu um pouco "destapado" e com muitas fendas e, cuidado com os parafusos à mostra, podem magoar as aves.

Mais qualquer coisa avisa...
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas criação de caturras Empty Re: Dúvidas criação de caturras

Mensagem  R35 Qua 13 Jul 2011, 22:56

Desde já muito obrigado ao António pelas dicas.

Quanto ao ninho, está-se a referir a um ninho na vertical e não na horizontal certo?
Posso te-lo já instalado na gaiola, ou será melhor esperar pelos finais de Agosto?

Li algures pela Internet que estas aves aquando da preparação para criar, roem tudo e mais alguma coisa. E, bem, o meu casal destrói os poleiros e a parede de cortiça por completo.

Tenho ainda outra dúvida, estando a fêmea a mudar as penas, isso quer dizer que já atingiu a idade adulta certo?

Um abraço
R35
R35

Mensagens : 32
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 31
Localização : Amarante-Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas criação de caturras Empty Re: Dúvidas criação de caturras

Mensagem  bluehawk Qui 14 Jul 2011, 09:53

R35 escreveu:
Quanto ao ninho, está-se a referir a um ninho na vertical e não na horizontal certo?
Posso te-lo já instalado na gaiola, ou será melhor esperar pelos finais de Agosto?

Li algures pela Internet que estas aves aquando da preparação para criar, roem tudo e mais alguma coisa. E, bem, o meu casal destrói os poleiros e a parede de cortiça por completo.

Tenho ainda outra dúvida, estando a fêmea a mudar as penas, isso quer dizer que já atingiu a idade adulta certo?

Um abraço

Sim o ninho deve ser na vertical.

E é verdade que eles roem tudo o que puderem, as minhas destroem os poleiros todos, para aí de 2 em 2 anos tenho de mudar os poleiros todos, mas mesmo uqndo não estão a fazer ninho, ter osso de choco, além de ser necessário, ajuda a elas pouparem o resto.

Em relação à femea, todas as caturras por esta altura mudam a pena, mas não quer dizer que seja adulta.

A primeira vez que as caturras mudam a pena é pelos 6 meses e as caturras atingem a idade adulta por volta do 1 ano.

Mas acho que deve colocar o ninho em inicio de setembro.
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas criação de caturras Empty Re: Dúvidas criação de caturras

Mensagem  R35 Sáb 16 Jul 2011, 00:12

Muito obrigado pelas dicas António.

Talvez coloque então o ninho só em Setembro, e talvez compre um, sempre será mais seguro, ate porque dizem que o zinco pode ser venenoso.

Por outro lado, estou a pensar troca-los de gaiola. Tenho uma gaiola de forma cilíndrica com cerca de 50cm de raio e 250cm de altura na parte mais alta, onde na qual tenho umas rolas e um faisão comum que me ofereceram. Será boa ideia trocar as caturras para esta gaiola?

Um abraço
R35
R35

Mensagens : 32
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 31
Localização : Amarante-Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas criação de caturras Empty Re: Dúvidas criação de caturras

Mensagem  bluehawk Seg 18 Jul 2011, 09:12

R35 escreveu:Muito obrigado pelas dicas António.

Talvez coloque então o ninho só em Setembro, e talvez compre um, sempre será mais seguro, ate porque dizem que o zinco pode ser venenoso.

Por outro lado, estou a pensar troca-los de gaiola. Tenho uma gaiola de forma cilíndrica com cerca de 50cm de raio e 250cm de altura na parte mais alta, onde na qual tenho umas rolas e um faisão comum que me ofereceram. Será boa ideia trocar as caturras para esta gaiola?

Um abraço

A meu ver uma gaiola de 50cm de raio e 250cm de altura, parece-me demasiado alto e pouco largo para as aves poderem quase esticar as asas.

As gaiolas devem ser sempre mais largas que altas, para um casal de caturras é aconselhável 120x50x50
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas criação de caturras Empty Re: Dúvidas criação de caturras

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos