Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mortalidade em roseicollis

2 participantes

Ir para baixo

Mortalidade em roseicollis Empty Mortalidade em roseicollis

Mensagem  Carlos Soares Qui 18 Abr 2024, 18:26

Boa tarde, Sr Ferreira!
Como está o meu amigo? Faz muito tempo que não lanço novos tópicos no Fórum mas... estou de volta!
A verdade é que preciso uma vez mais dos seus conhecimentos para me ajudar na resolução de um problema com os meus roseicollis. Passo a expor.
De há um tempo para cá, uns meses, tenho tido problemas sucessivos nas criações, estando a coisa a correr mesmo mal, com uma elevadíssima percentagem de mortes entre os recém nascidos, para além de ovos com crias mortas dentro deles e muitos ovos não galados. Os pais, aparentemente estarão bem. Não se apresentam com aspeto embolado, parecem ter uma respiração normal sem movimentos de cauda a oscilar, têm uma boa vivacidade dentro das gaiolas, comem e bebem normalmente. Não há cloacas sujas nem magreza no peito que nos faça suspeitar de algum problema. Na zona abdominal não noto alterações de cor, nem inchaço ou pontos negros.
Em relação às fezes, não sei se existem alterações significativas. Na verdade, na altura das criações as fezes das fêmeas poderão apresentar uma consistência diferente mas, para melhor compreensão da sua parte, envio, por email, fotos de fundos de várias gaiolas.
Nas crias que nascem, o tempo de vida delas nunca excede os 3 dias, morrendo mesmo algumas ao fim do primeiro dia, não aceitando durante estes dias alimentação por parte dos pais. Também envio fotos de duas ou três crias mortas para o meu amigo poder analisar. Numa das crias parece existir uma pequenina mancha avermelhada e, numa outra, dá a impressão de ter a barriga um bocadinho inchada.
Tenho 12 casais a criar e o problema existe em 9 deles, sempre com os sintomas que lhe descrevo.
Durante este ano já usei, em momentos diferentes, FP 20/20, Cocci tricho mix e Baytril (enrofloxacina) durante os períodos de tempo indicados nas bulas. Nada me resolveu o problema!
Não sei se lhe terei passado a informação de que precisa mas, obviamente, estarei à sua disposição para responder ao que julgar necessário.
Um abraço e o meu agradecimento antecipado por mais esta ajuda!
Carlos Soares

Carlos Soares

Mensagens : 23
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade em roseicollis Empty Re: Mortalidade em roseicollis

Mensagem  Ferreira Sex 19 Abr 2024, 18:25

Boa tarde Carlos.
Estive a escrever um valente testamento e esta M**** não o enviou, vamos ver se é desta.
Para se meter fotos do Fórum é simples. Basta passar com o cursor no símbolos que estão no cabeçalho e vai clicar em Hospedar imagem (caso não tenha as fotos alojadas num servidor de hospedagem de imagens), depois de hospedadas, clica no símbolo Inserir Imagem e inserem a direcção na respectiva linha e clicar em inserir.
Quanto aos pássaros.
Antes de administrar o Prolcen pretendo saber se os ninhos estão húmidos e cheiram mal, é que nas fotos que me mandou para o e-mail tanto me aparentam terem salmonelas, como coccidiose de certeza.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade em roseicollis Empty Re: Mortalidade em roseicollis

Mensagem  Ferreira Sáb 20 Abr 2024, 11:54

Bom dia Carlos Soares.
Pretendo com urgência que me responda hás perguntas que me fez.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade em roseicollis Empty Re: Mortalidade em roseicollis

Mensagem  Carlos Soares Seg 22 Abr 2024, 15:23

Boa tarde,Sr. Ferreira
Obrigado pela informação para publicar as fotos. Como já as enviei, penso não valer a pena estar a colocar aqui novamente.
Quanto à questão que me coloca, não noto os ninhos húmidos, à exceção de dois deles. Mas mau cheiro não noto.

Carlos Soares

Mensagens : 23
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade em roseicollis Empty Re: Mortalidade em roseicollis

Mensagem  Carlos Soares Seg 22 Abr 2024, 18:19

Mas a verdade é que só tenho tido os pais nos ninhos com os ovos porque filhotes... nem vê-los!
Mas como lhe disse, anteriormente, em 2 ninhos onde ainda apareceram dois ou três passarinhos, havia humidade, sim.

Carlos Soares

Mensagens : 23
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade em roseicollis Empty Re: Mortalidade em roseicollis

Mensagem  Ferreira Seg 22 Abr 2024, 19:07

Boa tarde Carlos Soares.
Uma das regras obrigatórias do Forum é meter-se sempre o nome no fim de cada vez que se escreve, portanto agradecia que numa próxima o fizesse para a google não me andar a chatear.
Quanto há passarada.
Quando os ninhos estão suados e muitos com um cheiro nauseabundo é sintomas de salmonelas e o mal é que os pais são portadores mas desde que estejam fortes não têm sintomas visíveis, a não ser asas descaídas e uns por outros coxeiam por as bactérias (salmonelas) atacarem as articulações, mas posturas destes pássaros são contaminadas afectando os embriões e as crias até ao 3º dia de vida (morte)
É o grande problema dos parasitas, contaminarem os portadores em especial com a salmonela.
Passado uma semana da primeira toma do Amprolium, vai administrar a todos os pássaros Caremicina da seguinte maneira:
Mistura em água destilada ou desmineralizada 1g/L fazer isto durante 7 dias seguidos. Passado 3 dias vai administrar na água normal 3cc de Complexo-B durante 5 dias seguidos e passado 21 dias torna a repetir tudo.
https://mercaportugal.com/produto/care4birds-caremicina-salmonelose-paratifo-e-coli-infeccoes-bacterianas/
*MUITO IMPORTANTE*
Seja que produto for que se meta na água de beber é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual modo não devem apanhar Sol.
PS. Quando fizer os 21 dias da primeira toma do Amprolium não se esqueça de repetir tudo.
As melhoras para a sua esposa
Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade em roseicollis Empty Re: Mortalidade em roseicollis

Mensagem  Ferreira Seg 22 Abr 2024, 19:39

Boas novamente Carlos Soares.
Uma coisa que me esqueci muito importante.
Enquanto estiverem a Antibiótico não podem comer seja que tipo for de cálcio (Grit, bloco de gesso, osso de choco, etc., é que o cálcio elimina uma parte da composição do medicamento, portanto antes de administrar o antibiótico deve tirar e só volta a colocar passado 3 depois da toma do antibiótico.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade em roseicollis Empty Re: Mortalidade em roseicollis

Mensagem  Carlos Soares Seg 22 Abr 2024, 19:52

Muito obrigado pelo seu aconselhamento, meu amigo!
Irei estar atento e fazer tudo como prescreveu.
Um abraço
Carlos Soares

Carlos Soares

Mensagens : 23
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade em roseicollis Empty Re: Mortalidade em roseicollis

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos