Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

caturras obter resultado na criação

2 participantes

Ir para baixo

caturras obter resultado na criação  Empty caturras obter resultado na criação

Mensagem  zuka_algas Ter 13 Fev 2024, 17:48

ola a todos ! iniciei me agora nas caturras , a 3 anos comprei casal e saíram 2 machos e agora comprei uma femea de 2022 coloquei com 1 dos machos juntei a 1 seman !
qual o manuseamento para obter resultado na criação ?
nesta semaan ao oberservar as aves vejo que dormem no mesmo poleiro e por vezes ate comem juntos estão a dar se espetacular posso dar ferti-vit?
quando colocar o ninho?
tem comida da verselaga grande periquitos ,grit e osso de choco a disposição e estou a dar papa da orlux para periquitos pois não havia de grandes periquitos ,
agradeço atenção dos que me poderem ajudar no esclarecimento
Igor Gonçalves

zuka_algas

Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/02/2024

Ir para o topo Ir para baixo

caturras obter resultado na criação  Empty Re: caturras obter resultado na criação

Mensagem  Ferreira Qua 14 Fev 2024, 16:23

Bom dia Igor Gonçalves.
Vamos de principio. As caturras são aves do Hemisfério Sul mais propriamente dito da Austrália embora já existentes à muito tempo no Hemisfério Norte e não perderam o seu sentido da época de criação, sendo assim, começam a criar a partir de Setembro/Outubro e vai até Fevereiro/Março, (Primavera/Verão Austral). Como de seguida apanham o fim do nosso Inverno e Primavera, têm tendência em continuarem a criar, só que em Março entram em muda de penas que é a época mais critica na vida de uma ave e a criarem ao mesmo tempo normalmente leva-as a um esgotamento total para não dizer à morte. Dito isto, aconselho-o só a metê-las a criar a partir de Outubro mas começando a preparação para a criação em Agosto/Setembro da seguinte maneira:
Em Agosto, desparasitar internamente todos os pássaros durante 2 dias e que pode ser com Vermizoo.
Na véspera de manhã tira toda a água que tiver nas gaiolas, no dia seguinte a meio da manhã vai então administrar o desparasitante, sendo 1,5g de pó para 0,5L de água normal, há trade tira novamente a água e no dia seguinte a meio da manhã torna a administrar o desparasitante mas feito de novo e pode ficar até ao dia seguinte e passado 21 dias torna a repetir a desparasitação. Passado dois dias após as desparasitações deve administrar na água de beber 5 gotas de Complexo-B durante 5 dias seguidos para ajudar o figado da agressão do desparasitante.
Em Setembro, vai administrar na água de beber durante 20 dias seguidos Calcicolina-P, sendo 20 gotas para 2,5dl de água normal, a seguir 3 dias água limpa, de seguida vai administrar Vitamina-E durante 7 dias seguidos (pode ser todas as marcas, no entanto eu aconselho a Seriferol da Latac.
Em Outubro vai administrar como preventivo e durante 5 dias antibiótico sendo, 2,5g para 0,5L de água destilada ou desmineralizada, passado dois dias vai administrar Aminovit-L durante 5 dias seguidos, sendo 3 gotas para um bebedouro normal e ao mesmo tempo mete as caixas ninho.
Alimentação
Como base pode ser essa mistura, no entanto, e em especial na época das criações e muda de penas, vai reforçar a mistura com aveia descascada e trigo sarraceno e administrar na água 3 gotas por bebedouro de Aminovit-L, ou Anima Strath, para maiores quantidades são 3cc para 1L de água de vez enquanto.
Papas, não há papas especificas para grandes periquitos, no entanto há papas em pó e papas granuladas que tanto dão para os psitacídeos como para outras aves, Witte Mollen, Cédé, Deli Nature, etc., só aconselho que todas elas tenham ovo e que sejam húmidas.

  https://www.agrobomduarte.com/info/Deli-Nature-Papa-Gr-PeriquitosPapagaios-800Gr-5436.html
https://www.agrobomduarte.com/info/Witte-Molen-Papas-Aves--12-subcategoria-lpc
https://www.agrobomduarte.com/info/Papa-Amarela-Pet-Cup-CanariosExoticos-Premium-10kg-677.html
https://mercaportugal.com/produto/dac-colistine-parathyphoid/
https://mercaportugal.com/produto/latac-calcicolina/
https://mercaportugal.com/produto/latac-seriferol-vitamina-e-2/
https://mercaportugal.com/produto/avizoon-aminovit-l-100-ml/
https://anilhas.com/
BOA SORTE COM AS CRIAÇÕES

*MUITO IMPORTANTE*
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual forma não devem apanhar Sol.
Embora as caturras não estejam abrangidas pelo CITES, é obrigatório a anilhagem ou chipe nas mesmas, que para esse fim não necessita de se inscrever num Clube ornitológico a não ser que queira. As anilhas podem ser compradas por exemplo no anilhas.com e na inscrição das mesmas basta terem a sigla do país, o ano de nascimento do pássaro e um número de série, nada mais.

PS. Penso que esteja o principal, caso tenha duvidas, ou não compreendeu o que escrevi, pergunte novamente para escrever de outra maneira até perceber.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos