Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mandarim diagnósticado com Ténia

2 participantes

Ir para baixo

Mandarim diagnósticado com Ténia  Empty Mandarim diagnósticado com Ténia

Mensagem  Joana Almeida Ter 28 Nov 2023, 22:36

Boa noite Sr. Ferreira, venho aqui contar a extensa história que vêm acontecendo com o Pepe (mandarim, macho de bico amarelo).

O Pepe chegou a casa em maio do ano passado, para fazer companhia ao meu mandarim Teco, um dos órfãos que criei à mão. Ele veio de um viveiro exterior misto com vários pássaros exóticos.
O Pepe cresceu bem depressa e sem qualquer problema.

No ano passado em novembro apercebi-me que havia uns bichinhos brancos no cocô dele, pensei tratar-se de lombrigas e fui perguntar aos criadores que já conheço como deveria proceder, acabaram por recomendar o vermizoo, fiz o tratamento, conclui o ciclo e pensei ter acabado com o problema.

Ora em maio, deste ano, voltei a deparar-me com os tais bichinhos brancos nos cocôs.


Outra coisa que começou a acontecer é o crescimento anormal de um dos lados do bico inferior.
Fui ao veterinário, lá foi receitado ivomec, uma gota na pele do pescoço e repetir outra vez passado 15 dias.

Não resolveu e ainda voltei a ir lá, mas entretanto recomedaram-me outra clínica, desda vez especializada em aves, foi confirmado infecção por cestodes, ou seja ténias, eu preguntei à veterinária qual seria a espécie mas penso não terem identificado, pois não responderam.
Desta vez receitaram panacur fembendazol 10%, 2 gotas de 24 a 24 horas durante 5 dias, pausa 7 e retoma um novo ciclo.
Terminado o ciclo notei menos bichinhos nos cocôs, mas eles continuaram a aparecer.

Entretanto foi receitado um manipulado de praziquantel para o Pepe, por essa veterinária, em que a dose eram 0,075ml, 3 gotas de 24 horas a 24 horas durante 3 dias. Apenas fiz o tratamento 2 dias, pois o Pepe no último dia apareceu com um reação alergica, penso ser ageodema, pois as pálpebras e a zona do bico ficaram muito inchadas e ele ficou muito quente e a transpirar, embora ele tenha continuado a comer bem, passado uma semana notei uma piora, então fez soro injectável na clínica durante 3 dias e um dia de injecção de vitaminas.

Antes dele ter feito este último tratamento, ele começou a não querer comer sementes e a comer praticamente apenas papinha verse laga nutribird a19, a mesma com que ele foi criado.Também reparei numa alteração da pele das patinhas dele, uma pequenina crosta aparece na pele das patinhas e notei um abatimento geral nele, ainda falei com a veterinária se ele poderia estar com alguma infecção, mas foi e dito que não, pois ele continua "gordinho", esta a pesar por volta de 20 gramas.

Ele voltou a fazer o exame do cocô e desta vez deu negativo, entretanto a clínica nunca mais me deu respontas.

Não tenho visto mais bichinhos, por enquanto no cocô, mas o bico continua deformado, e ele continua com as patinhas estranhas, estão mais claras e aparece aquelas pequenas crostas, ou descamação. Apresenta também dificuldades em apanhar as sementes, por causa da deformação do bico.

Resta dizer que foi feito exame ao resto dos mandocas e todos deram negativo para este parasita.

Noto que quando o tempo muda fica húmido ou frio, ele fica abatido, continua a comer papinha, também adquiri uma luz uv para aves que parece melhorar a disposição dele. Come algumas sementes mas é com a papa que enche a barriga.

Nos últimos dias, ele ficou constipado mas já recuperou.
Enfim, eu desconfio que ele possa continuar com a bicha ténia e que estas alterações no bico e nas patinhas possam ser devido a carências nutricionais.

Tenho usado as vitaminas complexo b, vita chok e animastrath, alternadamente, durante alguns períodos de tempo.
Outra coisa que tenho dado é duas gostas de extrato de cardo mariano natural a ele, por causa da medicação a que ele já foi submetido.
A seguir deixarei as fotografias!

Sr. Ferreira gostaria de saber qual a sua opinião, principalmente acerca do bico e das patinhas dele, por equanto não sei se continua com o parasita, por isso prefiro não fazer nenhum tratamento em relação a isso.



Muito obrigada desde já Sr. Ferreira, fico a aguardar a sua resposta.

Joana Almeida


Última edição por Joana Almeida em Ter 28 Nov 2023, 23:32, editado 1 vez(es)
Joana Almeida
Joana Almeida

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/11/2023
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim diagnósticado com Ténia  Empty Re: Mandarim diagnósticado com Ténia

Mensagem  Joana Almeida Ter 28 Nov 2023, 22:44

Pepe

Mandarim diagnósticado com Ténia  20231011

Mandarim diagnósticado com Ténia  20230912

Joana Almeida


Última edição por Joana Almeida em Ter 28 Nov 2023, 23:35, editado 2 vez(es)
Joana Almeida
Joana Almeida

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/11/2023
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim diagnósticado com Ténia  Empty Re: Mandarim diagnósticado com Ténia

Mensagem  Joana Almeida Ter 28 Nov 2023, 22:50

Bichinhos ténia:

Mandarim diagnósticado com Ténia  20230511

Mandarim diagnósticado com Ténia  20230512


Mandarim diagnósticado com Ténia  20230411

Joana Almeida


Última edição por Joana Almeida em Ter 28 Nov 2023, 23:35, editado 2 vez(es)
Joana Almeida
Joana Almeida

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/11/2023
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim diagnósticado com Ténia  Empty Re: Mandarim diagnósticado com Ténia

Mensagem  Joana Almeida Ter 28 Nov 2023, 22:51

Alergia ao praziquantel:

Mandarim diagnósticado com Ténia  20230913

Mandarim diagnósticado com Ténia  20230914

Mandarim diagnósticado com Ténia  20230915

Joana Almeida


Última edição por Joana Almeida em Ter 28 Nov 2023, 23:35, editado 1 vez(es)
Joana Almeida
Joana Almeida

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/11/2023
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim diagnósticado com Ténia  Empty Re: Mandarim diagnósticado com Ténia

Mensagem  Joana Almeida Ter 28 Nov 2023, 23:05

Patinhas com alterações de cor e pele:
Mandarim diagnósticado com Ténia  20231117

Mandarim diagnósticado com Ténia  20231118

Mandarim diagnósticado com Ténia  20231119

Mandarim diagnósticado com Ténia  53<a href=Mandarim diagnósticado com Ténia  20230810


Primeira vez que vi a alteração nas patinhas, no início de setembro:

Joana Almeida


Última edição por Joana Almeida em Ter 28 Nov 2023, 23:34, editado 1 vez(es)
Joana Almeida
Joana Almeida

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/11/2023
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim diagnósticado com Ténia  Empty Re: Mandarim diagnósticado com Ténia

Mensagem  Joana Almeida Ter 28 Nov 2023, 23:15

Bico com crescimento:
Mandarim diagnósticado com Ténia  20231121

Mandarim diagnósticado com Ténia  20231122

Joana Almeida


Última edição por Joana Almeida em Ter 28 Nov 2023, 23:34, editado 1 vez(es)
Joana Almeida
Joana Almeida

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/11/2023
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim diagnósticado com Ténia  Empty Re: Mandarim diagnósticado com Ténia

Mensagem  Joana Almeida Ter 28 Nov 2023, 23:27

Cocô atual do Pepe:
Mandarim diagnósticado com Ténia  20231123

Mandarim diagnósticado com Ténia  20231124

Joana Almeida
Joana Almeida
Joana Almeida

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/11/2023
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim diagnósticado com Ténia  Empty Re: Mandarim diagnósticado com Ténia

Mensagem  Ferreira Qua 29 Nov 2023, 15:44

Boa tarde Joana Almeida.
Parasitas em aves é uma gaita.
Segundo a DGVA, todos os animais de estimação devem ser desparasitados de 6 em 6 meses.
Para aves sem sintomas, administra uma vez e torna a repetir passado 21 dias.
Começo por lhe dizer que a vida de um parasita na sua maioria é de 86 dias e o período de encubação dos seus ovos é de 21 dias e os adultos têm sempre um postura guarda para a fazerem em caso de morte, portanto quando as aves têm parasitas confirmados sejam eles quais forem, temos que os desparasitar mais que uma vez, ou seja, administra-se ou aplicar-se uma vez, torna-se a repetir passado uma semana a contar da ultima administração e depois passado 21 dias a contar da ultima administração. Se mesmo assim, verificar-se que continuam com parasitas deve repetir tudo passado 30 dias e depois de 6 em 6 meses.
O problema no bico e patas é nada mais nada menos do que uma espécie de ácaro que vive entre as duas camadas de pele e alimenta-se das células que produzem a queratina (cabelo, pêlo, penas, cornos, unhas, bicos, etc. e só se conseguem controlar com Ivermectina na formula injectável (Ivomec) para o gado e outros animais de porte médio e grande e para pequenos animais como o caso das aves, existe uma Ivermectina na formula tópica (Pulmosan, Parasita Bogena, Allax, entre outras) que não matam o parasita directamente mas por destruição do cérebro ao ponto de não conseguirem sugarem os fluidos dos hospedeiros que acabam por morrerem há fome passado 48 dias, a Ivermectina também mata lombrigas, outros ácaros e piolhos que se alimentem de sucos corporais dos hospedeiros. Dito isto, vai fazer o seguinte em relação ao bico, patas e peladas nos olhos e provavelmente no pescoço junto há cabeça.
Começa por aparar o bico da mandibula inferior cortando com muito jeito até ao comprimento do bico da mandibula superior e lixar com uma lima das unhas descartável. Antes da aplicação da Ivermectina tira toda a água que tiver na gaiola para ter a certeza que não se molha e tire a Ivermectina e só a volta a meter mas com 5 gotas de Complexo-B depois de estar completamente seco (+/- 4h.). Aplica então uma gota de Ivermectina no musculo do peito no lado esquerdo mas debaixo da asa e esfrega a zona molhada com um palito afim de irritar a pele e assim absorver melhor a Ivermectina que se espalhará por todas as partes do corpo através da corrente sanguínea, de seguida besunta o bico em especial na zona cortada com pomada de Própolis durante pelo menos 3 dias seguidos. As patas e pernas besunta massajando também com a pomada de Própolis dia sim dia não até ficarem lisas sem escamas. Para as peladas em redor dos olhos, em principio com a morte dos parasitas as penas devem nascer ao fim de 15 dias.
Resumindo
Tira a água da gaiola antes da aplicação da Ivermectina
Apara o bico
Aplica a Ivermectina
besunta bico, patas e pernas com pomada Própolis
Aplica a gota no musculo do peito debaixo da asa esquerda
Depois de seco administra na água de beber 5 gotas de Complexo-B durante 5 dias
https://www.pet4you.net/aves/farmacia/tratamentos/beaphar-bogena-pulmosan.html
Penso que esteja tudo.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Joana Almeida gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim diagnósticado com Ténia  Empty Re: Mandarim diagnósticado com Ténia

Mensagem  Ferreira Qui 30 Nov 2023, 13:35

Boa tarde Joana Almeida.
Pergunto se não tem questões a perguntar?
Rectificações a fazer ao que escrevi da minha parte.
Antes de administrar a Ivermectina ou outro medicamento, aconselho a fazer uma desintoxicação ao pássaro pelo menos durante duas semanas e depois aplicar então o Pulmosan como lhe ensinei anteriormente. Pode administrar o HepatoxTotal aos outros também.
Onde digo que os ácaros levam 48 dias a morrerem, são 48h.-2 dias lol!

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Joana Almeida gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim diagnósticado com Ténia  Empty Re: Mandarim diagnósticado com Ténia

Mensagem  Ferreira Qui 30 Nov 2023, 13:57

Boa tarde novamente Joana Almeida.
Isto cá para o meu lado não anda bem, o meu sentido está todo nuns exames que tenho que ir fazer ao esófago/estomago e intestinos (receio/medo)
Esqueci-me de lhe dizer o nome do medicamento.
https://pigeons.pt/produto/desintoxicante-hepatico/

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Joana Almeida gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim diagnósticado com Ténia  Empty Re: Mandarim diagnósticado com Ténia

Mensagem  Joana Almeida Seg 04 Dez 2023, 17:13

Boa tarde Sr. Ferreira, agradeço desde já as suas rápidas respostas, e espero que já esteja melhor, e que tudo tenha corrido bem. O tempo anda ruim e isso também leva a aparecer sintomas inoportunos, desculpe não ter respondido mais cedo, tenho andado muito atarefada, o Pepe também  ficou constipado, por tudo isso fiquei sem tempo para vir aqui.
Então pelo que percebi pensa tratar-se de ácaros da pele?
Eu não tenho a certeza que sejam ácaros de pele, porque o problema das patinhas é o surgimento de feridas, que depois regridem, também noto alguns dedos da pata inchados... inchaço não da pata toda, apenas de partes, nunca vi tal coisa a não ser na gota, e se fosse gota a pata incharia toda e ele não a pousaria, mas ele não se queixa.
A fotografia que mostrei dos olhinhos dele, foi apenas um inchaço que apareceu por causa da reação que ele fez ao medicamento, mas em 3 dias sumiu, e os olhos já estão bem.
Eu desconfio que o problema possa estar relacionado com carências nutricionais, devido à tenia. Ou então pode ser de origem infeccioso, já pensei se poderia ser alguma doença transmitida por um mosquito.
Tenho pesquisado por várias doenças de pele principalmente de periquitos, como a sarna, mas também não encontrei semelhança.
E só ele tem esse problema, o resto da maltinha alada daqui está normal.
Tenho o hepatoxtotal, mas ainda não usei, comprei o mês passado, mas não sei as doses que deva usar para esta espécie, li na embalagem que a dose é de 2ml a 5ml, nesta espécie devo usar 2ml?
O pulmosam é o ivomec? Tenho aqui um restinho de ivomec ainda receitado pela veterinária, mas não sei se fará enfeito. Já que lhe fizeram um tratamento em junho.
Sr. Ferreira onde posso comprar a pomada de propólis?
Mais logo vou tentar tirar outra fotografia para mostrar como ficou o bico e como estão as patinhas.

Espero que esteja tudo a correr bem, e aguardo resposta.

Muito obrigada Sr. Ferreira!
Joana Almeida


Última edição por Joana Almeida em Seg 04 Dez 2023, 21:27, editado 1 vez(es)
Joana Almeida
Joana Almeida

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/11/2023
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim diagnósticado com Ténia  Empty Re: Mandarim diagnósticado com Ténia

Mensagem  Joana Almeida Seg 04 Dez 2023, 21:04

Ponto vermelho que aparece e desaparece nas patas:
Será que a pomada Bacitracina resolve?

Mandarim diagnósticado com Ténia  20231211


O bico foi cortado:

Mandarim diagnósticado com Ténia  20231213

Mandarim diagnósticado com Ténia  20231214

Mandarim diagnósticado com Ténia  20231215

Joana Almeida
Joana Almeida
Joana Almeida

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/11/2023
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim diagnósticado com Ténia  Empty Re: Mandarim diagnósticado com Ténia

Mensagem  Ferreira Qua 06 Dez 2023, 13:57

Bom dia Joana Almeida.
Sim, não tenha duvidas que são os ácaros do género a fazerem das suas (Knemidocoptes spp.), vê-se perfeitamente pelos sintomas exteriores mostrados nas fotos. Normalmente afecta aves que por qualquer motivo anda stressado e que por esse motivo perde as defesas naturais no organismo. Primeiro tem que ser combatido e depois reforçar a alimentação com suplementos.
O bico ficou bom e penso que agora já consiga debulhar e comer as sementes.
Quanto a tomas de medicamentos em especial que se administrem na água, as dosagens são idênticas para todas, a diferença vai na quantidade que cada uma bebe, por exemplo. Uma carriça (ave mais pequena do Mundo) bebe um mililitro e uma avestruz (maior ave do Mundo) bebe um litro.
Quanto ao Hepatox Total sempre pode utilizar a regra 3 simples e assim fazer só a quantidade necessária para um bebedouro/dia.
Quanto ao Pulmosan, o principio activo é o mesmo (Ivermectina) só que em doses diferentes.
O Ivomec foi feito para ser injectável conforme lhe expliquei e é a 1% de Ivermectina, enquanto todos os outros é de aplicação tópica a 0.12% de Ivermectina.
Quanto há pomada de Própolis, pode comprar no Celeiro em Lisboa, mas também em qualquer farmácia.

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim diagnósticado com Ténia  Empty Re: Mandarim diagnósticado com Ténia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos