Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

2 participantes

Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Htgoncalves Dom 10 Set 2023, 22:28

Boa noite Sr. Ferreira.

Criei este tópico para pedir a sua ajuda com o periquito que adotei recentemente.

Tal como disse no tópico de apresentação trata-se de uma fêmea, que se estava a afogar nas águas do rio Lima, perto da foz. Inicialmente vi-a ao longe e pensei que era apenas um pássaro a tomar banho, mas rapidamente pela cor vi que era um periquito e estava molhado, e não estava a conseguir sair da água. Como ela já estava a perder as forças decidi atirar-me à água e resgatei-a. Isto passou-se há aproximadamente um mês.

Trouxe para casa, sequei cuidadosamente ao termoventilador e fui comprar comida e uma gaiola, e após procurar em anúncios se alguém tinha perdido e constatar que não havia nada, decidimos ficar com ela. É muito dócil, sobe ao dedo e deixa tocar e mudar de mão sem fugir.

Desde então que reparei que tinha a pele em redor do olho direito inflamada e com perda de penas, assim como a pele das patas estava a descamar. Pensei que pudesse ser da água salgada, mas como não passava e entretanto começou a coçar-se imenso e a esfregar a cera nas grades da gaiola levei ao Veterinario, que me disse que deveria ser sarna e fez o tratamento com Ivermectina + vitaminas, há duas semanas.

A verdade é que já não parece ter comichão, mas continua a esfregar muito a cera nas grades e o olho não tem melhorado nada. As patas também ainda tem a pele a descamar. Além disso durante o dia pia muito, quase continuamente, alternado um piar em que parece que está a chamar com barulhos como se estivesse chateada. Não tenho mais pássaros e como trabalho de noite e durmo durante o dia o barulho torna o descanso muito difícil.

Envio uma fotos para que possa perceber do que falo.

Há algo que eu possa fazer para ajudá-la a melhorar destes problemas de pele? E em relação ao piar?


Agradeço imenso a sua ajuda.
Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Img_5510
Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Img_5511
Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Img_5512

Os melhores cumprimentos,
Hugo Gonçalves

Htgoncalves

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Htgoncalves Dom 10 Set 2023, 22:33

Esqueci-me de referir que já lhe falta um dedo e a pata esquerda está um pouco torta.


Muito obrigado.


Atentamente,
Hugo Gonçalves Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Img_5514
Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Img_5513

Htgoncalves

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Ferreira Seg 11 Set 2023, 13:19

Bom dia Hugo Gonçalves.
Os periquitos, de facto são um pouco barulhentos e emitem sons diferentes conforme a sua disposição. Sei o que isso é uma vez que também trabalhei a maior parte da minha vide de noite Twisted Evil
O mal da periquita é de facto sarna e para este mal uma vez que se trata de um ácaro que vive entre as duas camadas de pele e zonas corneas, a unica maneira de se acabar com este parasita é através da Ivermectina. Tirar toda a água que tiver na gaiola para se certificar que tem a pele seca, aplica então duas gotas, uma na pele musculo do peito mas debaixo da asa esquerda e outra na pele do pescoço também no lado esquerdo e só torna a meter água no bebedouro quando estiver completamente seco (+/- 4h.). Torna a repetir passado 3 dias e depois torna novamente a repetir passado 21 dias após a ultima aplicação. Complemente besuntando as zonas afectadas dia sim dia não com pomada de Própolis.
https://mirazoo.pt/produto/pulmosan-10-ml-2/
https://www.celeiro.pt/21142-propolis-15-gramas-kg-dalipharma
PS. Estes links servem para ver como são os produtos que recomendo, caso não encontre nas farmácias, lojas de animais, ou lojas de produtos naturais, sempre pode comprar nestas lojas online ou outras.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Htgoncalves Seg 11 Set 2023, 16:01

Boa tarde Sr. Ferreira.

Fico muito agradecido pela sua ajuda!
Vou então repetir o tratamento com a Ivermectina.
Questiono apenas se posso comprar antes o Ivomec porque o site que me enviou não permite comprar e não me estão a atender o telefone.

https://mercaportugal.com/produto/all-master-ivomec-3/


Muito obrigado.

Atentamente,
Hugo Gonçalves

Htgoncalves

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Ferreira Seg 11 Set 2023, 17:10

Boa tarde Hugo Gonçalves.
Não me diga que aí em Viana, uma Cidade grande e com muitos criadores de aves não há lojas de produtos para animais, mas OK, de Viana a valença também é um pulinho.
Para poder entrar no Site da loja primeiro tem que se registar e depois então fazer a compra.
Esse pode comprar e aplica conforme as instruções que lhe dei anteriormente, tem que ter atenção não vá enviarem-lhe o Ivomec original que é para o gado bovino e é injectável.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Htgoncalves Seg 11 Set 2023, 17:17

Boa tarde Sr. Ferreira.

Quando comecei a ler as suas publicações e na altura achava que seriam mesmo os ácaros andei a tentar arranjar aqui por Viana, e não consegui em nenhuma loja de animais. Certamente que deverá haver alguém que venda mas eu como não estou habituado a ter pássaros ainda não descobri!

Mais uma vez agradeço muito a sua ajuda.

Cumprimentos,
Hugo Gonçalves

Htgoncalves

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Htgoncalves Dom 19 Nov 2023, 11:11

Bom dia Sr. Ferreira.

Fiz tudo como me disse mas os sintomas mantêm-se.

Em relação ao olho parece até estar pior, pois tem agora uma bolha que tem crescido.

Já não pia tanto e, apesar disto, parece estar feliz.

Junto algumas fotos para poder ver o estado atual.

Que mais poderei fazer?

Muito obrigado.


Atentamente,
Hugo Gonçalves

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Img_6415
Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Img_6416
Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Img_6414

Htgoncalves

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Ferreira Seg 20 Nov 2023, 17:55

Boa tarde Hugo Gonçalves.
Contínuo a achar que isso são ácaros a fazerem das suas e devido a coçar-se poderá ter arranjado um inflamação no olho ou até mesmo causado pelos parasitas uma vez que continua com a pelada em redor do olho e as patas não vejo melhoras. Tudo me leva a pensar que não lhe aplicou a pomada de Própolis e provavelmente também não a Ivermectina e isto porque deve estar a utilizar o telemóvel em vez de um PC.
Para curar essa bolha e possível inflamação, vá a uma farmácia e compre um bisnaga de pomada oftálmica Terricil (humanos) e cumpra escrupulosamente com as instruções do folheto tanto no modo de aplicação como de conservação da bisnaga.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Htgoncalves Seg 20 Nov 2023, 19:23

Boa tarde Sr. Ferreira.

Obrigado pela resposta e pela ajuda.
Apliquei rigorosamente o que me referiu e da forma que referiu, nos tempos corretos.
Aliás se reparar ainda consegue ver resíduos da pomada propolis, que é castanha, na cabeça.
Vou fazer novamente o tratamento com Ivermectina e propolis e aplicar a terramicina.

Mais uma vez muito obrigado.

Atentamente,
Hugo Gonçalves

Htgoncalves

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Ferreira Ter 21 Nov 2023, 12:27

Bom dia Hugo Gonçalves.
Atenção que o própolis é só para as patas, bicos e pele.
Não confundir Terricil pomada oftálmica (uso tópico), com Terramicina pó para viroses e algumas bactérias (via oral).

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Htgoncalves Qui 04 Jan 2024, 02:41

Boa noite Sr. Ferreira.

Cumpri novamente a aplicação da ivermectina e da pomada oftálmica terrível, mas o olho continua igual.

Já não sei que mais possa fazer.

Poderá ser uma infeção por clamidia?

Obrigado.

Cumprimentos,
Hugo

Htgoncalves

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Ferreira Qui 04 Jan 2024, 13:20

Boa tarde Hugo.
Em principio não aparenta ser ornitose declarada uma vez que não anda ranhosa nem a lacrimejar, mas pode ser sim numa forma de portador ou seja, ter a bactéria mas ao mesmo tempo ter resistências há dita.
Só se sabe de facto levando a periquita a um Vet. para ele fazer analises.
Ou medicar contra a ornitose/clamídia com Micoresp da Zoopan
https://www.cicpombos.com/pt/produto/micoresp-100g

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Htgoncalves Qui 04 Jan 2024, 16:44

Boa tarde.
Mais uma vez muito obrigado.

Vou então levar a um veterinário.

Cumprimentos,
Hugo

Htgoncalves

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Ferreira Sex 05 Jan 2024, 12:51

Bom dia Hugo.
É o mais acertado porque em principio têm meios de diagnóstico avançados, de preferência vá uma clinica que tratem de animais exóticos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Htgoncalves Qui 07 Mar 2024, 20:26

Boa noite Se. Ferreira.
Espero que se encontre bem.

Em relação a este problema, ainda não está resolvido. O veterinário prescreveu orni-thrico-mix durante 5 dias, e se ao início até parecia estar a melhorar ligeiramente, neste momento mantém o olho inflamado e as patas descamativas. Contudo entretanto começou a espirrar imenso acabando por sujar tudo à volta, e as fezes tem imenso líquido acabando por molhar o papel todo no fundo da gaiola.

Estou a pensar em seguir o seu conselho e adquirir o Micoresp.

Como devo fazer a administração?


Muito obrigado.
Atentamente,
Hugo

Htgoncalves

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Ferreira Sex 08 Mar 2024, 22:30

Boa noite Hugo.
Provavelmente já não vai a tempo de o comprar, é que tudo o que seja medicamentos com antibiótico estão a ser retirados do mercado online. Tente na loja online que lhe enviei.
Vai misturar em água destilada ou desmineralizada 1g de pó em 1,5dl de água. Fazer isto todos os dias durante 7 dias e caso continue mesmo com melhoras, administra mais 3 dias.
*MUITO IMPORTANTE*
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual modo não devem apanhar Sol

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Htgoncalves Sáb 09 Mar 2024, 02:30

Boa noite Sr. Ferreira.

Muito obrigado pela resposta.
Ainda consegui arranjar uma loja que tinha um último frasco, que está a caminho.
Segunda ou terça já começarei o tratamento, escrupulosamente da forma que me disse.

Mais uma vez muito obrigado!

Cumprimentos,
Hugo

Htgoncalves

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Htgoncalves Qui 21 Mar 2024, 03:01

Boa noite Sr. Ferreira.
Espero que se encontre bem.

Comecei o tratamento exatamente da forma que me disse na terça-feira dia 12 de março e já quase acabou o tempo que me disse para fazer, mas ainda não notei qualquer progresso ou melhora. Seria de esperar que já tivesse passado?


Muito obrigado.

Atentamente,
Hugo

Htgoncalves

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Ferreira Qui 21 Mar 2024, 12:43

Bom dia Hugo.
Em principio era para pelo menos ter deixado de espirrar, de andar ranhoso e lacrimejar dos olhos mesmo que tivesse sido uma constipação ou mesmo gripe. Já a inflamação do olho com o auxilio da pomada Terricil administrada ao mesmo tempo do Micoresp era para ter bastante melhoras.
Administre durante mais 5 dias e depois diga alguma coisa.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Htgoncalves Qui 21 Mar 2024, 13:39

Boa tarde.

Muito obrigado pela resposta.
Vou então fazer mais 5 dias e depois direi algo.


Cumprimentos,
Hugo

Htgoncalves

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera Empty Re: Periquito com olho inflamado e a esfregar a cera

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos