Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fezes de caturra

2 participantes

Ir para baixo

Fezes de caturra  Empty Fezes de caturra

Mensagem  Abel Seg 21 Fev 2022, 11:53

Abel Santos

Bom dia Sr. Ferreira,

Envio fotos das fezes.

Fezes de caturra  900e3610
Fezes de caturra  A199e210
Fezes de caturra  Eb31f010

espero que me possa ajudar relativamente à saúde da minha caturra.

Ela pesa 97g e está a alimentar-se bem e tem bebido chá de boldo, equinácea e hortelã para ajudar na recuperação mas continua com alguns espirros, respiração ofegante e muita dificuldade em piar.
Obrigado
Cumprimentos: Abel

Abel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/02/2022
Idade : 30
Localização : Vila nova de gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Fezes de caturra  Empty Re: Fezes de caturra

Mensagem  Ferreira Ter 22 Fev 2022, 14:19

Boa tarde Abel.
As fezes aparentam ser normais. Provavelmente ácaros nas vias respiratórias, qualquer das maneiras, meta fotos das narinas e bico, olhos, patas e no geral.
Para adiantar, compre um frasquinho de Bogena Parasita e quando o tiver diga-me para lhe dizer como aplicar o liquido (Ivermectina).
https://mercaportugal.com/produto/beaphar-parasita-bogena/

Um Abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fezes de caturra  Empty Re: Fezes de caturra

Mensagem  Abel Ter 22 Fev 2022, 16:42

Boa tarde Sr. Ferreira,
Sempre pensei que pudesse ser isso uma vez que tive um melro que passou a tarde dentro de casa quando não estávamos. Isto em novembro ou dezembro do ano passado e eles são autênticos ratos com asas, imunes a quase tudo e com tudo e mais alguma coisa para contaminar. Ela teve uma hipocalcemia em Dezembro depois da postura de 6 ovos e andei a  administrar cálcio, antibiótico vibramicina e anti-inflamatório durante 14 dias receitado por uma veterinária de exóticos e sei que quase a perdi devido a isso, quando lhe paralisou a pata e asa esquerda ainda queria que lhe tivesse dado o analgésico, ela deixou de comer e não se conseguia alimentar. Fui depois a um outro veterinário que disse que tinha 20 anos de experiência em aves e que este caso era complicado e devia ter continuado a fazer a medicação que a sua colega de outra clínica me mandou. No raio-x detetou hepatite no fígado e vestígios de provável intoxicação por metais, o que me levou a crer que a hepatite devia ser medicamentosa, receitou então mais anti-inflamatório e disse para eu a deixar comer o que quisesse uma vez que ela estava com 70g nessa consulta e que precisava de ganhar peso para depois poder “trabalhar a parte respiratória”, ela estava a ficar cada vez pior e o veterinário disse que só um milagre a podia salvar e para eu lhe dar arroz e massa cozidos sem sal, coisa que também não fiz. Comecei a dar-lhe papa nutribird g14 com protetor de fígado legalon de 2 em 2 horas e tive sempre em atenção o comportamento dela e não pude deixar de reparar que ela parecia afogar-se na papa expirrando pelo nariz, possuía placas brancas na língua e já estava a ficar com o olho roxo, o que me deu 99,9% certeza de ser o fungo Cândida albicans que habita a microbiota intestinal estar a manifestar-se devido ao longo tratamento do antibiótico e da consequente queda de imunidade estar a deslocar-se para a traqueia e impedi-la de comer e de respirar, li também que matava o pássaro entre 3-4 semanas. O milagre deu-se mesmo no dia 14 depois de ir à farmácia e administrar no bico micostatin e começar a administrar na água uma quantidade menor de 2 gotas em 100ml durante 10 dias devido ao problema no fígado. As fezes chegaram a ser completamente brancas e pretas a diarreias esverdeadas e outras secas e pretas. No dia 8 de fevereiro administrei 2 gotas de plumosan na nuca mas o caso deve ser tão severo que pouco efeito fez, ontem à noite administrei 2 gotas debaixo de cada asa irritando a pele com um palito e claro que tive sempre em atenção tirar os chás de equinácea/hortelã/boldo/ que têm sido um apoio suporte grande para o fígado e sacos/tratos respiratórios.
Vou tentar enviar seguidamente ao Sr. Ferreira as fotos da Fénix com as datas.
Um abraço e obrigado.
Abel Santos

Abel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/02/2022
Idade : 30
Localização : Vila nova de gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Fezes de caturra  Empty Re: Fezes de caturra

Mensagem  Abel Ter 22 Fev 2022, 17:34

Fezes de caturra  A3a34c10
Fezes de caturra  Af2e7510
Fezes de caturra  B072d810

1ªfoto dia 14/01 às 2:00 da manhã
2ªfoto dia 16/01 às 14:00h
3ªfoto de hoje às 17:30h
Acha que pode existir mais alguma coisa para além dos ácaros Sr. Ferreira? Ela é muito ligada a mim e neste momento continua com alguns espirros, a respiração por vezes ofegante e só pia mas muito rouco na hora de amoço quando vou a casa ou quando falo em alta voz ao telefone com a minha mulher que está em teletrabalho 😓

Abel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/02/2022
Idade : 30
Localização : Vila nova de gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Fezes de caturra  Empty Re: Fezes de caturra

Mensagem  Abel Ter 22 Fev 2022, 17:45

Fezes de caturra  67ad5e10
Fezes de caturra  >
Fezes de caturra  Aa07b810
Aproveito para enviar outras fotos noutras perspectivas e peço desculpa de ter falhado na última mensagem com as fotos em não ter escrito o nome no fim.
Obrigado
Abel Santos

Abel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/02/2022
Idade : 30
Localização : Vila nova de gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Fezes de caturra  Empty Re: Fezes de caturra

Mensagem  Ferreira Qui 24 Fev 2022, 16:40

Boa tarde Abel Santos.
Não é só o amigo que escreve testamentos lol!
Peço novamente desculpa de não ser tão lesto nas respostas como era meu habito devido a ter que atender há minha mulher.
Não digo que os Vet não saibam curar aves, contudo, vão logo para antibióticos o que muitas vezes agravam ainda mais a situação.
Atenção que para já penso que seja o mal da caturra, uma vez que não vejo outros sintomas por poderem estar escondidos com a toma do antibiótico anteriormente, pode por exemplo ser um simples resfriado, ou uma corrente de ar que tenha apanhado (ar condicionado, janelas e portas abertas)
Para que nunca mais ela tenha problemas de falta de cálcio no organismo, que tenha sempre um comedouro com GRIT e como é uma ave que não apanha Sol para poder fabricar a Vitamina D3 através das penas, afim de fixar o cálcio no organismo, vai a uma farmácia e compra um frasquinho de VIGANTOL para bebés humanos e vai pingar 4 gotas numa quantidade de papa que a coma toda ou quase em 48h. durante uma semana e depois de vez enquanto e assim fica com o problema da falta de cálcio no organismo.
Uma vez que tem o Pulmosan (Ivermectina), não o administre na nuca uma vez que a Ivermectina tem como finalidade destruir o cérebro dos parasitas e assim matá-los à fome por ficarem com o cérebro destruído ( a unica função do mesmo é mandar alimentarem-se e reproduzirem-se). Aplique sempre no musculo do peito mas debaixo das asas, isto quando haja infestação generalizada, no caso de infestação das vias aéreas, aplica uma só gota de cada vez no pescoço no lado esquerdo.
Para desintoxicar o figado e repor tudo o que é necessário na caturra, vai administrar Aminovit-L na água de beber durante 2 semanas seguidas e depois de vez enquanto, sendo 3 gotas para 100ml de água potável.
Segundo as fotos, não vejo sinais exteriores de ácaros
Quanto aos ácaros que vivem na mucosa da traqueia e entre as duas camadas de pele, passo a explicar mais abaixo.
Desgraçado do melro que ficou com as culpas todas, hoje em dia,as aves silvestres têm menos parasitas que as domésticas, infelizmente, devido ao comércio livre e ainda pior por não serem inspeccionadas (fito sanitário). A Europa que era livre de certos parasitas de outros Continentes em especial o americano, de onde são originários os ácaros que actualmente são uma praga, difíceis de serem eliminados e que está tudo completamente contaminado, em especial as aves domésticas quer sejam exóticas ou não, pois os ditos vêm nas sementes.
A guerra contra este tipo de ácaros é quase inglório, no entanto podemos atenuar a coisa, é que eles alimentam-se da mucosa da traqueia, como das células que fabricam as penas, pêlos, cornos, unhas, (queratina) que existem entre as duas camadas de pele.
Antes de aplicar a Ivermectina vai tirar toda a água que tiver na gaiola e só a volta a meter mas com Aminovit-L quando estiver completamente seco. Aplica uma gota na pele do pescoço no lado esquerdo, passado 3 dias torna a aplicar, depois passado uma semana a contar da ultima aplicação e volta a aplicar passado 21 dias a contar da ultima aplicação.
Passo a Explicar:
Antigamente, todos os países cultivavam toda a espécie de sementes incluindo Portugal, mas devido aos acordos comerciais, houve países que foram obrigados a deixarem de cultivar e outros autorizados a cultivarem o triplo, até aqui tudo bem/mal, como se costuma dizer, o pior é que a América reivindicou para si o monopólio da venda de sementes, portanto todas as sementes passam primeiro pela América, São José da Califórnia e são vendidas em leilão hás 5ª Feiras e com cotação na bolsa e só saem as comercializadas, claro.
https://www.indice.eu/pt/medicamentos/medicamentos/vigantol/folheto-informativo
https://mercaportugal.com/produto/avizoon-aminovit-l-100-ml/
https://www.pet4you.net/aves/alimentacao/grit/vl-grit-coral.html

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fezes de caturra  Empty Re: Fezes de caturra

Mensagem  Abel Qui 24 Fev 2022, 17:40

Fezes de caturra  E3d17c10
Fezes de caturra  F11c4810
Fezes de caturra  75552310Boa tarde Sr. Ferreira.

De facto tudo leva a crer que sejam os malditos ácaros, hoje quando cheguei a casa à hora do almoço ela toda contente lá tentou piar mas o pio ainda está mesmo muito rouco e quando ela faz isso a respiração fica mesmo muito ofegante. Relativamente à ivermetina, já apliquei o pulmonan 2 gotas debaixo de cada asa e passados três dias 2 gotas do lado esquerdo do pescoço. Tenho notado que realmente ela estes dias tem andado com muita coceira e a libertar muito lixo que também a mim me tem feito alguma comichão 👹 relativamente à bebida tenho alternado bastante entre 5 gotas de vitamina b em 100 ml de água durante 5 dias e entre o chá de equinácea e hortelã com mel para ver se ela melhora o sistema imunitário, mas vou então seguir o seu conselho e fazer o aminovit-L os 15 dias. Tenho notado também que o fígado e os rins devem andar ainda um pouco sobrecarregados e mais durante o período da noite devido às fezes que recolho de manhã cedo conforme mostram as duas primeiras fotos e depois no resto do dia ficam com melhor aspeto, são fezes referentes a ontem e hoje.
Relativamente à 3.ªdose do pulmosan recomendaria debaixo das asas ou novamente no pescoço? No dia que administrei debaixo das asas tive que ficar de olho nela durante a noite porque ela estava a tentar bicar o local e fiquei com receio que pudesse fazer alguma ferida 🤕 
Obrigado pelo apoio Sr. Ferreira, espero que de facto sejam só os ácaros, ela já come de novo por ela e o peso agora está estável nas 98g mas o meu medo é o estado dos órgãos porque não sei como é que ela aguentou tanto químico seguido no organismo e a respiração de facto ainda está ofegante 😮💨

Abel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/02/2022
Idade : 30
Localização : Vila nova de gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Fezes de caturra  Empty Re: Fezes de caturra

Mensagem  Abel Qui 24 Fev 2022, 17:44

Peço-lhe novamente desculpa, é a segunda vez que falho no final da mensagem 😓 
Um abraço 
Abel Santos

Abel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/02/2022
Idade : 30
Localização : Vila nova de gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Fezes de caturra  Empty Re: Fezes de caturra

Mensagem  Ferreira Sex 25 Fev 2022, 12:00

Bom dia Abel Santos.
A imposição não é minha mas sim do dono onde tenho o Fórum alojado (google)
De facto, nestas ultimas fotos vê-se que está com o figado subcarregado, urina amarela, já os rins aparentam estarem bem porque escreta os uratos brancos (parte branca). Vou-lhe recomendar Cálciocolina-P da Latac para ajudar o figado, trata-se de um composto mineral e que faz maravilhas nesse sentido.
https://mercaportugal.com/produto/latac-calciocolina/

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fezes de caturra  Empty Re: Fezes de caturra

Mensagem  Abel Sex 25 Fev 2022, 13:50

Bom dia Sr. Ferreira 

Os uratos de facto estão cada vez melhores, mais sólidos e mais brancos. Ontem comprei o aminovit-L conforme aconselhou para ver se ela arrebita.
Em relação ao fígado cheguei também a dar-lhe o Ca-P (cálcio e fósforo) da avizon 20 gotas em 100ml de água conforme o descrito na bula.
Também estou a dar-lhe o suplemento Prime em pó nas sementes, dantes todos os dias e agora 2-3 vezes por semana, apesar de ser caro notei que realmente o que li acerca dele parece ser verdade e muito bom. Neste momento a ela tem disponível na gaiola 3 comedouros, 1 com as sementes à exceção do girassol e cartamo, outro com ração extrusada, outro com gritt e um bebedouro de 100 ml com aminovit -L. Neste momento ela está mais ativa e todos os dias parece mais forte e traquina, mas ainda noto que o peito dela treme um bom bocado o que me leva a crer que o fígado ou o intestino possam estar ainda um pouco lesionados. Vou comprar então o cálcio que recomendou, em relação ao pulmosan dos 7 e 21 dias qual o melhor sítio para aplicação? Já apliquei debaixo das asas e na segunda aplicação no pescoço do lado esquerdo.
Obrigado.
Um abraço 
Abel Santos

Abel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/02/2022
Idade : 30
Localização : Vila nova de gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Fezes de caturra  Empty Re: Fezes de caturra

Mensagem  Ferreira Sex 25 Fev 2022, 19:32

Boa tarde Abel Santos.
Aplica no pescoço no lado esquerdo 2 gotas---passado 3 dias torna a repetir---- passado uma semana torna a repetir----passado 21 dias torna a repetir. Isto sempre a contar da ultima aplicação.
Meta a mistura completa e não dê o granulado. Isso é nada mais nada menos que bagaço de soja, ou seja, o desperdício depois da soja ser cozida e exprimida para extração do óleo. Mais repare no formato do bico do pássaro, se fosse uma galinha tudo bem.

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fezes de caturra  Empty Re: Fezes de caturra

Mensagem  Abel Sex 25 Fev 2022, 20:40

Boa noite Sr. Ferreira, 
Certíssimo, a 1ª dose dei 2 gotas debaixo de cada asa, na segunda dei no pescoço mais 2, na próxima 4ªfeira então volto a dar no pescoço e depois passados 21 dias farei o mesmo. Relativamente à ração extrusada também não sou grande fã mas está lá só mesmo para ela se divertir e treinar a força do bico até porque ela não gosta muito e pouco pega e come daquilo como já era de esperar, isto ao contrário da nossa cadela pinscher que se pudesse trocava a ração dela pela da caturra 🤣 depois de tanto a ter intoxicado com antibióticos e anti-inflamatórios agora sou mais apologista de também a deixar escolher o que ela prefere mas sempre com limites, uma vez que também só lhe dou 2-3 sementes de girassol por dia no máximo porque dantes era praticamente a única coisa que ela comia, o que também não era muito bom para o fígado gordo. Neste momento ela só tem um bebedouro com o aminovit-L mas dantes onde está agora o gritt e já depois também da nistatina, cheguei a dar-lhe o tilfur com tilosina da zoopan 5 dias mas como ela estava com o fígado num caco também tinha outro com chá de boldo e ela lá ia escolhendo o melhor para ela e fiquei admirado porque ela sempre que dava um gole num dos dois não descartava o outro, mas notei que ela sempre preferiu os chás. Dei o tilfur por ser anti-histamínico e a atividade da tilosina ser só 6% porque o tylan100 antibiótico tinha uma atividade de 10% e pareceu ser muito forte para ela, ainda pensei em medicamentos como o respiralvet da ibercare com amoxicilina e enroflexina mas fiquei sempre a achar que o problema dela na minha opinião foi a hipocalcemia e a candidiase que surgiu devido à longa toma desnecessária do antibiótico vibramicina dado pela veterinária e daí o sistema imunológico ter ficado debilitado o que proporcionou a visita também do piolho vermelho e dos ácaros de traqueia. Mas agora estou confiante que o pior já passou para ela e para mim, ainda me lembro das noites em branco a dar-lhe papa pela seringa 😓 ela está bem melhor, já está a recuperar as defesas e tem de começar a reagir por ela. A respiração ofegante agora é cada vez menos frequente e a tremura do peito certamente que são ainda alguns nematóides que ainda lá estão e que vão acabar por saír nas fezes com o tempo pois as fezes dela cada vez são menos cerosas e com menos pontos pretos e apresentam melhor cor e aparência. 

Mais uma vez obrigado Sr. Ferreira.
Um abraço 
Abel Santos

Abel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/02/2022
Idade : 30
Localização : Vila nova de gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Fezes de caturra  Empty Re: Fezes de caturra

Mensagem  Abel Ter 15 Mar 2022, 18:56

Boa tarde Sr. Ferreira,
Estou a mandar mensagem para lhe pedir mais uma vez ajuda, a fénix está muito melhor e na sexta-feira passada pela primeira vez fez barulho à noite quando cheguei a casa coisa que dantes só era possível na hora do almoço, o pio está mais forte mas ainda não está como deveria. Estou a aguardar para de hoje a 8 voltar a dar a dose do pulmosan dos 21 dias. Espero que realmente a ivermetina resolva os ácaros de traqueia e fique resolvido, mas não pude deixar de reparar que a patas dela estão com crostas e inchadas junto às unhas o que me leva a crer que tenha outro tipo de ácaros nas patas para além dos da traqueia. Tenho diluído 4 gotas de tintura de iodo em 100 ml de água para limpar e desinfetar as patas e aplicado o gel aloe vera diretamente da planta do cato para ajudar a atenuar o problema, de fato parece ajudar mas existe algum tratamento mais específico que o Sr. Ferreira me recomende?
Um abraço Abel Santos

Abel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/02/2022
Idade : 30
Localização : Vila nova de gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Fezes de caturra  Empty Re: Fezes de caturra

Mensagem  Ferreira Qua 16 Mar 2022, 18:44

Boa tarde Abel Santos.
Já vi que o amigo é todo ervanário lol! o pior é que atenuam mas não curam.
Para as patas, compre uma bisnaga de pomada de Própolis e vai besuntar as patas dia sim dia não até deixarem de estar escamosas
https://www.celeiro.pt/21142-propolis-15-gramas-kg-dalipharma
Tenha cautela com essas misturas de químicos com os ditos naturais, é que não se sabe os efeitos colaterais que isso possa fazer.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fezes de caturra  Empty Re: Fezes de caturra

Mensagem  Abel Qui 17 Mar 2022, 12:16

Bom dia Sr. Ferreira.

Não era mas passei a ser no tempo certo. O Sr. Ferreira tem razão. E depois do trauma dos veterinários que desistiram dela e da medicação tóxica prescrita por eles a solução de facto foi tentar ir diretamente ao natural sem correr tantos riscos de danificar algum órgão. Como sabe, a medicação não natural que lhe dei foi o mycostatin, o tilfur e o pulmosan e sempre muito a medo. Relativamente às ervanárias e dependendo dos casos começo a acreditar que na prevenção e na cura por vezes são suficientes sem corrermos o risco de intoxicar o animal até pelo peso e pela fragilidade. Só de lembrar a rapidez com que ela perdeu o peso até às 68g e o que demorou para chegar às 98 😓 o mais difícil foi traçar o plano de recuperação I love you‍🩹 💪 e administrar tudo certinho no devido tempo. Quanto aos ácaros não têm sido fácil para os controlar mas lá para finais de maio acredito que termine a muda e que já esteja totalmente recuperada 🙏. Tenho uma amiga médica que me recomendou o dexaval ou o pivaryl, mas como pelo que passei com ela sou contra e tenho receio da hepatoxicidade da dextametasona e do econazol acho que quando o peso é pluma não há nada que seja melhor do que o mais natural possível 😁
Vou então comprar a pomada que tive quase para trazer no dia que fui buscar o extrato analcoolico de propolis com equinácea 😵 de certeza que melhor tratamento não há 👌 aproveito para deixar uma foto da distração de ontem ao jantar 🍽 se não era a cadela a avisar quando chegássemos já não havia sopa 🤦‍�

Mais uma vez obrigado caro amigo Ferreira.
Um abraço
Abel Santos
Fezes de caturra  F2247910
Fezes de caturra  0cfd3b10

Abel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/02/2022
Idade : 30
Localização : Vila nova de gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Fezes de caturra  Empty Re: Fezes de caturra

Mensagem  Ferreira Sex 18 Mar 2022, 11:31

Bom dia Abel Santos.
Cuidado com a alimentação humana dada a aves essencialmente granívoras, é que como o seu sistema digestivo está feito para digerir o que ingerem através de bactérias e como essas bactérias não conseguem sintetizar o que lhes damos da nossa alimentação, vão directamente para o figado, logo, o mesmo é subcarregado e pode haver uma grande intoxicação.

O seu pássaro parece-me ser um macho. Digo isto porque, embora só o veja de frente mas as penas da cauda por baixo aparentam-me ser pretas, se assim for confirmo que é um macho. Se as penas da cauda da parte inferior depois de completar a muda continuarem estreadas é uma fêmea.
As crias enquanto juvenis e jovens e até fazerem a primeira muda aos 6 meses de idade, não têm dimorfismo sexual, ou seja, são todos iguais há mãe para se poderem confundir com o meio ambiente vistos por baixo, uma vez que ainda não têm a agilidade e esperteza para fugirem.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fezes de caturra  Empty Re: Fezes de caturra

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos