Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Respiração ofegante/ espirros / perda de canto

Ir para baixo

Respiração ofegante/ espirros / perda de canto Empty Respiração ofegante/ espirros / perda de canto

Mensagem  Abel Sex 18 Fev 2022, 10:42

Abel Santos
Boa noite Sr. Ferreira,
Tenho uma caturra fêmea de nome fénix com cerca de 5 anos.
Pela altura do Natal ela colocou 6 ovos e eu na altura não os tirei quando devia. Desde o Natal até agora tenho passado uma saga com ela. Como à dois meses atrás ainda estava muito leigo no que toca à saúde dos pássaros levei-a a uma clínica de exóticos e a experiência não foi boa. Na primeira consulta o animal fica internado para avaliação, e foi me dito no final do dia que ela estava com uma hipocalcemia, ela entrou com um peso de 88g e desde aí foi sempre a piorar. Foi prescrito durante 15 dias administrar pela seringa via oral 0,3 ml de cálcio às 11da manhã, 0,3 ml de vibramicina às 13:00h e depois novamente cálcio e anti-inflamatório às 23:00h. Só depois vim a perceber por mim que a vibramicina era para caso ela tivesse clamidia uma vez que nem sequer foram feitas análises. A segunda consulta o peso estava nas 77g e sempre que chegava a hora de tomar o antibiótico a Fénix torcia-se ao contrário do cálcio. Até ao dia em que na última consulta que lá fui o peso estava na 73g e a fenix tinha a asa esquerda e a pata paralisadas. A veterinária prescreveu também o tramadol, caso ela tivesse dor e mandou continuar a vigiar o apetite a atitude e a fezes que iam de mal a pior. Decidi não o fazer porque senti que era errado estar a dar mais um analgésico à minha caturra quando ela só piorava. No dia seguinte fui a uma loja agrícola e por coincidência conheci um tutor que deixou internada na mesma clínica uma arara que veio óbito no dia seguinte a ter alta, falámos um pouco sobre o fator do stress nas aves e sobre as as doenças e a sensibilidade das aves e o senhor recomendou-me ir a um veterinário de exóticos mas numa clínica de cães e gatos. Pelo meio ainda se passaram algumas situações caricatas, uma delas, no dia em que cortei o antibiótico da vibramicina à uma da tarde, cheguei a casa à noite e a fénix já tinha recuperado a asa e a pata esquerdas, mas no dia em que fui à consulta desse outro veterinário, ele disse que não devia ter parado o antibiótico e que devia ter feito o que a veterinária mandou fazer. Fez um raio X em que acusou hepatite no fígado e intoxicação por metais e posto isto disse que ela tinha que ganhar peso e comer e para eu lhe dar massa arroz pão e tudo o que ela quisesse e receitou um anti inflamatório que disse que não passava pelo fígado. Vim embora triste e desolado porque ela tremia e não conseguia engolir nada, nem as sementes de painço nem o girassol nem as de aveia e alpista nada. Foi então que tirei uma semana só para acompanhar a fenix e comprei as papas G14 da verse laga e comecei a dar-lhe de 2 em 2 horas a papa e comecei a reparar que ela espirrava a papa pelo nariz e quase não respirava. Ainda cheguei a mandar uma foto ao último veterinário com olho dela roxo, ao que ele me disse que era normal devido a esfregar o bico no poleiro e que o que era preciso era ganhar peso para depois trabalhar a respiração mas que no estado dela só um milagre a podia salvar. Andei desesperado como um maluco a ler tudo o que podia e descobri que muito provavelmente o que ela tinha era candidiase e que o fungo Cândida albicans era justificável por causa do longo tratamento com os antibióticos e ela estar tão débil e com a imunidade em baixo, a língua estava com placas brancas e a respiração estava muito má assim como toda a tremura motora do corpo. No dia 14 de janeiro fui à farmácia e comprei a nistatina e comecei a administrar duas gotas na papa junto com meio protetor de fígado legalon. O milagre pareceu ter sido nesse dia uma vez que ela pela primeira vez pulou do poleiro para a grade da gaiola e fez um ruído baixo pela primeira vez em muitas semanas. Tentei cortar o máximo de químicos que pude e comecei a administrar complexo B e a dar-lhe chá de Boldo para o fígado e chá de equinácea para ela ganhar imunidade e uma vez que ela já não precisa que lhe dê papa adicionei o suplemento vitaminico prime às sementes e cortei nas sementes gordurosas. As melhoras foram significativas relativamente ao comportamento mas nestes últimos dias tenho notado que as fezes não têm melhorado e que a respiração está ofegante e ela pia muito pouco. À duas semanas atrás administrei 2 gotas de pulmosan porque receei que pudessem ser ácaros internos, micoplasmose ou aerossaculite. E comecei a colocar na água o tilfur da zoopan à base da tilosina para tentar que ela melhore a respiração mas ela quando voa fica cansada e espirra bastante e além disso dá me ideia que ela possa estar a entrar no período da muda. Espero que o Sr. Ferreira me dê o seu ponto vista e que me consiga ajudar e recomende um tratamento que acerte na bactéria fungo ou parasita que está a prejudicar a parte respiratória oi digestiva. Desde já muito obrigado
Cumprimentos Abel

Abel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/02/2022
Idade : 30
Localização : Vila nova de gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos