Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Agapórnis com ferida na asa

2 participantes

Ir para baixo

Agapórnis com ferida na asa Empty Agapórnis com ferida na asa

Mensagem  Rui Sousa Sex 11 Fev 2022, 19:50

Boa tarde Sr. Ferreira.Agapórnis com ferida na asa Img_2012
Agapórnis com ferida na asa Img_2010
Agapórnis com ferida na asa Img_2011

Agradeço a sua ajuda para o problema da minha agapórnis Olívia, a qual de um dia para o outro apareceu com uma ferida na parte superior da asa.
Pensei que tivesse ficado ferida na gaiola, pois o fundo e a parede onde se encontra a gaiola estava respingada de sangue.
Tentei limpar com Betadine e melhorou, mas ela voltou a fazer sangue na ferida, pois está sempre a mexer na mesma. Ela não gosta de ser apanhada e é um problema colocar o Betadine.
Noto que ela está muito parada, sonolenta, deixou de cantar e de tomar banho.
Não sei a idade precisa dela, pois apareceu em minha casa, já adulta, há cerca de 9 anos.

Agradeço a sua ajuda, pois estou muito preocupado com ela.

Junto envio fotos a minha pequenina.

Obrigado,
Rui Sousa

Rui Sousa

Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/02/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Agapórnis com ferida na asa Empty Re: Agapórnis com ferida na asa

Mensagem  Ferreira Sex 11 Fev 2022, 20:48

Boa noite Rui Sousa.
Isso é devido a uma espécie de ácaros que vivem entre as duas camadas de pele e que se alimentam das glândulas que fabricam a queratina (penas, pelos, unhas, cornos, etc.)
O grande problema é deixar-se avançar a esse ponto.
O amigo vai fazer o seguinte:
Vai lavar a ferida dia sim dia não com sabão azul e branco mas bem lavada, não faz mal que deite sangue e besunta a zona afectada com pomada de própolis também dia sim dia não. Quando ver que a ferida começa a cicatrizar vai aplicar no musculo do peito mas debaixo de cada asa 2 gotas de Pulmosan ou outro com Ivermectina e esfrega a zona molhada com um palito para assim se infiltrar mais rápido na corrente sanguínea com o intuito de se matar os ácaros. Passado 3 dias torna a aplicar a Ivermectina, passado uma semana a contar da ultima aplicação torna a repetir tudo e por fim, torna a repetir tudo passado 21 dias a contar da ultima aplicação. Não esquecer de antes de cada aplicação e até estar seco, tira toda a água que tiver na gaiola e de cada vez que meter água, adiciona-lhe 3 gotas de Aminovit-L durante 2 semanas seguidas e depois de vez enquanto.
https://mercaportugal.com/produto/avizoon-aminovit-l-100-ml/
https://www.celeiro.pt/21142-propolis-15-gramas-kg-dalipharma

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Agapórnis com ferida na asa Empty Re: Agapórnis com ferida na asa

Mensagem  Rui Sousa Sex 11 Fev 2022, 20:57

Muito obrigado Sr. Ferreira, vou seguir todas as suas indicações e vou atualizando o evoluir da situação.
Mais uma vez, agradeço a sua pronta disponibilidade para ajudar. 

Um abraço,
Rui Sousa

Rui Sousa

Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/02/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Agapórnis com ferida na asa Empty Re: Agapórnis com ferida na asa

Mensagem  Rui Sousa Sáb 12 Fev 2022, 14:15

Olá Sr. Ferreira,
Vou agora iniciar o tratamento. Já comprei o Aminovit-L e a pomada Própolis.
Em relação ao Pulmosan, não o encontrei disponível nas lojas que visitei. Mas disseram-me que o Tabernil spary tem o mesmo resultado e pode também ser usado para a desinfecção da gaiola. Acabei por comprá-lo.
Acha que o devo usar em alternativa ao Pulmosan gotas que referiu?

Obrigado,
Rui SousaAgapórnis com ferida na asa Img_2013Agapórnis com ferida na asa Img_2013Agapórnis com ferida na asa Img_2013

Rui Sousa

Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/02/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Agapórnis com ferida na asa Empty Re: Agapórnis com ferida na asa

Mensagem  Rui Sousa Sáb 12 Fev 2022, 14:16

Desculpe as fotos triplicado,
.Rui Sousa

Rui Sousa

Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/02/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Agapórnis com ferida na asa Empty Re: Agapórnis com ferida na asa

Mensagem  Ferreira Sáb 12 Fev 2022, 19:39

Boa noite Rui Sousa.
Se eu disse Pulmosan ou outro há base de Ivermectina, não era esse ambientador cheiroso.
Quando lá voltar a esse loja, diga ao cavalheiro que a mesma coisa é meter dois dedos no cu e cheirar, assim mesmo! Twisted Evil
Esse insecticida, eventualmente poderá matar ácaros das penas e que são uteis. A finalidade da Ivermectina é entrar na corrente sanguínea e matar os ácaros específicos que vivem no interior do corpo do hospedeiro (entre as duas camadas de pele. Penso que lhe tinha explicado como vive esse ácaro especifico e os estragos que fazem
Sempre pode comprar numa loja online.
Aconselho-o a comprar o Parasita Bogena que é a mesma coisa mas mais quantidade e mais barato. Aqui vão os dois vendidos na Merca Portugal.
https://mercaportugal.com/produto/beaphar-pulmosan/
https://mercaportugal.com/produto/beaphar-parasita-bogena/

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Agapórnis com ferida na asa Empty Re: Agapórnis com ferida na asa

Mensagem  Rui Sousa Sáb 12 Fev 2022, 20:08

Muito bem Sr. Ferreira,

vou tentar em outras lojas e caso não encontre nenhum dos dois que refere, encomendado online.
Quanto ao tratamento, fiz hoje a primeira lavagem com sabão azul e coloquei a pomada Própolis em abundância na ferida.
Para minha surpresa, ela não mexeu mais ferida (nem uma única vez), o que me leva a pensar que terá sentido um alívio imediato e lhe terá anulado algum mal estar que sentia.

Obrigado,
Rui Sousa

Rui Sousa

Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/02/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Agapórnis com ferida na asa Empty Re: Agapórnis com ferida na asa

Mensagem  Ferreira Dom 13 Fev 2022, 17:57

Boa tarde Rui Sousa.
Não tenha duvidas. O sabão azul e branco é um potente desinfectante/antimicrobiano e o própolis é um potente antibiótico feito pelas abelhas e assim poderem conservar o mel sem criar bactérias.
Como o saber não ocupa espaço, mais acrescento. Os romanos já utilizavam o própolis no tratamento de feridas e eu que fui Enfermeiro na Guerra Colonial em Moçambique, o que utilizava-mos para lavar feridas era precisamente sabão azul e branco que raspava-mos, diluia-mos em água e metia-mos a ferver por 15 minutos e era guardado em frascos esterilizados também por fervura Very Happy .

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Agapórnis com ferida na asa Empty Re: Agapórnis com ferida na asa

Mensagem  Rui Sousa Ter 22 Fev 2022, 10:33

Bom dia Sr. Ferreira,

Estou a seguir com o tratamento que indicou e as coisas parecem estar a correr bem.
Ela está muito mais activa, já canta (embora menos que o habitual) e parece mais bem disposta.
Quanto à ferida, começa agora a ficar seca e a ganhar uma crosta (ou casquinha), pois ela mexe por vezes na ferida, mas apenas de leve.
Julgo, e tal como me referiu, que está a iniciar a cicatrização, mas tenho sempre muito receio que ela estrague tudo com o bico e volte a fazer sangue.
Estou a pensar em iniciar a aplicação do Pulmosan hoje ao fim do dia e depois colocá-la para dormir no escuro, de modo que o medicamento fique a actuar toda a noite.
Gostaria de saber a sua opinião.
Devo iniciar já o Pulmosan ou devo esperar mais uns dias, mantendo a lavagem e o Própolis, de forma que a cicatrização esteja mais consolidada?

Mais uma vez, muitíssimo obrigado.
Rui Sousa

Rui Sousa

Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/02/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Agapórnis com ferida na asa Empty Re: Agapórnis com ferida na asa

Mensagem  Ferreira Ter 22 Fev 2022, 14:24

Boa tarde Rui Sousa.
É preferível que a ferida cicatrize e depois sim, pode aplicar a Ivermectina, é que os ácaros na agonia da morte (cérebros destruídos e morrem há fome por não saberem alimentarem-se)provocam bastante comichão e pode começar a roer novamente as penas da asa.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Agapórnis com ferida na asa Empty Re: Agapórnis com ferida na asa

Mensagem  Rui Sousa Ter 22 Fev 2022, 14:35

Muito bem Sr. Ferreira,
Vou então continuar com a lavagem e própolis até a total cicatrização.

Obrigado,
Rui Sousa

Rui Sousa

Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/02/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Agapórnis com ferida na asa Empty Re: Agapórnis com ferida na asa

Mensagem  Rui Sousa Seg 21 Mar 2022, 11:34

Bom dia,

Sr. Ferreira, venho transmitir-lhe o ponto de situação sobre o tratamento à minha menina...

Depois da cicatrização da ferida estar mais consolidada, já iniciei o tratamento com Pulmosan, tal como indicou.
Deitei já 3 vezes (1° dia, 3 dias depois e ontem mais uma vez, pois contava uma semana desde a última aplicação). Agora farei a última aplicação no dia 10 de Abril (21 dias após a última aplicação).
Embora, e logo no inicio do tratamento com Pulmosan, ela tenha mexido na ferida e voltado a fazer sangue (talvez devido às comichões provocadas pela morte dos ácaros, tal como o Sr. referiu), após a segunda e terceira aplicação, deixou de mexer na ferida a parece mais bem disposta e sem comichões.
Ainda está pouco activa, canta pouco mas come bem e bebe água também (por vezes com Aminovit L).
Penso que a diminuição de actividade pode também estar relacionada com a idade, pois não é uma jovenzinha...

Mas em suma, penso que as coisas correm bem, devagar, mas no bom sentido. Vamos esperar mais uns dias e fazer votos que ela supere todos os problemas. Aproveito, também, para informar que já existem penas novas a crescer na zona à volta da ferida. Penso ser um bom indicador.

Mais uma vez, obrigado Sr. Ferreira.

Um bom dia para si,
Rui Sousa


Rui Sousa

Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/02/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Agapórnis com ferida na asa Empty Re: Agapórnis com ferida na asa

Mensagem  Ferreira Seg 21 Mar 2022, 15:21

Bom dia Rui Sousa.
Sim os ácaros na agonia da morte andam de um lado para o outro uma vez que o produto (Ivermectina) destrói-lhes o cérebro e por conseguinte deixam de saber como se alimentam e morrem na totalidade passado 48h., só que há sempre ovos a eclodirem e daí ter-se que administrar esses dias todos e o reforço passado 21 dias, é obrigatório porque todos os parasitas sem excepção, na agomia da morte fazem uma postura galada que a guardam dentro de si para quando chegar a altura de morrerem, seja qual for o motivo e levam de encubação precisamente 21 dias Very Happy
Quanto a ela estar parada é normal nesta época. É preciso ver que estão em plena época da muda de penas e é uma altura muito critica na vida de qualquer pássaro. Sim, vá administrando de vez enquanto o Aminovit-L e que tenha sempre até Junho um comedouro com papa húmida há base de ovo.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos