Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Agapornis fêmea jovem com respiração rápida

2 participantes

Ir para baixo

Agapornis fêmea jovem com respiração rápida Empty Agapornis fêmea jovem com respiração rápida

Mensagem  Maria Fernandes Dom 05 Dez 2021, 02:30

Boa noite Sr. Ferreira e usuários

Fiz uma busca no Fórum para ver se a situação que vou descrever já estava aqui relatada. Encontrei algumas coisas semelhantes.

A minha roseicolis tem cerca de um ano e vive sozinha na sua gaiola, não tem companheiro. Ela come só sementes, mistura Versele Laga Prestige Grandes periquitos e caturras. Dia sim, dia não descarto, mudo a água e o papel de fundo diariamente, a gaiola é toda lavada com sabão azul, não sei se devia usar algo mais forte. Também gostaria de saber se não há uma escolha melhor que esta ração, acho que tem muito girassol. Não consigo que coma fruta nem vegetais, já dei inteiro, já ralei. Ela brinca, dá duas bicadas mas não come. Durante o dia de ontem e de hoje ela tem-se alimentado normalmente, mas acho que tem bebido mais água. As fezes são de cor esverdeada, tem uratos esbranquiçados e mais líquido do que é hábito, talvez por estar a beber mais, não sei. Não coloquei o grit pois li que os psitacídeos não precisam pois não são como as galinhas que precisam de moer na moela os grãos duros com as pedrinhas. Por outro lado, li que o grit contribui para os ossos e para a casca do ovo. O problema é que por vezes a gente lê aqui, lê ali, e já não sabe o que é certo. E também não desparasitei por achar que era cedo ainda, mas às tantas já o devia ter feito...

Ontem a meio da tarde verifiquei que estava a respirar depressa, as asas subiam e desciam, assim como a cauda, e o movimento do peito era mais visível. Não é muito, mas é visível. Não tem secreções nas narinas nem faz ruídos de alguma espécie. As asas também me pareceram mais descaídas e por vezes apresentava-se com as penas eriçadas. Passou algum tempo no chão da gaiola, mas ela vem passando bastante tempo no chão da gaiola de há umas duas-três semanas a esta parte. Porquê? Tem tido rituais de acasalamento com um poleiro que está ao nível do bebedouro e comedouro, um daqueles usados para afiar o bico. Começou por coçar a cabeça nele e depois vi-a a abrir as asas e a posicionar-se para o macho subir. Retirei o poleiro. Ela também começou a tentar puxar o papel do tabuleiro e a picotá-lo em tirinhas e a meter nas costas. Também tem brinquedos no chão da gaiola: uma bola e um sempre em pé, a que gosta muito de dar marradas. Por estas duas razões já passava bastante tempo no chão a brincar. Também tem "destruido" os brinquedos suspensos, cortando as fitas de pele, possivelmente por as considerar material de ninho.

Para a noite, ontem, ela ficou com as penas eriçadas e como estava bastante frio eu coloquei um ventilador na divisão onde a tenho, o meu escritório, para que esteja o mais possível acompanhada. Quando ela chegou eu tentei que saísse da gaiola, pois gostava que ficasse mansa. Tentei fazer o que indicavam na internet para ganhar a confiança dela, mas sem grande êxito. Continua brava e ao mesmo tempo assustadiça, embora antes de começar o "acasalamento" me parecesse, finalmente, menos arisca.

Com o calor do ventilador ela tornou-se mais activa: subiu para os poleiros, compôs as penas, cantou, refilou, comeu, dormiu. A respiração pareceu também ficar mais calma. Revesti a gaiola com um pano quente quando desliguei o ventilador e só a voltei a inspecionar às 4 da manhã. Estava de novo eriçada. Voltei a colocar calor e ela de novo ficou mais vivaça. Estive até às 6.30 a observá-la e por fim fui dormir, - já não aguentava mais! - desligando o ventilador, deixando a gaiola bem aconchegada.

Hoje de manhã ela continuava com a respiração um pouco acelerada e eu achei que devia levá-la a um veterinário, pensando poder ser talvez uma infeção respiratória. Passei parte da manhã a contactar veterinários. Há poucos na área dos exóticos: uma, na Figueira, está de férias. Ao fim do dia de hoje respondeu-me um daqui mesmo que a poderá ver. Mas entretando eu descobri este Fórum e talvez o Sr. Ferreira saiba o que fazer.

Durante a parte da tarde a agapornis esteve muito activa, subindo pelas grades até aos poleiros, cantando, refilando, batendo as asas, comendo, dormindo nos poleiros, em especial no do topo, que é o preferido, mesmo se também esteve no chão. E expelindo as suas fezes. À noite foi dormir no chão, que é onde estava há pouco, quando a fui espreitar, com o bico atrás a asa. Mas acordou, viu-me e subiu para o poleiro, piando logo. Vamos ver como está amanhã.

O que acha disto o Sr. Ferreira?

Os meus cumprimentos.
Maria Fernandes


Maria Fernandes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/12/2021
Idade : 57
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis fêmea jovem com respiração rápida Empty Um ovo!

Mensagem  Maria Fernandes Dom 05 Dez 2021, 09:02

Bom dia Sr. Ferreira e usuários

Cá estou, umas horas depois, com novidades. Neste momento a Eva está a comer, toda vivaça. Já há explicação para tudo isto: um ovo. Às 7 fui inspecionar como estava e para minha grande surpresa, no chão da gaiola, um ovo lindo.  cheers Ela tinha o abdómen um pouco maior, um pouco, de facto! Agora parece-me evidente.
Sr. Ferreira, agora preciso mesmo muito de orientação. Sei que a formação do ovo exige muitos nutrientes, é um esforço grande, e ela não teve uma alimentação adequada. Por isso, além de outros esclarecimentos que entenda prestar-me a propósito do que escrevi mais cedo, necessito saber que devo fazer, dar-lhe, pois ela deve estar a precisar de reforço alimentar não é? Em relação ao ovo, devo retirá-lo quanto antes da gaiola? E outra dúvida: virão mais ovos? Podem pôr 3-5, certo? Há forma de desincentivar a postura? A respiração parece ter amainado.
Aguardo, agradecida, os seus conselhos.
Maria Fernandes

Maria Fernandes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/12/2021
Idade : 57
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis fêmea jovem com respiração rápida Empty Re: Agapornis fêmea jovem com respiração rápida

Mensagem  Ferreira Dom 05 Dez 2021, 15:36

Boa tarde maria Fernandes.
Primeiro que tudo! Infelizmente e cada vez mais, há na internet a ditas dicas que não são mais que desinformação, do género, disse porque dizem e o mais grave é atrofiarem o que leram.
Tenha cuidado com as corrente de ar e de temperatura.
O GRIT - É composto por uma mistura de pedrinhas de cálcio, tijolo, carvão, quartzo, entre outros, é importantíssimo para todas as aves granívoras, pois sem ele as aves não conseguem moer os alimentos na moela depois de amolecidos no papo e ao mesmo tempo, conforme se vão desgastando, o organismo absorve-os.
Tenha cuidado com o que tem dentro da gaiola, pois todos os psitacídeos têm tendência de roerem tudo o que possam e na maioria dos casos esses berlicoques que metem nas gaiolas são feitos de plástico e o papel geralmente é impresso com tinta à base de chumbo, portanto tudo é tóxico para eles. A meter meta de madeira.
Quanto ao assunto do mal estar da coitada, penso que está desvendado. lol!
Conforme ela vá pondo ovos vá os tirando, que para a primeira postura vedem ser uns 4, (o normal por postura vai de 4 a 6 ovos mas podem fazer posturas até 8 ovos).
Que tenha sempre um comedouro com uma boa papa húmida há base de ovo enquanto estiver nessa condição. Pode ser a Witte Molen e na água do bebedouro vai adicionar 3 gotas de Aminovit-L durante 2 semanas seguidas e depois de vez enquanto.
https://alvercazoo.pt/produto/papa-amarela-witte-molen/
https://alvercazoo.pt/produto/aminovit-30ml-avizoon/

PS. Provavelmente ficou admirada por a sua face rosada (nome da espécie em português da longa família dos Agapornis) em postura e passo a explicar.
Todos os Agapornis (Face rosada, cana, Fischeri, periquito de São tomé, Personata, Negrigeni, Taranta, Pularia, etc., são oriundos do Hemisfério sul de África e como todas as espécies dessa parte Hemisférica não perderam o seu sentido de reprodução ao longo de anos a reproduzirem-se no Hemisfério norte, sendo assim, quer esteja muito frio ou muito calor, reproduzem-se sempre na sua Primavera Austral, que vai de Setembro até janeiro. Mais lhe digo, que a espécie que tem, mesmo não sendo pura, é originária do sim-deserto da Namibia, Sul de Angola/norte da Namibia, em especial na região do Rio Cunene, vivendo em pequenos bandos quando jovens e só em casais o resto do tempo.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Maria Fernandes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis fêmea jovem com respiração rápida Empty Assim farei.

Mensagem  Maria Fernandes Dom 05 Dez 2021, 16:10

Sr. Ferreira

Vou já proceder à encomenda dos produtos.

Sim, neste caso, como noutros, a internet, que foi uma revolução , é verdade, por vezes em vez de nos esclarecer apenas nos confunde e deixa com mais dúvidas!

Correntes de ar e temperaturas: tenho cuidado com as correntes de ar desde que ela chegou, e mesmo ao usar o ventilador , ontem, foi com vigilância e porque a temperatura caíu a pique e isto estava um gelo para animais e humanos!

O GRIT: vou colocar.

Brinquedos: fiz um de suspender com restos dos poleiros de madeira, substitui os que a gaiola trazia, eram plásticos. E também usei fitas de carneira que ela roeu mas não engole. Destruiu tudo, agora não tem Very Happy O Sempre-em-pé ela não roi, só marra nele, e como ele "reage" ela gosta. A bolita com o guizo também tem sobrevivido, mas vigiei pois parecia frágil, achei que podia roer e engolir. Nisso dos brinquedos eu tento guiar-me pelo que eles têm e fazem na natureza. Já vi que o "comércio" é pródigo em invenções, mas algumas coisas não fazem qualquer sentido. Papel só dei branco, mas ela só se interessou por ele agora, pela razão que já sabemos.

LOL, pois! O ovo. Senti-me tão ignorante! Ela está completamente bem agora. Comeu, dormiu, tudo normal. Não mostra qualquer interesse pelo ovo.
Sim, eu sabia que elas podem pôr ovo mesmo sem macho, mas não esperava um ovo nesta altura do ano. Vamos então aguardar os restantes.

Gostava de vê-los em bandos a voar no seu habitat natural, isso é deve ser um verdadeiro espectáculo de som e cor! A Natureza é perfeita. E logo tínha o Homem de aparecer para lançar o caos...!

Sr. Ferreira. Muito obrigada. Irei dando notícias.
Atenciosamente,
Maria Fernandes

Maria Fernandes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/12/2021
Idade : 57
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis fêmea jovem com respiração rápida Empty Actualização

Mensagem  Maria Fernandes Dom 12 Dez 2021, 19:32

Boa noite Sr. Ferreira

Venho apenas contar que a agapornis não pôs mais nenhum ovo. Ela está bem, até acho que está ainda mais espevitada do que era antes do ovo. Smile
A papa de ovo e o suplemento que encomendei há uma semana ainda não chegaram. Isso é que me está aborrecer. Se a encomenda vier por CTT está explicado, tem havido atrasos.
Desejo-lhe uma boa semana e envio cumprimentos.
Maria Fernandes

Maria Fernandes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/12/2021
Idade : 57
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis fêmea jovem com respiração rápida Empty Re: Agapornis fêmea jovem com respiração rápida

Mensagem  Ferreira Seg 13 Dez 2021, 12:20

Bom dia Maria Fernandes.
Infelizmente os correios e não só estão assim! Agora é a desculpa do custo dos combustíveis, fiz uma compra online no principio do mês numa loja de artigos eléctricos no Porto (resistência de ferro de soldar) e a encomenda foi logo entregue na transportadora e a mesma, disse-me que só a partir de 16-12-20201 é que a encomenda segue o seu destino Twisted Evil dizendo eles que só segue viagem quando tiverem carga que justifique os gastos.
Normalmente, mesmo estando acasalados a primeira postura é curta e na maioria das vezes nem galados são. Ainda bem que ela se encontra bem.
Mandou vir as coisas de que loja?

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis fêmea jovem com respiração rápida Empty Sobre a loja

Mensagem  Maria Fernandes Ter 14 Dez 2021, 00:17

Boa noite Sr. Ferreira

Mandei vir da Alvercazoo, a loja dos links, mas antes ainda vi em algumas onde costumo comprar ração para a cadela e sementes, só que elas não tinham o pretendido.
Chegou hoje o habitual email a dizer que a encomenda ia seguir para a transportadora sem uma explicação, como se fosse normal tanta demora No
Beijinhos,
Maria


Maria Fernandes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/12/2021
Idade : 57
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis fêmea jovem com respiração rápida Empty Sobre a loja

Mensagem  Maria Fernandes Ter 14 Dez 2021, 15:28

Boa tarde Sr. Ferreira

Chegou a encomenda. Não me mandaram a papa amarela Witte Molen, mandaram-me um saco de plástico com uma papa qualquer. Ora bolas. Isto há aqui na loja de animais local. Há que tempos que podia estar a dar-lhe papa de ovo, o que não falta por aí é papa de ovo! Mas o pior é o facto de o produto não ter um rótulo com a indicação da sua composição nem outras indicações como quais os aditivos ou a dosagem recomendada ou, importante, o prazo de validade.

Enviei email, vamos ver o que dizem. Quero devolver e pedir reembolso. Conheço a lei do consumidor e sei que eles podem "reparar" ou "substituir" o produto defeituoso. Pode ser que tenha sido um equívoco e agora pretendam enviar a papa Witte Molen. Tudo bem, mas é mais uma semana. Que chato. Outra chatice: portes de devolução a cargo do cliente! Não vou aceitar. O erro é deles. Encomendo tanta coisa online, ração e produtos vários para cães, alguns até de Espanha, nunca tive chatices. Daqui não quero mais nada.

A minha avó, quando eu era criança, cuidava dos periquitos e comprava o milho alvo e o painço na mercearia e depois misturava. O dono da mercearia colocava em cartuchos de papel, que fechava com um cordel.Eu gostava muito de ir à mercearia porque às vezes ganhava um chocolate: uma sombrinha da marca Regina, que até agora também deixou de ser portuguesa, acho que foi comprada pelos espanhóis. Não havia cá rótulos nem validades, nem origem dos milhos, mas aquilo era "fresco", ele era um dos poucos que vendia. As coisas mudaram e a gente está habituada a rotulagem, é muito importante nos produtos alimentares, nos nossos e, claro, dos nossos animais. Talvez seja comum haver fornecedores a venderem assim, gente a comprar e que acha tudo ok, mas pelo menos a validade tem de estar no produto.

Bem, desculpe lá a rabugice, Sr. Ferreira...!
Um beijinho.
Maria Fernandes

Maria Fernandes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/12/2021
Idade : 57
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis fêmea jovem com respiração rápida Empty Esclarecimento

Mensagem  Maria Fernandes Ter 14 Dez 2021, 18:03

Sr. Ferreira. Olá de novo.

Já esclareci tudo com a loja e não quero que ela perca eventuais compradores por causa do que escrevi acima, pelo que venho dar conta da troca de emails.

Não ficaram satisfeitos com a minha reclamação e acharam incorrecto que eu estivesse a duvidar que a papa que vinha no saco era Witte Mollen. Talvez seja prática corrente e estranho que tenha sido a primeira a levantar problemas. Serei esquisita?

Disseram que retiraram de uma saca grande por não terem embalagem menor. Acreditei no que dizem mas quem está a ser incorrecto é quem anuncia num site uma coisa e entrega outra, foi o que lhes disse. A loja diz que de futuro vai juntar informação, lote a que pertence a quantidade vendida e data de validade.

Vi que a minha reclamação surtiu algum efeito e assim fiquei com a papa. Na realidade, eles manipulam um produto que vem selado e se um dia os criadores, ou pessoas que tenham aves, tiverem um problema com as aves com origem na papa que assim compraram, - um azar poderá até ser raro devido aos controlos de qualidade, mas em teoria pode acontecer - é impossível fazer a ligação ao lote de origem. Além de que, de acordo com as leis das compras e vendas à distância, estão a proceder mal também. Isto é óbvio para mim, talvez não para eles, o que acho inconcebível. No momento em que compramos no site temos de saber que é assim que o produto nos vai chegar às mãos.

De qualquer forma, acredito que estão a falar a verdade e já dei a papa à Eva. Espero que não faça como faz com os legumes: ignora todos após duas bicadas!

Uma boa semana, Sr. Ferreira!
Maria Fernandes

Maria Fernandes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/12/2021
Idade : 57
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis fêmea jovem com respiração rápida Empty Re: Agapornis fêmea jovem com respiração rápida

Mensagem  Ferreira Ter 14 Dez 2021, 20:00

Boa noite Maria Fernandes.
A loja Alverca Zoo é dona da Fábrica ADERCEREAL no Entroncamento que faz a mistura diversas misturas para animais como por exemplo a Canto Alegre entre outras.
hehehehehe Twisted Evil Estou a ver que a Sra. ainda é pior que eu, já lá vai o tempo em que as lojas online eram sérias lol!
Eu de à coisa de uns 3 anos para cá que compro tudo a eles e até ao principio da época não tinha tido problemas, mas em Março que é quando compro as sementes para fazer a mistura que dou aos meus pássaros,(o dono vem trazer há minha porta) entregou-me milho alvo branco em vez de milho alvo amarelo Twisted Evil e o mais grave é que tal semente deixou de ser vendida por não a cultivarem devido ao Covid. Entrei em contacto com a fábrica e eles avisaram-me logo que não havia e por conseguinte falei para Alverca e afirmaram-me que embora pouca mas satisfaziam a minha encomenda e ao serem descarregadas as sacas, meti a mão numa abertura especifica no fundo das sacas para se confirmar as sementes e qual não foi o meu espanto que, no rótulo dizia alvo amarelo e a sementes eram alvo branco, protestei de imediato e a ele desculpou-se com a fábrica. Mal sabia ele que não há no mercado milho alvo amarelo, mais, como o milho alvo amarelo é muito mais barato, ele não esteve com mais medidas, deu-me uma saca de borla para não ficar sem um cliente bom, enfim, estamos num mundo cão Twisted Evil

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis fêmea jovem com respiração rápida Empty Re: Agapornis fêmea jovem com respiração rápida

Mensagem  Maria Fernandes Seg 14 Fev 2022, 21:40

Boa noite Sr. Ferreira

Venho dar conta de algumas novidades sobre a EVA. Ela não está doente, mas continuei aqui para se perceber o fio à meada. Depois da situação que me levou a contactá-lo, ela voltou a pôr mais três ovos: a 22 de Janeiro, a 25 e a 27. Eu removi os ovos. Ela continuou sem interesse neles mas no terceiro ela aninhou-se nele, não saía de cima do ovo, e quando lho retirei, sem que ela percebesse que fui eu, ficou muito chateada e desatou a bicar no "sempre em pé", que deve ter levado com as culpas.

Acha que ela ainda vai por mais ovos? Há uma coisa que me preocupa: ela não come nada que não sejam as sementes. Dá duas bicaditas na papa de ovo e já está. Vai tudo para o lixo. Uma pena, cheira tão bem que até apetece comer! Mas ela não lhe liga. O mesmo com os frescos. Duas bicaditas e já está. Ou seja, acho que a alimentação dela não é rica o suficiente. Se me puder dizer algo sobre isto, agradecia.

Depois da postura ela largou- das duas vezes- muita pena. Mas agora já não.

Continuo a pensar num companheiro para ela mas depois fazem criação... e o que fazer aos passarinhos? Tenho de me informar melhor sobre as posturas. Não me parece fácil nem sequer doar, algumas pessoas a quem falo deles dizem sempre que são muito lindos mas demasiado ruidosos. Presentemente não tenho espaço para eles, se tivesse, seria outra coisa.

Sr. Ferreira. Espero que esteja bem. Desculpe se escrevi no local errado. Mas assim é mais fácil saber que é a Eva.
Aceite os meus cumprimentos e votos de uma boa semana,
Maria Fernandes

Maria Fernandes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/12/2021
Idade : 57
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis fêmea jovem com respiração rápida Empty Re: Agapornis fêmea jovem com respiração rápida

Mensagem  Ferreira Ter 15 Fev 2022, 20:11

Boa noite Maria Fernandes.
É inserto se vai fazer mais alguma postura, mas penso que não, pois estamos em Fevereiro e vai entrar em muda de penas lá para o mês que vem.
Não se esqueça que ela tem que ter sempre um comedouro com GRIT em especial agora uma vez que está a entrar na muda de penas não tarde nada e que vai estar assim até lá para junho/Julho.
Em Agosto convém fazer uma desparasitação interna.
Misture um pouco de óleo de girassol nas papas de maneira que fiquem um pouquinho mais húmidas
Mistura sem girassol só esta. https://goldpet.pt/sementes/966-versele-laga-neophemas-20-kg.html

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Maria Fernandes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis fêmea jovem com respiração rápida Empty Apenas uma palavra de agradecimento

Mensagem  Maria Fernandes Sex 18 Fev 2022, 17:36

Sr. Ferreira
Vi a sua resposta ontem, mas foi no telemóvel, que tem problemas e torna algumas operações difíceis. Por isso só agora agradeço o seu esclarecimento, irei fazer como diz. Desejo-lhe um bom fim de semana!
Maria Fernandes

Maria Fernandes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/12/2021
Idade : 57
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos