Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda a identificar possível doença

2 participantes

Ir para baixo

Ajuda a identificar possível doença Empty Ajuda a identificar possível doença

Mensagem  pranxa_bcl Qua 25 Ago 2021, 12:24

Bom dia Sr. Ferreira, espero que a cirurgia que foi submetido está semana tenha corrido bem e que esteja a conseguir recuperar.
Infelizmente pedi uma ave, como não consegui identificar qualquer problema na ave morta vinha por este meio pedir ajuda para tentar identificar a possível doença que o afectou.
Vou anexar algumas fotos da ave morta e do fundo da gaiola.
Ajuda a identificar possível doença Img_2022
Ajuda a identificar possível doença Img_2024
Ajuda a identificar possível doença Img_2023Ajuda a identificar possível doença Img_2025
Ajuda a identificar possível doença Img_2026
Caso a sua vista ainda não permita analisar as fotos já não tem problema, eu tenho a companheira do macho que morreu separada e em princípio está época já não devo juntar com outro macho.
Com os melhores cumprimentos e as melhoras,
Joel Mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar possível doença Empty Re: Ajuda a identificar possível doença

Mensagem  Ferreira Qui 23 Set 2021, 18:50

Boa tarde Joel Mano.
Penso que recebeu um aviso meu que fui operado aos olhos e outro que estou de regresso.
O seu macho morreu devido a salmonelas e um grande ataque de ácaros (sarna)
Para que a fêmea e o possível macho que adquiriu não aconteça o mesmo e até mesmos as crias uma vez que estamos no principio das criações, aconselho-o a administrar Salmocoli para as salmonelas e aplicar Pulmosan, ou Parasita Bogena para os parasitas.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

pranxa_bcl gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar possível doença Empty Re: Ajuda a identificar possível doença

Mensagem  pranxa_bcl Sex 24 Set 2021, 00:35

Boa noite Sr. Ferreira,
Ainda bem que já está a recuperar.
Tenho seguido rigorosamente as indicações que me deu noutro tópico sobre a preparação para a criação.
Segui todo o seu esquema e já dei as minhas aves salmocoli, (não cheguei aplicar o pulmosan, pois na altura você recomendou não utilizar por preventivo mas sim como tratamento para possível doença... Infelizmente vou ter de aplicar para não ter mais desgostos).
Já consegui obter pequenos resultados; em quarto casais, dois casais já fizeram postura (um dos casais tem os ovos galados e permanece constante no ninho e vou tentar a criação direta, caso as crias nasçam mas os progenitores não alimentem já tenho um excelente casal de mandarins também com ovos que iram nascer na mesma altura; já o segundo casal saíram os ovos todos brancos e já dei mais material para começarem de novo o ninho)
Na sua opinião se o casal que tem os ovos galados apresentar sinais de parasitas devo aplicar o pulmosan sem correr o risco de abandonar o ninho? (Se necessario tenho bengalins já em gaiolas a parte para servir de amas).
Se me recordo no que me ensinou a aplicação do pulmosan é 3 dias seguidos e depois aplico passando 21 dias correto? Tenho de aplicar uma gota debaixo de cada asa e retirar a água da gaiola até ter acerteza que o produto secou por completo certo?
Desculpe tantas perguntas mas queria este ano fazer tudo direitinho na criação dos meus diamantes.

Sinceros desejos de continuação de melhoras rápidas e os melhores cumprimentos;

Joel Mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar possível doença Empty Re: Ajuda a identificar possível doença

Mensagem  pranxa_bcl Sex 24 Set 2021, 00:47

Boa noite novamente,
Só mais uma questão os ovos estarem galados pode estar relacionado com o tipo de ninho que utilizo? Os casal que não galou tenho ninho gr2 (aquele de plástico), já o segundo casal tem o ninho de madeira com aquela divisória para o casamento e a parte do ninho mais a baixo.... Será que foi isso que fez toda a diferença?
Desde já obrigado,
Joel Mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar possível doença Empty Re: Ajuda a identificar possível doença

Mensagem  pranxa_bcl Sex 24 Set 2021, 11:03

Bom dia Sr. Ferreira,
Acabei por adquirir o parasita, o valor era o mesmo só que o parasita trazia 5x mais e tem validade de mais 1ano.
Ajuda a identificar possível doença Img_2027
Vou ler as instruções do folheto e fazer já a primeira aplicação na fêmea que esteve com o macho que morreu e ao novo parceiro.
Com os melhores cumprimentos,
Joel Mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar possível doença Empty Re: Ajuda a identificar possível doença

Mensagem  Ferreira Sex 24 Set 2021, 13:11

Bom dia Joel Mano.
Caso os Goulds apresentem sarna em extremo como tinha o macho sim, se bem que a maioria morre, no caso de não apresentarem sintomas directas como por exemplo engolirem em seco, apresentarem penas das asas cortadas, nesse caso aplica-se uma gota em cada lado da asa, torna-se a repetir ao fim de 3 dias e depois passado 21 dias a contar da ultima aplicação.
Quanto ao ninho, eles preferem caixas ninho maiores que os de plástico 2GR, mas se não tiverem outra maior também criam, o maior problema é as caixas 2GR serem abertas frontalmente, por conseguinte não são especificas para Goulds.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

pranxa_bcl gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar possível doença Empty Re: Ajuda a identificar possível doença

Mensagem  pranxa_bcl Ter 28 Set 2021, 00:17

Boa noite Sr. Ferreira,
Os meus gould para já não apresentam qualquer sintoma que referiu, mas por prevenção apliquei o Parasita Bogena na fêmea e ao seu novo companheiro (espero não ter cometido asneira)
Em relação ao ninho vou tentar entretanto trocar afinal o casal ainda não iniciou a postura e nem tenho os visto no ninho.
O casal que tem os ovos galados continua a chocar os ovos a vez.... Quando o macho come a fêmea choca quando a fêmea come o macho choca   Very Happy Estou bastante otimista com este casal é uma alegria olhar para eles... Assim que tenha novidades partilho aqui no fórum Smile
Com os melhores comprimento,
Joel Mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar possível doença Empty Re: Ajuda a identificar possível doença

Mensagem  Ferreira Ter 28 Set 2021, 11:17

Bom dia Joel Mano.
Uma vez que a Ivermectina é um medicamento curativo e não preventivo e como se trata de um parasita, não se deve administrar sem de facto os animais estarem infectados, é que assim, os parasitas à posterior, ao sugarem sangue com vestígios de ivermectina nos hospedeiros, conseguem arranjar anticorpos contra o medicamento, olhe, acontece o mesmo com os antibióticos.
Quanto ao casal a chocar, todo fazem isso, o problema é quando nascerem, a maioria conforme vão saindo do ovo mandam-nos para fora da caixa. Eu tenho alguns casais já velhos que desde o primeiro ano criavam a sua prol e o ano passado mandaram as criações borda fora. Vamos lá saber porquê!
Quanto ao outro casal, administre na água de beber conforme as instruções do vendedor Seriferol para os espevitar.

https://goldpet.pt/vitaminas-aves/27282-vitamina-e-seriferol-latac.html

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar possível doença Empty Re: Ajuda a identificar possível doença

Mensagem  pranxa_bcl Ter 28 Set 2021, 13:43

Boa tarde sr. Ferreira,
O Seriferol consegue apresentar melhores resultados que o fertivit?
Eu fiz a preparação utilizando o fertivit... Acha que deveria ver que resultados tenho com o Seriferol?
São ambos suplementos a base da vitamina E correto?
Continuação de bom dia,
Joel Mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar possível doença Empty Re: Ajuda a identificar possível doença

Mensagem  Ferreira Ter 28 Set 2021, 19:15

Boa tarde Joel Mano.
O Seriferol da Latac é de longe muito eficaz que o fertivit da Orlux, mas se o tem é gastar.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar possível doença Empty Re: Ajuda a identificar possível doença

Mensagem  pranxa_bcl Sáb 02 Out 2021, 14:22

Boa tarde sr. Ferreira,
Lá vou ter que gastar o produto.... Ainda por cima comprei o pote grande :/
Entretanto hoje nasceu a primeira cria do casal que estou a tentar deixar criar direto.... O casal continua constantemente no ninho, mas apercebi-me que a cria parecia ter o papo vazio. Acha que devo colocar a cria nas amas ou tento aguardar mais um pouco a ver se os pais a alimentam?
Com os melhores cumprimentos,
Joel Mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar possível doença Empty Re: Ajuda a identificar possível doença

Mensagem  Ferreira Sáb 02 Out 2021, 18:26

Boa tarde Joel Mano.
Os pintos nada comem nas 24h. seguintes ao nascimento, portanto tem que aguardar, vá verificando o fundo da gaiola, caso veja crias caídas de nada serve metê-las de novo no ninho porque ou as mandam de novo fora, ou simplesmente deixam-nas morrer no ninho. Se quiser Goulds tem que tirar ovos e metê-los debaixo dos bengalins.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar possível doença Empty Re: Ajuda a identificar possível doença

Mensagem  pranxa_bcl Sex 08 Out 2021, 00:43

Boa noite Sr. Ferreira
Desculpe não ter dado mais novidades ultimamente mas tenho andado um pouco atarefado....
Entretanto a cria que nasceu esteve no ninho 3 dias e chegou a ser alimentado, mas entretanto acabou no fundo da gaiola infelizmente.
Entretanto segui o seu conselho e coloquei ovos de outro casal de diamantes debaixo de bengalins que também tinham ovos deixa ver se vinga alguma coisa (coloquei e não mexi mais talvez assim tenha mais sorte )
Tenho é tido mais sorte é com os mandarins aqueles bichos não param de criar, já me ocorreu tentar colocar os ovos dos diamantes neles mas secalhar é melhor seguir as suas indicações...
Vou apostar na paciência e os resultados virão aparecer Smile
Muito obrigada pela sua ajuda,
Com os melhores cumprimentos;
Joel Mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar possível doença Empty Re: Ajuda a identificar possível doença

Mensagem  Ferreira Sex 08 Out 2021, 20:14

Boa tarde Joel Mano.
Eu não insisti para o amigo aprender Smile
Para compreender e poder abreviar a etiqueta, os Bengalins levam 5 dias até se conhecer os embriões desde que os ovos estejam galados e no total do choco levam 16 dias exactos. Portanto aponta o dia em que mete os ovos debaixo dos bengalins e passado 5 dias com o auxilio do mira ovos verifica se estão galados (vê-se perfeitamente bem os raios de sangue em redor do embrião) e aponta na etiqueta a quantidade de ogos galados e a data se quiser. Caso caso não veja raios de sangue nos ovos, espera mais dois dias e torna a verificar com o mira ovos, caso continuem brancos e para não estar a esforçar as amas tira os ovos porque estão goros e pode meter outra postura de seguida, mais é é que não convém. Quando fizerem 16 dias, simplesmente levanta a tampa e espreita, se ver nem que seja só um não espreita mais e quando fizerem 7 dias de nascidos, aí sim, pode verificar e anilhar porque os pais (amas) já não os enjeitam. Os D. Gould só devem ser separados dos pais quando os diamantes dos cantos do bico secarem, o que acontece por volta dos 45 dias de nascidos
Compre um mira ovos e meta numeração nas gaiolas dos D. Gould (01-02-03 etc.. faça um etiqueta, cole-a na caixa das amas e nela vai escrever:
D. GOUDL 2021/22
Gaiola Nº01
6 Ovos no dia 08-10
5 Galados no dia 13-10
5 nasceram no dia 29-10
anilhar no dia 05-11

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar possível doença Empty Re: Ajuda a identificar possível doença

Mensagem  pranxa_bcl Sáb 25 Dez 2021, 22:52

Boa noite, sr. Ferreira.
Espero que o seu Natal tenha corrido bem. Segui as suas indicações e já tenho 3 crias, uma criadas por bengalins e outras criadas pelos proprios pais.
Entretanto um colega meu começou a tentar tambem criar diamantes gould.
Um dos casais desse meu colega colocaram 2 ovos mas ao terceiro dia o meu colega acercebeu-se que junto dos ovos tinha fezes desta corAjuda a identificar possível doença Img-2010
Ajuda a identificar possível doença Img-2012
Ajuda a identificar possível doença Img-2011
Ajuda a identificar possível doença Img-2014
Ajuda a identificar possível doença Img-2013
Na altura que vi os casais do meu colega as fêmea pareciam-me um pouco embolas. Será que estas fezes podem indicar ao algum tipo de doença?
Com os melhores comprimentos Joel Mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar possível doença Empty Re: Ajuda a identificar possível doença

Mensagem  Ferreira Dom 26 Dez 2021, 15:31

Boa tarde Joel Mano.
Em principio, as fezes são de fêmea em postura devido á febre que apanham para o efeito, mas por trás pode haver algo mais.
Ele que não ande a espreitar os pássaros, os Goulds são muito sensíveis nisso, abandonam os ovos com muita facilidade caso se ande a espreitar.
Os pássaros andarem meio embolados é normal com a grande humidade que tem estado e se calhar o seu amigo não tem aquecimento ou desumificador no espaço onde tem os pássaros, mas podem ter algo escondido com o tempo que tem feito. Ele que se registe no Fórum e meta fotos das fezes para eu ver isso.
Quanto aos seus, boa sorte e não se esqueça que a época de criação termina em Fevereiro. há quem os tenha mais tempo a criarem e ficam esgotados e na época seguinte vêm pedir ajuda ao Ferreira por não criarem.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar possível doença Empty Re: Ajuda a identificar possível doença

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos