Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fêmea azul embolada

2 participantes

Ir para baixo

Fêmea azul embolada Empty Fêmea azul embolada

Mensagem  Paulo Bento Qua 30 Set 2020, 15:47

Boa tarde senhor Ferreira,

Já lá vai algum tempo que não falamos. Antes de mais, desejo que esteja tudo bem consigo.
Por aqui tudo bem. A minha filhota mais nova ficou em isolamento profilático devido a um caso de covid na sua turma, mas vai regressar sexta-feira. Com ela tudo bem.
De resto tudo como sempre e cá continuo em teletrabalho e sem data de regresso.

O que me traz aqui é uma fêmea azul de diamante de gould que observei estar embolada mais vezes que aquelas que desejaria ver no fim de semana passado. Na segunda-feira separei-a e coloquei-a a calor com uma lâmpada de aquecimento numa gaiola pequenina e estou a dar-lhe zooserine por 3 dias, como manda a receita.
Mando-lhe uma foto das fezes que foi como aprendi consigo para ajudar no diagnostico. Ela está muito magrinha, mas algo que não estava no final de julho quando coloquei o pulmosan a todos e os observei a miude.
Continuo a ter alguns passarinhos com falhas de penas na cabeça e à volta do pescoço. Os mais jovens recuperaram, mas os outros mais velhitos não. Uma fêmea em estado crónica está toda careca.

Aguardo sua resposta ou pedido de mais alguma informação para me ajudar a tratar deste passarinho.
Um grande abraço,

Paulo Fêmea azul embolada Img_8910
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea azul embolada Empty Re: Fêmea azul embolada

Mensagem  Ferreira Qui 01 Out 2020, 17:21

Boa tarde Paulo Bento.
Desculpa de só agora estar a responder.
Quer dizer o sars2/covid19 bateu-te à porta! A tua filha está a onde?
Vem já curada ou ainda assintomática?
Põe-te a pau! Filha é filha mas primeiro está o pai que é mais vulnerável.
Quanto aos pássaros. Por coincidência ando a ler uns artigos de diversas Faculdades de Veterinária de estudos recentes em especial portuguesa, espanhola e brasileira sobre As peladas e crescimento dos bicos e unhas dos pássaros, que se pensava ser o ácaro subcutâneo e na realidade trata-se de mais um CORONA VIRUS/ CIRCOVIRUS das catatuas que se passaram para diversos psitacídeos, primeiro australianos e depois aos africanos e americanos e por fim a todos os passeriformes australianos, asiáticos e recentemente aos europeus e a todos na Europa. Mas segundo os estudiosos sobre a matéria, em especial os portugueses e espanhóis o maior problema é as bactérias associadas ao vírus, entre elas e a que mais estragos faz é a bactéria Chlamydia psittaci que tanto atacas as vias respiratórias, como o tubo digestivo e também o cérebro. Segundo diz uma Veterinária portuguesa que está no estudo, o melhor para atenuar o vírus e combater esta bactéria é a Doxycyclina mas administrada durante um logo tratamento (45 dias) e que está em estudo uma vacina na Faculdade de Barcelona para combater o vírus que tem o nome PBFDV (do inglês Psittacine Beak and Feathers Disease Virus)= Doença do Bico e Penas dos Psitacídeos.
Quanto ao pássaro, recomendo que lhe administres mais 3 dias o Zoocerine uma vez que é feito há base de tetraciclina ( a base antiga da doxiciclina) e entretanto compras então Chevita Doxycyclin-T, ou Tabernil Doxiciclina e administras por 45 dias, fazendo um intervalo de dois dias por cada 5.

Um abraço e boas melhoras para a tua filha, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea azul embolada Empty Fêmea azul embolada

Mensagem  Paulo Bento Sex 02 Out 2020, 14:31

Boa tarde senhor Ferreira,

Acho que entendeu mal. A minha filha nunca mostrou nenhum sintoma de covid19, mas não posso dizer que ela era assintomática, pois não fez o teste. A médica no final do período de 14 dias de isolamento não receitou o teste de qualquer modo e liberou-lhe o isolamento. Ela reiniciou as aulas hoje. Assim acreditamos que ela nem sequer desenvolveu a doença. Porém já fez o teste serológico e aguardamos resultado, só pelo sim pelo não.

Obrigado, contudo, pela preocupação.

Quanto à passarinha, vou fazer como diz em relação ao zooserine. Acho que já está melhor, mas também ela anda no quentinho, por isso, não tenho uma total certeza.
Quanto ao resto da medicação permita-me só mais uns esclarecimentos, sem discordar no tratamento, obviamente. Tenho umas dúvidas ... então se é para atenuar o virus ... e o que fazer aos outros? Esta parte não entendi, pois eles estavam todos juntos.
Mais, pode dizer-me como ter a certeza que é esse tal virus? É pelos efeitos nas penas?

Um abraço e um bom fim-de-semana,
Paulo Bento
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea azul embolada Empty Re: Fêmea azul embolada

Mensagem  Ferreira Sex 02 Out 2020, 16:44

Boa tarde Paulo Bento.
Deus queira que acuse negativo.
Não houve nenhum equivoco da minha parte! Provavelmente a sua filha não se encontra em Portugal e se está certamente em algum colégio privado, pois se estiver num estabelecimento de ensino publico e em Portugal e se algum aluno acusar a doença, fazem testes a toda a turma, familiares e com quem a pessoa esteve e alem dos testes que fazem ficam todas as pessoas em confinamento.
Quanto aos seus passarinhos, se um está doente com a doença que descrevi, todos também estão pelo menos assintomáticos e se calhar também o Paulo Bento.
Leia os artigos que lhe envio, são vários, mas só para ter conhecimento do que lhe digo envio-lhe 3 links sobre a questão.

https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/2397/1/Estudo%20sobre%20a%20detec%C3%A7ao%20do%20circovirus%20aviario%20psitacideos%20domesticos%20na%20regiao%20de%20Barcelona%20Espanha.pdf

https://knoow.net/ciencmedicas/veterinaria/doenca-do-bico-e-penas-dos-psitacideos/

https://myanimals.com/pt/doenca-do-bico-e-das-penas/

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Paulo Bento gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea azul embolada Empty Fêmea azul embolada

Mensagem  Paulo Bento Sex 09 Out 2020, 10:43

Bom dia senhor Ferreira,

O teste da minha filha deu negativo para anticorpos do Covid. Um colega testou positivo. Toda a turma foi para casa, mas não fizeream testes a ninguém desde que assintomáticos. Como ela não teve sinais fomos fazer o teste.
Ela está a estudar em Lisboa.

Quanto aos pássaros e particularmente a minha doente. Os diamantes não são psitacidios, pois não? Este virus também se aplica a eles?
A minha fêmea está melhor, mas quando a mudo para a gaiola grande, sem o calor, fica rapidamente embolada. Por isso continua fraca e mudo-a de novo para a gaiola com o calor.

Para ser sincero, estou um pouco na dúvida se vou dar à diamante um medicamento tão extenso no tempo ... desculpe a franqueza. Esta nem tem problemas de penas.

Um abraço,

Paulo Bento

Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea azul embolada Empty Re: Fêmea azul embolada

Mensagem  Ferreira Sex 09 Out 2020, 12:00

Bom dia Paulo Bento.
Ainda bem que deu negativo.
Quanto aos pássaros. Não, os diamante Gould pertencem há classe dos passeriformes e os psitacídeos pertencem há classe dos psitaciformes.
O pássaro é seu e o amigo tem o direito de duvidar, mas para ficar mais tranquilo, alem da documentação que lhe enviei e que tem muita matéria nova, aqui vai a tese de Doutoramento de uma alentejana de Évora e é a este texto que actualmente recorro quando tenho duvidas.
Felizmente estão a aparecer muitas coisas de outros estudiosos que não brasileiros e com estudos recentes.
Bem haja há Dra. Daniela e a todos os que queimam pestanas durante horas a fio para bem dos nossos animais ditos domésticos.
  http://www.rdpc.uevora.pt/bitstream/10174/25605/1/Mestrado-Medicina_Veterin%C3%A1ria-Daniela_Maria_da_Silva_Clemente-Cl%C3%ADnica_de_animais_de-companhia.pdf

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Paulo Bento gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea azul embolada Empty Fêmea azul embolada

Mensagem  Paulo Bento Sex 09 Out 2020, 12:16

Boa tarde senhor Ferreira,
Obrigado. Vou ler, apesar que é um documento e tanto ... não sei se dá para as minhas pestanas.
Não é duvidar, mas só não tratar por excesso. Ela está muito magra. Ainda agora peguei nela e está mais magra ainda. Sad
Abraço,
Paulo
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea azul embolada Empty Re: Fêmea azul embolada

Mensagem  Ferreira Sex 09 Out 2020, 21:20

Boa noite Paulo Bento.
Quando saí do Serviço Militar obrigatório e me dediquei a 100% aos passarinhos e como anteriormente já lia muita coisa e infelizmente tratavam todos por igual, decidi tirar dois anos na faculdade de Medicina Veterinária em Lisboa para compreender a morfologia das aves e a partir daí compreender as diversas maleitas com auxilio a mestrados em especial de brasileiros que davam cartas ao Mundo na área e só muito recente começaram a aparecer mestrados de europeus conjuntamente com americanos e investigação em especial de portugueses e espanhóis.
Dúvida sim! Eu não estou a pedir para ler tudo, mas simplesmente a parte que diz respeito há doença do bico e das penas, mas pode ler outros artigos sobre doenças nos passarinhos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Paulo Bento gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea azul embolada Empty Re: Fêmea azul embolada

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos