Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Falha de penas no topo da cabeça

2 participantes

Ir para baixo

Falha de penas no topo da cabeça Empty Falha de penas no topo da cabeça

Mensagem  Paulo Bento Sáb 04 Jul 2020, 18:45

Boa tarde senhor Ferreira,
Espero que esteja tudo bem consigo antes de mais. Por aqui tudo bem.
Já lá vai algum tempo desde que falámos ... porém tenho observado 3 passarinhos jovens já nascidos aqui em minha casa com falhas no topo da cabeça em cima do bico:
1) jovem macho de 7 meses azul;
2) jovem fêmea de 7 meses clássica cabeça laranja (com muitas manchas de preto).
A fêmea parece ter uma caspa ... o macho só falhas e perto encontro um canudinho pequeno. Em ambos continuo a ver alguns canudinhos na cabeça, mas fiquei na dúvida se pode dizer se isto é algo que não deva estar a acontecer ou se deixo passar o tempo da muda completa?
Entretanto no final de julho vou dar o pulmosan a todos.
Todos os outros passarinhos fizeram a muda da pena e está quase a terminar. Só uma não recuperou ...
Seguem fotos abaixo.
Obrigado e um abraço,
PauloFalha de penas no topo da cabeça Img_7611
Falha de penas no topo da cabeça Img_7610
Falha de penas no topo da cabeça Img_7612

Falha de penas no topo da cabeça Img_7614
Falha de penas no topo da cabeça Img_7615
Falha de penas no topo da cabeça Img_7613

Falha de penas no topo da cabeça Img_7616
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Falha de penas no topo da cabeça Empty Re: Falha de penas no topo da cabeça

Mensagem  Ferreira Sáb 04 Jul 2020, 22:04

Boa noite Paulo Bento.
Se está a pedir ajuda é porque por enquanto não tem o maldito americano, ou é mais forte que ele Twisted Evil
Não se esqueça de meter o nome no fim
Vamos lá então:
O macho azul de cabeça vermelha/laranja, tem de facto umas peladas junto ao bico, mas como tem a cabeça completamente cheia de peninhas a nascer, penso que a coisa acaba por se compor (tapar) embora essas peladas sejam originadas por ácaros e não naturais, por esse motivo, aconselho-o a besuntar essa zona com pomada de PROPÓPLIS e aplicar então uma gota de Pulmosan mas na pele do pescoço do lado esquerdo. Repetir ao fim de 3 dias e depois ao fim de 21 dias a contar da ultima aplicação e na água de beber, administra o Aminovit-L.
Eu tenho explicado diversas vezes a questão dos cabeça laranja e aqui vai mais uma vez mas resumido.
A cor laranja na cabeça dos D. Gould é natural e não devido a cruzamentos entre mutantes, em que nascem 10% tanto nos bandos de cabeça vermelha como nos de cabeça preta, sendo que em estado selvagem, nos de cabeça preta a cor laranja é bastante brilhante, parecendo mais dourada que outra coisa. Como em cativeiro foram e continuam a serem cruzados as duas espécies, esse tom brilhante desapareceu, se bem que de vez enquanto aparece um com essa cor de cabeça.
A fêmea de cabeça laranja, em termos de cor é normalíssima, quer dizer que a proveniência é dos de cabeça preta e com o tempo as penas pretas disfarçam-se com as de cor laranja. Se a sua descendência fosse dos de cabeça vermelha também tinha peninhas de cor vermelha, mas como o vermelho é mais parecido com o laranja não se nota tanto. As peladas que tem preocupam-me, uma vez que é já sarna declarada. A esta vai aplicar mais vezes o própolis e aplicar o Pulmosan mas mais uma vez que ao azul, ou seja, aplica uma vez, depois passado 3 dias, depois passado uma semana e por ultimo passado 21 dias.
Os ácaros vêm nas sementes e não há nada a fazer, contudo, por razões várias uns são mais frágeis e o sistema imunitário não actua como devia, daí, uns manifestarem os parasitas e outros não.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

José Azedo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falha de penas no topo da cabeça Empty Falha de penas no topo da cabeça

Mensagem  Paulo Bento Sáb 04 Jul 2020, 22:21

Boa noite senhor Ferreira,
Sim vai tudo bem e sem o "bicho amaericano" Very Happy .
Obrigado pela sua resposta. Irei fazer como diz. Não tenho cá esse propoplis. Procuro na farmácia?
Já agora, devo tambem colocar no 3ª (nao mandei foto), mas esta muito careca.
Um garnce abraco,
Paulo
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Falha de penas no topo da cabeça Empty Falha de penas no topo da cabeça

Mensagem  Paulo Bento Sáb 04 Jul 2020, 22:34

Boa noite de novo,
Nao comentei a questao da cor da cebeca. Eu vi a sua explicacao para a Lara. Aparentemnete tivemos ambos um caso de uma femea menos comum. Os pais sao ambos classicos de cabeca laranja mas nao sei os antecedentes. Engrcado que ambos tem peito roxo, mas houve um macho que saiu com peito branco.
O outro casal de cabeca vermelha, ele peito branco e ela peito roxo, sairam filhotes um casal trocado na cor do peito, que eu nao tinha. Fiquei muito contente.
Grande abraco e mantenha~se afastado do americano.
Paulo
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Falha de penas no topo da cabeça Empty Re: Falha de penas no topo da cabeça

Mensagem  Ferreira Dom 05 Jul 2020, 00:13

Boa noite Paulo Bento
Desculpa Paulo bento mas não resisto a explicar a quem ler o que realmente se passa. É uma vergonha a comunicação Social Mundial e em especial a portuguesa só sair de vez enquanto umas mínimas coisas e só com o intuito de mais tarde, quando houver uma hecatombe mundial dizerem que avisaram.
Não tenha dividas! o que se está a passar é uma guerra biológica por causa da posse dos dólares e foi a CIA que trabalhava no Laboratório conjunto sino/americano em Wuhan que espalhou o vírus. a primeira tentativa foi em 2002 com o nome de SARS-CoV-1, fez estrago mas não ao ponto de destruir a economia chinesa. Em 2012 tornaram novamente a atacar os chineses e espalharam o vírus com o nome MERS-CoV, sendo este uma estirpe dos animais do Médio Oriente, fez estrago mas não deitou o chineses a baixo. Os chineses ficaram tão furiosos que começaram a roubar ilhéus e rochedos aos Japoneses, sul coreanos e vietnamitas com o intuito de fazerem fortificações, bases aéreas e navais com o intuito de protegerem a sua costa marítima e ainda hoje, andam constantemente às turras com os americanos no mar da china. Raro é o dia que não afundem barcos de parte a parte. Como mesmo assim, o trampa américas não deita a economia a baixo, toca a lançar mais um corona (vírus que coabita numa espécie animal), desta feita em 2019 com o nome SARS CoV-2 (COVID-!9). Resumindo:
Andando o trampa e demais lacaios sem as ventas tapadas, veja se algum deles já apanhou o vírus! Claro que não e porquê! Porque na Guerra Biológica primeiro fazem o antidoto e só depois criam a peste, ora os cavalheiros andam sem máscara porque estão protegidos pelo antidoto, tão simples quanto isso Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Sad .
Quanto ao outro pelado, faz exactamente igual.
Quanto ao própolis, o primeiro que comprei foi à muito na Avisan a um individuo de Tavira e que deixou de ir a Santarém com a primeira crise, mas que tem um sitio http://aquapicanco.com/loja-online/categoria/passaros/produtos-e-medicamentos-2/de-imme-propolis-pomada-20ml/ mais tarde comprei na farmácia este que por sinal tem um aplicador e por conseguinte não precisamos de empregar o dedo. https://www.solmirco.pt/suplementos-alimentares/protetor-labial/151-propolis-balsamo.

Um abraço, Ferreira


Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

José Azedo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falha de penas no topo da cabeça Empty Falha de penas no topo da cabeça

Mensagem  Paulo Bento Seg 06 Jul 2020, 12:39

Bom dia senhor Ferreira,

Já tenho a pomada ... É uma pomada de cor preta ou castanho muito escuro, não é? Consegui encontrar no Celeiro, pois nas farmácias não tinham.

Tenho mais uma questão, em relação à vezes que tenho de aplicar a pomada ... Devo aplicar a pomada sempre que aplico o pulmosan, ou só uma vez no caso do azul.
Para a fêmea falou-me em aplicar mais vezes. Eu compreendo que tenho de aplicar o pulmosan mais vezes, mas o propolis é para pôr as mesmas vezes que o pulmosan? Se não quando e quantas vezes? O que propõe.

Grato desde ja, deixo um abraço,
Paulo Bento
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Falha de penas no topo da cabeça Empty Re: Falha de penas no topo da cabeça

Mensagem  Ferreira Seg 06 Jul 2020, 18:58

Boa tarde Paulo Bento.
O do AquaPicnço é castanho escuro, o que tenho actualmente é castanho claro. Não interessa a cor, até porque quanto mais escuro for mais natural é.
Tal como uma ferida deve ser tratada de 3 em 3 dias, a aplicação do Própolis também e até já não apresentarem essas peladas.
Só para seu conhecimento:
O Própolis é uma camada orgânica antibiótica e fúngica das abelhas com que forram os Alvéolos dos favos antes de serem depositados os ovos e é com este material que tapam os alvéolos tanto com larvas como com o mel, se bem que o das larvas é mais escuro porque são várias camadas.
Na minha casa quando era pequenino, era utilizado o Própolis para tudo que fosse problemas na pele incluindo feridas. Escusado será dizer que tinha-mos colmeias e eu continuei a tê-las até aos anos 90, em que houve um violento incêndio onde as tinha e arderam todas, a partir daí nunca mais as tive. Sad

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Falha de penas no topo da cabeça Empty Falha de penas no topo da cabeça

Mensagem  Paulo Bento Seg 13 Jul 2020, 22:55

Boa noite senhor Ferreira,
Passou uma semana do tratamento e venho mostrar-lhe a fêmea ... Parece que da sarna está melhor, mas a pomada também parece arrancar-lhe as penas! É assim?
Um abraço,
Paulo Bento

Falha de penas no topo da cabeça Img_7617
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Falha de penas no topo da cabeça Empty Re: Falha de penas no topo da cabeça

Mensagem  Ferreira Ter 14 Jul 2020, 19:06

Boa tarde Paulo Bento.
Vamos ver se é desta que consigo enviar. Tenho o PC e teclado marado Twisted Evil
Isso é normal acontecer e não é a pomada que faz isso mas sim os ácaros. Eu explico:
Estes ácaros que provocam a dita sarna, vivem entre as duas camadas da pele (entre a derme e a epiderme) e alimentam-se em especial dos folículos das penas (raízes), ora ao alimentarem-se cortam as raízes e nós ou os pássaros a coçarem-se elas caem porque estão soltas.
Tem que continuar a aplicar a pomada, primeiro porque ainda tem carapelas e segundo, ainda não se sabe se as crias nasceram ou morreram.
Como estamos em Julho pode ser que nasçam folículos e crie penas, caso contrário vai ter a fêmea careca até ao ano que vem lol!
Pergunto se o azul recuperou ou também está careca.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Paulo Bento gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falha de penas no topo da cabeça Empty Falha de penas no topo da cabeça

Mensagem  Paulo Bento Ter 14 Jul 2020, 21:55

Olá senhor Ferreira, boa noite,

Ok, entendo, mas diga-me uma coisa sff ... eu pus à fêmea a pomada na segunda-feira passada, 3 dias depois e ontem (uma semana após a primeira aplicação, pois não estive cá em Lisboa no fds) e vou colocar a próxima vez quinta-feira ... mas o pulmosan só ponho daqui a 21 dias (ou a contar da segunda-feira), não é?
Falha de penas no topo da cabeça Img_7618
Quanto ao azul, não vejo nada de especial ... mas coloquei como indicou, segunda passada, 3 dias depois e 21 dias após. Segue foto. Devo pôr mais vezes a pomada?

Um abraço e obrigado,

Paulo Bento
Falha de penas no topo da cabeça Img_7618
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Falha de penas no topo da cabeça Empty Re: Falha de penas no topo da cabeça

Mensagem  Ferreira Qua 15 Jul 2020, 10:55

Bom dia Paulo Bento.
O azul está melhor mas ainda tem uma pelada junto ao bico.
Eu disse! Aos dois, aplicar uma gota na pele do pescoço no lado esquerdo, tornar a aplicar passado 3 dias e depois passado 21 dias após a ultima aplicação e aplicar a pomada Própolis de 3 em 3 dias até estarem curados. Se fez um interregno por motivos que não interessam, assim que chegou devia ter feito o tratamento.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

José Azedo e Paulo Bento gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falha de penas no topo da cabeça Empty Falha de penas no topo da cabeça

Mensagem  Paulo Bento Qua 15 Jul 2020, 11:04

Olá senhor Ferreira, bom dia,
Então fiz exatamente como tratamento proposto, pois eu pus o pulmosan na segunda-feira, anteontem. A minha questão era se continuaria a pôr o tratamento (pulmosan) alinhado com a pomada (Propolis), o que eu acharia muito...

Obrigado e um abraço,
Paulo
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Falha de penas no topo da cabeça Empty Re: Falha de penas no topo da cabeça

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos