Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cor da cabeça d.gould

2 participantes

Ir para baixo

Cor da cabeça d.gould Empty Cor da cabeça d.gould

Mensagem  LaraO. Dom 21 Jun 2020, 09:33

Bom dia Sr. Ferreira,

Afinal ainda lhe venho perguntar mais uma coisa, que só ontem começamos a notar.
A filha do nosso casal d.goulds, estava com a cabeça laranja como o pai, aliás na muda é o que falta praticamente. Mas reparamos que está a ficar mais preta na cabeça é o laranja a desaparecer. Anexo fotos, acha que vai ser preta ou laranja?

Obrigada e um beijinho.
Lara Oliveira
Cor da cabeça d.gould P_202031
Cor da cabeça d.gould P_202032
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 41
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Cor da cabeça d.gould Empty Re: Cor da cabeça d.gould

Mensagem  Ferreira Dom 21 Jun 2020, 12:22

Bom dia Lara Oliveira.
Desculpe de ontem não lhe retribuir as saudações e nem tão pouco me despedir após escrever, são sinais da velhice embora ainda tenha espírito de jovem, mas a cabeça começa de vez enquanto a falhar e especial quando estou concentrado em outra coisa lol!
Essa fêmea é cabeça laranja de cruzamentos entre os cabeça preta e cabeça vermelha, Se for ao contrário a mancha laranja é maior.
Passo a explicar
Na natureza! Os D. Goulds de cabeça preta e os de cabeça vermelha não vivem juntos embora as duas espécies sejam naturais do TERRITÓRIO do NORTE (Austrália) mas tendo o GOLFO de CARPENTÁRIA a separá-los, sendo que os de cabeça preta (os primeiros a serem encontrados pelo Sr. John Gould) são originários da parte norte do Golfo e os de cabeça vermelha da parte Oeste do mesmo Golfo, encontrados pela viúva do Sr. John Gould muito mais tarde e na época pensava-se que eram espécies diferentes e só depois de descobrirem que ambas as espécies nasciam 10% com cabeças dourado da parte dos de cabeça preta e 10% laranja clara da parte dos cabeça vermelha é que viram que se tratava da mesma espécie. Na natureza, e eu desde 1967 até 2009 nasciam-me de vez enquanto (10%) com cabeça dourada e laranja clara, isto porque mantinha as espécies separadas, ou seja, não cruzava cabeças pretas com cabeças vermelhas, infelizmente tive um incêndio no aviário e morreram-me todos Sad Só em 2011 é que comecei de novo mas cabeças douradas nunca mais tive ou vi! isto porque nos anos 80/90 começaram a cruzar os de cabeça diferentes, estragaram tudo e assim apareceram os de cabeça laranja mais carregado. Dito isto!!
Essa fêmea é um clássico com sangue de cabeça vermelha/preta, que por esse motivo nascem assim.

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cor da cabeça d.gould Empty Re: Cor da cabeça d.gould

Mensagem  LaraO. Dom 21 Jun 2020, 16:16

Boa tarde Sr.Ferreira,

Não tem mal, também há muito que já não dava novidades.
É extraordinário como sabe tanto, devia escrever livros sobre os d.gould 😊 Até lá espero q viva ainda por muito anos pra me ajudar a desvendar todas as curiosidades sobre os passarinhos.
Este minha fêmea é filha de classicos, mãe cabeça preta e pai cabeça laranja. Fala-me de cabeça vermelha... Não sei se entendi bem, a esta fêmea é um caso raro? Pois não sei se percebi bem quando fala em "dourado" com preto.

Obrigada e um beijinho.
Lara Oliveira.
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 41
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Cor da cabeça d.gould Empty Re: Cor da cabeça d.gould

Mensagem  Ferreira Dom 21 Jun 2020, 18:04

Boa tarde Lara Oliveira.
Peço-lhe que leia tudo o que escrevo aqui num PC, nos telemóveis não aprece tudo e quando aparece as pessoas passam simplesmente com os olhos por cima Twisted Evil
Eu escrevi de maneira que qualquer pessoa compreenda, claro, em computador não ma M**** dos telemóveis. Evil or Very Mad
Para compreender porque sei isso tudo além de à posteriori confirmar quando os comecei a criar em 1967, note, nesta altura todos os que havia há venda eram de origem selvagem.
Sou filho de um Militar e como tal, o meu pai foi mobilizado em 1950 para a Guiné e levou a família com ele e foi aí com a ajuda do seu impedido (soldado raso que servia para fazer todo o tipo de recados e mandados, cá também havia impedidos brancos! Nessa altura na Guiné não havia soldados brancos, eram todos negros apanhados à rede e incorporados à força no Exército Twisted Evil . Acontece que esse impedido de nome João e que vivia conosco, era amante da passarada e então levava-me com ele para apanhar pássaros com armadilhas e nos ninhos lol! . Despois de fazer a 4ª classe e admissão aos Liceus e cursos técnicos, o meu pai pôs-me a estudar primeiro nos Pupilos do Exército, mas como não gostava daquilo porque era tropa a mais, já bastava viver dentro de quarteis, quanto mais estudar dentro da disciplina Militar, por esse motivo, fui então estudar para outra Instituição militar mas com práticas de um colégio civil em Sto. Amaro de Oeiras onde estive até completar o Curso Comercial e depois transitei para a Universidade de Ciências onde completei o bacharelato de Económicas e Financeiras. Mas como estava a dizer, quando estive em Oeiras, há Sexta Feira ia de comboio até ao Cais do Sodré onde depois apanhava uma carrinha Militar que fazia a recolhas de todos os filhos de Militares que estudassem el Lisboa para trazer-nos para Vendas Novas e ao Domingo fazia-se o regresso. Acontece que uma vez na Estação do Cais do Sodré em 1960, vi os D. Gould pela primeira vez e foi amor à primeira vista Very Happy. por esse motivo, chegava mais cedo de propósito a Lisboa e comecei a correr as casas de pássaros que havia nessa altura na Baixa e ao mesmo tempo comecei a comprar toda a espécie de livros que falassem nos D. Gould e foi uma grande decepção! Todos diziam a mesma coisa e por esse motivo, entrei em contacto com a Embaixada Australiana para que me enviassem toda a espécie de livros que tivessem sobre a matéria e assim foi! Passado uns 2 meses apareceu no Lar dos Filhos dos sargentos e oficiais (Sto. Amaro de Oeiras, um Secretário da Embaixada da Austrália com muita documentação assim como diversas direcções de instituições ornitológicas australianas. Como no principio da minha Carreira fiquei a trabalhar em Lisboa e como tinha recebido uma herança por falecimento da minha mãe, toca a ir ao Chique das Avenidas e encomendar dois casais de D. Gould (ano de 1967) que só chagaram directamente da Austrália despois de fazerem a quarentena na Holanda, passado 6 meses e custaram-me na altura 32.000§00, note que o meu ordenado nessa época era de 2.100§00 lol! e foi assim que fiquei por dentro em tudo sobre os D. Gould em estado Selvagem e poder aplicar em cativeiro especialmente na alimentação e época de criação.
Quanto às suas duvidas.
Como disse anteriormente, leia isto e o que escrevi anteriormente num PC e ficará a saber o motivo da cor da cabeça da sua fêmea.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cor da cabeça d.gould Empty Re: Cor da cabeça d.gould

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos