Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quando retirar o ninho dos gould

2 participantes

Ir para baixo

Quando retirar o ninho dos gould Empty Quando retirar o ninho dos gould

Mensagem  rclaroma Sex 24 Abr 2020, 21:11

Boa tarde Sr. Ferreira,

Tenho 2 casais de gould a criar, sendo que um deles a femea poe ovos no entanto nao os choca, ja não sei o que fazer pois está nesta situação há dois meses, existe alguma coisa que possa fazer para a femear comecar a chocar? o macho esta sempre a levar fios para o ninho pois tem sempre o material disponivel, e com isso nao para de fazer o ninho no entanto os ovos vao ficcando por baixo, ou seja esta sempre a construir o ninho sobre ovos.

O outro casal teve duas crias que sairam do ninho faz 3 dias, a minha questão é quando devo tirar o ninho, pois os piquenos não vão para lá, no entanto os pais durante a noite vão para o ninho. Neste momento estou a pensar misturar na agua um pequena quantidade de vinagre de maca para desparasitar e prevenir, isto correcto? Que devo ter mais em conta?

Desde já agradeço a sua atenção

Rui Martins

rclaroma

Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Quando retirar o ninho dos gould Empty Re: Quando retirar o ninho dos gould

Mensagem  Ferreira Sáb 25 Abr 2020, 12:25

Bom dia Rui Martins.
Para começar, o amigo tem que ler e responder num PC e não no telemóvel, é que lendo e escrevendo no telemóvel há palavras e acentos que não são escritos/lidos
Tudo errado na criação de D. Gould
Para começar vai-me dizer o que lhes dá de alimentação incluindo suplementos alimentares e tipos.
Vamos lá então elucidar o amigo:
Os D. Gould são aves do Hemisfério Sul e mesmo a viverem no Hemisfério Norte não perderam o seu ciclo de reprodução, sendo assim, a época normal de criação é quando lá é Primavera, ou seja, a partir de Setembro/Outubro e prolonga-se até Janeiro/Fevereiro. Dito isto, à muito que os D. Gould deviam estar em repouso para fazerem a muda de penas anual e assim estarem em plena forma quando chegar a época de criação.
Tira as caixas ninho aos dois casais e as crias só são separadas dos pais quando tiverem pelo menos 45 dias de vida, ou seja, quando os diamantes dos cantos do bico secarem e caírem.
O vinagre de cidra não mata parasitas, quanto muito regula os intestinos por é um potente antioxidante e borrifado nas penas serve de repelente aos parasitas.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quando retirar o ninho dos gould Empty Re: Quando retirar o ninho dos gould

Mensagem  rclaroma Seg 27 Abr 2020, 14:01

Boa Tarde Sr. Ferreira,

Desde já agradeço a sua atenção.

Para o enquadrar melhor no assunto permita-me informar que vivo en Valência, Espanha.

Estes 2 casais estão no exterior ( mas abrigados ) numa gaiola de cria de 1M com a separação a meio. Desde o ano passado que tenho os 2 casais separados e sempre lhes proporcionei o ninho , ou seja, nunca o tirei, por desconhecimento.

Relativamente á alimentação que forneço é uma mistura que compro numa casa agrícola, será 65/70% alpista, adicionalmente  forneço uma pasta de cria amarela ( Pasta Amarilla Mórbida (Raggio di Solé)) que têem á disposição sempre num comedouro separado, além disso durante uma semana no mês misturo na água um pouco de vinagre de maçã de modo a prevenir parasitas.

Outra questão é tendo em conta que o outro casal não tem crías e retirei o ninho, quando as crías do deste casal já atingiram os 45 dias posso tirar a seperação da gaiola e ficarem todos juntos?

Entendo que agora ao retirar os ninhos eles vão entrar na muda é necessário alguma atenção em especial ou complemento vitamitico para lhes dar?

Tenho duas banheiras para colocar, quando será a altura mais indicada de as colocar?

A nivél da desparatisação interna e externa verifiquei que se fala muito de Pulmosan, gostava de saber a sua opinião e indicações de como e quando utilizar.

Outra questão prende-se com os seguintes complementos vitamínicos:

- Tabernil Comlexo B
- Tabernil AD3E
- Tabernil Muda
- OMNI-VIT ( versele-laga)

Já ouvi e li tanta coisa sendo que uns dizem uma coisa e outro dizem outro e acabo por me perder, relativamente aos complementos referidos quando é que devem ser administrados e para que situações?

Peço desculpa pelas perguntas todas,

Melhores Cumprimentos

Rui Martins

rclaroma

Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Quando retirar o ninho dos gould Empty Re: Quando retirar o ninho dos gould

Mensagem  Ferreira Ter 28 Abr 2020, 23:48

Boa noite Rui Martins.
Si te sientes más cómodo escribiendo en castellano puedes hacerlo porque domino la lengua castellana.
Há um velho ditado português que diz! Casamento apartamento, portanto nada de juntar os casais, cada casal na sua gaiola ou compartimento.
As caixas ninho têm que ser tiradas impreterivelmente no principio de Março, isto para que os D. Gould deixem de criar e entrarem em muda de penas e repouso, metendo -se então as caixas ninho em fins de Agosto/princípios de Setembro para iniciarem a criação. Nesta fase muito complicada na vida dos pássaros, alem de um comedouro sempre com papa e outro com GRIT devemos dar-lhes um complexo vitamínico para os ajudar nesse esforço que pode ser o OMNI-VIT ( versele-laga) no máximo durante 15 dias seguidos e depois só novamente quando tiverem crias com 30 dias de vida.
Alimentação base. Que mais sementes tem essa mistura, uma vez que dizes que tem 65/70% de alpista?
Quanto à papa, sim pode ser a papa amarela da Raggio di Solé uma vez que tem ovo e é húmida. dar sempre até eles a deixarem de a comer, que será quando completarem a muda e estiverem em plena forma, depois torna a meter a papa quando os meter a criar.
Que não lhes falte GRIT https://www.tiendanimal.es/grit-para-aves-cunipic-p-11607.html
Sim pode de vez enquanto meteres vinagre de cidra há razão de 2 colheres de sopa para um litro de água. Atenção que o vinagre de cidra não mata nem serve de repelente para parasitas internos. O que o vinagre de cidra faz é não deixar criar fungos de espécie alguma no bico e garganta dos pássaros
Para os desparasitar anualmente internamente é com https://www.tupienso.com/tabernil-vermicida
Para desparasitar externamente de vez enquanto é com https://www.tupienso.com/pajaros/antiparasitos-pajaros/insecticida-menforsan-aves
Quanto a suplementos vitamínicos. Basta administrares como sistema durante 5 dias seguidos/mês Complexo-B, a marca não interessa.
Quanto a suplementos para reprodução, não administres todos os que forem AD3E porque a vitamina-A é toxica para os D. Gould quando em excesso. Administra antes o Seriferol que é excelente e não tem misturas https://www.tupienso.com/seriferol-vitamina-e
Penso que respondi a tudo. Todas as duvidas que tiver é só perguntar porque estou nisto para ajudar quem necessita.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quando retirar o ninho dos gould Empty Re: Quando retirar o ninho dos gould

Mensagem  rclaroma Qua 29 Abr 2020, 10:54

Bom dia Sr. Ferreira,

Desde já agradeço a sua esplicação.

Neste momento tenho 6 gould ( 3 casais) no entanto tenho-os divididos em 3 gaiolas, sendo que neste momento estou a construir um pequeno viveiro, tinha a ideia de os juntar todos e na altura da reprodução ( finais de Agosto) colocar cada casal na sua gaiola de cria, isto é correcto? Ou o viveiro é só para os pequenos e quando se junta casais já não voltam ao viveiro e ficam sempre na jaula de cria?

Outra dúvida é quando se junta o casal para reprodução devemos colocar uma grade de separação na gaiola ( durante uma semana ) para que o casal esteja separado e com isso aumenta o estimulo para reproduzir, isto é correcto? De igual modo que já ouvi que se deve colocar primeiro o macho para que este começe a fazer o ninho e só posteiror a fêmea, é certo?

Sei que são bastantes perguntas e muitas até poderam ser tontas no entanto não quero cometer os mesmos erros de este ano não só pela cria mas também pela saúde dos Gould.

Destes 3 casais só o casal de clássicos criou ( 2 crias ) e já tarde pois neste momento as crias ainda sao pequenas (não voam), e tendo em conta que fui eu que os juntei e não eles que escolheram o seu par poderá ter influência na altura de criar ou não, por exemplo um dos casais a femea so põe ovos mas não os choca e está sempre neste processo o outro casal nem ovos meteu e não os vi minimamente dispostos a isso, posso dizer-lhe que hoje tirei o ninho e tinha como uns 15 ovos, é possivél saber se estes ovos estão galados? se os encubar numa encubadora artificial poderá sair alguam coisa?

Relativamente á alimentação têm sempre Grit disponivél, assim com, o osso de choco, sendo que a mistura além da alpista  tem ''mijo blanco, mijo japones, panizo e negrillo''.

O desparasitante interno que refere da tabernil é colocado tambem na junção da asa ou diluido em água?

Desde já agradeço toda a sua atenção,

Melhores Cumprimentos

Rui Martins

rclaroma

Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Quando retirar o ninho dos gould Empty Re: Quando retirar o ninho dos gould

Mensagem  Ferreira Qua 29 Abr 2020, 15:03

Bom dia Rui Martins.
O problema principal no dizem por dizerem, é que quem fala sobre o assunto foi ou é criador de canários e depois querem aplicar o mesmo na criação de D. Gould, o que é totalmente diferente.
para compreender.
Os canários são aves bigâmicas, ou seja, não formam casal para sempre e um macho acasala com diversas fêmeas ao mesmo tempo.
1--Os D. Gould escolhem-se entre si e formam casal para a vida inteira, isto em estado selvagem, acontece que que em geral somos nós que escolhemos o casal e eles na maioria das vezes aceitam-se, mas caso estejam acasalados só por interesse e se os juntarmos a outros, acabam por se desinteressar e formarem casal com outros, se dermos por isso, e se não nos importarmos não há problema, o problema é caso não repararmos nisso e quando os juntarmos outra vez e eles não se aceitarem, resultado, o macho carrega os materiais ninho, a fêmea põe ovos mas não são galados e caso sejam galados à força não os chocam e muito menos querem saber dos filhos e como se costuma dizer, vale mais um pássaro na mão que dois a voar, ou seja, deixa ficar os casais nas respectivas gaiolas a vida inteira e na voadeira mete então as crias quando estiverem capazes de sobreviverem sozinhas.
2--Não se deve meter barreias entre eles quando se juntam, é que há uma preparação entre eles para o acasalamento, os machos fazem um bailado todos esticados para cima em redor da fêmea e esta observa, caso o macho lhe agrade, esta também executa o bailado mas de cabeça para baixo. Quando se junta um casal pela primeira vez é conveniente meter primeiro o macho para fazer território e só passado uma semana meter então a fêmea, mas note, tanto machos como fêmeas nestas condições não se devem ver, é que eles ao verem-se mesmo à distância fazem namoro.
3--Os D. Gould constroem o ninho em colaboração entre eles, ou seja, o macho carrega as fibras para dentro da caixa e é a fêmea que o constrói ao agrado dela, portanto é falso que se deve meter a caixa ninho só com o macho.
4--As perguntas não são tontas de todo, são perguntas muito válidas.
5--Com disse anteriormente, esse casal de clássicos já é adulto (pelo menos 2 anos de idade) e é compatível entre eles, caso contrário poderiam fazer posturas galadas, até chocarem e conforme nascessem as crias mandavam-nas borda fora, isto para um casal compatível mas ainda jovem. Para estes casos devemos ter casais de bengalins ( isabelitas)que aceitam de bom agrado ovos de outros pássaros.
Quando os machos não carregam materiais para dentro da caixa, ou quando as fêmeas põem ovos sem ninho formado, esses ovos não estão galados e por conseguinte, o melhor a fazer é trocar de pares.
6--Manda esses ovos fora, porque mesmo se estivessem galados à muito que estão estragados, pois os ovos sem serem chocados só aguentam uma semana mas sendo virados todos os dias, caso contrário os ovos estragam-se.
7--Quanto há alimentação base, tenta arranjar milho alvo amarelo (mijo amarillo) e junta há mistura que tens https://mascotasornipet.es/producto/mijo-amarillo-1-kg-granel/ Não esquecer que tem que ter sempre um comedouro com papa (pasta) eles próprios é que a deixam de a comer que não necessitarem de proteína animal.
8--O vermicida Tabernil é para ser metido juntamente com a água no bebedouro e tem preceitos muito rigorosos na sua administração, mas isso só o vai administrar em Agosto. que será o amigo que me vai lembrar como administrar certo? Assim como outros produtos para a preparação das criações.
Penso que esteja respondido a tudo, caso tenha falhado alguma questão, ou caso tenhas mais duvidas pergunte, é para isso que aqui estou.

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quando retirar o ninho dos gould Empty Re: Quando retirar o ninho dos gould

Mensagem  rclaroma Qua 29 Abr 2020, 15:53

Boa tarde Sr. Ferreira,

Mais uma vez agradeço a sua explicação, pois assim as coisas tornam-se mais faceis de entender.

Creio que o que diz dos ''entendidos'' tem muita haver por serem criadores de canários e que querem aplicar os mesmos procedimentos aos Goul, entendo que haverá coisas em comum mas ao mesmo tempo muita coisa diferente.

Vou seguir o seu conselho, no viveiro vou colocar os novos e manter os casais que tenho juntos cada um em sua gaiola, depois se no proximo ano não tiver resultados com os 2 casais que nao criaram, então penso em alterar os casais, pois possivelmente este ano não criaram porque eu não soube criar as condições ideais para eles, porque no fundo penso que ficaram meio desregulados devido ás minhas más decisões por desconhecimento de causa.

Já agora as nivel de colocar um banheira nas gaiolas posso colocar neste momento em todas ou na gaiola que tem as crias convem esperar que crescam masis um pouco? pois aqui ja começa o calor e tenho reparado que quando bebem agua no bebedouro mandam agua para cima deles.

Mais uma ve muito obrigado pela sua paciência e por partilhar o seu conhecimento.

Melhores Cumprimentos

Rui Martins

rclaroma

Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Quando retirar o ninho dos gould Empty Re: Quando retirar o ninho dos gould

Mensagem  Ferreira Qua 29 Abr 2020, 18:14

Boa tarde Rui Martins.
O melhor ainda será assim! Mete os machos que não criaram nas respectivas gaiolas e as fêmeas pode-as meter no viveiro com os novos. Quando juntar as fêmea, que tem que ser num dia que tenha vagar, observa as fêmeas no galanteio que os machos irão fazer, de principio, elas esticam-se ouvindo o macho a cantar, caso estejam interessadas e quando o macho começar a fazer o bailado elas também o fazem de cabeça para baixo e abanado a cauda e cabeça com muita velocidade. passado uma meia hora de estarem juntos e não ver nenhum destes movimentos de cortesia, troca as fêmeas e repara novamente nas reacções tanto dos machos e em especial das fêmeas e à noite repara se dormem juntinhos, ou afastados cada qual no seu canto. Com o tempo o amigo apercebe-se como fazer casais, em especial depois dos ensinamentos que lhe transmiti, tudo tem a ver com observação constante da nossa parte à reacção deles.
Quanto a colocar uma banheira, sim pode meter uma banheira com água e vinagre de cidra para repelir parasitas das penas mas desde que a temperatura ande nos 20º, menos que 18º é arriscar, podem apanhar uma constipação ou pior ainda.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quando retirar o ninho dos gould Empty Re: Quando retirar o ninho dos gould

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos