Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nascimento de D.Goulds

2 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Nascimento de D.Goulds

Mensagem  LaraO. Qui 12 Dez 2019, 12:13

Bom dia Sr. Ferreira,
Como sou inicialmente, tenho muitas dúvidas de como proceder, caso os ovinhos dos D.Goulds vingem.
Suponhamos que tudo corre como a natureza deseja, e nascem os primeiros D.Goulds, devo ter alguma preocupação, em termos de alimentação, cuidados, etc ?
Obrigada e um beijinho.
Lara Oliveira
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 41
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  Ferreira Qui 12 Dez 2019, 17:02

Boa tarde Lara Oliveira.
Os iniciantes normalmente têm sorte com a criação de Diamantes Gould sem a ajuda de amas (bengalins) Very Happy
Primeiro que tudo, os Goulds embora sejam aves muito calmas, quando estão em criação precisam de muito sossego e em especial que não se ande constantemente a espreitar. Os Goulds quando bem tratados, normalmente fazem posturas de 6 a 8 ovos. Espreita a primeira vez quando notar que a fêmea passa muito tempo na caixa ninho mas aproveitando uma saída da mesma da caixa. A partir do momento que veja um ovo, aponta no calendário o dia, volta a espreitar passado uma semana e volta a contar os ovos e apontar no calendário. Passado 3 dias espreita novamente, se tiver mesma quantidade de ovos da vez que espreitou anteriormente, conta 14 dias que é o tempo que levam a chocar os ovos, se tiver mais ovos e até oito, conta o tempo de 14 dias a partir do ultimo dia que espreitou.
Os Goulds até começarem a comer sozinhos levam 45 dias e uma maneira mais acertada de se saber é a queda dos Diamantes que têm nos cantos do bico.
Que não lhes falte uma boa papa húmida à base de ovos. Que tenham sempre um comedouro com GRIT e a partir dos 30 dias de vida, vai meter na água de beber 3 gotas de Aminovit-L durante 2 semanas seguidas.
MUITO IMPORTANTE
Seja que medicamento for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual modo não devem apanhar Sol.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  LaraO. Qui 12 Dez 2019, 22:22

Boa noite Sr Ferreira,
Agradeço o esclarecimento, agora sim fiquei com uma noção clara!
Contamos já com 4 ovos Smile (Não resisto em espreitar à noite, mas não creio que os incomode, porque eles mantém-se quietinhos e às vezes até já dormir no poleiro).
Durante o dia, observo de longe que o macho é bastante protector, vão se revezando no ninho, mas o macho chega a ficar mais tempo que ela no ninho. Quando ela está no ninho, ele vai levando fibras de cocô e outras para o ninho. No final da tarde, voltam os dois para o poleiro e assim ficam sossegadinhos a dormir até ao dia seguinte.
Em três meses, a meio de Set. tiveram o primeiro ovo fora do ninho (caído no chão da gaiola ... partiu), no final Out/Nov tiveram 2 ovos.. q também não vigaram. Parece-me que Dez está a ser o mês promissor Smile
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 41
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  Ferreira Sex 13 Dez 2019, 16:39

Boa tarde Lara Oliveira
Quem tudo quer tudo perde Twisted Evil Mande esses ovos fora e todos os que ela ainda poderá pôr porque enjeitaram. A partir do momento que começam com a postura não abandonam mais o ninho e em especial de noite. Twisted Evil

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  LaraO. Dom 29 Dez 2019, 18:46

Boa noite Sr. Ferreira,
Venho dar-lhe a noticia que não segui o que me indicou anteriormente... e hoje tenho 5 crias Smile
Parece que nem todos os comportamentos dos D.Goulds são iguais. Só após o 5 ovo é que a fêmea começou a ficar no ninho à noite e iniciou o choco. Fomos presenteados após o Natal, com os 5 magníficos de criação directa.
Reli o que me disse pra fazer após os 30 dias de nascerem e surgiu-me a dúvida, ponho as 3 gotas de Aminovit-L na água de beber durante 2 semanas seguidas, mas como é que as criam bebem?
Devo ter mais algum cuidado? Tenho sempre disponível as sementes alpista e mistura, grit e papa de ovo húmida. O casal é super extremoso com os filhotes, vão se reversando ou ficam os dois no ninho. às vezes fica mais tempo fora do ninho o macho.  
Há um comportamento que talvez me consiga explicar, às vezes a fêmea sai do ninho disparada e voa atrás do macho que já esta num poleiro, e andam a um ritmo alucinante às voltas na gaiola, depois ela volta ao ninho. Sabe porque isto acontece? Será ela a chama-lo para o ninho? Ou a esticarem as "asas"?
Aguardo o seu feedback.
Agradeço a atenção e desejo-lhe já boas entradas Smile
Um beijinho.
Lara OliveiraNascimento de D.Goulds 27dez210
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 41
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  LaraO. Seg 30 Dez 2019, 20:04

Boa tarde Sr. Ferreira.
Hoje cheguei a casa e tinha as 4 crias espalhadas pelo chão da gaiola e com este altos amarelos. Vi que estavam todos vivos e voltei a colocar no ninho junto do que lá estava. Até agora não houve nova rejeição, a fêmea entrou no ninho e ficou la dentro com as 5 crias.
Estava a correr tão bem, o que pode ter acontecido?
Obrigada e um beijinho.
Lara Oliveira
Nascimento de D.Goulds P_201915
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 41
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  Ferreira Qua 01 Jan 2020, 11:20

Bom dia Lara.
Infelizmente é tudo normalíssimo na criação de Diamantes Goulds, pois mandam as crias borda fora em cativeiro, mas nem sempre, à anos em que isso não acontece, por exemplo, tenho casais já bem velhos (6-7 anos que sempre criaram as suas crias e este ano conforme vão nascendo mandam-nos para o fundo da gaiola, penso que sejam os machos para as fêmeas ficarem outra vez receptivas para a galação lol! Por esse motivo é que temos que ter sempre casais de bengalins para criar os Goulds.
Essas bolinas que vê no pescoço é nada mais nada menos que comer no papo, Está com sorte de haver um deles dar-lhes de comer, é que o normal é mandarem-nos fora assim que nascem.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  LaraO. Qui 02 Jan 2020, 08:22

Bom dia Sr.Ferreira.
Depois descobri o que era o papo e que é bom sinal estarem cheios de comida 😊
Ontem só ao final da tarde é que o macho mandou pra fora do ninho uma das crias. Voltei a colocar lá dentro e correu tudo bem. Ontem à noite, a fêmea que costuma permanecer dentro do ninho, dormiu cá fora com o macho...fiquei apreensiva, mas um amigo explicou-me que apesar de ser cedo, ela devia considerar que o ninho estava com boa temperatura/quente. Hoje verifiquei que estão todos bem.
Percebi hoje de manhã, o comportamento do macho...está novamente a tentar postura, é normal já? Uma vez que não posso tirar o ninho e não tenho bengalins, o que aconselha?
Agradeço a atenção e desejo um bom Ano.
Um beijinho.
Lara Oliveira
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 41
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  Ferreira Qui 02 Jan 2020, 11:02

Bom dia Lara Oliveira.
O Macho não quer tentar nova postura, o que ele quer é fornicação lol! e para isso acontecer a fêmea tem que estar em principio de ovulação.
Quem lhe disse que os Goulds dormem fora do ninho quando têm as crias não percebe nada de Goulds, nem que estejam 50º eles permanecem sempre no ninho. Se a fêmea começou a dormir fora quer dizer que o mais que provável é também abandonar as crias. Nos exóticos africanos é que acontece os pais dormirem fora dos ninhos a partir dos 5 dias de vida, daí ser difícil a criação dos mesmos uma vez que os bengalins não aceitam crias de africanos. Também arranjar um casal de bengalins também não adianta porque é preciso que estejam habituados à gaiola, novo sítio e que durmam sempre no novo ninho.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  LaraO. Qui 02 Jan 2020, 14:52

Obrigada Sr. Ferreira por responder.
Eu vou acreditar que possa ter sido só esta noite, a ver vamos!
Esclareça-me uma coisa, posso trocar a marca da papa de ovo húmida? Ou corro o risco de causar diarreias?
Obrigada.
Um beijinho.
Lara Oliveira
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 41
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  Ferreira Sex 03 Jan 2020, 20:25

Boa noite Lara Oliveira.
Que papa lhes está a dar?
Sim, a mudança provoca desarranjos intestinais e até mesmo aos adultos.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  LaraO. Ter 07 Jan 2020, 22:59

Boa noite Sr Ferreira,
Acabei por comprar a vulso a Fly Reggio di Sole e eles estão a dar-se bem. Esta semana deve começar as primeiras plumagens.
Deixo-lhe a descrição:
Papa amarela húmida para todos os pássaros granívoros (canários, pintassilgos, exóticos, etc.).
Teor de proteína 16%
Composição: produtos de panificação, subprodutos de origem vegetal, óleos e gorduras, açúcares, sementes, extractos de proteínas vegetais, leite e produtos lácteos, ovos e ovoprodutos.
Componentes analíticos: Proteína bruta 16%, óleos crus e gorduras 13%, cinza bruta 2.18%, fibra bruta 2.60%.
Obrigada e um beijinho
Nascimento de D.Goulds Whatsa10
Nascimento de D.Goulds Papa_f10
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 41
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  Ferreira Qua 08 Jan 2020, 17:43

Boa tarde Lara Oliveira.
Preencha o Euro milhões porque é uma mulher com sorte, em circunstâncias normais nos Goulds, depois de os mandarem fora e acabarem por aceita-los Very Happy
Eu conheço essa papa e de vez enquanto também a dou.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  LaraO. Qui 09 Jan 2020, 08:08

Bom dia Sr. Ferreira
Não tenho muita sorte aos números, se calhar é por causa disso 😀
Hoje quando fui ver as crias, percebi que o ninho está a ficar com bolor de lado, posso tentar tirar e aproveito e limpo também um pouco os cocós?!
Agradeço a atenção.
Um beijinho.
Lara Oliveira Nascimento de D.Goulds P_202010
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 41
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  Ferreira Qui 09 Jan 2020, 10:22

Bom dia Lara Oliveira.
Se bem que a Lara tem tido muita sorte, não aconselho a mexer no ninho.
Para saber quando os deve separar dos pais.
Os D. Gould levam 45 dias de vida até serem independentes e uma maneira mais eficaz de se saber é quando os diamantes dos cantos do bico secarem e caírem. a partir dos 30 dias de vida que é quando começam a sair do ninho e até os separar, deve administrar 3 gotas de Aminovit-L para 100ml de água, isto serve para desemburrarem e não stressarem, é que a partir dos 30 dias de vida são alimentados em exclusivo pelo pai e este começa aos poucos a deixar de os alimentar para os obrigar a alimentarem-se sozinhos.
*MUITO IMPORTANTE*
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual modo, não devem apanhar Sol

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  LaraO. Qui 09 Jan 2020, 10:30

Bom dia Sr.Ferreira.
Agradeço os conselhos e já tinha até anotado no meu calendário quando começar esse tratamento 👍
Contudo, o que faço ao bolor?! Posso tentar tirar o maior, mesmo não mexendo nas crias.
Obrigada e um beijinho.
Lara Oliveira
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 41
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  Ferreira Qui 09 Jan 2020, 12:56

Boa tarde Lara Oliveira.
Vós mulheres são terríveis lol! Se digo para não mexer no ninho é para não mexer e deixar ficar o bolor.
Devia ter comprado anilhas e anilhado os pássaros, vamos ver como vão parar as modas devido aos incêndios na Austrália, é que eles à muito que tentam proibir a criação de D. Goulds em cativeiro e agora com a desculpa dos incêndios vamos ver se não dizem que os Goulds em estado selvagem estão em vias de extinção e nos obriguem a registar os pássaros no ICNF e tirar CITES.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  LaraO. Qui 09 Jan 2020, 14:08

Boa tarde Sr. Ferreira.
Se o bolor é extremamente prejudicial à nossa saúde , é natural a preocupação. Very Happy
Uma desgraça o que está a acontecer na Austrália, esperemos que não chegue a essa extremo. Vamos ser positivos!
Obrigada e um beijinho.
Lara Oliveira
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 41
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  LaraO. Sáb 11 Jan 2020, 17:13

Boa tarde Sr. Ferreira,
Não mexi no ninho com o bolor e realmente não me parece que esteja tão mau.
As crias crescem a olhos vivos!! Hoje já abriram os olhos 😀
Hoje tenho outra dúvida, aliás acho que é mais uma curioaidade no comportamento do casal. Noto que durante esta semana, durante o dia a fêmea mantem-se no chão da gaiola é o macho volta e meia a persegue, voando os dois pela gaiola, que é só penas no ar. Que comportamento é este? Ele não a deixa "subir" ...
Contudo, à noite já reparei que ela faz a dança de aceitação ao macho, com o tronco esticado e bico pra cima rodopiando entre poleiros, mas o macho mantem se a um canto a querer descansar.
Esclareça-me pfv.
Agradeço a atenção.
Um beijinho.
Lara Oliveira
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 41
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  Ferreira Ter 14 Jan 2020, 16:46

Boa tarde Lara Oliveira.
É simples, a Lara anda constantemente a espreitar e por conseguinte Twisted Evil , ela já enjeitou a prole e é o macho que ainda está a cuidar dos filhos, daí ela querer batatinhas e ele! Corre atrás de ela para cumprir com a obrigação de mãe e deixar de ser galdéria e só querer fornicação

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  LaraO. Qui 23 Jan 2020, 23:17

Boa noite Sr. Ferreira,

Venho dar-lhe noticias dos meus d.goulds que estão a crescer bem e hoje já saíram do ninho. É impressionante o instinto de voar/equilíbrio. À noite voltam ao ninho para se aconchegarem e dormir.

Tenho uma curiosidade que se calhar não há resposta, mas talvez o Sr.Ferreira saiba. Tenho duas crias já com penugem verde e as outras três com penugem cinza, isto quererá dizer já alguma coisa? Os pais são clássico de cabeça laranja (macho) e um clássico de cabeça preta (fêmea).

Este sábado faz os 30 dias de vida, e vou começar o Aminovit-L durante 2 semanas seguidas. Mais algum conselho?
Nascimento de D.Goulds 23012010


Obrigada e um beijinho.
Lara Oliveira
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 41
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  Ferreira Sex 24 Jan 2020, 17:38

Boa tarde Lara Oliveira.
Em principio, tem aí 3 azuis e dois que aparentam serem clássicos, no entanto, os clássicos podem sair verde pastel e os azuis, azul pastel, só daqui a uns 4 a 5 meses (Maio/Junho) é que vai saber as cores tanto do corpo como das cabeças.
Atenção que a criação termina no mês que vem, portanto aconselhava-a daqui a 15 dias tirar a caixa ninho para a fêmea não entrar em postura, é que em Março os adultos entram também em muda e fazerem criações e muda ao mesmo tempo dá maus resultados
Sim, comece a administrar-lhes o Aminovit-L.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  LaraO. Sex 24 Jan 2020, 21:34

Boa noite Sr. Ferreira,

Obrigada pelo esclarecimento. Se calhar os meus d.gouls são portadores de azuis e eu sempre quis ter um azul e um prata Smile

Vou seguir o que me disse, eu só estava à espera de ver quando as crias deixavam de voltar à noite ao ninho para o retirar.

Como de dois passaram a ser sete, comprei um gaiola maior para terem um ambiente mais saudável e poderem esticar as asas. Daqui a quanto tempo acha que os posso mudar para a gaiola maior? Em estava a pensar lá para meados de Abril (nasceram em Dez), pois já estão mais autónomos, o que acha?

Na gaiola maior vou colocar os poleiros de lado em vez de estarem de frente, aconselha alguma coisa na gaiola?

Nascimento de D.Goulds Whatsa11

Obrigada e um bom fim-de-semana.
Um beijinho.
Lara Oliveira
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 41
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  Ferreira Sáb 25 Jan 2020, 13:13

Bom dia Lara Oliveira.
Deve tirar as crias para essa gaiola a partir dos 45 dias de vida, ou seja, quando as crias deixarem de ter os diamantes nos cantos do bico, mudar os pássaros só em Abril pode afectá-los na muda de penas por entrarem em stress devido a muda de gaiola.
Claro que os progenitores são portadores de azul, caso fosse só um, quanto muito nascia um azul. Para nascerem pratas, era preciso um destes azuis ser cruzado com um amarelo, ou portador de amarelo.
Se ia comprar uma gaiola podia-me dizer algo para a aconselhar. Essa gaiola é feita para agradar aos olhos dos humanos e não para pássaros uma vez que nós olhamos na vertical e só olhamos na horizontal para ver o que se passa devido a ruídos. Que eu saiba, os pássaros não são nenhuns foguetões para voarem na vertical. A gaiola devia ser na horizontal uma vez que é assim que as aves voam normalmente, mas pronto, está comprada está comprada.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  LaraO. Sáb 25 Jan 2020, 13:33

Boa tarde, Sr. Ferreira,
Nós tivemos isso em consideração, andamos a ver todo o tipo de gaiolas e esta era a maior em comprimento na horizontal. Exactamente pela preocupação de poderem esticar as asas, considerando que vivemos num apartamento.
A gaiola tem C 76 cm x L 45 cm x A 90 cm.
Quanto à mudança, vou seguir as suas indicações, só após 45 dias os mudo todos.
Obrigada e um beijinho.
Lara Oliveira
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 41
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de D.Goulds Empty Re: Nascimento de D.Goulds

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos