Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iniciante D. Gould Fábio Rodrigues

2 participantes

Ir para baixo

Iniciante D. Gould Fábio Rodrigues Empty Iniciante D. Gould Fábio Rodrigues

Mensagem  FábioRodrigues Sex 12 Fev 2016, 13:41

Boa Noite Sr. Ferreira, chamo-me Fábio tenho 23 anos e sou filho de um grande amante da columbofilia, onde nunca me interessei.
Hoje aos 23 ofereceu me um D. Gould, onde despertou-o meu interesse nesta ave que não existe palavras para descrever tal abundancia, entao comprei uma femea, e fiz um Casal.

É o seguinte tenho lido os seus posts ajudar pessoas, e nelas tirei alguns partidos, mas partidos que esses se nao me forem explicados pode dar asneira, onde julguei q fosse so mete-los numa gaiola um ninho e venham os meninos Very Happy

Pois, ja me apercebi que nao, e há muito q fazer..

Entao pedia lhe se me podia dar uma breve descriçao, de como é o ciclo destas aves, e o q devo fazer para os regenerar, como me apercebi, mudança das penas, qando e como deve ser feita etc..

Se me puder dar este arranque inicial, agredecia, ja tirei bastantes anotamentos pelo q tenho lido aqi de voce no forum, mas uma sequencia das coisas para mim mesmo seria o ideal..
Posso lhe dizer que estou muito a leste deste mundo da criaçao, doenças alimentaçao e tratamento das aves e futuramente se tudo correr bem crias, agredecia mais uma vez o seu esforço de me ajudar.

Acrescento, as aves foram compradas numa loja perto de minha casa, entao n sei nada deles, tenho os desde Setembro.
Eles partilham o comer, andam sempre os dois de um lado para o outro na gaiola, parece me felizes, menos naltura da postura, a femea meteu o primeiro ovo e nao foi no ninho o q estava partido nas grades, por vezes esta emboolada no poleiro quieta, a dar ao rabo para cima e para baixo, da me a sensaçao como tivesse outro ovo pra sair e nao sai, desculpe a ignorancia, mas é a sensaçao q me dá, contudo entram no ninho os dois e assim, mas nao passa disto.
O macho parece me jovem, mais peqeno q a femea e muito elegante, de saude nao me aparenta problemas, apesar que algumas fezes deles tem do genero de velor a volta.

As fezes parecem me normais, apesar de alguma terem de um genero de velor em volta, sao brancas e amarelas, n tem cor negra como li aqi nalguns topicos.
Estao junto a uma janela, mas é raro abri-la e qando abro tenho a preocupaçao de n apanharem corrente de ar, mas sim arejar o ar, estao dentro de casa.

Neste momento andam os dois muito dentro do ninho e dum lado para o outro na gaiola, mas os sintomas acima referidos continuam.

Obrigado, Cumprimentos
Fábio Rodrigue

FábioRodrigues

Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante D. Gould Fábio Rodrigues Empty Re: Iniciante D. Gould Fábio Rodrigues

Mensagem  Ferreira Sáb 13 Fev 2016, 13:02

Bom dia Fábio Rodrigues.
Para começar.
Já terminou a época de criação nos Goulds ou outras aves do Hemisfério Sul, portanto tire o ninho para que entrem em muda de penas. Fora da época normal e como os Goulds apanham a nossa Primavera, têm tendência a entrarem em cio só que é bastante prejudicial, uma vez que estão também em muda, ora as duas coisas ao mesmo tempo dá em morte, ou esgotados para sempre, portanto temos que respeitar os ciclos normais do pássaro. Outra coisa, todos os pássaros nascidos a partir de Fevereiro já não fazem a muda total de penas, só a fazendo (na época seguinte) passado um ano
Época de criação - vai de fins de Setembro a princípios de Fevereiro.
Época da muda de penas- vai de Março a Julho. Enquanto por exemplo, a maioria das aves nascem com a plumagem de adultos, os Goulds nascem com uma plumagem de juvenis, passando a outra de jovens e finalmente a de adultos, que leva mais ou menos entre 4 a 6 meses.
Independentemente do que aqui escrevi, mando-lhe a direcção de um artigo que escrevi em tempos de um sitio que já está desactivado mas ainda dá para ler a primeira parte. http://forumdoferreira.no.sapo.pt/artigos_001.htm
Todas as duvidas que tiver a seguir, é dizer que o esclareço.
Quanto aos pássaros, pela cor que me diz das fezes, penso que tenham problemas bacterianos ou parasitas internos, se metesse fotos das fezes era melhor.
Pergunto.
Alguma vez desparasitou os pássaros internamente! Caso afirmativo com o quê?
Diga-me o que lhes dá tanto de alimentação base como suplementos?
Se costuma dar vitaminas e quais?
Caso tenha em casa medicamentos mesmo para pombos, quais?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11843
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante D. Gould Fábio Rodrigues Empty Re: Iniciante D. Gould Fábio Rodrigues

Mensagem  FábioRodrigues Dom 14 Fev 2016, 21:28

Boa Noite Sr-Ferreira, nunca os desparisitei, vo desparisitar este ano, comprei Avizoon Aminovit-L para a muda, comprei também Avizoon Vita E+SE, Chevita Fura-zolidon-t em pó só para as samolnelas ( n sei se é a melhor coisa) e BelgaBion como Complexo B.
Eu qeria comprar tudo como voce indica aqi noutros topicos, mas a pessoa nao tinha e recomendou me estes como susbtituto, sao maus?
Entao a época de reproduçao é entre Setembro e principios de Fevereiro, mas neste espaço de tempo o ninho fica smp na gaiola? E é onde tiram as 3 posturas certo?
(Eu nao vou usar amas, consigo a mesma tirar as 3 posturas??)
Como Alimentaçao tentei me informar a quem a compro, n me falou muito, mas falou pra ficar descansado que era coisa boa. n lhe sei dizer mais qanto a isso :/ mas tentarei saber de novo.

Podera me dizer qual a melhor maneira de lhes fazer os tratamentos e suplementos?

Agradeço ajuda que me deu Very Happy

Cumprimentos Fábio Rodrigues

FábioRodrigues

Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante D. Gould Fábio Rodrigues Empty Re: Iniciante D. Gould Fábio Rodrigues

Mensagem  Ferreira Ter 16 Fev 2016, 19:34

Boa noite Fábio Rodrigues.
Eu digo que os Goulds criam de Fins de Setembro ATÉ princípios de Fevereiro e não de fins de Setembro e fins de Fevereiro.
A caixa ninho tem que a tirar e só a vai meter em meados de Agosto para se ambientarem a ela.
Os medicamentos.
A Furazolidona é especifica para combater a febre tifoide e a bactéria e-coli, com isto não quer dizer que também não combata a bactéria salmonela.
O complexo vitamínico BelgaBion, não consigo ver a composição, é verificar na embalagem e caso contenha vitamina-A não a pode administrar, ou só quando entrarem em muda de penas e por pouco tempo de tratamento.
O Aminovit-L é um complexo vitamínico que contem vitamina-A, só o pode administrar no máximo durante 2 semanas e durante a muda de penas.
O Complexo-B, pode administrar como sistema e durante 5 dias seguidos por mês.
Como não estamos em época de criação, não precisa de administrar o (VIAGRA) Vita E+ SE
Não sei se leu o artigo que lhe enviei, é para ler, tornar a ler até ficar ciente do que escrevi.
Não esquecer que um dos comedouros tem que ter sempre GRIT
A partir de agora e enquanto estiverem em muda, tem que lhes dar uma papa que seja húmida, há base de ovo e mais granulada que outra coisa (Ex. Witte- Molen)
Para novato é arriscado querer fazer criações directas, eu aconselhava-o a ter pelo menos 2 casais de bengalins e assim minimizar os desgostos de ver os Goulds a abandonarem ou mandarem borda fora os filhos, ou ainda, simplesmente abandonarem o choco. Quando falo em 3 posturas é serem eles a criarem.
Para já, vai desparasitar os pássaros mas antes vai-me dizer com que desparasitante.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11843
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante D. Gould Fábio Rodrigues Empty Re: Iniciante D. Gould Fábio Rodrigues

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos