Macho ou fêmea?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Macho ou fêmea?

Mensagem  Cristina Faria em Qui Mar 27, 2014 2:30 pm

Bom dia!
Desde já agradeço toda a informação que aqui consegui.
Tenho uma caturra lutina à quase 4 anos. Quando a comprei foi-me garantido que ela só teria 6 meses, foi um pouco complicado "domestica-la" sempre deixei a gaiola aberta e deixei que ela tivesse a iniciativa de sair. Dava-lhe maça à mão, sementes de girassol presa na minha boca e com o tempo ela habituou-se a mim e gosta muito de sair e vir dormir em cima da minha cabeça ou brincar com o meu cabelo. Desde sempre me recusei a cortar-lhe as pontas das asas, pois acho isso uma crueldade. Sempre pensei que tinha um macho, mas por esta altura ele/ela gosta muito de se aninhar na tigela da comida e a piar baixinho como se tivesse a chocar ovos. É normal num macho? Justo envio uma foto para verem e me ajudarem asaber qual o sexo da minha caturra.
Desde já agradeço a vossa ajuda!!

" />

Cristina Faria

Re: Macho ou fêmea?

Mensagem  Ferreira em Qui Mar 27, 2014 3:46 pm

Bom dia Cristina Faria.
Não se esqueça de meter o seu nome no fim de cada mensagem, é uma das regras do Fórum que não dispenso.
A foto não ficou.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Admin

http://www.forumdoferreira.com

Macho ou fêmea?

Mensagem  Cristina Faria em Qui Mar 27, 2014 3:57 pm

Desde já as minhas desculpas, lapso meu.
Quanto à foto, aqui está ela:

Cristina Faria

Cristina Faria

Mensagem  Ferreira em Sex Mar 28, 2014 3:56 pm

Bom dia Cristina Faria.
Não sou entendido em mutações de caturras e portanto aguarda-se que digam da sua justiça, qualquer das maneiras, o que sei pelo o que tenho lido a respostas do género, é que os lutinos não têm dimorfismo sexual, portanto quem os tem e quer saber o sexo manda sexar num laboratório. Sempre pode saber através de um metodo antigo que lhe dá 80% de certezas.
Agarra no pássaro com uma mão pelas costas e dá umas quantas rotações ao braço com ele agarrado, de seguida com o dedo indicador da outra mão vai apalpar dois ossinhos que tem no ventre (ossos do púbis), se a cabeça do dedo couber entre eles é uma fêmea (afastados para os ovos passarem), se os sentir afastados mas a cabeça do dedo não entra é macho. Atenção que esta apalpadela tem que ser feita suavemente para não se partir nenhum osso.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Admin

http://www.forumdoferreira.com

Mensagem  Convidado em Sex Mar 28, 2014 4:27 pm

Sim, as caturras lutinas são muito dificil de saber o sexo, por foto é impossivel, o melhor método é sexar como o sr. ferreira disse o segundo é o canto, os machos têm um canto próprio, assobiam, as fêmeas "berram".
Pode ouvir no youtube alguns cantos.

Convidado
Convidado

Macho ou fêmea?

Mensagem  Cristina Faria em Sex Mar 28, 2014 5:06 pm

Boa tarde,
Muito obrigada pelas vossas informações, vou fazer "teste" que o Sr. Ferreira sugeriu.
É que pelo canto também é complicado, nunca ouvi a minha caturra a cantar, ela imita muito os cães das redondezas, se eles ladram ela/ele começa a dar pios estridentes, ou então quando estou a falar com ela/ele, usa pios em vários tons como se estivesse realmente a falar comigo.
Beijinhos,

Cristina Faria

Cristina Faria

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: