Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Primeiras crias de caturras

3 participantes

Ir para baixo

Primeiras crias de caturras Empty Primeiras crias de caturras

Mensagem  Maria Elisabete Melo Sáb 21 Set 2013, 15:28

Boa tarde Sr. Ferreira,

Tenho um casal de caturras que fizeram postura de 4 ovos, desses nasceram 2 crias há 1 semana, sendo que os outros ovos, um foi bicado pelos pais e o outro acabei por o retirar pois já passavam 30 dias desde a postura e acabei por confirmar não estar galado.
A minha duvida é sobre a limpeza do ninho. Como as crias tem fezes muito liquidas o ninho está muito humido e com "mau cheiro", devo proceder a limpeza e colocar novas aparas (tipo Hamster)?
O pai é extremoso, mais que a mãe e passa o tempo todo a alimentá-los, dou-lhe fruta e pedachinhos de tosta, para além de terem disponivel sempre água fresca, mistura de sementes, papa frutas, notribird G14, pericria e casca de choco.
Terão tudo o que precisam?

Obrigada

Elisabete Melo

Maria Elisabete Melo

Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiras crias de caturras Empty Re: Primeiras crias de caturras

Mensagem  anónimo Seg 23 Set 2013, 10:44

Eu acho que segundo o que referiram num outro tópico as papas de fruta sao pão com bolor retirado das padarias
anónimo
anónimo

Mensagens : 88
Data de inscrição : 20/06/2013
Idade : 39
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiras crias de caturras Empty Re: Primeiras crias de caturras

Mensagem  Ferreira Seg 23 Set 2013, 19:12

Boa tarde Elizabete Melo.
Tudo errado e agora é um pouco difícil saber-se as causas da diarreia, no entanto vou para salmonelas.
Começo por lhe dizer que não se deve dar fruta a aves com crias na primeira semana de vida precisamente por lhe provocarem diarreia, no entanto não cheiram assim tanto mal como a diarreia provocada por salmonelas, que o mais certo foram apanhadas por essa papa que dizem ser de frutos tropicais, isso é um poço de doenças do foro digestivo, mais, isso não passa de pão retardado que é triturado e embebido com corantes e aromatizantes.
Dê antes papa há base de ovo, húmida e que seja mais grossinha que em pó.
Quanto a esse granulado! Outro modo de venderem bagaço de soja ao preço do ouro. Isso simplesmente é como disse o desperdício da soja depois de cozida e extraído o óleo. Mais, repare na morfologia do bico, se fosse um galináceo ou faisanídeo tudo bem, uma vez que engolem o alimento, agora os psitacídeos têm um bico especifico para abrirem sementes e comerem o miolo, logo, ao fazerem o gesto para tentarem abrir esse granulado como se fosse uma semente acaba por se partir em pedacinhos e caírem para o chão. Resumindo, não é especifico para aves que descascam as sementes antes de as comerem e nutritivo também não é porque foi tudo tirado.
Quanto ao resto, se os já tiverem os olhos abertos e aproveitando uma altura em que os pais não estejam no ninho é tira-los, simplesmente raspar a sujidade e meter nova camada de aparas. Nunca lavar para que fique o cheiro das crias, caso contrário enjeitam os filhos, se ainda não tiverem os olhos abertos mete em redor dos mesmo as aparas limpas.
Mande analisar as fezes nessa dita clinica para se confirmar se é ou não salmonelas.
Entretanto sempre pode administrar FP20/20 sendo o pó de uma cápsula para 100ml de água destilada. Fazer isto todos os dias durante 5 dias seguidos. a seguir 2 dias só água normal limpa e a seguir 5 dias a Complexo-B, sendo 5 gotas para 100ml de água normal.
*Muito importante*
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias uma vez que passado 24 horas estão alterados, de igual forma não devem apanhar Sol.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiras crias de caturras Empty Re: Primeiras crias de caturras

Mensagem  Maria Elisabete Melo Ter 24 Set 2013, 00:31

Obrigada pela sua resposta,

Onde posso adquirir esses produtos para a água.

Elisabete

Maria Elisabete Melo

Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiras crias de caturras Empty Re: Primeiras crias de caturras

Mensagem  Ferreira Ter 24 Set 2013, 11:59

Bom dia Elisabete Melo.
Compra estes produtos em boas casas de pássaros ou em lojas online.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiras crias de caturras Empty Re: Primeiras crias de caturras

Mensagem  Maria Elisabete Melo Sex 11 Out 2013, 20:39

Boa noite Sr. Ferreira,

Antes de mais pedir desculpa pela ausência mas devido a problemas profissionais foi impossivel aqui lhe vir dar noticias.
Agora, os meus filhotes estão lindos e grandes, obrigada pela sua excelente ajuda, senão fosse esse o caso penso queos mesmos teriam perecido.
Mas gostaria de lhe colocar algumas duvidas pois agora com 4 semanas estou indecisa pois já li tanta coisa que nem sei.

1º - Eles são muito porquinhos e aproveito para limpar o ninho pelo menos 2 vezes por semana, da forma como me disse, retiro o velho, raspo e coloco novas aparas. tenho colocado areia no fundo das aparas.

2º - Até agora apenas lhes disponibilizei (aos pais), sementes normais e choco, devo começar a dar-lhes algo mais a partir de agora?

3º - Os pais começaram novamente a acasalar sendo que a femea há dois dias que está no ninho em posição de postura (como o ninho é grande os pequenos estão num canto e ela no outro) é normal ao fanal de tão pouco tempo?

4º - Uma destas crias a intenção é ser uma companhia para o meu filho (uma vez que a que ele tinha antes fugiu quando estava aos cuidados de uns familiares e ele ficou inconsolável pela perda da Cristas), a partir de quando a devo retirar da gaiola dos pais para se habituar a estar livre?

Agradeço a sua resposta, sei que são algumas questões e peço desculpa.

Abraço
Elisabete Melo

Maria Elisabete Melo

Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiras crias de caturras Empty Re: Primeiras crias de caturras

Mensagem  Ferreira Sáb 12 Out 2013, 14:47

Boa tarde Elisabete Melo.
Como a fêmea está para entrar em postura novamente o que é normal devido ao tempo e por ser bem tratada não é conveniente mexer na caixa ninho a partir de agora. Não sei a quantidade de aparas que mete, mas se meter mais ou menos uns 2 dedos de altura não precisa de andar a renovar a cama constantemente, eles próprios reviram as aparas, se fazem diarreia é porque alguma coisa que lhes dá está a fazer-lhes mal.
Diga-me tudo o que lhes dá.
Com 4 semanas estão a abandonar o ninho não tarda, isto vai coincidir com a nova postura da fêmea mas ainda serão alimentados pelo macho por mais 15 dias que é quando começam a aprender a comer sozinhos. Esta faze na vida dos juvenis é muito critica, por esse motivo e para que se desenvolvam sem problemas, a Elisabete vai meter na água de beber até que eles já comam sozinhos 5 gotas de Aminovit-L para 100ml de água e quando os separar para outra gaiola administra mais uma semana para não stressarem.
Não sou adepto de se tirar filhos aos pais enquanto não comem sozinhos. Vão muito a tempo de se afeiçoarem aos humanos quando já comem sozinhos e se separam dos pais.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiras crias de caturras Empty Re: Primeiras crias de caturras

Mensagem  Maria Elisabete Melo Dom 13 Out 2013, 01:31

Boa Noite Sr. Ferreira,

Antes de mais agradeço pela sua breve resposta.

Eles não tem qualquer diarreira, apenas o coco normal, eu é que acho que devo andar sempre a limpar Smile. Já vi que não o devo fazer!
Geralmente coloco há volta de 2 dedos de aparas com a tal areia por baixo.

Como lhe disse apenas lhes dou as sementes (mistura), choco e também têm areia no tabuleiro da gaiola. Por isso e mais pelos pais gostaria de saber se posso lhes voltar a dar fruta que eles tanto adoram!

Eles estão enormes e a femea já os enxota. Também não quero os retirar dos pais enquanto os mesmos os alimentarem pois também não concordo com isso, apenas perguntei porque não sabia se não iriam stressar a femea com a nova postura.

Ou seja sou uma novata nestas andanças e acho que tive imensa sorte com a sobrevivência destes dois "bebés" e com o "meus meninos" (pais) que foram extremosos.

Um beijinho, Elisabete Melo

Maria Elisabete Melo

Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiras crias de caturras Empty Re: Primeiras crias de caturras

Mensagem  Ferreira Dom 13 Out 2013, 14:58

Boa tarde Elisabete Melo.
Não se preocupe com eles que sabem o que fazem.
Como já têm 30 dias, não tarda muito que a fêmea vai correr com eles do ninho para iniciar nova postura, quando isso acontecer, vão ser alimentados em exclusivo pelo pai por mais 15 dias, por essa altura (45 dias mais ou menos) já comem sozinhos e pode-os separar.
Quanto a fruta e verduras, pode dar sempre. A excepção é só quando nascem filhos e até os mesmos não abrirem os olhos (mais ou menos na primeira semana de vida).

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiras crias de caturras Empty Re: Primeiras crias de caturras

Mensagem  Maria Elisabete Melo Dom 13 Out 2013, 15:48

Obrigada Sr. Ferreira,

Esse foi o meu erro, ter-lhes dado a fruta e os legumes na 1º semana de vida das crias, e com medo e por inexperiencia não lhes dei mais desde que "falei" consigo a 1ª vez.

Um beijo
Elisabete Melo

Maria Elisabete Melo

Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiras crias de caturras Empty Re: Primeiras crias de caturras

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos