Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crias piriquitos a morrer

2 participantes

Ir para baixo

Crias piriquitos a morrer Empty Crias piriquitos a morrer

Mensagem  carlos martins Sex 05 Abr 2013, 10:39

Bom dia sr Ferreira.
Mais uma vez venho expor um problema que estou a ter.
A minha esposa tem um casal de piriquitos que tiveram crias á cerca de 15 dias atras, á 2 dias ela espreitou para dentro do ninho e encontrou o que devia ser o ultimo a nascer, porque era o mais pequenino.
Hoje ela foi espreitar novamente e encontrou mais 2 crias mortas ficando os 2 maiores e um mais pequenito.Estes 2 maiores são bastante maiores que o pequenito, e até já tem alguma ligeira penugem.
Estes 2 ultimos que morreram não tinham o papo cheio mas pareciam ter o estomago cheio.
Estes ultimos que morreram eram maiores que este ultimo mais pequeno que estávivo mas muito mais pequenos que os 2 maiores.
Não sei se é normal mas eles durante a noite piam muito, será com fome a pedirem comida, talvez por os maiores comerem tudo?
A alimentação que tenho é a comida normal de piriquitos mais aveia descascada, espiga de painço e papa de ovo Humida da white molen mas eles não comem esta papa.
Tem osso de choco, grit.
O ninho é na vertical e é ninho piriquito.
A comida é soprada e renovada todos os dias e a agua igual.
Agora sobre desparatizações não tem nenhuma, já que a minha mulher disse que eram muitos novinhos, e como numa outra altura o sr me disse para não desparazitar os passaros com menos de 6 meses não o fize-mos.
O que acha que deve-mos fazer?
Será que com 15 dias já posso tirar os 2 maiores para ver se a femea consegue tratar do mais pequenito?
Ou sugeria outra coisa ?

Comprimentos

carlos martins
carlos martins

Mensagens : 230
Data de inscrição : 27/06/2012
Idade : 54
Localização : Quarteira-Algarve

https://www.facebook.com/carlos.martins.9028194

Ir para o topo Ir para baixo

Crias piriquitos a morrer Empty Re: Crias piriquitos a morrer

Mensagem  carlos martins Sáb 06 Abr 2013, 13:01

Bom dia sr. Ferreira.

Hoje de manha morreu mais um piriquito e desta vez foi um dos maiores, ja tinha algumas penas, resta o mais peequeno.
O mais faz hoje 15 dias que nasceu o pequeno pelo tamanho deve ter cerca de 10 a 12 dias, penso que seja o macho a mata-los já que ele tambem dorme dentro do ninho e eles aparecem mortos no dia a seguir, eles durante a noite estão sempre a piar.
Vou tira-los do ninho e tentar cria-los á mão mas penso que o pequeno não vou conseguir derivado ao tamanho, irei com um palito dar papa e ver se o consigo salvar, o maior penso que vai ser mais facil, ele já tem algumas penas e penso que conseguirei dar papa com a seringa.
Posso meter uma gota Aminovit na papa ?
Comprimentos.
carlos martins
carlos martins

Mensagens : 230
Data de inscrição : 27/06/2012
Idade : 54
Localização : Quarteira-Algarve

https://www.facebook.com/carlos.martins.9028194

Ir para o topo Ir para baixo

Crias piriquitos a morrer Empty Re: Crias piriquitos a morrer

Mensagem  Ferreira Ter 09 Abr 2013, 19:34

Boa tarde Carlos Martins.
Nas aves em geral e em especial no periquitos isso acontece com frequência quando fazem a primeira criação ainda novinhos. Normalmente quem mata as crias são as mães e não os pais e normalmente essas crias são fêmeas (concurrência e instinto de subrevivência. Também pode ser bactérias e os pais ao verem-nos doentes abandonam-nos uma vez que a criação é muito desgastante e por conseguinte só alimentam os saudáveis.
Desde que não seja por abandono dos pais e sendo saudáveis, sou contra a tirarem os filhos e contra a natureza.
A caixa ninho tem fezes liquidas ou secas?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crias piriquitos a morrer Empty Re: Crias piriquitos a morrer

Mensagem  carlos martins Ter 09 Abr 2013, 23:38

Boa noite sr Ferreira.
Dos 5 só sobrou um, com medo e vendo os papos dos que morreram que estavam vazios, eu retireio só para o alimentar e voltei a coloca-lo no ninho, peguei nele com umas luvas de latex para não ficar com o meu cheiro. Eu vou vendo todos dias como ele tem o papo e parece agora que esta a ser alimentado, os pais apesar de o retirar do ninho não o rejeitaram.
Ontem aproveitei e limpei o ninho que tinha o fundo coberto de fezes e estavam todas secas.
Este que restou tem cerca de 18 dias, posso administrar aminovit na agua e diga-me tambem por quantos dias dou o aminovit?

Abraços.
carlos martins
carlos martins

Mensagens : 230
Data de inscrição : 27/06/2012
Idade : 54
Localização : Quarteira-Algarve

https://www.facebook.com/carlos.martins.9028194

Ir para o topo Ir para baixo

Crias piriquitos a morrer Empty Re: Crias piriquitos a morrer

Mensagem  Ferreira Qua 10 Abr 2013, 12:31

Bom dia Carlos Martins.
Se a coisa entrou nos carris só vais administrar Aminovit-L a partir do 30º dia de nascimento e até ele sair da caixa ninho e o veres a comer sozinho e depois quando o separares dos pais.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crias piriquitos a morrer Empty Re: Crias piriquitos a morrer

Mensagem  carlos martins Qua 10 Abr 2013, 17:01

Boa tarde sr Ferreira.

Sim, em prencipio está normal, durante o dia vou vendo e ele tem o papo cheio, de manha é que está vazio e dou-lhe sempre uma seringa de papa.
Irei então dar o aminovit quando fizer os 30 dias.

Obrigado
Abraços
carlos martins
carlos martins

Mensagens : 230
Data de inscrição : 27/06/2012
Idade : 54
Localização : Quarteira-Algarve

https://www.facebook.com/carlos.martins.9028194

Ir para o topo Ir para baixo

Crias piriquitos a morrer Empty Re: Crias piriquitos a morrer

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos