Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Distinção sexo de caturras - duvida

4 participantes

Ir para baixo

Distinção sexo de caturras - duvida Empty Distinção sexo de caturras - duvida

Mensagem  Pmsc92 Dom 25 Nov 2012, 22:31

Boa noite.

Venho aqui tirar uma duvida que me surgiu, pois a minha femea caturra fez agora a primeira muda (é de Abril \ Maio de 2012) e agora ficou com umas cores mais vivas..

vou postar as fotos para que me possam confirmar o sexo..

Distinção sexo de caturras - duvida IMG_0525

Distinção sexo de caturras - duvida IMG_0522

do lado esquerdo é a minha duvida, do lado direito e um macho que já tem 1 ano e meio.

cumprimentos

Pedro Carlos

Pmsc92

Mensagens : 158
Data de inscrição : 13/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Distinção sexo de caturras - duvida Empty fotos

Mensagem  bluehawk Seg 26 Nov 2012, 10:21

Pode tirar umas fotos melhores?
Estão com bastante grão, a ave assim de repente parece um macho mas como também a apanhou sempre de frente não consigo perceber bem a mascara.
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Distinção sexo de caturras - duvida Empty Re: Distinção sexo de caturras - duvida

Mensagem  Pmsc92 Seg 26 Nov 2012, 15:06

Boa tarde,

Vou postar a que tenho, pois e complicado tirar fotos a elas que o espaço é grande e abrigam-se..

a única foto que consegui tirar diferente foi esta:

Distinção sexo de caturras - duvida IMG_0520

Surgiu-me a duvida porque tive a caturra com 3 meses e mas agora com a primeira muda ficou como esta na fotos anteriores e causou-me duvidas .. Antes as bochechas não eram coloridas e a parte de baixo tinha mais listas amarelas, mas como não consegui eu saber peço ajuda a quem sabe...

Obrigado pela atenção

Cumprimentos

Pedro Carlos


Pmsc92

Mensagens : 158
Data de inscrição : 13/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Distinção sexo de caturras - duvida Empty Re: Distinção sexo de caturras - duvida

Mensagem  Convidado Seg 26 Nov 2012, 16:22

De certeza que é um macho a acabar a muda

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Distinção sexo de caturras - duvida Empty Re: Distinção sexo de caturras - duvida

Mensagem  Pmsc92 Seg 26 Nov 2012, 18:30

pois pelas cores que antes tinha dava a entender que era fêmea agora fiquei com 2 machos :s

Diga-me mais uma coisa, um macho tem como tinha dito 1 ano e meio e este da foto têm ai 6\7 meses, queria tentar fazer criação, o espaço tem 3 m de altura e 2.5m de largura e 3m de comprimento mais ou menos.


O que me aconselha a fazer? divido ao meio ? A um senhor que me consegue arranjar 2 fêmeas (8meses) é seguro? ou era melhor mais idade ?

obrigado pelas duvidas tiradas.

Cumprimentos

Pedro Carlos

Pmsc92

Mensagens : 158
Data de inscrição : 13/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Distinção sexo de caturras - duvida Empty Re: Distinção sexo de caturras - duvida

Mensagem  bluehawk Ter 27 Nov 2012, 08:54

Parece realmente um macho a acabar a muda.
Parece-me bem arranjar 2 femeas com 8 meses, pode deixar os casais juntos pois o espaço é grande (desde que não queira que certa femea fica com um dado macho, pois isso pode não ser possível em conjunto - nesse local eu até colocava mais um ou dois casais de caturras), arranje 4 ninhos (sempre o dobro de ninhos em relação a casais e, colocar os ninhos no alto e virados para nascente ou sul)
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Distinção sexo de caturras - duvida Empty Re: Distinção sexo de caturras - duvida

Mensagem  Pmsc92 Ter 27 Nov 2012, 09:43

Muito obrigado pelas explicações. Na próxima semana já vou tratar disso Smile

Só mais uma duvida, depois não a briga entre machos para ficarem com a mesma fêmea ou ao contrario ou eles entendem -se quanto a isso?

Continuação de uma boa semana.

Pedro Carlos

Pmsc92

Mensagens : 158
Data de inscrição : 13/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Distinção sexo de caturras - duvida Empty Re: Distinção sexo de caturras - duvida

Mensagem  bluehawk Ter 27 Nov 2012, 10:35

Pmsc92 escreveu:Muito obrigado pelas explicações. Na próxima semana já vou tratar disso Smile

Só mais uma duvida, depois não a briga entre machos para ficarem com a mesma fêmea ou ao contrario ou eles entendem -se quanto a isso?

Continuação de uma boa semana.

Pedro Carlos

São as femeas que escolhem os machos e não o contrario mas não haverá problemas se introduzir as femeas ao mesmo tempo, eles lá se entendem.
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Distinção sexo de caturras - duvida Empty Re: Distinção sexo de caturras - duvida

Mensagem  Pmsc92 Dom 16 Dez 2012, 17:45

Em principio vou arranjar apenas uma femea ja adulta para o macho adulto tambem.

É aconselhável retirar o macho novo e deixar só o casal né? ou posso deixar os 3 la visto que é grande o espaço e o macho juvenil nao cria tao cedo.

Pedro Carlos

Pmsc92

Mensagens : 158
Data de inscrição : 13/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Distinção sexo de caturras - duvida Empty Re: Distinção sexo de caturras - duvida

Mensagem  bluehawk Seg 17 Dez 2012, 19:33

Pmsc92 escreveu:Em principio vou arranjar apenas uma femea ja adulta para o macho adulto tambem.

É aconselhável retirar o macho novo e deixar só o casal né? ou posso deixar os 3 la visto que é grande o espaço e o macho juvenil nao cria tao cedo.

Pedro Carlos
sim é melhor tirar o outro macho pois vão haver lutas
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Distinção sexo de caturras - duvida Empty Re: Distinção sexo de caturras - duvida

Mensagem  Pmsc92 Qua 16 Jan 2013, 19:25

Boa tarde. Obrigdo pelas respostas. Tenho uma caturra que sofre de um doenca genetica que nao tem algumas penas na nuca. Ha maneira de melhorar esta situacao? Que descendentes da um macho cinza vs femea lutina? A femea e a portadora da falta de penas, todas as crias saem assim? Cumps. Pedro carlos

Pmsc92

Mensagens : 158
Data de inscrição : 13/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Distinção sexo de caturras - duvida Empty Re: Distinção sexo de caturras - duvida

Mensagem  PatriciaS. Qui 17 Jan 2013, 02:09

Pmsc92 escreveu:Boa tarde. Obrigdo pelas respostas. Tenho uma caturra que sofre de um doenca genetica que nao tem algumas penas na nuca. Ha maneira de melhorar esta situacao? Que descendentes da um macho cinza vs femea lutina? A femea e a portadora da falta de penas, todas as crias saem assim? Cumps. Pedro carlos

A caturra com falta de penas é a lutina? Há muitos casos em que caturras lutinas têm falta de penas na base do pescoço, por isso mesmo se tem vindo a melhorar a situação não cruzando estas aves com este defeito genético. Se decidir reproduzi-la, é provavel que os descendentes tenham tambem esta falha de penas.

Com uma mãe lutina e um pai cinza apenas terá filhotes cinza. Se a situação for a contrária, as crias fêmeas serão lutinas, pois é uma mutação ligada ao sexo.

Patricia Santos
PatriciaS.
PatriciaS.

Mensagens : 18
Data de inscrição : 13/01/2013
Idade : 34
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Distinção sexo de caturras - duvida Empty Re: Distinção sexo de caturras - duvida

Mensagem  Pmsc92 Qui 17 Jan 2013, 10:34

bom dia.

Obrigado pelas resposta, sim é a lutina, vou tentar fazer o cruzamento visto que ambos tem um ano e meio e tenho alguma dificuldade em arranjar outra femea desta idade Smile

Vamos ver no que vai dar Smile então vao sair todas cinzas e nao sai nenhuma malhada né?

já agora como e um defeito genetico nao a nenhum medicamento que melhore? visto que a falta de penas não e muita mas quanto melhor ela tiver melhor Smile

cumprimentos

Pedro Carlos

Pmsc92

Mensagens : 158
Data de inscrição : 13/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Distinção sexo de caturras - duvida Empty Re: Distinção sexo de caturras - duvida

Mensagem  bluehawk Qui 17 Jan 2013, 12:06

Pmsc92 escreveu:bom dia.

Obrigado pelas resposta, sim é a lutina, vou tentar fazer o cruzamento visto que ambos tem um ano e meio e tenho alguma dificuldade em arranjar outra femea desta idade Smile

Vamos ver no que vai dar Smile então vao sair todas cinzas e nao sai nenhuma malhada né?

já agora como e um defeito genetico nao a nenhum medicamento que melhore? visto que a falta de penas não e muita mas quanto melhor ela tiver melhor Smile

cumprimentos

Pedro Carlos

O calvinismo nas lutinas e nas brancas, resulta de sucessivos cruzamentos entre familiares (pais/filhos etc), o que vai dar em crias mais fracas e com calvinismo.
Ao juntar a lutina com um macho ancestral vai fazer desaparecer o calvinismo porque é recessivo.
MAs só terá aves cinzas sendo os machos portadores de ino.
Como é genetico não existe tratamento.
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Distinção sexo de caturras - duvida Empty Re: Distinção sexo de caturras - duvida

Mensagem  Pmsc92 Qui 17 Jan 2013, 13:41

Obrigado pela explicaçao. Quando tiver novidades digo algu.
Cumprimentos
Pedro carlos

Pmsc92

Mensagens : 158
Data de inscrição : 13/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Distinção sexo de caturras - duvida Empty Re: Distinção sexo de caturras - duvida

Mensagem  Pmsc92 Sex 18 Jan 2013, 11:02

É normal uma caturra comer muito mesmo? tenho varias caturras mas agora tenho uma isolada e ela quanta "comida lhe meta quanta come", só esta bem a comer..
pode ser devido a que?

Pedro Carlos

Pmsc92

Mensagens : 158
Data de inscrição : 13/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Distinção sexo de caturras - duvida Empty Re: Distinção sexo de caturras - duvida

Mensagem  Ferreira Seg 21 Jan 2013, 16:17

Boa tarde Pedro Carlos.
Não é normal e esse sintoma pode ser duas coisas, parasitas intestinais ou salmonelas.
Veja as fezes e diga-me a cor e consistência.
Apanhe o pássaro, apalpe o osso do peito e diga-me se lhe parece uma faca.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Distinção sexo de caturras - duvida Empty Re: Distinção sexo de caturras - duvida

Mensagem  Pmsc92 Seg 21 Jan 2013, 16:37

Boa tarde.
As fezes são verde escuras com partes brancas, o osso do peito não e como e como uma faca que ela esta bem constituída, canta e anda sempre de um lado para o outro. Canta mais quando vai ao comedouro e nao encontra comida, pois por dia dou-lhe um pouco, ainda não experimentei em meter muita visto que ela come muito bem, caso ela ande com o cio poderá ser?

abraço
Pedro Carlos

Pmsc92

Mensagens : 158
Data de inscrição : 13/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Distinção sexo de caturras - duvida Empty Re: Distinção sexo de caturras - duvida

Mensagem  Ferreira Seg 21 Jan 2013, 17:42

Boas novamente Pedro Carlos.
Nesse caso meta comer há desgraçada porque o que tem é fome.
A época normal de criação é de Setembro a Janeiro.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos