Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda / dicas na criação de Roseicollis

3 participantes

Ir para baixo

Ajuda / dicas na criação de Roseicollis Empty Ajuda / dicas na criação de Roseicollis

Mensagem  pauilinhos Dom 25 Nov 2012, 17:51

Boas, ha uma semana atrás comprei a um criador registado num clube dois casais de psitacidios Roseicollis e Caturras.
As Caturras são fáceis de identificar o sexo, estão ambos os casais numa gaiola de 55 L, 30 fundo e 65 de altura.
Lá dentro tenho um ninho que vinha já no conjunto, ninho esse que é dos Roseicollis, o ninho esta limpo somente com umas penas a um dos cantos.
Sei que tenho de por um ninho para as caturras ( vertical), ainda não comprei porque quero trocar (é muita espécie para iniciar).
Alem do comedor com mistura própria para ambos ( apesar de achar que tem semente de girassol à mais) tem grit, papa de ovo que parece que não vão lá muito, verduras pelo me nos uma vez por semana, uma espiga de painço todos os dias um bebedouro normal e acrescentei um com vitamina do complexo B.
Quem me vendeu disse que os Roseicollis já estavam a fazer ninho, mas não me parece, a mim parece-me que ainda se estão a ambientar a casa, tem lá carruma e folha de palmeira, coisa que aqui onde mora há com fartura, já a vi de volta das folhas, mas ainda não consegui ver nenhum carregamento para o ninho.
Preciso de dicas/ conselhos se estou a fazer bem o que tenho de alterar pois de inicio é sempre bom ouvir a "voz" da experiência
Obrigado
pauilinhos
pauilinhos

Mensagens : 14
Data de inscrição : 25/11/2012
Idade : 51
Localização : Costa da Caparica

http://passarosdacaparica.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda / dicas na criação de Roseicollis Empty Re: Ajuda / dicas na criação de Roseicollis

Mensagem  Ferreira Seg 26 Nov 2012, 17:20

Boa tarde Paulo Santos.
Não se esqueça de meter o seu nome no fim, é uma das regras do Fórum que não dispenso.
Para começar, os roseicollis sendo aves do Hemisfério Sul a época de reprodução é na Primavera Austral que vai de Fins de Setembro a fins de Dezembro.
Quem sou eu para mandar nas algibeiras das pessoas ainda para mais com esta crise, mas para já a gaiola com essas dimensões é pequena para um casal quanto mais para dois, no minimo dos minimos 60x50x50cm ou 90x40x40cm para um casal.
Como é a dita caixa ninho que já trazia?
Para eles fazerem o ninho basta caruma verde.
Na mistura que comprou misture meio por meio com mistura para periquitos.
A papa deve ser de preferência á base de ovo humida e mais para granulada que em pó. Como o tempo vai muito humido meta pouca papa caso contrário ganha bolor e é mais que certo que adoecem, assim como o pedaço de fruta ou verduras a meter renovar ou tirar ao fim do dia.
Não se esqueça que, seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias pois ao fim de 24 horas estão alterados e podem matar, de igual forma não podem apanhar Sol.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda / dicas na criação de Roseicollis Empty Re: Ajuda / dicas na criação de Roseicollis

Mensagem  bluehawk Ter 27 Nov 2012, 08:59

Pois também me parece que é completamente despropositada essa gaiola, além de não se devem ter em conjunto caturras e roseicollies, os roseicollies podem acabar por matar as caturras.
Para caturra o melhor são gaiolas 120x40x60 e para roseicollies 80x30x50
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda / dicas na criação de Roseicollis Empty Re: Ajuda / dicas na criação de Roseicollis

Mensagem  pauilinhos Ter 27 Nov 2012, 11:11

Muito obrigado pelas dicas, eu quando adquiri o conjunto foi, porque percebi que quem as tinha já só as tinha por ter, porque a minha ideia era soó ficar com os roseicollis, estou a tratar de arranjar um novo lar para as caturras.
o problema da gaiola deve ficar resolvido em breve. com a aquisição de uma daquelas de 2 andares de jardim, sempre dá para por na varanda e trazela para dentro de casa a noite e nos dias de mais frio, e no mínimo separa-los de preferência arranjar um novo lar para as caturras.
A mistura de sementes que lhes estou a dar realmente tem muita semente de girassol,e vou aproveitar a dica d mistura de piriquitos.
O ninho é o indicado e ontem adicionei mais 1 que eles já andaram a inspeccionar.
As folhas de palmeira andam de volta delas e já as desfiaram quase todas, na caruma não le tocam muito.
A papa é a mesma que dou aos exóticos que é uma mistura de 3 diferentes que comprei no principio para ver de qual gostavam mais e como não vi preferência acabei por mistura-las todas, mas é amarela (ovo) e alem de sementes tem aquele granulado verde e vermelho que penso sejam vitaminas ou legumes tipo ração.
O grit está sempre presente assim como a banheira, mudada e limpa todos os dias.
Já acabei com o complexo B pois fiz na 1ª semana por causa do stress de mudança de ares.
Nos legumes pegam-lhe bem tanto nas couves como na rama de cenoura, que tenho nuns vasos na varanda.
Agora estão a comer a mistura mas separei todas as sementes de girassol e só adicionei bem menos de 5%.
Como estão na época de criação, 1º devo de esperar que constroam o ninho, e depois comecem a galação, continuo a dar a mistura pobre em girassol ou adiciono um comedor só de girassol?

Paulo Santos
P.S.
Também tenho outra gaiola com uns casais de Diamantes Mandarins e Bengalins do japão, que já tenho os 2 no choco e outros a começar a fazer ninho e nesta estão com medida suficiente os 3 casais (uma pedros de metro), nestes tem estado tudo a correr bem .
pauilinhos
pauilinhos

Mensagens : 14
Data de inscrição : 25/11/2012
Idade : 51
Localização : Costa da Caparica

http://passarosdacaparica.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda / dicas na criação de Roseicollis Empty Re: Ajuda / dicas na criação de Roseicollis

Mensagem  bluehawk Ter 27 Nov 2012, 11:19

o GIRASSOL só serve para a engorda mais nada, a mistura das caturras e roseicollies deve ter algum mas não muito, mesmo na altura da reprodução.
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda / dicas na criação de Roseicollis Empty Re: Ajuda / dicas na criação de Roseicollis

Mensagem  pauilinhos Sex 21 Dez 2012, 22:58

Obrigado pelas dicas.
Já tenho os roseicollis com o ninho construido e bem que não consigo ver nada la para dentro.
O que é que não devo de fazer para não perder a criação?
Boas FEstas
Paulo Santos
pauilinhos
pauilinhos

Mensagens : 14
Data de inscrição : 25/11/2012
Idade : 51
Localização : Costa da Caparica

http://passarosdacaparica.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda / dicas na criação de Roseicollis Empty Re: Ajuda / dicas na criação de Roseicollis

Mensagem  Ferreira Sáb 22 Dez 2012, 15:46

Boa tarde Paulo Santos.
Não espreitar e deixar a mãe natureza trabalhar Very Happy

Um abraço e uma boa reunião familiar, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda / dicas na criação de Roseicollis Empty Re: Ajuda / dicas na criação de Roseicollis

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos