Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aparite laminado Branco

5 participantes

Ir para baixo

Aparite laminado Branco Empty Aparite laminado Branco

Mensagem  pepisi Sex 02 Nov 2012, 10:51

Bom dia Sr.º Ferreira...

Reparei que se referiu a este material noutro tópico e aproveitava a oportunidade para colocar uma duvida que se me coloca há já uns tempos a esta parte:

Este material não se estraga (esfarela) com o tempo e não começa a "inchar" devido à água (salpicada) dos banhos dados às aves?!?
Depois e devido à minha total inexperiência em trabalhar com este tipo de material, como se fixam as placas entre si?!
E por ultimo, penso que já reparou que existem (na AKI e Maxmat por exemplo) umas placas que se podem mandar cortar à medida mas os lados não estam laminados!!Será preciso forrá-los né?!O medo é precisamente que por aí o material comece a inchar e a se estragar, para não falar do piolho!!

Como contornou todos estes "obstáculos" quanto a este material Srº Ferreira?!

Grato desde já pela sua atenção...
Um abraço

Pedro Silva

pepisi

Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aparite laminado Branco Empty Re: Aparite laminado Branco

Mensagem  Ferreira Sex 02 Nov 2012, 15:29

Boa tarde Pedro Silva.
É certo que os materiais de hoje já não são como antigamente, quando fiz as gaiolas á 40 anos ainda estive para comprar fita e isolar os topos mas acabei por não a aplicar porque o aparite embora por vezes molhado inchou pouco e nunca se desfarelou, mas como disse, hoje em dia as coisas são a fugir á policia e portanto podes isolar isso com fita própria que tem que ser metida a calor (com um maçarico e passar com um pedaço de madeira de quinas boliadas para acalcar e agarrar bem, ou então com máquina propria), a fita normalmente é mais larga e depois de colocada tem que ser cortada com um formão ou outra ferramenta que corte bem.
Se pedires, penso que no AKI ou até mesmo numa carpintaria te isolam isso.
Para fixar as partes, primeiro espetei um prego fino para não escorregar e depois furei e aparafusei Very Happy
O aparite tem que ser furado caso contrário o parafuso ao entrar rasga o aparite, claro que a espessura da broca tem que ser inferior á do parafuso.

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aparite laminado Branco Empty Re: Aparite laminado Branco

Mensagem  pepisi Seg 05 Nov 2012, 16:51

Boas...

ok, fico agradecido pela partilha Sr.º Ferreira, obrigado!
Será sempre um material a ter em conta em projectos futuros (voadeiras p.ex.) study

Abraço

Pedro Silva

pepisi

Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aparite laminado Branco Empty Ajuda

Mensagem  scubapt Seg 05 Nov 2012, 20:22

Boa noite,

Aproveito para dar esta dica na hora de "orlar" os topos do aglomerado laminado:

Existe orla pré-colada que mais não é que orla em PVC com cola impregnada e que actua por calor; A melhor forma de colar esta orla é encostar a orla ao topo do aparite, por cima dela colocar uma folha de papel e passar por cima lentamente com um ferro de passar a roupa a ferro a uma temperatura que não seja demasiado alta para não derreter a orla de PVC - aconselho fazer uma experiência prévia; posto isto e logo de seguida calcar com um bocado de madeira que também pode ser do mesmo aglomerado.

O corte d aorla em excesso pode e deve ser feito de uma forma decisiva com um formão bem afiado e as arestas ligeiramente cortadas com uma lixa fica para mais tarde evitar cortes ao fazer a limpeza da gaiola.

A placa pode ser em aglomerado laminado branco ou se quisermos maior resistência pode ser utilizado placa de MDF laminado branco!

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Paulo de Carvalho

scubapt

Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/09/2012
Idade : 56
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Aparite laminado Branco Empty Re: Aparite laminado Branco

Mensagem  pepisi Ter 06 Nov 2012, 09:46

Bom dia...

Quero agradecer desde já a dica e o enriquecimento do tópico ao Paulo de Carvalho e aproveitar para lhe perguntar duas coisas relacionadas:
A primeira é se já utilizou este material para a construção de "buracos" ou voadeiras?!
A segunda é se tem a dica de como, no presente, se fixam as placas entre si pois tenho a impressão que existem "parafusos" ou algo semelhante para o efeito e é o que utilizam para os "montar" os armários de cozinha por exemplo...mas queria saber o que são e como se chamam(esses "parafusos")?!

Desculpem o abuso mas é um assunto que hà muito me tem matutado a cabeça e gostaria, se possível, de vê-lo esclarecido.

Obrigado uma vez mais!!

Um Abraço
Pedro Silva

pepisi

Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aparite laminado Branco Empty Parafusos

Mensagem  scubapt Ter 06 Nov 2012, 19:23

Boa Noite Pedro Silva,

Sim, já fiz uma série de viveiros para canários em laminado branco e com as frentes compradas em loja de animais. O resultado ficou excelente: lavável com um pano húmido e muito agradável à vista. Fazer voadeiras ou outro tipo de gaiolas com este material é possível e fica um resultado final muito bom.
Recomendo o uso de laminado branco de 16 milímetros de espessura, torna-se um pouco mais pesado mas compensa na estabilidade do produto final. As "costas" das gaiolas foram feitas com platex de 3 milímetros em que um dos lados era também com acabamento laminado branco.
As placas fixei-as com parafusos "auto-roscantes" de fenda "Philips" e de cabeça chata. Faz-se um furo prévio a "apanhar" as duas peças (uma na face e a outra na junta), e antes de apertar o parafuso faz-se um "escareado" com uma broca mais larga por forma a que a cabeça do parafuso fique à face da placa; existem à venda uma capas em plástico branco que podem ser coladas por cima da cabeça dos parafusos para os mais perfeccionistas! Estes parafusos também servem para "armar" os móveis de cozinha, ainda que esses além dos parafusos levem interiormente duas ou 3 cavilhas de madeira - para as gaiolas não é necessário encavilhar! Gostaria de colocar aqui algumas fotos desses viveiros, mas... acabei por vendê-las porque tenho agora apenas 3 casais de canários...

Se as gaiolas são para ficar à chuva, não aconselho o uso aglomerado de laminado branco, neste caso deve optar pela utilização de MDF Hidrófugo em laminado branco - mas... o custo na minha opinião já não justifica! Pode sempre fazê-las em Aglomerado laminado branco e por cima colocar de forma desnivelada uma chapa de fibra por exemplo.

Espero ter ajudado,

Um abraço,

Paulo de Carvalho

scubapt

Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/09/2012
Idade : 56
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Aparite laminado Branco Empty Re: Aparite laminado Branco

Mensagem  Ferreira Ter 06 Nov 2012, 19:33

Boa noite.
Aqui ficam gaiolas minhas feitas de aparite laminado.
http://forumdosexoticos.forumeiro.com/viewimage.forum?u=http%3A%2F%2Fi568.photobucket.com%2Falbums%2Fss125%2Fforumdosexoticos%2Fentrevista_ferreira1.jpg
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aparite laminado Branco Empty Re: Aparite laminado Branco

Mensagem  pepisi Qua 07 Nov 2012, 16:12

boas...

Penso estar desmistificado, através deste tópico, o uso deste material e agradeço uma vez mais a ambos o facto de o terem feito de uma forma totalmente esclarecedora...o meu "muito obrigado" a ambos!

pepisi

Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aparite laminado Branco Empty Re: Aparite laminado Branco

Mensagem  rafeiro Qui 08 Nov 2012, 00:27

Boas,
Não querendo me estar a meter, mas deixo aqui a a minha opinião trabalhei muitos anos numa carpintaria e o aglomerado de laminado branco é bom mas requer alguns cuidados tal como S.r Ferreira referiu principalmente com a limpeza, recentemente fiz umas gaiolas e utilizei um placa de 10mm em pvc branco e para as costas pvc de 1mm é bem melhor que o aglomerado o sistema de construção e igual, mas para limpeza bem melhor pois no caso de se querer lavar não há qualquer problema, e preço tambem não há grande diferença para o aglomerado.

Cumprimentos,
Flavio Reis

rafeiro

Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/09/2012
Idade : 46
Localização : Longueira

Ir para o topo Ir para baixo

Aparite laminado Branco Empty Re: Aparite laminado Branco

Mensagem  pepisi Qui 08 Nov 2012, 09:37

Bom dia...

Por mim, Flávio, meta-se à vontade pois quanto mais opiniões melhor para enriquecermos ainda mais o tópico!!
Sobre o PVC julgo não haver discussão sobre oferecer menos limitações em relação ao aglomerado mas quanto ao preço fiquei sempre com a sensação que seria bem mais caro!?! Suspect
Caso fosse possível, pedia ao Flávio que fala-se melhor sobre o aspecto da comparação de preços, local ou locais de compra, que penso ser dois dos itens mais importantes para quem queira construir.
Por ultimo pedir, caso tenha, fotos sobre o trabalho final... Cool

pepisi

Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aparite laminado Branco Empty Re: Aparite laminado Branco

Mensagem  rafeiro Qui 08 Nov 2012, 13:09

Aqui fica o link onde comprei as placas de pvc http://www.fabriprint.pt/consumiveis/placa-pvc.html há de diversas espessuras claro que quanto mais grosso for mas caro é, a gaiola que fiz com 10mm foi para um amigo que me pediu, não tenho fotos, mas esta foto foi da ultima fiz e utilizei uma placa de 6mm de espessura, e uma de 1mm para as costas, parafusos e silicone neutro para colar, uma das vantagens do pvc é mais facil de trabalhar, basta um x-acto e consegue se cortar sem problemas.
Aparite laminado Branco Gaiola%20pvc

Cumprimentos,
Flavio Reis

rafeiro

Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/09/2012
Idade : 46
Localização : Longueira

Ir para o topo Ir para baixo

Aparite laminado Branco Empty Re: Aparite laminado Branco

Mensagem  pepisi Sex 09 Nov 2012, 11:31

Uma vez mais "obrigado" a todos pelo contributo que deram a ajudar a esclarecer quanto ao material em questão e também à outra ideia que entretanto apareceu.

Bom Fim-de-semana a todos e boas criações (para aqueles que estão nessa fase)!! Wink

Abraço,

Pedro Silva

pepisi

Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aparite laminado Branco Empty Re: Aparite laminado Branco

Mensagem  pauilinhos Qui 24 Jan 2013, 15:06

rafeiro escreveu:

Cumprimentos,
Flavio Reis

Boas Flávio por acaso não me podes mandar o esquema, com as medidas para tentar fazer umas iguais?
Estou a fazer umas em laminado com rede 13x13 laminada, mas esta-me a dar um trabalho daqueles, a rede é porreira mas parece-me muito fina, o meu erro foi não ter feito o desconto das largura das tabuas mas mesmo assim estão a ficar fixes.
Alem de ser laminado vou em principio forra-las com película autocolante branca, ou talvez com motivos florais, fica melhor de lavar e veda completamente as junções.
Também lhes fiz um buracos no meio em cima dos lados e a trás, os de cima vou por uma alça para as poder transportar mais facilmente. e também serve para prender as espigas de painço, as de lado são mesmo só para o ar circular melhor e as de trás para pendurar na parece.
Ficam aqui algumas fotos do andamento das gaiolas.( as medidas escolhidas foram no sentido de aproveitar ao máximo a madeira que já tinha)
Aparite laminado Branco Foto0919
Aparite laminado Branco Foto0922d
Aparite laminado Branco Foto0920
Aparite laminado Branco Foto0924b
Aparite laminado Branco Esquema1page0011
Aparite laminado Branco Esquemaep




pauilinhos
pauilinhos

Mensagens : 14
Data de inscrição : 25/11/2012
Idade : 51
Localização : Costa da Caparica

http://passarosdacaparica.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Aparite laminado Branco Empty Re: Aparite laminado Branco

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos