Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Roberto e a Eureka

2 participantes

Ir para baixo

O Roberto e a Eureka Empty O Roberto e a Eureka

Mensagem  Diogo Pereira Sáb 13 Out 2012, 19:55

Boa tarde

Conforme afirmei coloco fotos das minhas aves e da gaiola.

Sou completamente amador e começo agora a interessar-me pelas aves.


O macho, tem o habito de dormir no recipiente da comida. E não consigo corrigir este comportamento. O meu medo é que, como por vezes defeca na comida, fiquem doentes.

O Roberto e a Eureka SDC10208

A gaiola, contrui eu, como tem rodas nos dias bons arrasto para o ar livre e ficam la todo o dia, a noite recolho para dentro do anexo. Nos dias maus ficam todo o dia dentro do anexo...já e velhilho e tem humidades mas sempre se protegem do frio. Xato é a janela ser virada para poente...tem luz directa das 13 as 17h no inverno. Quando há ovos dentro do ninho também nao sai a gaiola, tenho medo que perturbe o choco

O Roberto e a Eureka SDC10209

A alimentação, papa de ovo, grit e mistura de caturras. Compro na feira dos passaros no Porto. Coloco tudo nestes frascos de biscoitos, depois de lavados, porque acho que se arruma melhor.

O Roberto e a Eureka SDC10210

O macho no seu vicio.

O Roberto e a Eureka SDC10211

Ela assustada com o flash veio espreitar fora do ninho

O Roberto e a Eureka SDC10212

O Roberto e a Eureka SDC10217


Algo de errado que deva corrigir imediatamente?

Obrigado

Diogo Pereira

Diogo Pereira

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O Roberto e a Eureka Empty Re: O Roberto e a Eureka

Mensagem  Ferreira Sáb 13 Out 2012, 21:25

Boa noite Digo Pereira.
Podera!.. Como é que não quer que a caturra durma no comedouro com uns poleiros daqueles lol! São grossíssimos. tem que arranjar poleiros que sejam um pouco mais finos que um cabo de vassoura ou melhor, de modo que o pássaro pousado agarre-se bem ao poleiro mas que os dedos ultrapassem um pouco o diametro mas sem se tocarem.

Outra coisa errada, a caixa ninho deve ser colocada na parte mais alta da gaiola e não assente no chão como está.

Quidado com as corrente de ar, são fatais para qualquer ave.

Forre com papel o mais escuro que arrajar o frasco onde mete as papas, é que a claridade também as deteriora.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Roberto e a Eureka Empty Re: O Roberto e a Eureka

Mensagem  Diogo Pereira Dom 14 Out 2012, 13:08

Bom dia

Já estou a aprender....

O ninho eu ia prende-lo ao topo da gaiola, mas depois li que as caturras nidificam ao nivel do solo, em buracos nas arvores, e achei que era correto deixar o ninho baixo. O ninho na verdade nao está pousado no fundo da gaiola, está ai a uns dez centimetros dele, apoiado em duas tabuas.

Quanto aos poleiros, talvez seja melhor mudar....o mais estranho é que durante o dia não vai para la, adoram estar num poleiro curto que comprei na loja de animais, é aspero e irregular no diametro....julgo que da tambem para roçarem o bico.

Posso comprar aquelas varas de madeiras redondas(algumas tem umas estrias) que se vendem no leroy por exemplo, e cortas depois a medida?


Cumprimentos
Diogo Pereira


Diogo Pereira

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O Roberto e a Eureka Empty Re: O Roberto e a Eureka

Mensagem  Convidado Dom 14 Out 2012, 18:23

As caturras não nidificam ao nivel do solo lol!
Coloca na parte de cima da gaiola.
As caturras gostam de estar em sitios altos, as minhas é raro virem ao chão por exemplo.
Coloca o ninho em cima e coloca uns poleiros na parte de cima da gaiola também, mas não é baloiços que elas não se sentem tão seguras.
Coloca os poleiros de diferentes espessuras se puderes e vais ver que o macho deixa de dormir no comedouro.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Roberto e a Eureka Empty Re: O Roberto e a Eureka

Mensagem  Diogo Pereira Dom 14 Out 2012, 22:05

Boas

Vou trocar os poleiros já amanha.

O macho é um fato, nunca vai para o poleiro/baloiço mas a femea adora-o, é nesse que passa mais tempo. Ou, pensando melhor, talvez seja o poleiro com o diametro que ela mais gosta e nao seja por baloiçar. Laughing

Trocando, dou o feedback

Diogo Pereira

Diogo Pereira

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O Roberto e a Eureka Empty Re: O Roberto e a Eureka

Mensagem  Convidado Dom 14 Out 2012, 23:12

A femea vai para o baloiço por este ser o poleiro mais alto da gaiola e não tem medo do baloiço, coisa que o macho tem.
Se fosse eu fazia dessa gaiola 2.
Dividia a meio(altura onde estão os comedouros) e colocava o ninho por fora para não roubar espaço, e assim ficava com a parte de baixo vazia se quisesse colocar outras aves, ou então para as crias que nascessem quando fossem adultas.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Roberto e a Eureka Empty Re: O Roberto e a Eureka

Mensagem  Diogo Pereira Seg 15 Out 2012, 17:01

Olá Borllock Smile

Não vou dividir a gaiola a meio, acho que ninguém reparou mas a gaiola é mais pequena do que parece...e até tenho algumas dúvidas sobre o assunto. Só não sei se este local será o correcto ou se deverei postar na area de alojamento. Por ventura se aqui não for o local ideal é só " dar o toque" que eu mudo o post de local.


Ando com ideias de construir uma nova gaiola (é para me entreter, gosto destes trabalhinhos de bricolage e acho que sei fazer melhor do que aquilo que fiz).

A gaiola, como já disse, tem rodas e move-se para ar livre/anexo consoante o tempo e se há ovos ou não.

Resolvi fazer com um compartimento de baixo para guardar o "material" delas (comida, borrifador, material para o ninho, vassoura, etc etc etc) Assim tenho sempre tudo à mão sem confusões.
A gaiola tem metro e pico de comprimento e um pouco mais que isso de altura (Zona de habitação das caturras). Quanto à largura a história muda, tem apenas 30cm. Crying or Very sad Porquê? Porque a gaiola, como move-se, tem de passar em duas portas que ficam com um angulo de 90º entre si....se a gaiola fosse mais larga não me dava margem de manobra para a colocar ao ar livre.

No entanto, como olho para a gaiola e gosto pouco da estética, meti na cabeça que vou contruir uma nova e ando a recolher preços de materiais. O formato da gaiola será o mesmo, com as seguintes alterações. De largura já estudei o assunto e posso ir no máximo aos 35cm de largura. Comprimento irei aumentar um pouco e altura bastante mais...a gaiola ficará com a altura de 1.80metros(contando com a "dispensa" por baixo" que deverá manter-se sensivelmente no mesmo tamanho que a actual) Vou tentar fazer um telhado V invertido em chapa para colocar por cima e dar aquele aspecto de casinha. (o 1.80metros são medidos ao centro, no vertice do telhado e não no inicio do telhado nas laterais)
Estou a pensar usar uma rede lacada a verde (caso aqui me digam que posso usar, tenho medo dos quimicos, caso nao possa irei manter a rede eletro-soldada simples) Os cantos da gaiola vou fazer com perfis de alumino/aço inox e pensava em pintar com umas cores giras (Posso pintar?)
O ninho tenciono prender no topo e vou contrui-lo eu, qual a espessura minima da madeira?....que cuidados devo ter com o ninho na sua contrução? Qual o tamanho ideal da entrada? Saliento que as minhas caturras parecem ligeiramente maiores que as outras que conheço (de amigos) Inicialmente pensei em colocar uma parede em acrilico para poder cuscar o interior do ninho sem abrir tampas mas será o mais indicado?
Pensei ainda em colocar uma aba de rede mosquiteira no fundo da gaiola (30/40cm de altura talvez) e colocar nesse nivel as sementes para impedir que cascas das sementes caiam no chão em volta da gaiola. É solução?
Agora o mais grave....ando com os filmes de que quero outro casal, com outras mutações de cor, poderei colocar dentro da mesma gaiola? Terei espaço suficiente? As crias que sairem do/s casal/ais serão para colocar na gaiola actual que também deve sofrer algumas obras de estética.

Ainda relativamente à criação, e o sr. Ferreira vai-me chamar a atenção pelo off-topic, o vendedor da femea disse-me que ela era muita coisa (mistura de sangue) e que dali podiam nascer também muitas crias diferentes. É posssivel sairem crias com cores diferentes?

Irmãos da mesma ninhada ou ninhadas diferentes podem-se tornar amantes mais tarde em adultos?

Diogo Pereira


Diogo Pereira

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O Roberto e a Eureka Empty Re: O Roberto e a Eureka

Mensagem  Convidado Seg 15 Out 2012, 17:20

Bem numa gaiola para caturras o que importa é o comprimento e largura, a altura nem tanto porque elas voam é na horizontal.
Por isso elas se tiverem onde pousar estão sempre na parte superior da gaiola, por isso eu disse para dividires.
Mesmo que tenhas 10 caturra lá dentro elas vão todas para o topo e as que nao forem levam com os dejectos das outras lol
A altura só interessava se quisesses entrar la dentro.
Quanto ás crias podem sair diferentes sim, principalmente se o macho for portador de algo...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Roberto e a Eureka Empty Re: O Roberto e a Eureka

Mensagem  Diogo Pereira Seg 15 Out 2012, 17:56

Ola de novo

Quer dizer então que embora a gaiola até tenha uma altura porreirinha (para esconder o fraco da largura) as caturras não se interessam pelo altura.
As vezes vejo-os no chão, andam lá...a femea é mais asseada e como a banheira está pousada no chão, vai la com alguma frequencia. Já o badalhoco do macho.... Laughing

Eu sempre quis ter uma caturra, a primeira que comprei, brava, fugiu-me da mão andava eu a brincar com ela, facilitei um bocado e nunca mais a vi....o meu Aquiles...espero que tenha sido encontrado...é pouco provável que sobrevivam em liberdade nao é?

Passado uns tempos ofereceram o macho ao meu irmão, também bravo e eu comprei a minha femea criada à mão. Super meiga e atenciosa....Que Eureka Very Happy (ainda esperei que o criador terminasse a criação, nao comia sozinha ainda).

Já em minha casa ambas estavam em gaiolas pequenas, compradas nas grandes superficies, o rabo coitado roçava sempre nas grades da gaiola mas cantavam muito um para o outro.

Como tinha pena pelo pouco espaço que tinham decidi contruir a gaiola que já viram nas fotos e era para dividir verticalmente, metade para ele e metade para ela....ela tinha poucos meses...mas não fiz nada disso. Acabei a gaiola e pensei...vou juntar as duas (sem qualquer ideia de criação) e vejo se elas se dão bem...se se derem deixo-as estar...sempre tinham companhia.

O tempo foi passando e uma vez vi o macho sem vergonha em cima da femea....e ela tava a gostar, eu vi na cara dela....Ai a Eureka!.... Badalhoca...à minha frente... Arranjem um quarto masé..lol... e bem...se eles querem deixa meter la um ninho. Meti o ninho e algum pelo de cabra que tinha la para casa....apareceram 3 ovos e desses três nasceu uma caturrinha...que engraçado que é ver as caturras com responsabilidades paternais. A caturra que nasceu todos os dias era manuseada por mim e pela minha mãe...a Eureka nunca a rejeitou mas acho que corri esse risco. Verdade é que a bebe sobe para o dedo quando se encosta o mesmo ao peito...tem aqueles tiques de bicar mas nao aperta com a vontade toda...so alguma...bem...nao é 100% dócil mas nao tem o mau feitio do pai Roberto.

A caturrinha bebe ainda passarinhava na gaiola e como o ninho estava cheio de dejetos da cria, eu limpei a porcaria e o pelo de cabra mas pus la dentro o ninho outra vez...sem nenhum tipo de forro...era so para a cria dormir a noite se quisesse...Meu espanto quando vejo que pousado na madeira no interior do ninho já tinha mais um ovo...
Nesse dia separei a cria (que chorou, aquilo era choro) dos pais porque tive medo(disseram-se mas será verdade?) que os pais a bicassem para a expulsar da gaiola uma vez que já tinham mais ovos no ninho. Pousei ao lado dos ovos o resto do pelo de cabra que tinha, sem tocar nos ovos, e a femea la tratou de aconchegar os ovos, passados três semanas ainda haviam ovos mas nem macho nem femea se interessavem pelo ninho.... Os ovos a contra-luz estavam claros e portanto nao galados né...deitamos os ovos fora e pus desta vez serrim dentro do ninho...no outro dia de manha, pumba mais um ovo...e foi até ao dia de hoje, tem tres novamente (das tres posturas que teve a femea sempre pos 3ovos, a primeira deu uma cria, a segunda nao deu nada e a terceira saberei para a semana uma vez que o primeiro ovo foi posto dia 4 deste mes)

Em relação a mutações, não entendi bem. E possivel cruzar caturras com o mesmo sangue, de ninhadas diferentes ou até da mesma ninhada ou estou sujeito a deformações genéticas?

Diogo Pereira



Diogo Pereira

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O Roberto e a Eureka Empty Re: O Roberto e a Eureka

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos