Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Orientações

3 participantes

Ir para baixo

Orientações Empty Orientações

Mensagem  Helena C.F. Dom 07 Out 2012, 12:57

Boa tarde Sr. Ferreira,

Ouvi falar muito bem do seu fórum e resolvi "consultá-lo" a fim de me puder dar algumas orientações para cuidar da melhor forma do meu passarinho.
Ele é um agapornis roseicollis com 9 a 10 semamas.

Gostaria que me orientásse em relação à alimentação e cuidados a ter.

Por exemplo;
- Se devo levá-lo ao veterinário para fazer um check up
- Se devo desparasitá-lo e como fazer
- Qual a alimentação mais adequada para ele (Ele está a comer uma comida que compramos no supermercado da "RIGA", tem sementes e frutas secas, mas muitas sementes de girassol, que sei que não são muito adequadas e infelizmente ele adora!) e uma pápa amarela (ele não liga muito, não deve estar acostumado!), tem um osso de choco e água fresca (devo dar da torneira?)

Obrigada pela atenção,

Helena

Helena C.F.

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Orientações Empty Re: Orientações

Mensagem  Ferreira Seg 08 Out 2012, 12:17

Bom dia Helena.
Bem vinda aos Conselhos do Ferreira.
Se o pássaro anda activo é porque está bem de saúde, não precisa de ir ao Vet.
A desparasitação só deve fazer quando tiver 6 meses de vida a seguir há primeira muda de penas.
Alimentação, dar-lhe uma que contenha pouco girassol para não engordar em excesso, pode ser esta que é especifica para eles. http://www.pet4you.net/aves/alimentacao/sementes/grandes-periquitos/vl-grandes-periquitos.html
Dar-lhe de vez enquanto uma verdura menos alface que lhes provoca diarreia, também lhe pode dar um gomo ou pedacinho de fruta.
Ter um comedouro sempre com GRIT http://www.pet4you.net/aves/alimentacao/grit/vl-grit-coral.html
Dadministrar 5 dias seguidos por mês 5 gotas de Complexo-B para 100ml de água.
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias pois ao fim de 24 horas está alterado e pode matar, de igual forma não podem apanhar Sol.
Sim pode utilizar água da torneira a não ser que seja preciso por doença ter-se que administrar algum medicamento antibiótico, neste caso é que terá que dissolver o medicamento em água destilada.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Orientações Empty Re: Orientações

Mensagem  Helena C.F. Seg 08 Out 2012, 13:48

Boa tarde Sr. Ferreira,

Muito obrigada pelo acolhimento.

Sim, a minha ave é bastante ativa, não parece minimamente doente, só não sabia se deveria fazer um check up pois li que existem algumas doenças ou bactérias que por vezes não dão para identificar pelo comportamento deles, era só mesmo por uma questão de despiste! Mas sendo assim, não será então necessário.
Quando fôr altura da desparasitação, posso fazê-la eu mesma em casa ou devo então recorrer ao vet? E de quanto em quanto tempo deve ser feita a desparasitação?

Pois, infelizmente a comida que tenho para ele, tem muito girassol e ele parece adorar! Acho que deve estar habituado mas vou retirar a maior parte das sementes, assim pelo menos não será tão prejudicial, depois vou então adquirir a que me indicou que, por acaso vi ontem numa loja de animais.
Devo dar-lhe apenas esta comida (sementes) ou devo também dar ração? É que li em alguns sites que se deve dar ração própria para eles, junto com alguma semente e pápa de ovo (que também comprei)! Que me aconselha?

A fruta e legumes ainda não introduzi mas vou começar a oferecer-lhe. Tirando a alface, existe algum outro legume ou fruta que lhe seja prejudicial ou não seja adequado?

Já comprei grit, ainda não o vi comer mas penso que eles próprios comem quando sentem necessidade e coloca-se em separado da comida, certo?

O complexo B posso comprar em qualquer loja ou supermercado? É para dar sempre, todos os meses?

A água, mesmo que sem medicamento não deve estar exposta ao sol certo? E a ave pode ficar um pouco ao ar livre se estiver bom tempo sem demasiado vento?
Perguntei da água da torneira porque na minha zona a água é bastante calcária, é adequado ou devo dar de garrafa?

Peço desculpas por tantas perguntas mas quero saber tratar dele o melhor possível!

Cumprimentos,

Helena

Helena C.F.

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Orientações Empty Re: Orientações

Mensagem  Helena C.F. Seg 08 Out 2012, 14:13

Sr. Ferreira,

A tal ração que lhe disse que li que seria melhor opção que só as sementes também se encontra no site que me enviou da "pet 4 you", é da "verselle-laga" chama-se NutriBird G14 (também há a G18)!
Devo comprar e adicionar às sementes ?

Obrigada mais uma vez

Helena

Helena C.F.

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Orientações Empty Re: Orientações

Mensagem  Helena C.F. Seg 08 Out 2012, 14:19

Sr. Ferreira,

Desculpe realmente tantas mensagens mas vou-me lembrando de coisas e pra não me esquecer, pergunto de nono!!

Tenho disponivel na gaiola um osso de choco mas a criadora dele disse que não gostava muito do osso de choco, preferia as pedras (blocos minerais) mas estive a ver e existem os normais, os com iodo, com sabor a maçã...etc. O que acha que será melhor pra ele??

Agradecida pela atenção e não faço mais perguntas hoje.

Cumprimentos,

Helena

Helena C.F.

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Orientações Empty Re: Orientações

Mensagem  Ferreira Seg 08 Out 2012, 14:44

Boa tarde Helena.
Quanto há desparasitação, quando fizer 6 meses avise-me que lhe indicarei o que deve comprar para a Helena lhe administrar.
Quanto há ração (granulado) não sou apologista de se dar tal coisa. Primeiro porque aquilo é nada mais nada menos que bagaço de soja que depois de lhes tirarem o óleo, misturam-lhes corantes e nada mais, portanto não tem nada de nutritivo a não ser hidratos de carbono, a segunda se reparar os psitacídeos têm um bico curvado e bastante fino na ponta, portanto são aves que estão preparadas para abrirem frutos e sementes para comerem o interior, se tivessem o bico direito como os galinácios ou os faisianídeos para engolirem vá que não vá.
Quanto a verduras, espinafres, nabiças, brócolos, agriões, também pode dar cenoura, nabo, maçã, cenoura, uva, todas desde que sejam maduras menos pêra abacate que é tóxica para eles.
Não aconselho a comprar seja o que for para o seu pássaros nos supermercados, é que esses produtos são de origem duvidosa porque não trazem composições e como têm menos saida rançam ou estragam-se com maior facilidade.
Se de facto a água é bastante calcária e se bebem água engarrafada e darem-lhe também.
Atenção ao Sol em excesso, caso o metam no exterior têm que tapar metade do tecto da gaiola de modo que fique metade há sombra para ele se resguardar caso sinta Sol em excesso. Em casa é que tem que ter cuidado com as correntes de ar que estas sim é que lhes fazem mal por serem num só sentido.
Compre e administre o que lhe recomendei em tudo incluindo o GRIT que deve ser dado num comedouro há parte das sementes. Esses blocos muito bonitos é nada mais nada menos que gesso com corantes e aromatizantes, o que nos interessa é que comam o GRIT uma vez que as aves não têm ácidos para dissolverem os alimentos, as aves juntamente com o comer e quando necessitam, comem pedrinhas para moerem as sementes na moela e ao mesmo tempo absorvem os minerais que elas contêm.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Orientações Empty Re: Orientações

Mensagem  Helena C.F. Seg 08 Out 2012, 17:06

Boa tarde de novo.

Ok, então no final de Janeiro, quando ele fizer 6 meses eu questiono-o novamente para poder fazer tudo certinho.

Ainda bem que não comprei ração então. Para além das sementes que me recomendou vi também outras que me pareceram bastante interessantes e são pouco mais caras, (as últimas da mesma página daquelas que me mandou o link: vl-premium-grandes periquitos africanos, posso dar esta ou é melhor a outra mesmo?
Entendi em relação às comidas de supermercado, vou só tirar as sementes de girassol e acabá-la pra não deitar fora, depois começo a comprar na loja ou no site. E a tal pápa de ovo, posso dar? (junto com as sementes).

A água nós bebemos de garrafa por isso vou passar a dar-lhe também.

Só o colocamos no exterior um bocadinho e sem praticamente exposição direta mas vou tomar esses cuidados de qualquer forma.

Em relação às pedras, esqueço e, o osso de choco posso deixar ficar?
Falta-me só comprar o complexo B! Confirme-me só se é indiferente comprar em supermercado ou em loja e se, a administração (da forma que indicou) é todos os meses pra sempre ou devo parar em alguma altura?

Muito Obrigada, os seua conselhos são de grande utilidade.

Helena

Helena C.F.

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Orientações Empty Re: Orientações

Mensagem  Tiago Santos Silva Ter 09 Out 2012, 12:09

Bom dia Helena C.F,

Lendo as suas dúvidas,(se estiver errado, corrije-me Amigo Ferrerira) compre a alimentação que o Sr. Ferreira lhe indicou. A papa de ovo pode dar mas em recipientes separados. O osso de choco pode deixar Wink. Em relação ao complexo-b não sei se existe nos supermercados, mas o que eu possuo é da marca Avizoon (http://www.avizoon.pt/pt/produto/4+46/vita-b-complexo-lquido/) se quiser comprar este produto, quando abrir o link no canto inferior direito tem uma opção, através do seu código postal saber quais as lojas que vendem esse produto.

Espero ter ajudado,

Cumprimentos,

Tiago Silva

Tiago Santos Silva

Mensagens : 115
Data de inscrição : 10/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Orientações Empty Re: Orientações

Mensagem  Ferreira Ter 09 Out 2012, 14:39

Boa tarde Helena.
O amigo Tiago Silva já respondeu e bem, só saliento que já lhe tinha dito que não recomendo que compre coisas nos supermercados.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Orientações Empty Re: Orientações

Mensagem  Helena C.F. Ter 09 Out 2012, 23:05

Boa noite,

Muito obrigada aos dois, ambos ajudaram bastante.

Cumprimentos

Helena

Helena C.F.

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Orientações Empty Re: Orientações

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos