Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

caturras-criação

4 participantes

Ir para baixo

caturras-criação Empty caturras-criação

Mensagem  patriciaisa Sex 28 Set 2012, 16:49

boa tarde Sr. Ferreira,



uma questão, qual a melhor época para a criação das caturras?

bjs Patricia

patriciaisa

Mensagens : 37
Data de inscrição : 08/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

caturras-criação Empty Re: caturras-criação

Mensagem  scubapt Dom 30 Set 2012, 12:15

Antes demais um bom dia a todos os utilizadores deste fórum!

Sou de Coimbra e pretendo iniciar-me na reprodução de caturras; após uma busca mais ou menos intensa na net, achei este o fórum ideal para quem tem as aves domésticas como hobbie! - Parabéns ao seu mentor, pois está qui um excelente trabalho e a sã convivência (nada habitual nos fóruns... Sad ) parece reinar por aqui!

Neste meu primeiro post, aproveito para colocar a mesma dúvida da Patricia: Existe uma época mais favorável para a criação de caturras? Qual é? pode simular-se as mesmas condições dessa época? - temperatura e tempo de luz?

Obrigado,

Paulo de Carvalho

scubapt

Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/09/2012
Idade : 56
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

caturras-criação Empty Re: caturras-criação

Mensagem  Ferreira Seg 01 Out 2012, 00:27

Boa noite aos dois.
A época normal de criação começa em Outubro e vai até fevereiro.
Não precisam de ambiente temperado nem tão pouco de luz artificial uma vez que as descendentes há muito que nasceram na Europa, desde que estejam num sitio resguardado do frio do Inverno ou onde se possam resguardar e tenham claridade sufuciente.

Um abraço e beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturras-criação Empty Re: caturras-criação

Mensagem  scubapt Seg 01 Out 2012, 08:43

Bom dia!

Obrigado Sr. Ferreira!

Paulo de Carvalho

scubapt

Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/09/2012
Idade : 56
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

caturras-criação Empty Re: caturras-criação

Mensagem  scubapt Seg 01 Out 2012, 09:02

Uma vez mais,
Bom dia!

Sr. Ferreira, uma vez que estou a iniciar e gostaria de o fazer da melhor forma - proporcionando às avezinhas as melhores condições - Gostaria que me informassem sobre:
a) A melhor medida para uma gaiola de criação de caturras
b) A medida ideal para os ninhos
c) Se é necessário algum alimento / ementa / medicação / suplemento, para auxiliar a reprodução

Muito obrigado,

Paulo de Carvalho

scubapt

Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/09/2012
Idade : 56
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

caturras-criação Empty Re: caturras-criação

Mensagem  Ferreira Seg 01 Out 2012, 17:47

Boa tarde Paulo de Carvalho.
Gaiola, 100x50x50cm
Caixa ninho, 20x20cm base por 30cm de altura e entrada entre 8 a 10cm de diametro
Para atapetarem a caixa, uns dois dedos de altura de aparas de madeira é quanto basta.
Basta comida normal, um comedouro com GRIT e dar de vez enquanto uma verdura ou um pedacinho de fruta.

Boa sorte, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturras-criação Empty Re: caturras-criação

Mensagem  scubapt Seg 01 Out 2012, 20:22

Muito obrigado Sr. Ferreira!
Já fiz as compras de hoje... a gaiola tem um pouco mais de comprimento, mas não será problema!

Apenas (mais uma) dúvida, ou melhor... Para ficar completamente esclarecido:

A identificação dos sexos nas duas fotos que se seguem está correcta?
O animal que está "identificado" como macho mede cerca de 1,5 cm a menos que o "identificado" como fêmea... Poderei vir a ter problemas devido a essa diferença de estatura para fazer criação?

Upsss... Não sei como clocar imagens... Sad



Obrigado,

Paulo de Carvalho

scubapt

Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/09/2012
Idade : 56
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

caturras-criação Empty Re: caturras-criação

Mensagem  scubapt Seg 01 Out 2012, 20:41

Parece que pelo menos uma foto consigo colocar aqui:




[url=https://forumdoferreira.forumeiros.com/caturras-criação 2illxd0]caturras-criação 2illxd0[/url]


Mais uma vez obrigado e aguardo resposta quanto à úvida do sexo das minhas caturras.

Cumprimentos,

Paulo de Carvalho

scubapt

Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/09/2012
Idade : 56
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

caturras-criação Empty Re: caturras-criação

Mensagem  bluehawk Ter 02 Out 2012, 08:59

A suposição dos sexos está correcta, o macho é o da esquerda e a femea a da direita
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

caturras-criação Empty Re: caturras-criação

Mensagem  Ferreira Qua 03 Out 2012, 14:28

Boa tarde Paulo Carvalho.
As gaiolas querem-se mais compridas que altas pois os pássaros não são nenhuns foguetões.
Quanto ao comprimento, também há homens muito mais pequenos que mulheres e não deixam de cumprir com as obrigações lol!

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturras-criação Empty Re: caturras-criação

Mensagem  scubapt Qua 03 Out 2012, 15:50

Boas amigo Ferreira!

Eh eh eh! gostei dessa resposta da diferença de alturas!!!! É o que se pode chamar "Uma resposta à altura!"


Juntei hoje de manhã os meninos e coloquei o ninho voltado para nascente como li aqui.

A gaiola tem 95x40x40 (na parte mais baixa, pois a parte de cima é triangular...)

Agora é esperar que façam a "obrigação" deles e ter sorte e muita dedicação!

(para quem achava que as caturras eram meigas... fiquei com dois cortes nos dedos de bicadas que a fêmea me deu ao mudá-la de gaiola... Sad


Um forte abraço e obrigado pelos concelhos


Paulo de Carvalho

scubapt

Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/09/2012
Idade : 56
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

caturras-criação Empty Criação de caturras

Mensagem  scubapt Dom 04 Nov 2012, 09:37

Bom dia Foristas e Sr. Ferreira!

Há um mês atrás resolvi adquirir um casal de caturras (ver post's anteriores), e após consulta aqui no fórum preparei tudo para dar inicio à criação dos bichinhos.
Tenho seguido todos os cuidados que são recomendados no fórum ,mas... Algo me está a falhar! - Não sou demasiado curioso em relação às aves que possuo e apesar de lhes dedicar 10 a 15 minutos de companhia, não me meto mais na vidinha delas, para além de mudar água, comida e efectuar a limpeza dos tabuleiros (a limpeza apenas uma vez por semana, água e comida todos os dias).

Mas:
- Apesar de estar a seguir todos os passos aqui descritos em vários post's, não há maneira delas colocarem um único ovo... mais: nunca as vi sequer no acto propriamente dito!!!!! Também nunca as vi entrar ou sair do ninho, aliás, o "tapete" de aparas de madeira está imaculadamente como o coloquei sem ser remexido, pelo que presumo que efectivamente nunca lá entraram...

A minha dúvida reside aqui:

A gaiola bem como o ninho (20x20x30 vertical) que possuo tem as medidas que têm sido aqui divulgadas, a entrada do ninho voltada para nascente, etc... No entanto a gaiola é toda em gradeamento, estando apenas resguardada" do lado de trás, pois está pendurada numa parede. Será que terei que optar por uma gaiola toda em madeira - protegida em toda a volta e com grade / rede apenas na frente?

Outra hipótese que coloco é a diferença de idade entre o casal - a fêmea é maior, pelo que suponho que o macho será mais jovem, será esse o motivo do insucesso? Como adquiri as duas numa loja de animais não me conseguiram dizer a idade dos dois... Será pois o jovem novo demais para "cobrir" a fêmea? - Penso que nas fotos atrás por mim colocadas é possível a vós - mais experientes - perceber se o macho está em idade de "cumprir" as suas obrigações maritais! lol!

Agradeço a vossa ajuda, é que vejo pelo fórum uma série de pessoas já com crias e estas não há maneira de criarem scratch ; além disso segundo vós, o período de criação vai de Outubro a Fevereiro, pelo que, se quiser ter resultados nesta época de criação, tenho de perceber o que está de errado e agir em conformidade!

Cumprimentos e obrigado,

Paulo de Carvalho

scubapt

Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/09/2012
Idade : 56
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

caturras-criação Empty Re: caturras-criação

Mensagem  Convidado Dom 04 Nov 2012, 09:47

Sim, ao que me parece o macho é mais novo, ainda tem uma pena com listas na cauda o que quer dizer que está a fazer a 1º muda.
Dê tempo ao tempo, eu penso que eles este ano ainda não criam, mas pa fevereiro ja devem criar.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

caturras-criação Empty Re: caturras-criação

Mensagem  bluehawk Seg 05 Nov 2012, 09:00

patriciaisa escreveu:boa tarde Sr. Ferreira,



uma questão, qual a melhor época para a criação das caturras?

bjs Patricia

A melhor época de criação de caturras é na primavera/verão do local de onde são provenientes, como são Australianas e no hemisfério sul as estações são ao contrário das nossas, é só "fazer as contas" começa no nosso outono e termina com o nosso inverno.
Agora... as caturras vendidas em Portugal normalmente já cá nasceram e criam melhor na nossa primavera/verão.
Mas desde que tenham as condições como devem ser, criam todo o ano.
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

caturras-criação Empty Re: caturras-criação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos