Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Penas partidas da Aves

3 participantes

Ir para baixo

Penas partidas da Aves Empty Penas partidas da Aves

Mensagem  Carlos_Costa Qui 20 Set 2012, 21:07

Boa Noite Sr.Ferreira

Isto é mais um tópico para eu tirar uma dúvida por vezes pela net fora mil e 1 opiniões diferentes.

Em relação a lavar as penas já sei, agua morna. O problema é quando elas partem.

Tenho um ring neck criado á mão que anda sempre solto, por consequente vai batendo aqui e ali e já partiu pelo meio 3 penas do rabo.

Eu vi pela net que o melhor é cortar mais proximo da "raiz" cerca de 2 cm que ela acaba por secarm quando secar é só arrancar. Mas também já vi a arrancar as penas assim sem dó nem piedade. Como aconcelha a retirar essas penas partidas? Ou melhor, aconcelha que retire?

Ps: eu não vou retirar pois a ave está a fazer os 6 meses e brevemente irá fazer a muda. Quero aprender para num futuro estar preparado.

Abraço

Carlos Costa
Carlos_Costa
Carlos_Costa

Mensagens : 77
Data de inscrição : 27/04/2012
Idade : 33
Localização : Cartaxo

http://costaves.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Penas partidas da Aves Empty Re: Penas partidas da Aves

Mensagem  Ferreira Qui 20 Set 2012, 22:03

Boa noite Carlos Costa.
Como está para entrar em muda deixe ficar que ela logo cai.
Depois disso, o melhor é arrancar de imediato a pena e desinfectar com Betadine que ao fim de 15 dias começa a nascer outra. Isto se forem muitas partidas, só uma pena ou duas não perturba a ave de voar.
Nunca cortar a pena rente, primeiro porque não secam (as penas só é um organismo vivo enquanto estão a crescer, depois de feitas morrem e ficam agarradas ao corpo) e segundo, porque depois quando entrar em muda a pena nova não consegue empurrar o couto porque não tem peso e a ave não consegue arrancar o couto com o bico.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Penas partidas da Aves Empty Re: Penas partidas da Aves

Mensagem  Ana Martins Qui 20 Set 2012, 22:21

estava para abrir um topico com uma duvida parecida, mas ja que esta esse aberto sobre penas partidas deixo aqui a minha duvida.
eu arraquei as penas partidas que os goulds e bengalim do japão tinham partidas agora gostaria de saber quanto tempo demoram a ficar prontas pois tinha algumas dessas aves selecionadas para levar ao nacional será que ainda dá tempo de crescerem. posso dar mesmo nessa altura algumas vitaminas (EX.mutavit) para acelerar o crescimento das penas.
E ja agora o amigo Carlos costa falou em dar banho com agua quente como funciona ajuda no crescimento?

Cumps
Ana Martins

Ana Martins

Mensagens : 15
Data de inscrição : 06/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Penas partidas da Aves Empty Re: Penas partidas da Aves

Mensagem  Ferreira Sex 21 Set 2012, 21:40

Boa noite Ana Martins.
Atenção com penas partidas em bengalins e Goulds, normalmente isso acontece devido a terem ácaros e com tanta aflição cortam-nas.
Não sei se para o Nacional estarão do mesmo tamanho, as penas levam mais ou menos 15 dias a despontarem e depois sempre levam uns 2 meses até ficarem com o mesmo tamanho.
O Mutavit, Anima Strath, Aminovit-L, sempre ajudam no aceleramento.
Quanto a penas lavadas, ehehehe. é uma sequência de como o amigo Carlos Costa devia limpar as penas sujas de fezes de um dos seus pássaros.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Penas partidas da Aves Empty Re: Penas partidas da Aves

Mensagem  Ana Martins Sex 21 Set 2012, 23:13

eles foram tratados com bogena parasita, e por acaso nunca os vi a coçar muito.
fiquei desconfiada ser das gaiolas pois elas são todas em rede e as aves por vezes encontram-se penduradas na rede lateral.
cumps ana martins

Ana Martins

Mensagens : 15
Data de inscrição : 06/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Penas partidas da Aves Empty Re: Penas partidas da Aves

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos