Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Codornizes daa china

2 participantes

Ir para baixo

Codornizes daa china Empty Codornizes daa china

Mensagem  JoãoFerreira Qui 30 Ago 2012, 10:27

Bom dia Srº Ferreira,

Tenho um casal de codornizes da china, nascidas este ano.
- Fizeram uma 1º postura, onde a femea colocou 14 ovos ( 7 no mesmo sitiu e o resto espalhados), dos 7 que estavam no mesmo local ( dentro de uma caixa que forneci) começou a chocar, mas ao fim de uma semana levantou-se do choco, esperei uns dias e como vi que não voltou ao chocou retirei os ovos e verifiquei que 6 tinham já os pintos feitos.
Perguntou: terá levantado por se ter assustado com algo, ou, o facto de o maxo estar junto com ela terá ajudado?
Os outros 7 ovos que tinha colocado espalhados, guardei-os e coloqueio de baixo de uma cócó e já nasceram 2 um deles morreu, pois, não se soltou bem da casca o outro continua vivo. Este que nasceu está numa caixa, com farinha dos pintos (1ª fase) e vou-lhe dando água, se nascer mais algum continuo a fazer o mesmo ou recomenda-me algo diferente?

- Entretanto a codorniz já colocou 8 ovos no mesmo sitiu ( desta vez escolheu o local, mais escondido, no chão e cobertos com o que ela quis - aparas e penas), colocou mais 2 ovos (desta vez 1 em cada local diferente), ou seja, ao todo já vai com 10 ovos.
Pergunto: junto estes 2 ovos ou outros que possa colocar em locais diferentes no local onde tem os outros 8 ovos, ou, simplesmente retiro-os e aguardo que agarre ao choco onde tem os 8 ovos? Caso agarre ao choco, o maxo pode ficar junto ou separo-os durante a postura.
De referir que as codornizes estão num viveiro onde estão um casal de bengalins e rolas diamante.

Abraço,
João Ferreira

JoãoFerreira

Mensagens : 189
Data de inscrição : 17/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Codornizes daa china Empty Re: Codornizes daa china

Mensagem  Ferreira Qui 30 Ago 2012, 12:10

Bom dia João Ferreira.
Se põe uma data de ovos num sitio e depois começa a pôr ovos por todo o lado é porque é incomodada na altura de o pôr, se é o macho ou outra coisa não sei, sei que nas codornizes normais os machos atraem uma data de fêmeas para um local e galam todas, não é bicho de uma só companheira e vai rondando as fêmeas para que tenham sossego, qualquer das maneiras, mais que 8 ovos não os deve tapar todos para chocar.
O pinto para morrer agarrado há casca foi falta de humidade na altura de nascer. Tam que ter um recipiente baixo de maneira que possam tomar banho e assim regularem a humidade.
Desde que não haja muita diferença entre eles pode-os juntar, caso façam muita diferença na idade o mais velho ataca o mais novo.
Sim a farinha a dar é para pintos 1ª fase.

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Codornizes daa china Empty Re: Codornizes daa china

Mensagem  JoãoFerreira Qui 06 Set 2012, 10:57

Bom dia Srº Ferreira,

A minha codorniz, já vai com 12 ovos no mesmo local (desta vez o ninho onde quis e á sua maneira), sendo que o ninho é mesmo pequeno.
O macho ainda continua a galea-la.
Pergunto:
- Quantos ovos pode ainda colocar mais?
- Devo retirar o macho do mesmo local onde está a femea, ou podem ficar juntos, mesmo quando esta agarrar ao choco?

Abraço,

João Ferreira

JoãoFerreira

Mensagens : 189
Data de inscrição : 17/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Codornizes daa china Empty Re: Codornizes daa china

Mensagem  Ferreira Qui 06 Set 2012, 12:06

Bom dia João Ferreira.
Nunca criei Codornizes da China mas sim codornizes normais e eram tirados em chocadeira, para as normais como os machos são bastante fogosos têm que ser pelo menos 5 fêmeas para um macho e as fêmeas fazem posturas continuas sem serem em ninho.
Tudo o que tenho lido sobre as codornizes da China é que vivem em casal e chocam os ovos em cativeiro sem problemas, portanto deixe ficar o casal e logo vê no que vai dar.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Codornizes daa china Empty Re: Codornizes daa china

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos