Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caturra com pernas abertas

2 participantes

Ir para baixo

Caturra com pernas abertas Empty Caturra com pernas abertas

Mensagem  Cmota93 Qui 16 Ago 2012, 22:42

Boa noite,
No dia 20 de Julho nasceu uma cria de caturra e tenho vindo a reparar que ela mantém-se constantemente com as pernas abertas. Quando tento que ela as feche, assim que a largo ela volta a abri-las.
Dia 18 de Julho tinha nascido uma, mas essa foi perdendo os movimentos nas patas e, infelizmente, faleceu ontem.

Não percebo o que se anda a passar com as crias No No Crying or Very sad scratch

Catarina

Cmota93

Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com pernas abertas Empty Re: Caturra com pernas abertas

Mensagem  Ferreira Sex 17 Ago 2012, 12:08

Bom dia Catarina.
Falta-lhe o principal, uma alimentação adequada.
Para começar, que matariais têm dentro da caixa ninho?
Que lhes dá como alimentação base?
Se têm minerais há disposição?
Se lhes dá papas e quais?
Se lhes dá verduras e fruta?
Para equlibrar a falta de nutrientes se lhes dá algum composto vitamínico?
Responda-me a isto e saberemos as causas.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com pernas abertas Empty Re: Caturra com pernas abertas

Mensagem  Cmota93 Sex 17 Ago 2012, 13:56

Bom dia, Sr Ferreira.
Até há uns tempos, já eles tinham nascido, tinha uma espécie de turfa apanhada e escolhida (apanhei numa zona de pinheiros), pois foi o que o meu namorado usou e ele não teve problemas, neste momento coloquei uma camisola virada do avesso pois as crias ficavam com "crostas" de turfa agarradas aos olhos e assim não conseguiam abrir os olhos.
Como alimentação base dou-lhe uma mistura própria para caturras que compro a loja de animais juntamente com mistura de piriquito de forma a não ter tanta semente de girassol.
Minerais não têm, a unica coisa que têm é dois pós próprios para colocar na água, um é de cálcio e o outro é para o canto e assim. Não sei dizer qual é pois eram do meu namorado e este verão houve um incedio em casa dele na zona dos pássaros e ardeu tudo.
Têm à disposição uma papa de ovo com umas sementes pretas, mas não ligam muito. Comem muito de vez em quando.
Fruta, já tentei dar maçã, pêra, pêssego e nada... nem lhes tocam. Apenas penicaram um pouco do pêssego e foi quando eu estava a dar, porque depois coloquei num recipiente na gaiola e nem tocaram.
Vegetais, começei a dar-lhes folhinhas de alface bem lavadas e eles até que gostam.
Como composto vitamínico só se for um dos pós, que acho que se chamava omni qualquer coisa.
Aguardo a resposta, e desde já um obrigada pela atenção.
Catarina

Cmota93

Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com pernas abertas Empty Re: Caturra com pernas abertas

Mensagem  Ferreira Sex 17 Ago 2012, 19:13

Boa tarde Catarina.
Fez mal, a manta morta é do melhor que há para o fundo das caixas, deve ter mais ou menos uns 2 dedos de altura.
Diga-me que pós são esses, nomes e marcas, se não souber mande tudo fora.
Compre GRIT (mistura de coral, casca de ostra, tijolo e carvão, tudo moido e lavado) e que tenham sempre um comedouro Cheio http://www.pet4you.net/aves/alimentacao/grit/vl-grit-coral.html
Compre e administre durante uma semana na água de beber Aminovit-L, sendo 5 gotas para 100ml de água, ou Anima Strath, sendo 3 gotas para 100ml de água mas durante 2 semanas.
http://www.avizoon.pt/pt/produto/4+18/aminovit-l-liquido/
http://www.sweetcare.pt/anima-strath-fortificante-p-SA0058AM.aspx
Meta um gomo de maçã mas sem caroços preso nas grades da gaiola junto a um poleiro.
Nada de dar alface, isso provoca desarranjos intestinais e pode levar há morte.
Pode dar agriões, espinafres, brócolos, nabiças.
*MUITO IMPORTANTE*
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24 horas estão estragados, de igual forma não podem apanhar Sol.

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com pernas abertas Empty Re: Caturra com pernas abertas

Mensagem  Cmota93 Sex 17 Ago 2012, 20:02

Boa tarde Sr Ferreira.
Não percebi a que "manta morta" se refere.
As caixas dos pós arderam aquando do fogo na casa do meu namorado, então não posso especificar quais são até voltar à loja de animais. Vou deixar de lhes dar então.
O GRIT e o Aminovit-L ou Anima Strath encontram-se à venda em qualquer loja de animais?

Neste momento tenho no ninho uma cria e um ovo posto há 2 dias. A cria mantém-se sempre com as pernas abertas. Devo fazer algo em relação a isso? Devo deixar lá o ovo para que façam nova criação?

Obrigada,
Catarina


Cmota93

Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com pernas abertas Empty Re: Caturra com pernas abertas

Mensagem  Ferreira Sáb 18 Ago 2012, 11:33

Bom dia Catarina.
A manta morta foi o que o seu namorado utilizou. Diz-se manta morta hás folhas junto aos troncos das árvores que apodreceram e ficaram turfa. É o melhor que há uma vez que é um produto natural, nunca utilize turfa das dos vasos porque contêm quimicos.
Em qualquer boa casa de pássaros têm esses produtos, eu mandei-lhe esses sites simplesmente para ver como são as embalagens. Se não conseguir arranjar o Aminovit-L ou o Anima Strath nas lojas, as farmácias costumam ter o Anima Strath ou mandam vir por encomenda.
Tire o trapo e meta a manta morta.
Deixe ficar ambos, se a caturra pequenina tiver mais de 30 dias deve estar a sair da caixa e é alimentada em exclusivo pelo pai, aliás se a fêmea entrou outra vez em postura o filho passou a ser só alimentado pelo pai.
Tente arranjar uma boa papa há base de ovo, húmida e que seja mais para o granulado que em pó, se for da marca Witte Molen melhor.
Note, o GRIT é muito importante na vida de qualquer pássaro porque precisam de pedrinhas para moerem os alimentos na muela e ao mesmo tempo é uma grande fonte de minerais importantes para na vida dos pássaros. o filho está com as patas para o lado por estar descalcificado.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com pernas abertas Empty Re: Caturra com pernas abertas

Mensagem  Cmota93 Sáb 18 Ago 2012, 12:34

Bom dia Sr Ferreira,
Então vou apanhar mais dessa manta morta e vou colocar no ninho, se a cria ou futuras crias tornar a criar crostas de turfa nos olhos apens devo tirar-lha dos olhos e pronto.
A caturra tem 28 dias, com as patinhas assim vai conseguir desenvolver bem ?
Aconcelha-me a comprar areia para o fundo da gaiola? ou posso apanhar areia da praia e desinfetar? Como devo proceder?
Agradeço-lhe imenso pela atenção que tem tido, está a ser uma grande ajuda.
Catarina

Cmota93

Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com pernas abertas Empty Re: Caturra com pernas abertas

Mensagem  Ferreira Sáb 18 Ago 2012, 18:55

Boa tarde Catarina.
Para o fundo da gaiola pode apanhar areia da praia, passa-a por água doce umas 2 ou 3 vezes e depois no alguidar com a água escorrida vai deitar água até cobrir a areia e deita 2 gotas de tintura de iodo por cada litro de água, mexe e deixa ficar assim durante uma hora, escorre e mete a areia a secar.
Não se esqueça de Comprar o Grit e meter num comedouro.
Para que a manta morta não faça isso aos olhos dos pássaros, antes de a meter na caixa borrife-a de modo que fique húmida mas não encharcada.
Não sei se o filho chega a ter as patas unidas, esperemos que sim embora vá levar tempo.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com pernas abertas Empty Re: Caturra com pernas abertas

Mensagem  Cmota93 Qua 22 Ago 2012, 17:25

Ainda não consegui adquirir os produtos, mas tenciono compra-los em breve.
Agora o que acontece é que a minha fêmea tem andado toda "inchada" e mal sai do poleiro, só mesmo para comer e ir ao ninho de vez em quando.
Hoje reparei que tem uma mancha de sangue perto da cauda, mas nao vejo feridas, só zona sem penas, como as patas. Também reparei que nao pia, tem a respiração mais iregular e antes quando a tirava da gaiola ela queri sempre voltar e agora esta aqui ao pe de mim e nem se mexe.
A respiraçõ é meia irregular e rápida e ela tremelica toda.

Quero colocar fotos, mas diz "Você não tem permissão para postar links externos e e-mails."

Crying or Very sad pale Crying or Very sad pale

Cmota93

Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com pernas abertas Empty Re: Caturra com pernas abertas

Mensagem  Ferreira Qua 22 Ago 2012, 18:08

Boa tarde Catarina.
Não se esqueça de meter o seu nome no fim.
Para meter aqui fotos tem que preencher os seus dados no seu registo e assinalar o que lhe mandam.
depois disso tem que ter as fotos instaladas num programa de fotos e depois de clicar em responder clica num simbolo verde no cabeçalho que é o 16º.
Esse sangue provavelmente uma ulcera por nunca lhe ter dado GRIT ou algum ovo que estivesse a pôr e que se tivesse partido dentro dela por terem a casca muito fina por não lhe dar o GRIT.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com pernas abertas Empty Re: Caturra com pernas abertas

Mensagem  Cmota93 Qua 22 Ago 2012, 18:56

Boa tarde Sr Ferreira
Peço desculpa, mas com a confusão das fotos e a preocupação com a caturra, esqueci-me.
Bem, à pouco dirigi-me a uma loja de animais aqui perto de mim com a caturra, o senhor não me soube dizer o que seria, mas consegui comprar o GRIT da marca KIKI e comprei o aminovit-L da avizoon. O Aminovit L pode ser administrado com água canalizada?

Quando cheguei a casa pousei a caturra na minha cama e dei o GRIT ao macho, quando vi ela tinha vomitado um pouco...tente dar-lhe água mas não aceita...
Catarina
Caturra com pernas abertas Foto0253pl
Caturra com pernas abertas Foto0250y
Caturra com pernas abertas Foto0252u
Caturra com pernas abertas Foto0251x

Cmota93

Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com pernas abertas Empty Re: Caturra com pernas abertas

Mensagem  Ferreira Qua 22 Ago 2012, 19:11

Boa tarde mais uma vez Catarina.
Se vomitou confirmo ulcera e pouco ou nada poderá fazer por ela, qualquer das maneiras tente encontrar o mais rápido possivel isto e adinistrar conforme vier no folheto informativo mas utilizando água destilada.
http://www.zoopan.com/?info=produtos/7/39/134
Boa sorte para a caturra.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com pernas abertas Empty Re: Caturra com pernas abertas

Mensagem  Cmota93 Qua 22 Ago 2012, 19:39

Vou tentar encontrar isso Crying or Very sad
Ela tem, na zona da barriga, um altinho saído. Tem alguma idéia do que sera?
Quando eu puxo por ela, ela reage, e até já voou, mas assim que a deixo sossegada, fecha os olhos e fica muio quieta..
Gosto tanto desta caturra. Foi a 1ª que tive e foi ela que me levou a gostar mais de aves. Crying or Very sad
Obrigada,
Catarina

Cmota93

Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com pernas abertas Empty Re: Caturra com pernas abertas

Mensagem  Ferreira Qua 22 Ago 2012, 21:42

Boa noite Catarina.
Não sei o que seja esse altinho, mas provavelmente a rotura da moela.
Isto tudo por não dar o Grit aos seus pássaros, não pense que é a unica, é o que por aqui não falta é tópicos sobre isto.
Há 3 tipos de alteração dos alimentos nos animais, uns têm ácidos fortissimos que dissolvem tudo no estomago. Outros dissolvem os alimentos com bactérias e outros alem de dissolverem os alimentos com bactérias antes precisam de triturar os alimentos que é o caso das aves, como não têm dentes engoel os alimentos que por sua vez são amolecidos no papo e seguem para a moela onde são triturados. As aves para que possam triturar bem as sementes comem pedrinhas, se não as tiverem os músculos da moela exercem na mesma pressão e de tantas vezes o fazerem que há uma semente mais rija acaba por se espetar na moela, daí a haver uma infecção e rotura total é um instante.
Pode ser que com esse antibiótico se salve mas?
Dê só fruta, verduras e papas, nada de sementes.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com pernas abertas Empty Re: Caturra com pernas abertas

Mensagem  Cmota93 Qui 23 Ago 2012, 07:47

Bom dia Sr Ferreira,
Neste momento sinto-me um pouco melhor pois a minha caturra já se encontra, aparentemente melhor cheers . Ontem à noite não comia e só bebia água porque eu lhe dava.
O meu namorado veio cá e viu-a inchada, percebemos assim que tinha um ovo dentro dela que não conseguia pôr. O 1º ovo já ela o colocou há uns bons dias.
Fizemos-lhe massagens e colocámos um pouco d azeite para ajudar a "lubrificar" o oríficio. Com pouca força fomos tentanto empurrar o ovo, mas como ela se sentia desconfortável íamos parando, até que da última vez que tentámos, até ela ajudou. Aliás, o ovo saíu com a última força que ela fez.
Reparámos que num dos lados d orificio ela ficou com uma pequena ferida, devo trata-la? Com o quê?
Ah! E já não tem o tal altinho.
Durante a noite mantive-a numa gaiola separada do macho, pois este, por ela se encontrar apática, resolvia bica-la.
Hoje já come e já bebe água sozinha. Na água já tem o aminovit L e já têm GRIT à disposição.
Devo, mesmo assim, adquirir o salmocoli?
Desde já um muito obrigada Smile
Catarina

Ps: tentei voltar a coloca-la na gaiola com o macho, mas ela vai para o poleiro e fica inchada.
As fezes estão escuras, quase pretas.
Se puxar por ela, ela reage mas assim que a coloco n gaiola volta a ficar molinha..
Já nem sei o que pensar. Quando penso que está melhor, volta a ficar chochinha.


Última edição por Cmota93 em Qui 23 Ago 2012, 11:14, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : informação adicional)

Cmota93

Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com pernas abertas Empty Re: Caturra com pernas abertas

Mensagem  Ferreira Qui 23 Ago 2012, 14:37

Boa tarde Catarina.
Eu não estou presente para ver os pássaros, portanto cinjo-me ao que as pessoas me relatam.
Se alem dos sintomas que me tinha descrito antes, também me disse que a tinha visto vomitar e se depois de pôr esse ovo continua enrufada a um canto da gaiola. Sim, administre o Salmocoli.
Na ferida vai besuntar com Betadine para não infectar.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com pernas abertas Empty Re: Caturra com pernas abertas

Mensagem  Cmota93 Qui 23 Ago 2012, 16:09

Boa tarde outra vez Sr Ferreira
Claro que ajuda como pode consoante o que lhe é dito.
Nem tinha pensado na hipótese do ovo, o meu namorado é que, ao massaga-la, se apercebeu do ovo lá dentro que ela não coneguia pôr.
Ela ainda se encontra meia enrufada, mas muito mais reativa.
Quando o macho a chama ela já responde e tem comido. E já voltou a reclamar quando a quero tirar da gaiola, coisa que ontem não fazia.
Hoje ainda não vomitou.
Outra coisa, eles estarão na muda da pena? Ela tem se "coçado" bastante, e está constantemente a penicar as penas e segundo me parece a tentar arranca-las. O Sr da loja de animais disse que ela não tinha piolho.
Catarina

Cmota93

Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com pernas abertas Empty Re: Caturra com pernas abertas

Mensagem  Cmota93 Qui 23 Ago 2012, 17:57

Sr Ferreira,
Neste momento está toda contente de um lado para o outro da gaiola..
Que confusão..
Catarina.

Cmota93

Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com pernas abertas Empty Re: Caturra com pernas abertas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos