Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caturras conselhos

2 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Caturras conselhos

Mensagem  Tiago F Ter 31 Jul 2012, 13:15

Boas,aqui a tempos postei que tinha 22 ovos e não sabia quem era o macho quera a femea ;-)..era tudo femeas afinal..entretanto adquiri 1 macho que por sinal estava habituado a viver num viveiro amplo e neste momento esta numa gaiola...este macho comparado com as femeas é agressivo...no dia 10 de julho apareceu o 1 ovo e neste momento temos 4 ovos no ninho com o macho a choca-los juntamente com a femea....Reparo que o macho passa mais tempo no ninho do que a femea..é assim a natureza deles ? Entretanto nos temos na gaiola alem do casal as 2 femeas..gostaria de saber se é prejudicial ou não te-las na gaiola nesta altura e se nascer algum passaro deverei retirar ou não essas 2 femeas da gaiola.Obrigado

Tiago F

Mensagens : 24
Data de inscrição : 24/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Tiago F Ter 31 Jul 2012, 13:34

Gostaria tambem que me dissesem que cuidados deverei ter e se terei que dar alguma coisa diferente em termos de alimentação

Tiago F

Mensagens : 24
Data de inscrição : 24/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Ferreira Ter 31 Jul 2012, 18:43

Boa tarde Tiago.
Penso que é assim que chamas uma vez que não metes o nome no fim com está estabelecido nas regras.
Que tamanho tem a gaiola para teres 4 caturras juntas?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Tiago F Ter 31 Jul 2012, 19:37

Antes de mais peço desculpa por nao ter posto o nome (assinado) novo no forum não é desculpa.....como o nome de log in é o mesmo foi por isso que não o coloquei.
A Gaiola tem 75 de largura e 55 cm de altura.

Tiago

Tiago F

Mensagens : 24
Data de inscrição : 24/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Ferreira Ter 31 Jul 2012, 21:38

Boa noite Tiago.
Falta o comprimento mas penso que seja igual há largura.
Para um casal essas medidas já são pequenas, tens que tirar todos menos o casal, caso contrário não vais conseguir que criem, há-de haver sempre disputa pela caixa ninho e até mesmo briga.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Tiago F Qua 01 Ago 2012, 00:53

ok vou tirar as 2 femeas e passa-las para outra gaiola,ha mais,alguma coisa que me aconselhe ?alimentação,vitaminas,cuidados tudo o que achar necesssario para a criação delas.Obrigado

Tiago

Tiago F

Mensagens : 24
Data de inscrição : 24/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Ferreira Qua 01 Ago 2012, 12:18

Bom dia Tiago.
Como o espaço é diminuto e têm tendência para engordarem por não se movimentarem, compra e junta um quilo de milho alvo amarelo por cada quilo da mistura.
Compra GRIT e que tenham sempre há disposição num comedouro.
Dá-lhes de vez enquanto fruta e verduras menos alface que lhes provoca diarreia.
Administra na água de beber 5 dias seguidos por mês 5 gotas de Complexo-B
*MUITO IMPORTANTE*
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24 horas está estragado, de igual modo não podem apanhar SOL.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Tiago F Sex 03 Ago 2012, 16:11

Boa tarde Sr Ferreira,
Eu moro na Zona de cascais e as lojas onde vou não teem o milho alvo amarelo...pelo menos quando falo nesse milho dizem que so tem o milho normal.
Em relação as vitaminas tambem dizem que nao tem complexo B...,tem complexos,vitaminicos com A,B etc etc..existe algum site onde poderei adquirir estes produtos ?
Ja agora qual é o tempo para as caturras nascerem,reparei que o primeiro ovo foi colocado a 10 de Julho e depois disso apareceram mais 3 ovos..ja ouvi dizer que demoraria 20 dias mas tambem ouvi dizer que duraria 20 dias mas apos o 2 ovo ou 3 ovo.
O casal continua a chocar os ovos por isso devo deduzir que estar tudo ok?
Obrigado,

Tiago

Tiago F

Mensagens : 24
Data de inscrição : 24/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Tiago F Ter 14 Ago 2012, 14:39

O primeiro ovo foi posto dia 10 de julho estão la 4 ovos hoje é dia 14 de Agosto, ja passaram 35 dias e não nasceu nenhum ,entretanto noto que as caturras passam mais tempo fora do ninho do que dentro e que o macho anda de volta da femea a gala-la.
Gostaria de saber que opinião tem sobre o que escrevi e que conselhos me poderão dar.
Obrigado,

Tiago

Tiago F

Mensagens : 24
Data de inscrição : 24/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Ferreira Qua 15 Ago 2012, 19:41

Boa tarde Tiago.
Tira os ovos que estão dentro da caixa porque estão goros ou o embriões morreram na casca.
O tempo de encubação é de 18 dias mas antes de os tirarmos devemos contar mais 3 dias, total 21 dias. Quando tirares os ovos goros parte-os e verifica se têm embriões ou não.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Tiago F Qui 16 Ago 2012, 13:46

Ola boa tarde Sr. Ferreira ja tirei os ovos, estavam la 5 ovos parti-os como me disse, vou postar aqui a foto para assim poder me elucidar sobre se os ovos tinham algum embrião ou não,1 consigo ver que não os outros não sei ver e ainda perceber essa situação.
Ja agora mais 1 pergunta como ja vi o macho a galar a femea (nao sei se por prazer ou para a postura ;-) nas caturras quanto tempo demora depois da femea ser galada a postura de ovos
Obrigado,

Tiago

Caturras conselhos Dscn2047b

Tiago F

Mensagens : 24
Data de inscrição : 24/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Ferreira Qui 16 Ago 2012, 18:49

Boa tarde Tiago.
Partiste um ovo recem posto, esse mais clarinho que está ao centro. Quanto aos outros, são ovos retardados mas não chocados, a clara separou-se da gema mas esta não se desfez. Se tivessem sido galados e chocados a gema ou estava seca e escura ou tinha o embrião morto dentro (pinto).

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Tiago F Qui 16 Ago 2012, 20:30

Sr Ferreira,Obrigado mais uma vez por me esclarecer,gostaria de saber quantas posturas as caturras tem ao longo do ano...como funciona a sua reprodução.
Obrigado,
Tiago

Tiago F

Mensagens : 24
Data de inscrição : 24/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Tiago F Ter 18 Set 2012, 19:47

Boa tarde depois de 1 postura falhada a caturra no dia 20 de Agosto tinha 3 ovos no ninho,..como já tinham passado 28 dias e não tinha acontecido nada, resolvi tirar os ovos e parti-los como o Sr Ferreira me tinha dito para fazer da ultima vez, e o resultado é este como se pode ver na foto...O que estará a falhar? que devo fazer?
Eu ate vi o macho a galar a fêmea..
Obrigado.
Tiago F
Caturras conselhos Dscn2409k


Tiago F

Mensagens : 24
Data de inscrição : 24/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Ferreira Qua 19 Set 2012, 14:07

Boa tarde Tiago.
De facto mais uma vez ovos não galados.
Se de facto vez a fêmea a ser galada das duas uma! O macho é estéril, muito novinho, ou deficiência nos poleiros (muito chegados ao tecto da gaiola, muito finos ou muito grossos e ela não se consegue firmar para aguentar o macho em cima)

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Tiago F Qui 20 Set 2012, 22:12

Sr Ferreira boa noite,falei com o criador que me arranjou o macho disse me que o macho deve ter 10-12 meses falei-lhe no que estava a acontecer e ele perguntou-me pela idade da femea (o que não soube responder,mas tem mais de 5 anos) e ele disse me que as caturras a partir de uma certa idade so põem ovos mas não tem crias..é assim ?
abraço,

Tiago F

Tiago F

Mensagens : 24
Data de inscrição : 24/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Ferreira Sex 21 Set 2012, 15:26

Boa tarde Tiago.
As caturras são aves que a viverem em cativeiro duram pelo menos 20 anos e são ferteis pelo menos até aos 15 anos, isto se forem bem tratadas e não exploradas em criações.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Tiago F Sex 21 Set 2012, 23:15

Boa noite Sr Ferreira,hoje no ninho estavam 2 ovos..é normal esta situação ? No sentido em que nestes ultimos 4 meses (3 com macho) tem posto ovos todos os meses.
Abraço,

Tiago F

Tiago F

Mensagens : 24
Data de inscrição : 24/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Ferreira Sáb 22 Set 2012, 14:03

Boa tarde Tiago.
Estamos no principio das criações, as fêmeas desde que bem tratadas pôem ovos, agora se estão galados ou não só o amigo é que poderá saber. Se viu algum macho a galar a fêmea, ou então depois de ter feito a postura, conta 6 dias e com ajuda de uma lanterna de fechadura ou comprando um mira ovos, verifica se os ovos estão galados, para isso basta escolher um momento em que a fêmea saia do ninho para defecar que normalmente é há tardinha e com a lanterna basta encosta-la aos ovos, se ver raios de sangue estão galados, se não ver nada estão goros (não galados)

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Tiago F Seg 08 Out 2012, 13:49

Sr Ferreira boa tarde.ja sou avo ;-) desta vez ja nasceram as caturras estavam la 2 ovos ja ouvi piar mas não fui la espreitar por isso não sei se esta 1 ou 2...gostaria que me desse conselhos sobre o que devo fazer em relaçao a alimentação e cuidados com as caturras..nesta altura na gaiola esta 1 casal e 2 femas haverá problema?
Obrigado,
Tiago F

Tiago F

Mensagens : 24
Data de inscrição : 24/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Ferreira Seg 08 Out 2012, 15:22

Boa tarde Tiago.
Na gaiola devia estar só o casal, agora deixa estar e reza para que nada de mal aconteça.
Que tenham uma boa papa de ovos, humida e que seja mais para o granulado que em pó, por exemplo Witte Molen.
O comer é o mesmo e só vais dar fruta e verduras daqui por uma semana caso contrário podem morrer com brutas diarreias. Daqui por 30 dias devem sair da caixa e serem só alimentados pelo pai até começarem a comerem por eles que será por volta dos 45 dias de vida, quando sairem da caixa começa a administrar na água de beber e durante uma semana 5 gotas de Aminovit-L para desemburrarem mais depressa e quando os mudares para outra gaiola tornas a administrar mais uma semana o Aminovit-L

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Tiago F Seg 08 Out 2012, 20:19

Obrigado pelas dicas Sr Ferreira ja agora não sei se é importante referir a gaiola esta na varanda.....terei que ter algum cuidado extra ?.
Obrigado,

Tiago F

Tiago F

Mensagens : 24
Data de inscrição : 24/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Ferreira Seg 08 Out 2012, 22:04

Boa noite Tiago.
Quando o tempo começar a arrefecer em especial de noite tens que abrigar a gaiola ou pelo menos do lado norte e noroeste que é de onde vem mais frio e chuva

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Tiago F Sáb 13 Out 2012, 22:15

Ola boa noite deixo-vos aqui fotos das caturras nascidas a 8 de Outubro de 2012, têm 5 dias.


Caturras conselhos Dscn2436sw


Caturras conselhos Dscn2436sw


Caturras conselhos Dscn2437m



Tiago F

Tiago F

Mensagens : 24
Data de inscrição : 24/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Ferreira Dom 14 Out 2012, 11:58

Bom dia Tiago.
Passarinhos acabados de nascer são sempre um encanto mesmo os psitacídeos que parecem uns monstrinhos Very Happy

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras conselhos Empty Re: Caturras conselhos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos