Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

possivel camadão de ácaros na traqueia nas minhas caturras...

2 participantes

Ir para baixo

possivel camadão de ácaros na traqueia nas minhas caturras... Empty possivel camadão de ácaros na traqueia nas minhas caturras...

Mensagem  Miguel_A Dom 22 Jul 2012, 19:20

Boas

Antes de mais quero agradecer a todos aqueles que estão presentes neste fórum, pois parece-me que é um grande fórum com uma grande quantidade de informação acerca do tratamento de aves e em especial ao Sr. Ferreira por tornar o fórum uma possibilidade.

Tenho um casal de caturras noviças (com cerca de 4 meses), acontece que uma delas quando alguém se aproxima da gaiola bate com o bico várias vezes na gaiola, por vezes não pára quieta e parece que "refila". Parece-me que é um caso de camadão de ácaros na traqueia (tal como o sr. Ferreira já terá explicado num tópico anterior neste assunto).
É a primeira vez que tenho caturras e uma vez que estas ainda não se habituaram a nós o modo de administrar o Pulmosan ou Parasita Bogena é de igual forma ?
uma vez que elas ainda não se habituaram a nós e para evitar assustá-las ainda mais será mesmo necessário colocar os pingos na pele do pescoço junto a cabeça e esfregar com um palito ou será que existe alguma outra forma não tão evasiva e que não os assuste tanto ?
Uma vez que só uma aparenta ter os sintomas de camadão de ácaros na traqueia, existe algum mal fazer o mesmo tratamento a outra e assim evitar que esta possa vir a ter a mesma doença ?
O que se pode fazer para evitar a presença de tais ácaros ? Todos os dias a gaiola é limpa e pelo que pude perceber (até agora), acho que as minhas caturras não gostam muito de sol, pois estão a maior parte do tempo colocadas no canto mais escuro (afastado) da gaiola (pode ser também por ainda não terem muita confiança em nós mas...).

Quanto ao calcário eu não tenho nenhum saquinho (como é mencionado por si), ao invés tenho uma cena de cálcio (que parece uma pena comprida) sólida e que eles as vezes vão lá embicar. Isso também serve correto ?

Quero agradecer mais uma vez pelas suas excelentes respostas e pela paciência que deposita ao tentar responder a todos.

Tenha a continuação de um bom dia sou:

Note:Peço desculpa não ter criado um tópico novo logo de inicia, uma vez que o assunto era o mesmo pensei que não se importasse.

Miguel_A

Miguel_A

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/07/2012
Localização : Figueira da Foz

Ir para o topo Ir para baixo

possivel camadão de ácaros na traqueia nas minhas caturras... Empty Re: possivel camadão de ácaros na traqueia nas minhas caturras...

Mensagem  Ferreira Dom 22 Jul 2012, 19:39

Boa tarde Miguel.
Se meterem questões vossas no tópico de outra pessoa eu penso que estou a responder a essa pessoa e não ao interessado, já tive por diversas vezes problemas devido a isso, estar a recomendar coisas pensando tratar-se de outra, vejo de quem é o tópico e que assunto se trata no primeiro e leio então o ultimo para fazer a sequência.
Respondendo então. Para pensar que sejam ácaros nas vias respiratórias que mais sintomas apresenta sem andar com o bico a raspar nas grades da gaiola, é que esse movimento pode simplesmente a chamar a atenção para algum petisco que lhe costuma dar ou falar para ele.
Tem que comprar GRIT (mistura de coral, casca de ostra, tijolo e carvão tudo triturado e lavado) e que tenham sempre um comedouro cheio, é que eles precisam dessas pedrinhas para moerem as sementes na muela e ao mesmo tempo é uma grande fonte de minerais.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

possivel camadão de ácaros na traqueia nas minhas caturras... Empty Re: possivel camadão de ácaros na traqueia nas minhas caturras...

Mensagem  Miguel_A Seg 23 Jul 2012, 08:55

Boas

Ferreira escreveu:
Respondendo então. Para pensar que sejam ácaros nas vias respiratórias que mais sintomas apresenta sem andar com o bico a raspar nas grades da gaiola, é que esse movimento pode simplesmente a chamar a atenção para algum petisco que lhe costuma dar ou falar para ele.

Realmente tirando isso de bater com o bico na grade ou estar irrequieta (ambas as coisas só o faz de vez em quando), penso que não existe assim mais nada de relevante ou que seja de estranhar.Portanto pode ser mesmo apenas a pedir um petisco pois é costume a gente colocar pedaços de fruta presas na grade (principalmente maça e as vezes pera), tenho de estar atento e verificar esse tipo de coisas.

Uma das caturras é exatamente o contrário da outra ou seja a que bate com o bico na grade é a que faz a festa sozinha e é a que é irrequieta enquanto a outra é raro cantar e nunca a vi estar irrequieta. A primeira que mencionei de vez em quando também dá umas bicadas a outra (para a obrigar a ir petiscar), também essa já destruiu por completo um pequeno degrau de uma escada e gosta muito de tentar deitar baixo o balancé (agora já não consegue pois retirei o gancho original que trazia e coloquei uma argola). Nunca vi nenhumas delas se colocarem no poiso do balancé.

Penso então que esteja tudo normal com elas... Irei seguir o seu conselho sobre o GRIT.

Muito agradecido pela sua ajuda.

Miguel_A

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/07/2012
Localização : Figueira da Foz

Ir para o topo Ir para baixo

possivel camadão de ácaros na traqueia nas minhas caturras... Empty Re: possivel camadão de ácaros na traqueia nas minhas caturras...

Mensagem  Ferreira Seg 23 Jul 2012, 17:12

Boa tarde Miguel.
Não se esqueça de meter o seu nome no fim.
O verdadeiro sintoma de ácaros nas vias respiratórias é estarem constantemente a darem ao goto por sentirem a traqueia obstruida.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

possivel camadão de ácaros na traqueia nas minhas caturras... Empty Re: possivel camadão de ácaros na traqueia nas minhas caturras...

Mensagem  Miguel_A Seg 23 Jul 2012, 20:02

Boas Sr.Ferreira

Ahhh, pois... Então não deve ser nada.
Mas acho estranho que ele faça isso muitas vezes seguidas, mesmo quando estamos a dar atenção.
Salta do poiso para a grade e dá umas 3 ou 4 bicadas bastante rápidas rápidas (não chega a 2 segundos),depois, volta para o poiso.
Ainda a bocado repetiu esse movimento umas 5/6 vezes quando eu estava a assobiar para ele e reparei que ele tinha fruta, comida e água. decidi me aproximar um pouco mais da grade.
Depois de me aproximar, ele tentou fazer novamente a parte das bicadas (sem o salto) algumas vezes, no entanto ele não tocava na grade (talvez por não ter confiança ainda).
Talvez tente filmar ele a fazer isso e coloque aqui, pois de certa forma acho engraçado...

Tenha a continuação de um bom dia sou:

Miguel_A

Miguel_A

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/07/2012
Localização : Figueira da Foz

Ir para o topo Ir para baixo

possivel camadão de ácaros na traqueia nas minhas caturras... Empty Re: possivel camadão de ácaros na traqueia nas minhas caturras...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos