Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

....filhotes da Rita

4 participantes

Ir para baixo

....filhotes da Rita  Empty ....filhotes da Rita

Mensagem  cbnas Dom 03 Jun 2012, 12:07

Bom dia
ontem fui dar de comer á Rita e ouvi um barulho que vinha do ninho , ....estavam lá dois ovos e duas caturras recém nascidas , foi comprar "pápa" , uma coisa meia amarela e humida ????? dizem que é para as caturras bébés , e o empregado da loja disse-me para separar a rita do cinzente (pai) , isto porque á cerca de um mês e meio , o casal teve 5 filhotes e todos morreram , não queria repetir essa "experiencia " .Será que fiz bem em tirar o pai ???? Que devo fazer para a rita continual com os filhotes ????
Obrigado

cbnas

cbnas

Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/06/2012
Idade : 59
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

....filhotes da Rita  Empty Re: ....filhotes da Rita

Mensagem  Ferreira Dom 03 Jun 2012, 19:54

Boa tarde.
Penso que na resposta há sua apresentação lhe disse para meter o seu nome.

Cumprimentos, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

....filhotes da Rita  Empty resposta

Mensagem  cbnas Dom 03 Jun 2012, 21:11

Boa noite
Primeiramente agradeço a sua resposta , relativamente ao nome , pensei que poderia usar o " cbnas " , no entento, mais uma vez peço desculpa por não ter entendido o que desejava
Obrigado

Carlos Nascimento

cbnas

Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/06/2012
Idade : 59
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

....filhotes da Rita  Empty Re: ....filhotes da Rita

Mensagem  Ferreira Dom 03 Jun 2012, 21:57

Boa noite Carlos Nascimento.
O lojista percebe de venda de pássaros não de criação.
Não separa nada o pai. Se morreram anteriormente é porque falhou alguma coisa, provavelmente uma alimentação não adequada ou suplementos.
Eu explico como funciona a coisa, quando nascem os filhos e até meio da criação a fêmea mantem-se no ninho para aquecer os filhos (precisam de uma temperatura minima de 39º para fazerem a digestão) e saindo só ao fim da tarde para defecar, por esse motivo é o macho que se encarrega de levar o comer á fêmea que por sua vez a distribui pelos filhos.
Que tenha como alimentação base mistura para caturras, uma boa papa há base de ovos, humida e que seja mais granulada que em pó. Deve ter sempre um comedouro com GRIT
Não andar sempre a espreitar pois leva a que os pais abandonem os filhos, digamos espreitar de semana a semana e mesmo assim é muito mas vá lá Very Happy

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

....filhotes da Rita  Empty resposta / questão

Mensagem  cbnas Seg 04 Jun 2012, 09:47

Bom dia Sr Ferreira
Mais uma vez agradeço a rápida resposta da sua parte
Vou voltar a juntar o Pai , na verdade por o que vi o Pai passava o dia a aquecer os filhos , no entanto como não entendo grandemente desta matéria , acreditei no lojista .
Já agora aproveito para lhe perguntar se há alguma comida em especial que deva comprar
Uma outra coisa que gostaria de saber é quando é que posso tirar os filhotes para os poder alimentar à mão , gostava de tentar domesticar um deles
Mais uma vez agradeço a atenção prestada
Obrigado

cbnas

Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/06/2012
Idade : 59
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

....filhotes da Rita  Empty Re: ....filhotes da Rita

Mensagem  Mendez Seg 04 Jun 2012, 13:05

Ola,

Não tenho grande experiencia neste ramo, mas este ano tive a minha primeira criação, e coloquei na gaiola "papa de ovo" que serve para alimentar as aves enquanto estao no ninho...
Eu as minhas costumo dar um ovo cozido e elas em pouco tempo o despacham, qd tinham os filhos mt pequenos mal acabava o ovo cozido penduravam-se logo na rede a cantar a pedir mais e so se calavam qd colocava outro, são mesmo gulosas por ovo, as minhas tambem gostam bastante de trigo, pão, uma coisa que elas nunca comem e as vezes coloco é fruta...
Eu por acaso as minhas pequenas vejo todos os dias para elas dp de grandes serem calmas, os pais são mt calmos e n s chateiam, qd eram pequenas era dificil ver pq os pais n saiam do ninho, por vezes qd estavam os dois fora do ninho e me viam aproximar da gaiola o macho apressava-se logo a entrar no ninho, chegava a ser engraçado ver o q ele fazia..Smile


Cumps.
Luis Ribeiro.

Mendez

Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

....filhotes da Rita  Empty Re: ....filhotes da Rita

Mensagem  Ferreira Seg 04 Jun 2012, 15:32

Boa tarde Carlos Nascimento.
Na resposta anterior disse-lhe o que devia dar.
Sou totalmente contra a dar-lhes ovo cozido, é que o ovo cozido após a cozedura e arrefecimento entra logo em decomposição e se não for consumido num espaço de tempo breve, as salmonelas tomam conta dele, escusado será dizer que é o mesmo que estar a dar hás caturras uma bomba e levá-las há morte.
Quanto a tirar filhos para os criar há mão!.. Sou totalmente contra essa prática.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

....filhotes da Rita  Empty Re: ....filhotes da Rita

Mensagem  Tiago Santos Silva Seg 04 Jun 2012, 16:58

Boa tarde Carlos Nascimento,

Vou lhe contar o resumo da minha caturra. Deram-me uma caturra macho com cerca de 3 meses (parecia um bicho do mato quando veio para mim Very Happy ), ninguém se chegava ao pé dela. Levei-a para casa e a partir dai muita hora perdida depois do trabalho, de volta dela até que agora ainda não fez 1 ano, dá-se lindamente comigo. Deixe com os pais, até crescerem e depois quando tiverem grandes e assim já pode perder horas como eu perdi Razz , até ficarem habituadas a si Cool

Cumprimentos,

Tiago Santos Silva

Tiago Santos Silva

Mensagens : 115
Data de inscrição : 10/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

....filhotes da Rita  Empty resposta

Mensagem  cbnas Seg 04 Jun 2012, 17:44

Ferreira escreveu:Boa tarde Carlos Nascimento.
Na resposta anterior disse-lhe o que devia dar.
Sou totalmente contra a dar-lhes ovo cozido, é que o ovo cozido após a cozedura e arrefecimento entra logo em decomposição e se não for consumido num espaço de tempo breve, as salmonelas tomam conta dele, escusado será dizer que é o mesmo que estar a dar hás caturras uma bomba e levá-las há morte.
Quanto a tirar filhos para os criar há mão!.. Sou totalmente contra essa prática.

Um abraço, Ferreira

Boa tarde
Já fui comprar o que o senhor me aconselhou , ela comeu um pouco mas não muito , penso que prefere a mistura que lhes dou e por vezes uma folha de alface .Relativamente ao retirar os filhotes , apenas gostava de tentar domesticar uma , no entanto compreendo !! pale
Mais uma vez agradeço a ajuda

cbnas

Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/06/2012
Idade : 59
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

....filhotes da Rita  Empty Re: ....filhotes da Rita

Mensagem  Tiago Santos Silva Seg 04 Jun 2012, 18:00

Boa tarde Carlos Nascimentos,

Pelo o que sei alface faz diarreia às aves, não é bom de se lhe dar. De cenoura em vez da alface. Quando as crias forem grandes, com muita paciencia, consegue criar à mão Smile

Cumprimentos,

Tiago Santos Silva

Tiago Santos Silva

Mensagens : 115
Data de inscrição : 10/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

....filhotes da Rita  Empty resposta

Mensagem  cbnas Seg 04 Jun 2012, 18:10

Tiago Santos Silva escreveu:Boa tarde Carlos Nascimentos,

Pelo o que sei alface faz diarreia às aves, não é bom de se lhe dar. De cenoura em vez da alface. Quando as crias forem grandes, com muita paciencia, consegue criar à mão Smile

Cumprimentos,

Tiago Santos Silva
Boa tarde Sr Tiago
Vou experimentar dar cenoura , elas não gostam de fruta , eu dou-lhes mas elas não lhe tocam !!!!
......e vou ver se consigo domesticar uma delas
obrigado

cbnas

Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/06/2012
Idade : 59
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

....filhotes da Rita  Empty Re: ....filhotes da Rita

Mensagem  Ferreira Seg 04 Jun 2012, 20:01

Boa tarde Carlos Nascimento.
No que diz respeito há alface é para levar a sério o que diz o amigo Tiago Silva e a criarem filhos ainda pior.
Corte maçã ou cenoura aos pedacinhos pequeninos e meta-os num recipiente raso no fundo da gaiola de modo que não fique debaixo dos poleiros.
Corte um gomo de maçã e depois corte este gomo aos pedacinhos.
Rache uma cenoura em 4 e depois corte em pedacinhos metade de 1/4 é quanto basta.

As caturras devem sair do ninho por volta dos 35 dias de nascidas mas o pai ainda as alimenta por mais 45 dias, assim que as ver a comerem sozinhas pode então tentar domesticar uma.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

....filhotes da Rita  Empty resposta

Mensagem  cbnas Ter 05 Jun 2012, 12:27

Bom dia Sr Ferreira
Mais uma vez obrigado pela informação dada
Obrigado

cbnas

Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/06/2012
Idade : 59
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

....filhotes da Rita  Empty Re: ....filhotes da Rita

Mensagem  Ferreira Ter 05 Jun 2012, 14:23

Boa tarde Carlos Nascimento.
Uma correcçãozinha Very Happy

As caturras devem sair do ninho por volta dos 35 dias de nascidas mas o pai ainda as alimenta POR MAIS 15 DIAS, MAS A PARTIR DOS 45 DIAS JÁ COMEM SOZINHAS , assim que as ver a comerem sozinhas pode então tentar domesticar uma.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

....filhotes da Rita  Empty resposta

Mensagem  cbnas Ter 05 Jun 2012, 22:54

Ferreira escreveu:Boa tarde Carlos Nascimento.
Uma correcçãozinha Very Happy

As caturras devem sair do ninho por volta dos 35 dias de nascidas mas o pai ainda as alimenta POR MAIS 15 DIAS, MAS A PARTIR DOS 45 DIAS JÁ COMEM SOZINHAS , assim que as ver a comerem sozinhas pode então tentar domesticar uma.

Um abraço, Ferreira

Boa noite Sr Ferreira
.........as "gafs" acontecem !!!
Mais uma vez só tenho a agradecer a dedicação e a sua disponibilidade para ajudar e dar a conhecer a informação vasta que tem na área . Um muito obrigado Sr ferreira .
....Vamos ver se a Rita vai conseguir !!

cbnas

Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/06/2012
Idade : 59
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

....filhotes da Rita  Empty Re: ....filhotes da Rita

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos