Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

caturra com problema

2 participantes

Ir para baixo

caturra com problema Empty caturra com problema

Mensagem  Isabel Sáb 17 Jul 2010, 01:20

Boa noite, estou necessitando de uns conselhos

Tenho uma caturra com cerca de 2 anos amestrada, nao apanha corrente de ar, nem muito sol, tento manter a temperatura constante e equilibrada. Foi desparasitado, come mistura, de vez em quando papa de ovo, 3 vezes por semana fruta e vegetais.
Já ha uns tempos largos que começou a fazer a muda sente-se as penas novas a crescer e ve-se as antigas a cair mas sem peladas grandes. Hoje ao subir para a minha mao queixou-se de dor, soprei as penas para ver se tinha ferida e vejo uma pena de sangue muito novinha, com a zona muito inflamada e com ar de estar encravada, sendo isto tudo na zona do peito. Hoje coincidente com o lamento de dor começou a esfregar o olho na asa, originando uns espirros em seco sem quaisqueres secreçoes, e começou a esticar o pescoço como se algo o estivesse a incomodar.
Estou muito preocupada, o meu pequenino é muito importante para mim. Havera alguma coisa que eu possa fazer? Será caso para o levar ao centro de exoticos do porto?

Agradeço imenso qualquer informaçao, sinto-me bastante perdida

Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Ferreira Sáb 17 Jul 2010, 11:27

Bom dia Isabel.
O problema com a pena acontece muito, para não lhe dar irritação e coçar-se besunte a zona com Betadine.
Para fazer uma muda sem percalços aconselho-a a dar Aminovit-L (aminoácidos) da seguinte forma:
Mete na água de beber 5 gotas para 100ml de água durante uma semana, depois dá 2 dias água limpa e mais uma semana Aminovit-L.
Quanto ao problema de engolir em seco e estando em ambiente controlado, são os malditos ácaros nas vias respiratórias que para isso basta aplicar 2 gotas de PARASITA-BOGENA ou PULMOSAN da seguinte forma:
Duas horas antes tira toda a água que tiver na gaiola para se certificar que está enxuta, aplica então uma gota na pele não nas penas, do musculo do peito mas debaixo de cada asa (1 gotas debaixo de cada asa, total 2 gotas) e ao fim de 21 dias repete tudo novamente.
Se em vez de fazer isso em casa preferer levar a caturra ao Centro de Exóticos é fazê-lo, até porque em vez de comprar o frasco eles podem ter e fazerem a aplicação.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Isabel Sáb 17 Jul 2010, 12:49

Bom dia

Muito obrigada pela resposta,
Tambem pensei que pudessem ser acaros das vias aerias mas ele ja foi desparasitado a esse nivel justo antes de ter vindo para minha casa, tem é uma especie de po por causa da muda que como ele é muito trapalhao lhe entra para todo o lado, e depois ta um ou dois minutos com o tique do pescoço Sad . Salvo erro no centro de exoticos do porto usam ivermec ou algo com um nome parecido, e tenho medo que nao sejam capazes/competentes de aplicar, porque ja li que pode resultar na morte do animal silent .
Ele nao coça a pena, esta numa zona de mesmo dificil acesso, mas meteu-me muita impressao porque parece que ate esta a crescer na orientaçao errada. Ele custumava ter penas encravadas nas asas que sangravam imenso se batia nalguma coisa, quando veio no ano passado, este ano ainda nao tinha tido nenhum caso.

Mais uma vez obrigada

Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Ferreira Sáb 17 Jul 2010, 20:02

Boa tarde Isabel.
De facto é para se preocupar com a aplicação do Ivomec Pour On, é que as consentrações são para o gado, se fosse a Isabel a aplicar não recomendava agora eles, devem saber o que estão a fazer.
Não se admire de serem os ácaros nas vias respiratórias novamente, porque infelizmente as sementes estão todas contaminadas com tal praga.
Tanto o Parasita Bogena como o Pulmosan é feito em exclusivo para as aves, se ainda não comprou e optar por comprar vá amanhã há feira dos passarinhos por trás da Torre dos Clérigos aí no Porto e é só da parte da manhã.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Isabel Sáb 17 Jul 2010, 20:25

Boa tarde,

La terei que ver o que fazer. Mas estranho que o seja, ele esta em contacto muito proximo com os meus canarios, e tenho um com 10 anos nunca demonstrou sinais de problemas respiratorios, ate ja chegaram a comer do mesmo "prato" (custumo soltar os canarios para voarem livremente uns tempinhos). Hoje ainda nao fez o dito movimento com o pescoço, e pelo que perguntei as pessoas que tenho em casa no maximo faz 1/2 vezes ao dia.
Ja li que por vezes sao coisinhas das penas que ficam nas vias respiratorias ou bocadinhos de comida que nao descem direito nao sei a que ponto podera ser verdade.

Muito obrigada

Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Ferreira Sáb 17 Jul 2010, 21:03

Boa noite Isabel.
De certeza que os canários não dão ao goto?
Não costumam abrir o bico e darem há lingua?
Se diz que a caturra está protegida portanto não apanha correntes de ar então só pode ser ácaros nas vias respiratórias em especial na traqueia até há laringe, daí ele estar sempre a engolir em seco.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Isabel Sáb 17 Jul 2010, 21:10

Boa noite,

So dao a lingua quando tem comida no bico, e um deles que é asmatico abre muito o bico mas aplico o anti-asmatico. O resto so abre mesmo o bico para cantar algumas partes ou quando atacam ( ou quando o calor aperta mesmo)
Se fosse acaros nas vias aerias eles nao morreriam cedo? O meu pequenino com 10 anos fora de lhe começar a pesar tudo nas patinhas esta perfeitamente.
Tenho receio que a caturra tenha apanhado uma correntezinha de ar porque a minha prima pequena abriu as janelas com a ave mesmo ao lado.
O pulmosan nao tem risco de matar as aves?

Muito obrigada

Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Ferreira Sáb 17 Jul 2010, 21:44

Boas novamente Isabel.
Mau, primeiro nunca teve janelas nem portas abertas e estava em local climatizado, agora já diz que se calhar!
Diga-me uma coisa, alem disso anda enrofado e está constantemente com a cabeça debaixo das asas ou a um canto da gaiola?
Se não tiver esses sintomas não é constipado e muito menos pneumonia, portanto já aconselhei o que devia aconselhar, a partir deste momento o pássaro está por sua conta e consciência.
Só lhe digo mais isto, os psitacídeos devem ser desparasitados de 6 em 6 meses.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Isabel Sáb 17 Jul 2010, 22:00

Boa noite novamente,

A minha prima pequena admitiu hoje que abriu as janelas sem meu conhecimento.
Nao anda entufado, parado nem pelos cantos da gaiola, esta hiperactivo como sempre a cantar feliz da vida, a unica diferença é mesmo o tique e a dor pela pena a crescer.

Irei de uma forma ou outra desparazitar os meus pequeninos a nivel interno.

Muito obrigada

Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Ferreira Dom 18 Jul 2010, 11:07

Bom dia Isabel.
A unica maneira de matar os ácaros que vivem nas vias respiratórias e subcutânia são os produtos mensionados.
O seu canário é asmático precisamente devido aos ácaros.
Quanto mais hesita pior, é que de 21 em 21 dias nascem novos ácaros

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Isabel Dom 18 Jul 2010, 20:58

Boa noite,

Muito obrigada pelas recomendaçoes, na terça feira irei buscar o pulmosan a loja onde o encomendei e o amovit para a muda.
Pensei comprar a versao de veterinario mas a concentraçao pareceu-me muito elevada e tive medo que fosse demasiado toxico. O pulmosan tem risco de matar os acaros rapido demais bloqueando as vias aerias?
Nos canarios a dosagem é inferior? Tenho que desparasitar todas as aves nos mesmos dias? E de 6 em 6 meses correcto?
Peço desculpa pelas questoes todas mas sendo novata nao quero cometer nenhum erro e matar acidentalmente os meus pequeninos.

Mais uma vez muito obrigado

Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Ferreira Dom 18 Jul 2010, 21:58

Boa noite Isabel.
Não se assuste Very Happy
Um pouco de história para ficar descansada, A ivermectina foi inventada para tratar e imunizar o gado de parasitas entre eles os diversos tipos de ácaros com o nome de Ivomec mas injectável, acontece que há coisa de uns 5 anos um Veterinário brasileiro e amante dos passarinhos começou a pensar se a Ivermectina não faria o mesmo efeito nas aves que aos bovinos, começou então a fazer percentagens e a experimentar em Bengalins chegando ao ponto de conseguir a consentração exacta mas tinha sempre que ser injectável. escreveu e publicou a descoberta que no ano a seguir os Laboratórios Bogena começarama fazer investigação mas de modo que a Ivermectina não fosse injectável e assim apareceu o Pulmosan, passado mais um ano a Bogena fez uma fusão com os laboratórios Beaphar e assim apareceu o Parasita Bogena que é precisamente a mesma coisa que o Pulmosan, tanto em consentrações como modo de aplicação, a unica diferença está na quantidade de cada frasco e preço, sendo que o Parasita bogena tem mais liquido e um pouco mais barato por enquanto para se lançar no mercado.
Quanto à aplicação nos canários, mete só uma gota na pele mas repete na mesma ao fim de 21 dias.
Outra coisa, A Ivermectina não é nenhum insecticida,o modo de actuar é destruindo o cérebro de todos os parasitas incluindo os nemátodos (lombrigas) que os leva a não alimentarem-se, portanto morrem há fome num processo lento, segundo o que li sobre a matéria tudo depende do parasita mas levam a morrer entre quarenta e oito horas a uma semana, a segunda dose aos 21 dias é para matar os recem nascidos, já que um ovo seja de que parasita for leva de encubação 21 dias Very Happy

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Isabel Dom 18 Jul 2010, 22:28

Boa noite

Irei entao fazer como diz. Começando pelo meu asmaticozinho de 9 anos (se a asma e causada pelos parasitas nao sei como sobreviveu tantos anos )
Ja sabia que nao era um insecticida mas li um estudo que caso a dose nao seja a adequada os parasitas morrem rapido demais entupindo as vias aerias e matando a ave. Como o meu pequenino com 10 anos é um anaozinho completo (tem apenas 16 gramas nao aumenta nem diminui ja a 10 anos) fiquei com receio.

O meu receio com a caturra ja passou, ja nao faz o movimento acho que ficou com um bocado da "caspa" das penas na garganta e la lhe deu vontade de tossir, é um bichinho muito trenguinho. Mesmo assim leva o tratamento claro.

Faço 1 dose, deixo passar 21 dias e dou a segunda. Depois so apos 6 meses tenho que repetir nao e?

Muito obrigada ja estou a compreender melhorzinho

Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Ferreira Dom 18 Jul 2010, 22:46

Boas novamente Isabel.
Recomendam que os psitacídeos devem ser desparasitados de 6 em 6 meses, mas para ser franco eu só desparasito os meus pássaros todos com Parasita Bogena ou Pulmosan uma vez por ano no principio das criações, poderei desparasitar novamente aos 6 meses ou noutra altura mas só se ver algum com sintomas tanto das vias aérias como sarna (bicos grandes, unhas grandes e encaracoladas, patas escamosas, peladas)

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Isabel Seg 19 Jul 2010, 01:06

Boa noite novamente,

O pulmosan é numa embalagem igual a presente no link nao é? http://www.petvendas.com/products.php?product=BOGENA-%252d-PULMOSAN-10ml
(nao quero ser enganada)
Este site para comprar medicaçao sabe se é seguro? E que nao tenho facilidade de deslocaçao e para uma emergencia daria muito jeito

Muito obrigada

Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Ferreira Seg 19 Jul 2010, 12:54

Bom dia Isabel.
Sim é o Pulmosan.
Quanto há Pet vendas, nunca mandei vir nada de lá mas penso que é seguro.
Pelo menos falando com o dono não me parece pessoa de vigarices.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Isabel Ter 20 Jul 2010, 16:12

Boa tarde,

Hoje la fui buscar o pulmosan e aminovit-L mas só veio o pulmosan Sad . La andei a por a gotinha nos meus pequeninos e 2 gotinhas na caturra. Espero que corra tudo bem. Eles nem se queixaram nem tentaram coçar portaram-se muito bem Very Happy


Muito obrigada

Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Ferreira Ter 20 Jul 2010, 22:17

Boa noite Isabel.
Não ligar ao praso de repetição que está na bula porque isso é coisa do passado Very Happy antigamente diziam os Vet que os ovos levavam 4 semanas, hoje, segundo a DGV levam 21 dias.
Muito importante e parece-me que vem na bula, dar durante 5 dias seguidos Complexo-B sendo 5 gotas para 100ml de água, é que a Ivermectina como percorre o corpo todo passa pelo figado e provoca-lhes transtornos.
Não esquecer que qualquer produto que meta na água (período de 24 horas) é para se fazer todos os dias e não podem apanhar Sol.
Boa sorte para os meninos, Ferreira Very Happy
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Isabel Ter 20 Jul 2010, 22:24

Boa noite,

Nao nao li isso na bula, tenho que comprar amanha entao. Mas ao por 5 dias começando amanha deparo-me com um problema eles deixam de beber Sad nao sera isso prejudicial? Este dia em falta do complexo B sera muito prejudicial para a sua recuperaçao dos " danos" causados pelo medicamento?
Os meus pequeninos estao muito mal habituados, so gostam de agua fresquinha limpinha sem nada.

Muito obrigada

Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Ferreira Ter 20 Jul 2010, 23:04

Boa noite Isabel outra vez.
Ai sim Very Happy isso resolve-se num instante, tire-lhe já a água e só a mete com o Complexo-B há tarde e logo verificará se bebem ou não bebem lol!

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Isabel Ter 20 Jul 2010, 23:08

Boa noite novamente,

Oh se faço isso eles nem banho tomam Very Happy (tomam sempre de manhazinha menos a caturra que tem medo de agua Sad ) Mas la terei que o fazer.

Entao nao ha problema de hoje nao ter dado o Complexo-B!?

Muito obrigada

Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

caturra com problema Empty Re: caturra com problema

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos