Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1º criação de caturras

2 participantes

Ir para baixo

1º criação de caturras Empty 1º criação de caturras

Mensagem  Jil Augusto Qui 01 Mar 2012, 16:41

Boa tarde eu tenho um casal de caturras e elas colocaram ha 4 dias seus primeiros ovos. a femea esta praticamente sempre no ninho e tornou-s muito mais brava. não me deixa sequer aproximar-me dela. a minha duvida é quanto tempo leva a chocar os ovos, e s é necessario colocar algo mais no ninho ou na gaiola e s é preciso ter algum cuidado em especial nesta fase. no ninho tenho aparas de madeira(serradura) um pouco de algodão e algumas ervas secas. ela fez o ninho muito bem e agora passa la o tempo. sempre que ela sente alguem a aproximar-s da marquise mesmo que esteja a comer vai logo para o ninho e s eu abrir a tampa do ninho ela toma uma posição agressiva. será normal? obrigado pela atençao

Jil Augusto

Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/02/2012
Idade : 37
Localização : Estremoz

Ir para o topo Ir para baixo

1º criação de caturras Empty Re: 1º criação de caturras

Mensagem  Ferreira Qui 01 Mar 2012, 18:16

Boa tarde Jil Augusto.
Não se esqueça de assinar o nome no fim de cada mensagem, é uma das regras do Fórum.
Conta 21 dias a partir do 1º ovo posto ou 18 dias a partir do 3º ovo posto que é de facto quando começa a chocar.
Quanto hás reacções, são mais que normalíssimas, é o instinto de defesa e guarda dos ovos.
As caturras não fazem ninho como nós os conhecemos, simplesmente atapetam o fundo para que os ovos não rebolem e se partam, para a próxima basta meter as aparas de madeira e nada mais e muito menos algodão, pois o mesmo vai-se enrolar nas patas quer dos pais quer dos filhos ao ponto de cortar a circulação de sangue e secarem.
Que tenham sempre um comedouro com GRIT e outro com uma boa papa (que seja mais granulada que em pó).
Se é habito dar verduras ou fruta, quando nascerem os filhos só volta a dar quando os filhos tiverem uma semana de vida, isto é para evitar diarreias que os pode levar há morte desidratados.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

1º criação de caturras Empty mais duvidas

Mensagem  Jil Augusto Sáb 03 Mar 2012, 21:57

obrigado pelo concelho, mas olha eu sou mesmo novo nesta area e em relaçao a alimentaçao eu n percebo muito, ate agora eu so dei a mistura k comprei em uma saca de 5kg e n dei mais nada sem ser isso. é uma mistura propria pra caturras. o rapaz k me arranjou este casal ja é criador de varias aves incluindo caturras e ele tambem so lhe dá isto. k tipo depapa é k você se esta a referir e como faço isso?
um abraço Jil Augusto

Jil Augusto

Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/02/2012
Idade : 37
Localização : Estremoz

Ir para o topo Ir para baixo

1º criação de caturras Empty Re: 1º criação de caturras

Mensagem  Ferreira Dom 04 Mar 2012, 12:12

Bom dia Jil Augusto.
O GRIT é uma mistura de coral, casca de ostra, carvão e tijolo, tudo triturado e lavado.
Quanto há papa, todos os Sábados vai aí ao mercado um rapaz (cabelo encaracolado e para o louro) vender pássaros e tem essa papa boa para as caturras.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

1º criação de caturras Empty Re: 1º criação de caturras

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos