Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

2 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Rui gondar Qui 30 Jul 2020, 19:52

Boa tarde Sr. Ferreira
á cerca de um mês atras os meus pais ofereceram me uma femea de cabeça laranja e entao eu comprei um macho de cabeça vermelha , ambos de peito branco.
a minha questao é a seguinte: nunca criei passaros exoticos e nao sei como o vou fazer.
Posso seguir o conselho/ calendario que enviou ao colega Ricardo?


Cumprimentos

Rui

Rui gondar

Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 34
Localização : Vila Nova de Famalicao

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Ferreira Sex 31 Jul 2020, 19:39

Boa tarde Rui Gondar.
Aqui vai o principio, leia com atenção oque aqui está escrito e depois meta aqui questões que não compreenda.

MANUTENÇÃO E CRIAÇÃO DE DIAMANTES GOULD
Mensagem Ferreira em Qui 15 Set 2016, 18:01

.



OS DIAMANTES GOULD

Manutenção e a Sua Criação

Uma Pequena Introdução
A Austrália fica no Continente Oceânia, Hemisfério Sul, juntamente com a Nova Zelândia, Nova Caledónia, entre outras Ilhas
Os Diamante Gould são aves da Austrália, propriamente dito do Estado, Território do Norte, região australiana em que a maior parte é semideserto e na orla marítima tropical com florestas frondosas de Eucaliptos. Os D. Gould vivem em bandos precisamente na parte semideserta onde abunda grande quantidade de pastos (gramíneas), deslocando-se aos casais para a orla florestal na época de criação para nidificarem nos buracos das arvores.
São aves resistentes a extremos climatéricos, com variações de temperaturas que vão dos 10º a 40º, no entanto não toleram a humidade e correntes de ar, daí viverem em espaços abertos.
(Há quem afirme que os criam em espaço exterior com temperaturas negativas)
São aves muito calmas e sociáveis até com os humanos.
Outra particularidade interessante, é que acasalam para a sempre com o mesmo parceiro.

MANUTENÇÃO EM CATIVEIRO
ALOJAMENTO
São aves calmas, no entanto assustam-se com facilidade, para que tal não aconteça, devemos arranjar gaiolas que sejam tapadas por todos os lados menos na frente, ou sermos nós a tapar, não necessitam de gaiolas grandes, porem, não gostam de estarem presos como todos os animais incluindo o homem, portanto, quanto maior forem melhor será, qualquer das maneiras, as medidas mínimas para um casal viver e reproduzir-se, terão que ser gaiolas no sentido do comprimento e não em altura, uma vez que as aves voam na horizontal e não na vertical e desde que tenham 55cm x 50cm x 40cm, já satisfazem as exigências mínimas. Devem ser colocadas em sitio abrigado, que não tenha correntes de ar que tenham uma temperatura aceitável e que estejam sempre fixas não muito altas.

ALIMENTAÇÃO
Os Goulds bebem de golfada como os pombos, mergulhando o bico na água até aos olhos e não a debicar como os outros pássaros, por esse motivo, devemos meter bebedouros de bico fundo caso seja de tubo, se forem estilo comedouro, têm que ter o liquido pelo menos a meio. Os Goulds não escolhem o comer das palhas como os restantes pássaros e só comem até há profundidade do tamanho do bico, por esse motivo, temos que ter o cuidado de pelo menos assoprar as palhas dia sim dia não, caso contrário morrem há fome com o comedouro cheio de comer.
Os D. Gould, sendo aves gramíneas, a alimentação deve ser composta por sementes do género, algumas oleaginosas e uma vez por outra, verduras, sendo que, na altura da mudança de penas e criação, alem das sementes comem também e em abundância insectos, (proteína animal). Existe no mercado uma vasta gama de sementes e misturas, umas pequeninas (NÍGER, chia, fónio), outras pequenas (milhos painço), outras maiorzinhas (alpista, milhos alvo e japonês) e outras grandes que não interessam. Como os D. Gould têm bicos largos e curtos, estão mais adaptados a comer as ditas maiorzinhas, por esse motivo, devemos proporcionar-lhes as sementes pequenas em maior numero (milho alvo amarelo e alpista em maior percentagem, milho alvo branco por metade do alvo amarelo, milho alvo vermelho e milhete japonês por um quarto e adicionar as outras pequeninas em especial o Níger, em uma décima parte, assim como alguns milhos painços, que digamos de passagem, normalmente os rejeitam por terem outras sementes maiores.
Devemos habitua-los e dar-lhes de vez enquanto verduras, em especial as verduras de verde escuro uma vez que contêm mais ferro, são elas, espinafres, agrião, brócolos, entre outras. Nunca dar alface, chicória, rúcula, ou seja, todas as que são leitosas, uma vez que são indigestas para eles e provoca-lhes diarreia.
Durante a época de criação, seguida da época da muda de penas e até serem eles a não comerem, devemos ter sempre um comedouro pequeno ou uma quantidade pequena de modo que a comam toda no máximo em 2 dias, de uma boa papa que seja há base de ovo, húmida e não em pó.

SUPLEMENTOS
Como o Território do Norte tem ausência de vitamina-A nos seus elementos, os D. Gould, ao longo de milhares de anos, o organismo habituou-se a viver sem esta vitamina, por esse motivo, quando dada de propósito e em excesso, torna-se tóxica ao ponto de se irem a baixo e até poderem morrer. Por este motivo, não dar cenouras, ou outro vegetal e até mesmo fruta que sejam amarelos (betacarotenos = vitamina-A).
Evitar de administrar complexos vitamínicos que contenham vitamina-A, como por exemplo o Complexo-AD3E.
Excepcionalmente, a quando da muda de penas e por um período curto, (2 semanas com intervalo de 2 dias a meio) administrar-se Aminovit-L, ou outro do género, porque é um bio estimulante do mais completo que há, tanto em vitaminas, minerais, assim como aminoácidos. Há um idêntico que não tem a vitamina-A e é o que normalmente dou aos meus Goulds, estou a referir-me ao Anima-Strath
Devem ter sempre um comedouro com GRIT (casca de ostra, corais, tijolo, carvão e quartzo), pois é muito importante uma vez que as aves necessitam de pedrinhas para triturarem os alimentos na muela e ao mesmo tempo é uma grande fonte de minerais.
Devemos administrar na água de beber e por sistema, 5 gotas de Complexo-B para 100ml de água durante 5 dias seguidos, estas vitaminas são muito importantes porque ajudam a regular o fígado.


CRIAÇÃO EM CATIVEIRO
Estações do ano no Hemisfério Norte
PRIMAVERA—21 de Março até 20 de Junho Verão—de 21 de Junho até 20 de Setembro
OUTONO—21 de Setembro até 20 de Dezembro INVERNO—DE 21 DE Dezembro até 20 de Março
Estações do ano no Hemisfério Sul
PRIMAVERA—21 de Setembro até 20 de Dezembro VERÃO—de 21 Dezembro até 20 de Março
OUTONO—21 de Março até 20 de Junho INVERNO—21 de Junho até 20 de Setembro
As aves têm por instinto criarem nas respectivas Primaveras, sinónimo de abundância de alimento devido às chuvas de Inverno, associadas ao aumento da temperatura na Primavera. As aves do Hemisfério Norte (Europa) criam na sua Primavera que começa a 21 de Março podendo prolongarem no tempo pelo Verão a dentro caso as temperaturas sejam amenas.
As aves do Hemisfério Sul (Oceânia, África) criam também na sua Primavera que começa a 21 de Setembro, podendo prolongarem no tempo pelo Verão dentro caso as temperaturas e humidade sejam favoráveis.
Acontece que os D. Gould a criarem na Europa, não perderam o seu sentido Hemisférico, sendo assim, criam quando é na Austrália Primavera, portanto Outono em Portugal.
Dito isto, os D. Gould criam entre fins de Setembro até fins de Fevereiro, com isto não quer dizer que não continuem a criar até ao fim da nossa Primavera (Junho), só que é ruim em todos os aspectos. Primeiro, porque todos os Goulds nascidos a partir de meados de Março já não fazem a muda de penas completa, ficam sempre com partes de juvenil. Segundo, o casal e em especial a fêmea, fica tão esgotada que o mais certo é na época seguinte não criar se não for para sempre, é que de seguida entram em muda de penas, ora a criarem para lá do que a ave está programada mais o esgotamento da muda, é o que dá.
Como tinha dito anteriormente, os D. Gould formam casal para toda a vida e aqui começam os problemas, pois são as fêmeas que escolhem os parceiros quando são adultos (2 anos).
1º- Os machos fazem um bailado em redor da fêmea, esta por sua vez, se já tem algum pretendente que lhe agrade corre logo com ele, se ele insistir, chegam mesmo a bicarem no desgraçado.
2º-A maioria dos casos, em que ainda não tiveram com nenhum macho, ou são mudados para outro ambiente, simplesmente esticam-se todas junto ao macho a ouvirem e a apreciarem o galanteio, passado uns tempos afastam-se sem atacarem o macho, estes casais podem ser aproveitados simplesmente para fazerem posturas e utilizar-se amas (bengalins) para chocarem e criarem as crias de Gould.
3º- Quando um macho faz o galanteio há fêmea e esta agrada-lhe, esta de imediato começa a estremecer o corpo, mas com a cabeça bastante baixa. Neste caso temos casal pela certa e por conseguinte fazem criação sem nossa intervenção.
Os D. Gould quando jovens, a seguir há primeira muda de penas, como têm o sangue na guelra, normalmente acasalam fazem posturas que podem estar galadas ou não, e fazem tal e qual ao 2º parágrafo.
Os D. Gould quando bem tratados fazem posturas entre 6 a 8 ovos. Quando são eles a chocarem levam precisamente 14 dias de encubação a contar do ultimo ovo posto. Os machos, assim que a fêmea começa a fazer a postura têm por hábito ficarem no ninho, mas não chocam enquanto a postura não tiver completa.
Quando os ovos são chocados por bengalins, levam precisamente 16 dias de encubação
Quando mudamos os ovos para amas, que devem ser todos mudados de uma só vez, utilizando uma colherzinha ou outro objecto que não os dedos, pois o nosso suor mata os embriões e não devem ter mais que 4 dias de encubação pelos D. Gould.
As crias desde o nascimento e até serem independentes (comerem sozinhas) levam 45 dias de vida, porém, com 30 dias começam a sair e a entrarem no ninho.
Quando se separa os juvenis para outra gaiola e para que não stressem, devemos meter na água Anima Strath pelo menos durante 2 semanas com 2 dias de intervalo de água limpa.

OS NINHOS
Como os D. Gould em estado selvagem fazem os ninhos muito elaborados em buracos de árvores, com duas partes distintas, uma há entrada que é onde se galam e onde um repousa enquanto o outro choca, a outra parte é no fundo do ninho e onde a fêmea faz a postura e se criam os filhos, por esse motivo, em cativeiro, devemos proporcionar-lhes algo semelhante, para isso basta meter há disposição uma caixa rectangular 20cm x 12cm x 12cm +/- com entrada lateral, o que interessa é que seja comprida e espaçosa para poderem fazer as duas camaras.

OS MATERIAIS
Como materiais para fazerem o ninho propriamente dito, devemos meter-lhes há disposição a um canto da gaiola de modo que não defequem em cima, fibras que sejam finas e esticadas, por exemplo, fibras de côco, pastos finos. Nunca fio de sisal ou outro que seja bastante maleável, por enrola-se nas patas ao ponto de ficarem pendurados e morrerem, outros casos há, que não damos por ela e que lhes chega a cortar a pata por ficarem com a corrente sanguínea interrompida.

OUTROS CONSELHOS
Como disse anteriormente, os D. Gould são aves muito calmas e apreciam o sossego, assustam-se com facilidade, portanto, não devemos andar sempre de roda deles, quando os tratamos, não fazer movimentos bruscos e quando a criarem, é preferível não fazerem a limpeza da gaiola a não ser quando os filhos tiverem 5 dias de nascidos.
Caso queira anilhar as crias, a medida das anilhas deve ser de 2,5mm e devem-no fazer entre o 5º e 7º dia, depende do fornecedor, uma vez que uns fazem-nas curtas 7º dias e outros fazem-nas compridas 5º dias (os Goulds têm pernas curtas, daí termos que ter atenção a isso. Para se enfiar a anilha, agarra-se o pássaro com uma mão de modo que a perna a anilhar fique esticada e com o dedo de trás junto há perna e os 3 dedos dianteiros juntos, enfia-se então a anilha nos 3 dedos, de modo que a dita passe por eles assim como pelo dedo traseiro encostado há perna, caso a unha do dedo traseiro que está junto há perna fique presa, tente libertar a unha com os dedos da outra mão ou utilize por exemplo um palito. Há na Internet desenhos como se anilha.
Antes de comprarem seja o que for para os vossos pássaros, aconselhem-se com quem perceba antes de o fazerem, nunca vão em cantigas com o que o lojista diz, eles percebem da venda de produtos, não deles na realidade e muito menos o que faz bem e o que nada faz.

Boa sorte e boas criações
Do amigo, Ferreira


Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11833
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Rui gondar Sáb 01 Ago 2020, 01:07

Boa noite sr Ferreira
Pelo que li é um pássaro muito complicado | delicado para se obter uma boa criação ou até mesmo só como estimação.
Neste momento tenho trocado todos os dias a água e limpo as sementes também. Já os desparasitei externamente uma vez ontem com o zoospray da avizoon porque a femea estava a perder penas no pescoço e logo que detectei fiz logo o tratamento, daqui a duas semanas vou aplicar novamente e passado 7 dias volto a repetir . Amanhã vou iniciar com o suplemento B da avizoon durante 4 dias. Depois passado 4 a 5 dias vou fazer o desparasitante interno duas vezes ao ano.
Tenho lhe fornecido duas vezes por semana couve ou broculo para eles devido à carência de ferro.
Acha que estou a trabalhar correctamente?

Cumprimentos e um bom fim de semana.

Rui gondar

Rui gondar

Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 34
Localização : Vila Nova de Famalicao

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Ferreira Sáb 01 Ago 2020, 12:44

Bom dia Rui Gondar.
Ó diabo! Meta fotos dos pássaros para ver essas peladas.
Pode dar todo o tipo de verduras menos as leitosas (alface, rúcula, chicória, leituga)
Que tenham sempre um comedouro com GRIT.
O desparasitante externo é administrado ao contrário do que escreveu. Aplica uma vez, depois passado 7 dias volta a aplicar e por fim passado 21 dias após a ultima aplicação-
O Complexo-B deve ser administrado como sistema, ou seja, durante 5 dias seguidos mês, sendo 5 gotas para um bebedouro normal (80cc)
Quando fizer a desparasitação interna seja com que marca for, leve à risca as recomendações do laboratório, nem mais nem menos tanto nas doses como dias de tratamento.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11833
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Rui gondar Seg 03 Ago 2020, 17:30

Boa tarde sr,. Ferreira.
Espero que esteja tudo bem consigo.
Quanto à desparasitação externa tem razão no que me diz, eu é que me enganei a escrever Laughing
Em anexo envio as fotos dos diamantes como me pediu
Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Img_2011
Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Img_2010
Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Img_2012
Pelos menos eles já se encontram mais ativos e com um aspeto renovado. Espero que fique tudo bem com eles.

Cumprimentos
Rui gondar

Rui gondar

Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 34
Localização : Vila Nova de Famalicao

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Ferreira Seg 03 Ago 2020, 20:12

Boa tarde Rui Gondar.
Tem aí uma grande encrenca, como aqui no Alentejo costumamos dizer.
Das duas uma, ou não se importa do pássaro ficar completamente careca, ou tem que fazer uma cura e desde já lhe digo que é quase inglória. Isso é provocado por um ácaro que vive entre as duas camadas de pele e alimenta-se dos folículos das penas, levando a que estas morram e caiam.
Compre um frasquinho de Pulmosan (casa de pássaros) e Própolis pomada (farmácia ou de produtos naturais) e quando os tiver avise para lhe explicar como aplicar.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11833
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Rui gondar Ter 04 Ago 2020, 19:32

Boa tarde sr. Ferreira
Andei durante a tarde à procura do pulmosan aqui na zona de Famalicão e da Maia e está esgotado😬
Uma loja ficou de confirmar com o fernecedor se pode arranjar......
No caso mesmo de não conseguir arranjar o que posso fazer para não alastrar mais? Fazer desparasitação interna?

Cumprimentos
Rui gondar

Rui gondar

Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 34
Localização : Vila Nova de Famalicao

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Ferreira Ter 04 Ago 2020, 23:26

Boa noite Rui Gondar.
Só o Pulmosan consegue matar estes ácaros e mesmo assim mal.
Caso não arranje aí, sempre pode comprar online. É ver quem lhe faz mais barato tendo em conta os portes de envio.
https://www.agrobomduarte.com/info/Pulmosan-10ml-438.html
https://goldpet.pt/tratamentos-aves/11623-pulmosan-anti-asmatico-10ml.html
https://lizbird.com/pt/41-farmacia?q=Marca-Beaphar
https://alvercazoo.pt/produto/pulmosan-10ml-beaphar/

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11833
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Rui gondar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Rui gondar Qua 05 Ago 2020, 14:14

Boa tarde Sr. Ferreira

Já fiz a emcomenda na pet4you  Very Happy, espero em breve que chege a casa. Assim que tenha tudo em casa volto a contactar lo para me ensinar como posso fazer.
Desde já agradeço imenso a sua disponibilidade e atençao.

Cumprimentos

Rui Gondar

Rui gondar

Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 34
Localização : Vila Nova de Famalicao

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Rui gondar Qui 13 Ago 2020, 18:58

Boa tarde sr Ferreira.
Está tudo bem contigo?
Já me chegou a encomenda de parasitas[ pulmosan não havia] e também o propolis em pomada. Poderia me dizer como posso aplicar?

Cumprimentos
Rui gondar

Rui gondar

Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 34
Localização : Vila Nova de Famalicao

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Ferreira Qui 13 Ago 2020, 20:16

Boa tarde Rui Gondar.
Pulmosan
Tira toda a água da gaiola para ter a certeza que está seco.
vai aplicar uma gota na pele do musculo do peito mas debaixo de cada asa e esfrega a zona molhada com um palito para irritar a pele e assim absorver melhor o liquido e passado 4 h. mais ou menos mete então água mas com Complexo-B e por 5 dias seguidos. Passado 3 dias torna a repetir tudo e depois passado 21 dias após a ultima aplicação.
Própolis
Aplica a pomada nas peladas, pernas e patas de 3 em 3 dias até começarem a aparecer penas novas.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11833
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Rui gondar Qui 13 Ago 2020, 21:23

Boa noite sr Ferreira
Muito obrigado pelos seus conselhos😊
Vou iniciar o tratamento amanhã.
Quantas vezes por ano posso fazer a desparasitação aos gould com este produto?
Cumprimentos
Rui gondar

Rui gondar

Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 34
Localização : Vila Nova de Famalicao

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Ferreira Sex 14 Ago 2020, 10:36

Bom dia Rui Gondar.
Isso não nenhum desparasitante no sentido da palavra, é um medicamento especifico para matar por inação um ácaro especifico que vive por debaixo da primeira camada de pele e alimenta-se em exclusivo das raízes das penas e de queratina (matéria que forma as unhas, escamas das patas, bicos, cabelo, cornos. Só deve ser aplicado quando haja problemas do género.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11833
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Rui gondar Sex 14 Ago 2020, 13:40

boa tarde Sr Ferreira.
Apos este tratamento tenho na mesma de aplicar o vernizoo?

Obrigado

Rui Gondar

Rui gondar

Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 34
Localização : Vila Nova de Famalicao

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Ferreira Sex 14 Ago 2020, 17:36

Boa tarde Rui Gondar.
Sim, claro que tem que os desparasitar.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11833
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Rui gondar Sex 14 Ago 2020, 20:44

Boas sr Ferreira.
OK vou então fazer isso então logo que possível.
Posso fazer a desparasitação entre os 21 dias de pulmosan?
Cumprimentos
Rui gondar

Rui gondar

Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 34
Localização : Vila Nova de Famalicao

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Ferreira Sex 14 Ago 2020, 21:23

Boa noite Rui Gondar.
Sim pode. Não se esqueça que também tem de repetir a desparasitação passado 21 dias após a ultima toma.
Os ovos de qualquer parasita levam 21 dias a encubar, daí a Direcção Geral de Veterinária recomendar fazer uma segunda desparasitação para matar qualquer parasita que entretanto nasça.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11833
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Rui gondar Sex 14 Ago 2020, 21:30

Sim sr Ferreira. Vou então tratar disso então.
Muito obrigado pela sua disponibilidade e sabedoria.
Bom fim de semana
Rui gondar

Rui gondar

Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 34
Localização : Vila Nova de Famalicao

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Rui gondar Dom 15 Nov 2020, 21:20

Boa noite sr Ferreira
Espero que esteja tudo bem consigo e que este maldito viros se vá embora rapidamente.
Fiz tratamento todo direitinho à minha Gould com pulmosan, mas nunca recuperou das peladas na cabeça.
Tenho andado a acompanhar os tópicos do fórum e deparei me que o nosso cologa Paulo Bento tem exatamente o mesmo problema que eu. A minha femea começou a ganhar uma espécie de ferida nos pés, acho calo na parte de baixo da pata, como prevenção já mandei vir todos os produtos que lhe indicou.
Acha que fiz bem?


Cumprimentos

Rui gondar

Rui gondar

Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 34
Localização : Vila Nova de Famalicao

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Ferreira Dom 15 Nov 2020, 23:50

Boa noite Rui Gondar.
Claro que fez bem, mas isso é seguir escrupulosamente como expliquei ao amigo Paulo Bento.
Cá vou andando conforme posso, por enquanto aqui no meu Concelho estamos livres de tal coisa.
O vírus veio para ficar tal como o influensa (gripe espanhola-gripe sazonal)

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11833
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Rui gondar Seg 16 Nov 2020, 08:06

Bom dia sr Ferreira

só nos resta protejer, aqui em Famalicao anda sempre com 600 a 800 caos por semana, um caos  Crying or Very sad

vou fazer exatamente o que o sr Ferreira lhe explicou.
É necessario retirar alem do grit a papa e as verduras ??


cumprimentos

Rui Gondar

Rui gondar

Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 34
Localização : Vila Nova de Famalicao

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Ferreira Qua 18 Nov 2020, 19:52

Boa noite Rui Gondar.
Vós aí no norte em especial no Minho é uma tragédia e isto por causa da malta jovem que não respeitam nada.
A verdura sim, as papas não é preciso.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11833
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Rui gondar Qui 19 Nov 2020, 08:16

Bom dia Sr Ferreira
nao é so a malta jovem que nao respeita, mas sim, os trabalhos que por aqui existem maior parte deles sao em linhas de produçao e estao todas lado a lado a trabalhar/ partilham o mesmo material durante as 8 horas de trabalho. Todos sabemos que neste tipo de situaçoes nao é facil de controlar a pandemia. tudo vai melhorar.

Obrigado pela ajuda, vou dando noticias sobre os passos que vou dando no tratamento da minha bichinha.

Cumprimentos

Rui Gondar

Rui gondar

Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 34
Localização : Vila Nova de Famalicao

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Ferreira Qui 19 Nov 2020, 11:33

Bom dia Rui Gondar.
Nà! como disse, aqui não há vírus e a maioria dos empregos é do mesmo género que aí, ou seja, fábricas de trabalho em linha, automóveis, componentes para os mesmos e outras peças, estofaria completa diversa, cortiça, etc.. Vai do civismo das pessoas e do poder autárquico nada mais, por exemplo, aqui todos os jovens a partir dos 15 anos são obrigados a fazerem o teste duas vezes por semana incluindo os que andam cá a estudar, se algum acusar só que seja inconclusivo fica ele e família confinados em casa e guardado pelas autoridades para não saírem, assim, é a própria família a dar nas orelhas aos filhos que não respeitem.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11833
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Rui gondar Sex 04 Dez 2020, 15:15

Boa tarde Sr Ferreira.

Espero que esteja tudo bem consigo Smile

Aqui estou eu a dar o seguimento do tratamento da minha bichinha,
Hoie termino a vitamina L ( dei 12 dias seguidos ) na segunda feira começo a administrar o antibiotico Doxiciclina durante 45 dias seguidos.

Na proxima quarta feira vou repetir o pulmosan, ja passam 21 dias apos a ultima toma.


Cumprimentos

Rui Gondar

Rui gondar

Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 34
Localização : Vila Nova de Famalicao

Ir para o topo Ir para baixo

Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould  Empty Re: Aprender a tratar de um casal de diamante de Gould

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos