Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mortalidade elevada

2 participantes

Ir para baixo

Mortalidade elevada Empty Mortalidade elevada

Mensagem  Calvário Sáb 16 maio 2020, 08:39

Caro Sr. Ferreira

Crio à alguns anos Caturras e Mandarins em colónia
Durante vários anos a criação decorreu normalmente sem problemas, mas há alguns anos para cá tenho tido uma taxa de mortalidade muito elevada, que não estou a conseguir diagnosticar.
Essa mortalidade atinge sobretudo os pássaros mais jovens, sobretudo os mandarins, uma a três semanas depois de saírem do ninho. Verifico ainda que nos meses de abril / maio a taxa de mortalidade é maior e chega mesmo a afetar alguns pássaros adultos.
Os pássaros começam por aparentar um ar cansado, tristes e empolados, depois nota-se dificuldade no voo, começam a andar no chão sem conseguir voar e acabam por morrer com peito seco.
Li alguns comentários aqui no fórum e percebi que não ajuda o facto de ter perto deste viveiro um galinheiro.
Quanto aos cuidados que tenho, resumem-se a desparasitação interna (vermizoo), de três em três meses, e o que julgo ser uma mistura de sementes de boa qualidade.
As perdas que estou a ter aproximam-se de uma taxa de 50%, o que me está a desmotivar, e apesar de gostar muito de criação de aves pondero desistir caso não encontre uma solução, pelo que peço a sua ajuda.

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda
Calvário

Calvário

Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/05/2020
Idade : 40
Localização : São Mamede, Batalha

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade elevada Empty Re: Mortalidade elevada

Mensagem  Ferreira Sáb 16 maio 2020, 11:58

Bom dia Calvário.
Isso pode ser de muita coisa, fazerem criação e muda ao mesmo tempo, os casais serem irmãos com irmãos ou até entre primos com duas passagens e por fim doenças, que pode ser coccidiose, colibacilose, salmonela.
1ª coisa a fazer, tire as caixas ninho é só as mete em princípios de Outubro até princípios de Março.
2ª coisa a fazer meta uma folha de papel branca no fundo do viveiro, tire fotos às fezes e meta aqui para ver isso.
3ª coisa a fazer, apanhe dois ou três pássaros assopre as penas do ventre ou molhe-as para assim ficarem afastadas, tire fotos do ventre e meta aqui para ver isso.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade elevada Empty Re: Mortalidade elevada

Mensagem  Calvário Sáb 16 maio 2020, 18:30

Caro Sr. Ferreira

Agradeço a sua rápida resposta

Quanto às questões de consanguinidade, não haverá problemas, uma vez que os casais que tenho são de proveniências distintas, ou seja, machos todos de um sangue, e fêmeas todas de outro. Relativamente à questão da muda, eu costumo fazer uma paragem anual entre junho e meados de setembro, será pouco tempo? deveria deixar repousar mais?

Deixo as fotos tal como pediu, para sua analise:

Mortalidade elevada Img_2011

Mortalidade elevada Img_2010

Mortalidade elevada Img_2012

Mortalidade elevada Img_2014

Mortalidade elevada Img_2015

Mortalidade elevada Img_2013

Mortalidade elevada Img_2017

Mortalidade elevada Img_2016

Cumprimentos
Calvário

Calvário

Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/05/2020
Idade : 40
Localização : São Mamede, Batalha

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade elevada Empty Re: Mortalidade elevada

Mensagem  Ferreira Dom 17 maio 2020, 00:10

Boa noite Calvário.
Aqui vai a minha interpretação segundo as fotos, bem assim como responder a questões postas pelo amigo.
1ª- Fezes embora a maioria estejam com consistência normal mas com uma cor na ponta castanho/avermelhado, o que significa coccidiose no primeiro trato do intestino e outras nota-se que são simplesmente uma pasta branca em diarreia, o que significa Salmonelas.
2ª- Só se nota fezes castanho/avermelhado (principio de coccidiose), isto se não estiver a dar papa com corante, ou essa que dizem ser de frutos e são um poço de bactérias em especial salmonelas.
3ª- ventre do primeiro pássaro, para já pássaro em muda de penas, se estava a criar e era um dos progenitores dos que morreram, provavelmente abandonados por falta de nutrientes para ele, qualquer das maneiras, apresenta uma mancha vermelha no ventre que tanto pode ser o principio de coccidiose como simplesmente uma mancha vermelha por ser manuseado.
4ª- ventre do segundo pássaro, nada a notar-se a não ser pássaro em muda de penas, se era um dos progenitores, já sabe porque morreram as crias.
5ª- ventre do terceiro pássaro, nada a notar-se, já fez a muda ou está atrasada.
6ª- ventre do quarto pássaro, nada a notar-se, já fez a muda ou está atrasada. Este pássaro está enfacado, causas, diversas. Meta o pássaro numa gaiola e dentro de casa num local que seja quente. Se tiver consigo comprimidos Zoocerine administre de imediato 2 de uma só vez e depois 1 de 12h. em 12h. no máximo durante 3 dias seguidos, meta uma folha de papel no fundo da gaiola para ver as fezes, suspeito que seja esse pássaro que está com salmonelas. Entretanto, se não tiver, compre uma embalagem de Salmocoli e vai administrar meia colher medida (pelo tracinho a meio) para 2,5dl de água destilada ou desmineralizada, o que sobrar dá aos outros ou manda fora. Enquanto estiver a Zoocerine e Salmocoli não dar qualquer fonte de cálcio (GRIT, osso de choco, blocos de gesso), os minerais em especial o cálcio elimina os antibióticos que fazem parte destes medicamentos.
7ª e 8ª- fezes negras=hemorragia, coccidiose no penúltimo trato intestinal, na maioria das vezes nada há a fazer nestes casos porque os intestinos já estão perfurados ou quase mas ainda sem os parasitas estarem a perfurar outros órgãos (ventre negro ao centro)
Se conseguir saber de que pássaro são as fezes negras, meta-o numa gaiola à parte dos outros e tente arranjar qualquer destes medicamentos.
Tente mandar vir de Espanha este medicamento https://www.farmaciaveterinaria.es/index.php?main_page=product_info&products_id=697
Ou através desta loja online espanhola este https://pombos.mercasystems.com/index.php/amprolium-10-trichomoniasis-and-coccidiosis-by-dac.html
Pergunte na sua farmácia se têm intercambio com alguma farmácia espanhola, se sim, mandava vir através deles
Ou ainda este http://cenavisa.com/es/products/47/prolcen
Quanto a perguntas
Os pássaros originais podem ser de sangues diferentes certo! Mas pergunto e por acaso não tem casais formados com pássaros já nascidos no viveiro?
Fazer desparasitações de 3 em 3 meses é pior que não fazer nenhuma, é que os parasitas ganham anticorpos aos desparasitantes por serem continuados. As desparasitações devem ser anuais a quando da preparação das criações, contudo, DGVA recomenda caso seja necessário devido a infestações fazê-la de 6 em 6 meses.
Modo correcto de se fazer uma desparasitação.
Na véspera do dia a fazer o tratamento tira-se toda a água que tiver no viveiros/gaiolas e no dia seguinte a meio da manhã mete-se então a água com o desparasitante e tornando-se a tirar novamente toda a água que tiver no viveiro/gaiola à tarde e torna-se a repetir tudo no dia seguinte ou mais dias conforme os dias de tratamento conforme indicações do Laboratório.
Os D. Mandarim são aves do Hemisfério Sul, portanto têm o ciclo reprodutor apontado quando é lá Primavera (de Setembro a Fevereiro), estando eles cá Hemisfério Norte acabam também por criarem na nossa Primavera, ou seja, criam por instinto reprodutivo entre Setembro e Fevereiro, mas como apanham outra Primavera não despegam e isso é ruim, porque a criarem e a fazerem a muda ao mesmo tempo leva-os a um esgotamento total seguido de morte, ou abandonam as crias por não terem elas próprias nutrientes suficientes para aguentarem as duas coisas ao mesmo tempo, mesmo estas aves que se aguentam ficam tão debilitadas que qualquer doença entra nelas por estarem completamente esgotadas. Portanto deve tirar as caixas ninho em fins de Fevereiro para eles entrarem em muda de penas sem percalços. Nesta faze deve administrar na água de beber 5 gotas de Aminovit-L para 100ml de água durante 4 semanas mas fazendo pausas de dois dias por cada semana e quando entrarem em criação administrar de vez enquanto.
*MUITO IMPORTANTE*
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual modo, não devem apanhar Sol.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade elevada Empty Re: Mortalidade elevada

Mensagem  Calvário Seg 18 maio 2020, 13:03

Caro Sr. Ferreira
Bom dia

Já comecei a seguir as suas indicações
Retirei as caixas que foi possível, (não retirei todas pois há ainda muitas aves no ninho)
Iniciei o zoocerine e o salmocoli. Questiono por quanto tempo aplico o salmocoli e se devo fornecer a todas as aves, (visto que na colónia deverá haver mais aves com esta doença, aliás aproximadamente 10% das aves aparentam algum tipo de debilidade física que normalmente acaba na forma "enfacada", conforme foto da ultima ave, e consequente morte).
Estou a tentar arranjar o produto para a coccidiose, questiono se devo por precaução dar também a toda a colónia, uma vez que, segundo consta esta doença é facilmente transmissível e poderá estar disseminada pela colónia.
De seguida devo dar algum complemento vitamínico?

A ave da foto 3 apresenta sinais de fraqueza, e não sofreu "apertos" ao ser manuseada, (pelo menos tentei), pelo que julgo que deverá ser a outra opção que refere (coccidiose)
Os pássaros das fotos 5 e 6, têm 6 meses, o que julgo justifica não estarem na muda de pena.

Respostas
O que costumo fazer é adquirir alguns casais de D. Mandarim a um criador, nesse ano faço criação desses casais num dos viveiros. No ano seguinte formo casais com machos novos desse viveiro e fêmeas novas das que eu tinha anteriormente. Durante a criação tenho os casais marcados e assim que as novas aves se tornam independentes, retiro para uma voadeira à parte, garantindo que no viveiro de criação só permanecem os casais reprodutores. Estes casais mantenho por três anos e depois volto a renovar da mesma forma.

Quanto à muda está entendido e justifica bem o período de paragem que sugeriu.
Da desparasitação interna compreendo irei alterar o procedimento.

A papa que costumo dar é a seguinte a CéDé Premium Eggfood, mas da ultima vez como notava as aves debilitadas comprei outra pensando ser mais completa
Mortalidade elevada Img_2019
Como não vi resultados e esta ultima é excessivamente dispendiosa, pondero voltar à inicial.

Cumprimentos
Calvário

Calvário

Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/05/2020
Idade : 40
Localização : São Mamede, Batalha

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade elevada Empty Re: Mortalidade elevada

Mensagem  Ferreira Ter 19 maio 2020, 14:41

Boa tarde Calvário.
O Salmocoli é para ser administrado a todos e durante 5 dias seguidos, dendo, se tiver balança digital são 3g por litro de água destilada ou desmineralizada, se não tiver é uma colher medida em anexo para a mesma quantidade de tipo de água. Não esquecer que tem que tirar dos viveiros todo o tipo de cálcio (GRIT, osso de choco, blocos de gesso, etc.. Passado estes 5 dias verifica como os pássaros estão e caso a coisa continue, administra mais 5 dias seguidos.
Quando verificar que há melhorias no que diz respeito a salmonelas, diarreia branca, ou amarela, vai então administrar o Amprolium para a coccidiose, não lhe digo já como administrar porque não sei qual o que vai adquiri.
Depois destes tratamentos é que vai administrar na água normal Aminovit-L, não só para os desintoxicar dos antibióticos como os ajudar na muda de penas.
Quanto a papas, não sou muito de contradizer o que este ou aquele dá a não ser essas que dizem que têm frutos e sei lá mais o quê, o que na realidade é falso, pois trata-se de bagaço de soja feito em granulado e tingido com corantes, o grande problema destas papas é que este granulado estraga-se com grande facilidade e apanha salmonelas e outras bactérias todas elas mortais.
As papas que dou de à dois anos para cá a todos os meus pássaros é Witte Molen misturadas com papa branca Raggio di Sole, antes dava só Witte Molen, isto porque fui aos dois Nacionais espanhóis (Talavera de lá Reina e D`Benito e em conversa com criadores campeões Mundiais sobre papas, onde eles afirmavam terem muitos bons resultados, confesso que nos primeiros meses fiquei desiludido, pois a maioria não lhes tocava e havia outros que escolhiam, mas nas criações seguintes comiam tudo e de facto os resultados são abissais, encorpam bem mas não apresentam gordura
https://www.agrobomduarte.com/info/Papa-Branca-TH-White-Soft-12kg-4277.html
https://www.agrobomduarte.com/info/Witte-Molen-Papa-Amarela-Original-10kg-4471.html
Dê-lhes folhas de espinafres de vez enquanto porque é uma grande fonte de ferro

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade elevada Empty Re: Mortalidade elevada

Mensagem  Calvário Ter 19 maio 2020, 17:40

Caro Sr. Ferreira

Boa tarde
Visto que tem bons resultados com a sua mistura de papas, questiono qual a dosagem que costuma fazer?
Uma vez que estamos a falar de alimentação, relativamente a sementes, costumo dar uma das misturas da versele-laga premium para exóticos, vi num outro tópico qual a mistura que faz para os seus D.gold, questiono se entende que essa formula é a mais indicada também para os D. Mandarim?

Entretanto o mandarim que estava enfacado a fazer tratamento com zoocerine (hoje ia para o terceiro dia), já não acordou esta manhã. Morreram também mais dois que tinham saído à dias do ninho, e ainda há um ou outro muito jovens que estão debilitados. Julgo que nada mais haverá a fazer do que seguir com o tratamento que propõe e esperar que melhorem.

Quanto ao antibiótico para a coccidiose, estou com alguma dificuldade, não consigo através das farmácias e o DAC amprolium também não está disponível no site que indica, (os outros sites cobram taxas de entrega muito elevadas). Questiono se algum dos que encontro disponíveis no site que indicou se adequam (ESB4 Plus; Dac Coccidiosemix; Dac trimethoprim; Coccimir zoopan)?

Agradeço mais uma vez a sua ajuda
Cumprimentos
Calvário

Calvário

Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/05/2020
Idade : 40
Localização : São Mamede, Batalha

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade elevada Empty Re: Mortalidade elevada

Mensagem  Ferreira Ter 19 maio 2020, 23:30

Boa noite Calvário.
Começando de trás para a frente.
Todos os medicamentos que existem actualmente para a coccidiose são em exclusivo para aves de estimação não reprodutoras, uma vez que são todos eles há base de SULFAS ora as sulfas são proibidas em toda a U.E. incluindo no homem porque esterilizam em especial os machos, o único que é permitido e sem sintomas adversas é o AMPROLIUM, se não consegue arranjar também não o posso ajudar sem prejudicar os seus pássaros. Fale com o Veterinário do seu Concelho para lhe mandar vir ou passar a receita do COCCIVEX Portugal, ou o Prolcen-Cenavisa Espanha.
SEM MENSIONAR O MEU NOME telefone para a Farmácia Ribeiro aqui em Vendas Novas a perguntar se lhe arranjam o PROLCEN da SENAVISA, dizendo que uma vez em conversa numa exposição de pássaros ouviu dizer que arranjavam este medicamento, telefone nº 265809176.

Lamento a morte dos pássaros, mas quando chegam a esse ponto nada há a fazer, os juvenis acabam também por morrerem uma vez que ainda não comem sozinhos e provavelmente também com problemas de saúde. Os Viveiros são bonitos aos olhos de quem os vê, mas muito difícil de se tratar pássaros uma vez que uns têm esta doença, outros aquela e outros portadores embora não se manifestem até um dia, que foi o seu caso.

Quanto ao comer base. O comer dos D. Gould é totalmente diferente dos D. Mandarins, uma vez que a base dos primeiros é os milhos alvos e dos segundos os milhos painços. As misturas sou eu que as faço de modo que dêem para o ano inteiro a começar em Março devido à muda de penas, é que os D. Gould são muito sensíveis a mudança de comer e as marcas, embora nas sacas dizem sempre a mesma composição mas não é verdade, uma vez que carregam esta ou aquela semente que na altura da compra for mais barata. Mas o amigo pode fazer a mistura caso verifique que as misturas comerciais não estão a dar resultado
5kg de alpista
5hg de milho painço amarelo
2,5kg de milho painço branco
2,5kg de milho painço vermelho
3kg de milho alvo branco
500g de milhete japonês
100g de Níger
Quanto a papas. Uma vez que uma saca de Raggio di Sole são 12kg e traz 3 saquetas de vitaminas e aminoácidos para se juntar cada uma em 4kg de papa, junto a estas na altura de misturar metade da saca de Witte Molen que são 5kg. ou seja, (misturo 4kg de papa branca Raggio di Sol com 5kg de papa amarela Witte Molen) A Raggio di Sile tem também embalagens de 4kg

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade elevada Empty Re: Mortalidade elevada

Mensagem  Calvário Sex 22 maio 2020, 10:20

Caro Sr. Ferreira

Bom dia

Completados os primeiros 5 dias de tratamento com Salmocoli, envio fotos dos cocos para sua avaliação.

Mortalidade elevada Img_2020

Mortalidade elevada Img_2021

Mortalidade elevada Img_2022

Mortalidade elevada Img_2023

Embora as fotos estejam um pouco escuras, na realidade as mais escuras são verde escuro e não preto.

Apesar de desde o inicio do tratamento já ter perdido 3 aves que já estavam muito debilitadas, as restantes aparentam melhor aspecto do que anteriormente.

Quanto ao medicamento para a coccidiose, usei os seus contactos, (que agradeço), mas neste momento não conseguem devido ao encerramento das fronteiras, estou ainda a tentar através de conhecidos em Espanha.

Agradeço todos os esclarecimentos, realmente não queria que as aves ficassem estéreis.

Cumprimentos
Calvário

Calvário

Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/05/2020
Idade : 40
Localização : São Mamede, Batalha

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade elevada Empty Re: Mortalidade elevada

Mensagem  Ferreira Sex 22 maio 2020, 22:39

Boa noite amigo Calvário.
Dê-lhes mais 5 dias de Salmocoli, embora se note melhoras nesses que têm bactérias mas ainda se vê diarreia em especial branca.
Confirmo também que se não forem todos para lá caminha estarem com parasitas protozoários (coccidiose), algumas fezes inclusive já apresentam sangue vivo, o que quer dizer que estão na fase terminal, ou seja os parasitas já chegaram ao intestino grosso e perfuraram-no.
Eu estive a falar para a farmácia e de facto foi o que me disseram, estão com dificuldade em entrarem em Espanha sem terem que cumprir a quarentena por causa do vírus. O dono da farmácia alem desta aqui em Vendas Novas tem outra em Barrancos (fronteira com Espanha) e quando necessitam de medicamentos espanhóis é através desta farmácia que os adquirem, com o encerramento de fronteiras não há nada para ninguém.
Encontrei uma loja online que vendem o Amprolium mas acho-o caríssimo, o que compro oriundo de Espanha custa 5,00€ e este sitio quer quase 4 X mais 17,00€, qualquer das maneiras, se não conseguir através dos seus contactos em Espanha, aqui vai o link https://mercaportugal.com/produto/dac-amprolium-10/

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade elevada Empty Re: Mortalidade elevada

Mensagem  Calvário Ter 26 maio 2020, 22:29

Caro Sr. Ferreira
Boa noite

Os contactos que fiz em espanha não deram em nada, por falta de outra opção tive de mandar vir o amprolium do site que indicou, o que agradeço. Confirmo o seu comentário, este site além de ser muito caro ainda me cobrou despesas de transporte que não eram previstas e indicadas durante a compra.

Necessito agora das suas indicações acerca da forma de administrar.
Dou já de seguida ao Salmocoli ou devo fazer intervalo?

Cumprimentos
Calvário

Calvário

Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/05/2020
Idade : 40
Localização : São Mamede, Batalha

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade elevada Empty Re: Mortalidade elevada

Mensagem  Ferreira Qua 27 maio 2020, 11:55

Bom dia Calvário.
Não sei se dentro do pacote vem alguma colher medida Se vier, uma colher medida para 1 litro de água normal, se não vier, uma colher das de chá para a mesma quantidade de água. Fazer isto todos os dias durante 7 dias seguidos a todos. O que sobrar manda fora.
Sim administra o Amprolium a seguir ao Salmocoli sem intervalos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade elevada Empty Re: Mortalidade elevada

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos