Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tabela vitamínica

2 participantes

Ir para baixo

Tabela vitamínica Empty Tabela vitamínica

Mensagem  Carlos silv@ Sáb 17 Fev 2018, 22:32

Boa noite sr. Ferreira e a todos membros do grupo.
Tenho criado psitacídeos a algum tempo mas nada de especial mas agora resolvi levar mais a sério a criação e dedicar-me apenas a caturras pois é uma das espécies que mais me fascina...
Queria pedir que me indica-se um plano vitamínico para seguir durante todo ano a única coisa que dou de vez em quando é complexo B da zoopan mas tenho pesquisado e vi que não é a única coisa que se deve dar mas não encontro num plano vitamínico detalhado se me poder ajudar nesta matéria e se mais alguem quiser opinar agradeço desde já
Cumprimentos
Carlos silv@

Carlos silv@

Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/02/2018
Idade : 32
Localização : Paredes

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela vitamínica Empty Re: Tabela vitamínica

Mensagem  Ferreira Dom 18 Fev 2018, 12:51

Bom dia Carlos Silva.
Para começar, deve-se administrar Complexo-B como sistema 5 gotas para 100ml de água durante 5 dias seguidos por mês. Quando se administra antibióticos, desparasitantes internos e externos, ou outro produto que seja agressivo hás aves, a seguir também se deve administrar Complexo-B durante 5 dias seguidos.
Deve-se administrar Um fortificante vitamínico/anti-stress (Aminovit-L, Muta-Vit, etc.) quando se adquire aves durante 3 semanas seguidas, quando temos crias a partir dos 30 dias de vida e até serem separadas dos pais, quando as crias foram separadas para novas instalações durante 15 dias, quando as aves entram em muda de penas durante 4 semanas e em todas as situações que se veja que as aves estão em baixo.
Na preparação para as criações deve-se administrar caso as aves não apanhem Sol Vitamina-D3 (Vigantol para bebés-Farmácia) 4 a 6 gotas misturadas nas papas, fruta, ou verduras durante uma semana, isto é para fixar o cálcio e assim terem posturas normais e ossos fortificados. Não se deve meter na água por ser oleoso e portanto não se diluir.
Administrar Vitamina-E de preferência pura (Seriferol) para estimular a reprodução e aumentar a quantidade de ovos galados por postura. São estas as principais.
Ter sempre um comedouro com GRIT.
*MUITO IMPORTANTE*
SEJA QUE PRODUTO FOR QUE SE META NA ÁGUA É PARA SE FAZER TODOS OS DIAS, POIS AO FIM DE 24H. ESTÃO ALTERADOS E PODEM MATAR, DE IGUAL MODO, NÃO DEVEM APANHAR SOL, POIS OS RAIOS ULTRA VIOLETA DESTROEM QUAQLQUER MEDICAMENTO.
Penso que seja isto que queria.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11835
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela vitamínica Empty Re: Tabela vitamínica

Mensagem  Carlos silv@ Dom 18 Fev 2018, 15:25

Muito obrigado pelo esclarecimento sr. Ferreira.
Faço apenas mais uma preguntas para não andar sempre a chatear...
Eu comprei muta-vit a uns tempos mas num usei porque pensei que era apenas para a muda de penas, recomenda comprar aminovit-L ou muta-vit faz o mesmo efeito?
Também comprei CALCI-LUX e tenho misturado sempre na papa dou aos casais reprodutores e as crias depois de separar (misturo semanalmente porque lá não tinha contra indicação acho que não é preciso misturar diariamente) faço mal? E devo dar vigantol a mesma?
Li algumas coisas sobre vitamínicos para limpar gorduras intestinais é a favor disso, ou não a necessidade de nada disso?
A vitamina E deve-se dar se necessário ou posso dar a todos os casais que não prejudica a saúde principalmente dos machos?
Cumprimentos
Carlos silva

Carlos silv@

Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/02/2018
Idade : 32
Localização : Paredes

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela vitamínica Empty Re: Tabela vitamínica

Mensagem  Ferreira Dom 18 Fev 2018, 18:38

Boa tarde Carlos Silva.
Se bem que o Aminovit-L é mais completo que o Muta-Vit, não vejo inconveniência em lho administrar.
Se os pássaros não apanham Sol directo tem que administrar o Vigantol, caso contrário não serve de nada estar-lhe a dar esse Calci-Lux, pois o que faz fixar o cálcio no organismo é a vitamina-D3, que na natureza é fabricado nas penas quando apanham Sol e em nós mamíferos é fabricado na pele também quando apanhamos Sol. Eu aconselho-o antes em vez do Calci-Lux a dar-lhes GRIT (mistura de carvão, casca de ostra, tijolo e coral, tudo triturado e lavado), pois é importante porque as aves precisam de pedrinhas para moerem os alimentos na moela e ao mesmo tempo que se gastam são absorvidas pelos organismo e assim têm sempre uma provisão de cálcio e outros minerais.
Quanto há Vitamina-E caso queira pode administrar a todos que não faz mal nenhum que ajuda a regular o fígado.
Deve estar a falar na Colina quando fala em derreter gorduras. A Colina não é nenhuma vitamina mas antes um complexo de minerais que ajudam o fígado a funcionar melhor e por isso obriga-o a derreter o excesso de gorduras. Pode administrar quando quiser, porem, é mais importante dar-se na preparação para as criações, pois pássaros com excesso de gordura não se reproduzem.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11835
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela vitamínica Empty Re: Tabela vitamínica

Mensagem  Carlos silv@ Dom 18 Fev 2018, 22:23

Agradeço a atenção sr. Ferreira, o que me diz deste plano vitamínico que elaborei...
MUDA DE PENAS
- aminovit-L ou muta-vit 1 mês
FORMAÇÃO DE CASAIS (em gaiolas individuais)
- aminovit-L ou muta-vit 10 dias
- salmocoli 3 dias
-complexo B 5 dias
Água limpa 5 dias
- colina 5 dias?
- seriferol 3 dias?
- vigantol 4 dias?
Água limpa 10 dias
- complexo B 5 dias
.......
NASCIMENTO DAS CRIAS
......30 DIAS DE IDADE
- aminovit-L ou muta-vit 15 dias
PASSAR PARA VOADEIRAS
-aminovit-L ou muta-vit 15 dias

parece-lhe um bom plano ou esta exagerado?
Devo dar mais vezes complexo B em seguida de algum destes procedimentos?
Agradeço toda a atenção sr. Ferreira
Cumprimentos
Carlos Silva

Carlos silv@

Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/02/2018
Idade : 32
Localização : Paredes

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela vitamínica Empty Re: Tabela vitamínica

Mensagem  Ferreira Seg 19 Fev 2018, 14:00

Bom dia Carlos Silva.
Reparo que o amigo não leu tudo o que escrevi anteriormente.
O amigo pediu-me um plano VITAMÍNICO e não o restante, infelizmente a maioria dos criadores não sabe distinguir o que são vitaminas, suplementos minerais, antibióticos e para que servem.
Em termos de vitaminas foi explicado anteriormente em termos de quantidades e dias de tratamento.
A colina só deve ser administrada a pássaros adultos caso estejam com excesso de gordura no mês anterior ao inicio das criações e tem que ser obrigatório administrar durante 20 dias seguidos para fazer efeito.
Quanto a antibióticos, depende do fim a que se destinam assim como o antibiótico em si, é que a panóplia de antibióticos é bastante grande e cada qual tem como objectivo combater uma determinada bactéria ou vírus. Se tem o Salmocoli e para compreender melhor o que lhe digo, leia com atenção a bula que vem em anexo dentro da caixa. Lá vem a explicar para que serve, e dias de tratamento/doses quer preventivo quer curativo.
Quanto a casais e ainda para mais aves australianas, os casais feitos não devem ser separados e portanto para que a coisa funcione bem devem estar sempre nas gaiolas onde se vão reproduzir.
RESUMINDO TUDO
Como sistema
Administrar Complexo-B durante 5 dias/mês para ajudar o fígado
Preparação para as criações
Desparasitar os casais internamente e repetir ao fim de 21 dias (não digo dias de tratamento porque depende da marca de Laboratório)
Administrar Complexo-B durante 5 dias seguidos
Dois dia água limpa
Administrar durante 20 dias seguidos Colina
Dois dia água limpa
Administrar durante uma semana Vitamina-E
Dois dias água limpa
Administrar FP20/20 durante 5 dias seguidos (preventivo contra bactérias salmonela e e-coli)
Dois dias água limpa
Mete as caixas ninho
Administrar durante 5 dias seguidos Complexo-B
Desmame e separação das crias
A partir dos 30 dias de vida e até comerem sozinhas, administrar um Polivitamínico (ajudar no desmame)
Quando forem separadas, continuar o multivitamínico por mais 3 a 4 semanas (ajudar na separação e stress que provoca a mudança de sitio.
Muda de penas
Administrar um multivitamínico durante 4 semanas quando as aves iniciam a muda e nos jovens a partir dos 6 meses quando mudam de penas para a cor definitiva.

Um abraço, Ferreira


Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11835
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela vitamínica Empty Re: Tabela vitamínica

Mensagem  Carlos silv@ Seg 19 Fev 2018, 22:12

Era exatamente isso que precisava sr. Ferreira, eu não soube explicar-me bem...
Quando o sr fala em polivitamínico e depois num multivitamínico penso que se refere a mesma coisa (aminovit-L ou muta-vit) certo?
Posso dar vigantol juntamente com qualquer um destes procedimentos? Pregunto porque não quero estar a fazer asneira e causar desgostos a mim mesmo...a alguma marcar de vitamina D razoavelmente boa sem que vigantol? Porque tenho uma filha pequena e sei que é relativamente caro...
Abraço
Carlos Silva

Carlos silv@

Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/02/2018
Idade : 32
Localização : Paredes

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela vitamínica Empty Re: Tabela vitamínica

Mensagem  Carlos silv@ Ter 20 Fev 2018, 14:43

Boa tarde sr. Ferreira meti a carroça a frente dos bois e respondi-lhe sem fazer os trabalhos de casa!...
Pesquisei e reparei que multivitamínico não é o mesmo que polivitamínico... Quando se refere a dar um polivitamínico a partir dos 30 dias ex. FERTIZOON AD3E ou VITACHOK TOTAL (talvez o último seja muito agrecivo qual aconselha?)
Quando se refere a um multivitamínico ex. AMINA STRAHT ou OMNI-VIT (qual deles aconselha?)
Espero agora estar correto no que estou a dizer.
Pregunto tudo isto porque estou mais interessado em tirar aves de boa qualidade em vez de tirar em quantidade...
Com os maiores cumprimentos
Carlos Silva

Carlos silv@

Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/02/2018
Idade : 32
Localização : Paredes

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela vitamínica Empty Re: Tabela vitamínica

Mensagem  Ferreira Ter 20 Fev 2018, 15:52

Boa tarde Carlos Silva.
Sim, Polivitamínico por exemplo é o Aminovit-L uma vez que tanto tem vitaminas, aminoácidos e minerais.
Não há inconveniência em administrar o Vigantol ao mesmo tempo que os outros, mas como lhe disse é oleoso e portanto não se dilui nos líquidos. Tem que misturar nas papas, verduras, fruta.
Diz que o Vigantol é caro! Custa mais ou menos 4,00€ e não o gasta todo uma vez que só lhes administra durante uma semana. Qualquer um medicamento para pássaros anda-lhe entre os 10,00€ e os 20,00€.
Não aconselho nenhum. Se quiser ir atrás do que dizem não precisa de me pedir conselhos.
Repare que à excepção do Aminovit-L (um composto de tudo) só lhe recomendo medicamentos puros, misturas não levam a lado nenhum, uma vez que há químicos neutralizam outros, isto é uma maneira simples dos laboratórios venderem gato por lebre continuado.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11835
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela vitamínica Empty Re: Tabela vitamínica

Mensagem  Carlos silv@ Ter 20 Fev 2018, 19:02

Boas sr. Ferreira.
Eu falei que vigantol é caro porque eu compro a volta de 16€ para a minha filha por isso é que disse que é relativamente caro... Por agora fiquei esclarecido acerca de todo agradeço a disponibilidade e a atenção.
Abraço
Carlos silva

Carlos silv@

Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/02/2018
Idade : 32
Localização : Paredes

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela vitamínica Empty Re: Tabela vitamínica

Mensagem  Ferreira Qua 21 Fev 2018, 12:57

Bom dia Carlos Silva.
Não conheço embalagens de Vigantol a custarem tanto mas já não digo nada, à coisa de 3 anos e é o que ainda dou aos meus pássaros, comprei dois frascos e custaram-me 3,95€ cada, estive a ver na internet o que administro e não custam isso. https://www.indice.eu/pt/medicamentos/medicamentos/vigantol/informacao-geral.
Só uma coisinha em relação a se administrar químicos diferentes.
Nunca administrar por exemplo Salmocoli e de seguida administrar esse Muta-Vit. O Muta Vite tem na sua composição uma vitamina da classe-B (NIACINA) que também se chama vitamina-B3, ou vitamina-PP e elimina no figado qualquer antibiótico ou outro produto tóxico que se tenha administrado. O Aminovit-L não tem essa vitamina.


Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11835
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela vitamínica Empty Re: Tabela vitamínica

Mensagem  Carlos silv@ Qua 21 Fev 2018, 13:16

Boa tarde sr. Ferreira obrigado por essa chamada de atenção e por todo esclarecimento prestado.
Continuação de boas criações.
Abraço Carlos Silva

Carlos silv@

Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/02/2018
Idade : 32
Localização : Paredes

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela vitamínica Empty Re: Tabela vitamínica

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos