Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ovos de caturra com 5 semanas de postura

2 participantes

Ir para baixo

Ovos de caturra com 5 semanas de postura Empty Ovos de caturra com 5 semanas de postura

Mensagem  Luís Garcia Qua 29 maio 2019, 19:42

Boa tarde mais uma vez sr.Ferreira ,
Como disse nas outras mensagens , tenho 1 casal de caturras do qual o macho galou a fêmea várias vezes e , por isso coloquei um ninho exterior . A fêmea botou 5 ovos do qual o 1º foi no dia 24 abril (já fez 5 semanas) , ainda não nasceram os filhotes .O que se terá passado ? Pode-me ajudar ? Será que tenho que tirar os ovos e ninho e depois colocar novamente passado algum tempo ? A fêmea deve ter +- 2 anos o macho é novo mas não sei a idade .
Desculpe a minha ignorância , mas não sabia como funcionava o fórum , espero desta ter acertado .
Atentamente ,
Luís Garcia


Luís Garcia

Mensagens : 7
Data de inscrição : 28/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de caturra com 5 semanas de postura Empty Re: Ovos de caturra com 5 semanas de postura

Mensagem  Ferreira Qua 29 maio 2019, 21:55

Boa tarde Luís Garcia.
Agora sim Very Happy
ISTO É PARA SER LIDO NUM PC, CASO CONTRÁRIO A MAIORIA DO QUE ESTÁ ESCRITO NÃO APARECE.
Pode tirar esse ovos porque não eclodiram e três coisas pode ter acontecido, foram enjeitados, não estavam galados, ou os embriões morreram na casca.
Foram enjeitados caso o amigo andou sempre a espreitar, muitas vezes isso acontece, embora a fêmea continue dentro da caixa mas não os choca.
Para se saber se os ovos estão galados é simples, à tardinha e aproveitando a altura que a fêmea sai do ninho para defecar, basta encostar um mira ovos, uma lanterna de fechadura nos ovos e ao 8º-5º dia de choco vê-se perfeitamente o embrião (uma mancha vermelha rodeada de raios vermelhos)
Para os embriões morrerem na casa duas coisas pode acontecer. Devido aos ovos serem contaminados através da mãe com bactérias ou parasitas protozoários, falta de humidade, ou humidade em excesso.
O ovo, a sua casca é porosa para a entrada de ar e humidade a fim do embrião poder respirar e manter-se húmido para se desenvolver, é composto por duas camaras separadas por uma membrana. A maior está situada entre a extremidade mais pontiaguda do ovo até 75% do interior do ovo e a camara de ar com a respectiva humidade, ocupa os restantes 25%, ou seja até à extremidade mais larga.
Para compreender o que escrevi.
Há duas maneiras de contar os dias de choco até os pintos nascerem. A primeira é, conta-se 21 dias a partir do 1º ovo posto embora só comecem a chocar de facto a partir do 3º ovo posto. A segunda maneira é, contar-se 18 dias a partir do 3º ovo posto, que por sinal é o método que emprego.
Para se saber se os ovos estão galados, conta 8 dias caso comece a contar do primeiro posto, ou conta 5 dias caso comece a contar a partir do 3º ovo posto e verifica com o mira ovos como lhe expliquei.
Para se saber se os ovos têm pouca humidade ou humidade em excesso. Em principio, desde que se meta um Higrómetro nas instalações mas perto das gaiolas e os valores forem entre 65º a 85º não nos devemos preocupar, se os valores forem mais baixos que 65º, então devemos borrifar com água a imediações da caixa até se atingir os valores ideais. Caso os valores sejam superiores a 85º, neste caso, ou mete um desumificador, ou reze para que os embriões não morram afogados.
Outro método de se ver o grau de humidade é, quando se verifica os ovos com o mira ovos, vê-se perfeitamente a tal camara de ar/humidade, se a camara for 50% do ovo é porque tem pouca humidade e nesse caso borrifa-se, se a camara de ar tiver mais de 25% do espaço, quer dizer que tem excesso de água dentro e nesse caso, ou mete um desumificador ou caso seja crente reze para que não morram afogados ( o ar quando bastante húmido e ao ser aquecido transforma-se em água)
Atenção que as caturras embora criem o ano inteiro cá, a altura ideal para elas criarem é entre Outubro e Fevereiro, tempo restante, é para fazerem a muda e fortificarem-se para as criações seguintes da época.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11833
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de caturra com 5 semanas de postura Empty Re: Ovos de caturra com 5 semanas de postura

Mensagem  Luís Garcia Qui 30 maio 2019, 13:53

Boa tarde Sr. Ferreira ,
Em 1º lugar mto obrigado pela sua rápida explicação e ajuda , vou de imediato tirar os ovos .
Gostaria que me desse uma ajuda nesta página se for possível : gostaria de saber se devo tirar também o nínho e quando o devo colocar outra vez ( no caso de visualizar o macho a galar a fêmea posso de imediato colocar o ninho ?) . Tenho 3 caturras , como já mencionei anteriormente (2 fêmeas e 1 macho , 1 das fêmeas está a parte noutra gaiola ) , posso juntá-las ? Mesmo havendo nova postura de ovos podem estar juntos . O macho e a fêmea revezavam-se simultaneamente no ninho , macho de dia e a fêmea de noite , isso é normal ?
Mais uma vez obrigado pela sua ajuda . Bom fim de semana .
Atentamente ,
Luís Garcia




Luís Garcia

Mensagens : 7
Data de inscrição : 28/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de caturra com 5 semanas de postura Empty Re: Ovos de caturra com 5 semanas de postura

Mensagem  Luís Garcia Qui 30 maio 2019, 14:33

Boa tarde outra vez Sr. Ferreira ,
Acabei de tirar os 5 ovos , abri 2 deles e nenhum tinha embrião , portanto significa que não estavam galados . Será que o macho é muito novo para procriar ? A fêmeas eu sei que tem +- 2 anos , o macho não sei , mas é novinho , comprei um casal no principio do ano e parecem ser novinhos , mas ele acasalou só com a fêmea que eu já tinha .
Mais uma vez obrigado é bom fim semana .
Atentamente,
Luís Gracia


Luís Garcia

Mensagens : 7
Data de inscrição : 28/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de caturra com 5 semanas de postura Empty Re: Ovos de caturra com 5 semanas de postura

Mensagem  Ferreira Qui 30 maio 2019, 17:30

Boa tarde Luís Garcia.
Peço desculpa de nada lhe dizer sobre esse assunto.
Tire os ovos e caixa ninho e só o mete em Outubro conforme lhe expliquei anteriormente. Limpo claro.
Se o macho tiver anilha diga-me a cor dela que lhe digo o ano de nascimento. Os machos só são adultos a partir dos 2 anos de vida, as fêmeas com 18 meses já criam se bem que também só são adultas em pleno a partir dos dois anos de vida.
Quando um casal acasala é para a vinda inteira e a partir do momento que a fêmea entra em cio mesmo muito antes de começar com a postura, limpa o ninho e ajeita-o à sua maneira, só saindo dele à tardinha para defecar. O papel do macho é diminuto, não entra no ninho a não ser para dar de comer à fêmea mesmo quando tenham filhos, ou seja, o macho vai buscar o comer, dá-o à fêmea e esta se tiver filhos por sua vez distribui-o pelos filhos

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11833
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de caturra com 5 semanas de postura Empty Re: Ovos de caturra com 5 semanas de postura

Mensagem  Luís Garcia Qui 30 maio 2019, 18:43

Boa tarde Sr. Ferreira ,
Mto obrigado pela ajuda , vou fazer isso mesmo que o sr . diz . Em relação em colocar a outra fêmea junto , há algum mal nisso ou não o devo fazer ?
Cumptos . Mais uma vez obrigado
Atentamente
Luís Garcia

Luís Garcia

Mensagens : 7
Data de inscrição : 28/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de caturra com 5 semanas de postura Empty Re: Ovos de caturra com 5 semanas de postura

Mensagem  Ferreira Qui 30 maio 2019, 21:54

Boa noite Luís Garcia.
Há um velho ditado português que diz!! Casamento apartamento. Very Happy
Não aconselho, é que como o macho é novinho, e até assentar e como ele já galou a com quem ele está, pode haver briga entre as fêmeas pelo posse do macho.
Não me chegou a dizer de que cor é a anilha.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11833
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de caturra com 5 semanas de postura Empty Re: Ovos de caturra com 5 semanas de postura

Mensagem  Luís Garcia Qui 30 maio 2019, 23:05

Boa noitr sr Ferreira .
O casal que adquiri nao edta anilhado .
Mais uma vez obrigado pela ajuda
Cumpts
Atentamente
Luis garcia

Luís Garcia

Mensagens : 7
Data de inscrição : 28/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de caturra com 5 semanas de postura Empty Re: Ovos de caturra com 5 semanas de postura

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos