Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas

2 participantes

Ir para baixo

Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas Empty Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas

Mensagem  Andreia Araújo Ter 23 Abr 2019, 15:11

Boa tarde Sr. Ferreira, parabéns por este fórum e por todo o precioso conteúdo do mesmo.
Peço desculpa por o incomodar, mas um dos meus agapornis tem revelado os níveis de cálcio em baixo desde Agosto do ano passado. Já o levei a 3 veterinários (especialistas em animais exóticos- palavras deles...) mas a realidade é que o meu bichinho permanece na mesma.
Em 9 Julho de 2018 ele começou por mastigar algumas penas à volta do pescoço, no dia seguinte fomos à veterinária, fez análises de sangue e tinha hipocalcemia (6.3 mg/dl)- receitaram uma ampola de cálcio que tínhamos de dar ao bico (Gluconato de cálcio 10% da Braun- 0.05 ml/ dia por 30 dias), receitaram também Meloxican (1 gota/dia- por 8 dias) Panacur (1 gota/dia- por 5 dias), ómegas 3 e 6 (2 gotas/ dia- por 30 dias).
A 29 de Julho quando cheguei a casa o bichinho tinha arrancado as penas do peito, tinha algum sangue e a pele parecia inflamada- fui com ele às urgências numa outra veterinária- tiraram mais sangue- foram detetadas leveduras- pediram para parar toda a medicação anterior e receitaram Protovit, Sporanox e um tipo de cálcio diferente pois referiram que o anterior era de melhor absorção se intravenoso e não oral...
Em Setembro repetiu as análises de cálcio - tinha 8.5 mg/ dl. Neste intervalo de tempo as penas que iam começando a nascer, ele arrancava-as ainda quando eram um canudinho. A veterinária receitou 10 gotas de tabernil cálcio na água de beber, um ansiolítico (Haldol- 4 gotas, também na água) e lâmpada UV durante 20 min. todos os dias. As análises já não revelaram leveduras.
Em Dezembro fizeram-se novas análises e o valor de cálcio era de 9 mg/ dl- a veterinária pediu para parar a lâmpada UV e dar apenas as 10 gotas de tabernil cálcio na água, e o Haldol.
Em final de Janeiro repetiu as análises- baixou para 7.7 mg/ dl- a veterinária pediu para repor a lâmpada UV (manteve o Tabernil e o Haldol).
No dia 8 de Abril, repetiu análises e tinha 7.8 mg/ dl( pediram para aumentar para 20 gotas de tabernil cálcio na água, o Haldol ir no máximo até às 8 gotas e fazer a lâmpada UV por 1 hora/ dia).

Ele tem o comportamento normal dele, pia, brinca, socializa, mas os episódios de arranque de penas são constantes- mal o canudinho começa a abrir em leque para formar a pena, ele arranca.

De início dava-lhe sementes (Versele laga, Prestige, loro parque), mas a veterinária aconselhou mudar para granulado (Zupreem)


Eu também lhe dou maçãs, ervilhas, cenouras, pêras, lentilhas, arroz integral, aveia, morangos, figo, laranja, manga( tudo lavado e/ ou cozinhado- até 3 vezes por semana).

O criador que mo vendeu deu-me também o certificado de sexagem- é um menino.

Peço imensa desculpa pelo testamento, mas os veterinários infelizmente não me parece que tenham a formação suficiente para me ajudar.

Uma vez mais as minhas desculpas e o meu sincero obrigado pela atenção dispensada.

Andreia Araújo
Andreia Araújo
Andreia Araújo

Mensagens : 13
Data de inscrição : 23/04/2019
Idade : 40
Localização : Amadora, Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas Empty Re: Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas

Mensagem  Ferreira Qua 24 Abr 2019, 15:27

Bom dia Andreia Araújo.
Não tem nada de pedir desculpa! Estou cá para ajudar dentro das minhas possibilidades Very Happy
Desculpe de só agora responder, é que estive a analisar o que fizeram e receitaram e a segunda clinica aproximou-se, passo a explicar:
O mal dos seus pássaros (se um está assim os outros também) é falta de Vitamina-D3 no organismo
As aves, como todos os animais, precisam de apanhar Sol (UV) para assim fabricarem a Vitamina-D3 através das penas e pele e assim poderem sintetizar a maioria dos minerais em especial o cálcio e manganésio e assim poderem ser absorvidos, caso isso não aconteça, conforme digerem assim é expulso pela cloaca (rabinho), sendo assim, das duas uma, ou metemos os pássaros numa zona onde possam apanhar Sol e sombra, metermos lâmpadas que emitam UV sintético, ou administramos-lhes a Vitamina-D3.
Uma vez que tem lâmpada que emitem UV é continuar a utiliza-la, no entanto, não perde nada em administrar Vitamina-D3, mas tem que ser juntamente com um petisco que eles gostem, uma vez que a Vitamina-D3 é oleosa e por conseguinte não se mistura na água. Esta vitamina pode-a comprar na Farmácia com o nome de VIGANTOL e é para bebés humanos, basta pingar um pingo sobre um pedacinho de fruta, ou como disse num mimo de modo que o coma todo num espaço de tempo breve, administrar durante 5 dias seguidos e depois de vez enquanto.
A partir do memento que tenham Vitamina-D3 suficiente no organismo, não necessitam de Cálcio extra uma vez que o que ingerem dos alimentos mais o GRIT é suficiente para suprirem e reporem as necessidades no desenvolvimento das penas, ossos. O cálcio em excesso e administrado puro é bastante prejudicial para os rins (PENSO QUE TENHAM UM COMEDOURO SEMPRE COM GRIT).
O PROBLEMA de ARRANCAR PENAS. Como todo o cálcio que digeria não se fixava, ele ia busca-lo onde o encontrava, precisamente nas penas o que se torna viciante para eles ao ponto de estarem sempre a arrancar as penas conforme nascem uma vez que é nessa faze onde o cálcio está mais presente e por conseguinte fazem feridas com infecções por vezes graves, daí receitarem-lhe o CALMANTE Haldol que pode continuar a administrar, mas como coadjuvante, recomendo-lhe este SPRAY que os inibe de arrancarem as penas porque é bastante amargo para eles https://www.miscota.pt/aves/beaphar/p-49044?r=8711231115389&gclid=EAIaIQobChMI656zmtTo4QIVFZ3VCh2Hkw-3EAYYASABEgJvo_D_BwE
Caso tenha feridas, besunte as feridas com Bepanthene e depois pulveriza com o antibicagem
Quanto a mudar a alimentação, não vá ao que disse a Sra. Vet, os psitacídeos são aves frugívoras/ granívoras, por esse motivo é que têm a mandibula superior curva e a mandibula inferior estilo bigorna, assim com a mandibula superior cortam e descascam os frutos e com a inferior descascam e trituram as sementes, ora de lhes dermos granulados e como o instinto é descascar e triturar, o granulado acaba por ser esmagado e cair, portanto pouco ou nada comem dele. Alem disso, esses granulados é nada mais nada menos que bagaço de soja (desperdícios depois de lhes extraírem o óleo assim como os nutrientes).
Dê-lhes uma mistura que tenha pouco ou nenhum girassol e rica em aveia descascada.
Penso que esteja tudo.

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas Empty Re: Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas

Mensagem  Andreia Araújo Sex 26 Abr 2019, 19:48

Olá sr. Ferreira,

perdoe-me por estes dias sem lhe responder, mas deveu-se apenas à espera da encomenda que realizei pelo vigantol e pelo spray. Agora que possuo ambos, esclareça-me apenas o seguinte por favor: irei começar a administração de 1 gota de Vigantol (por 5 dias), continuarei a fazer a lâmpada UV e o Grit está sempre presente nas gaiolas deles (como não me parece que eles lá vão bicar, por vezes salpico grit em algumas das comidas favoritas deles); mas relativamente às 20 gotas de Tabernil na água receitadas pela Vet? Continuo a dar-lhes em simultâneo com o Vigantol, ou páro com o Tabernil e não volto jamais a dar?

Relativamente ao spray: aplico-o apenas nas zonas onde ele arranca penas, certo ou não?

Muito obrigado pela sua atenção, paciência e sabedoria.

Você é excepcional.

Andreia Araújo

Andreia Araújo
Andreia Araújo

Mensagens : 13
Data de inscrição : 23/04/2019
Idade : 40
Localização : Amadora, Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas Empty Re: Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas

Mensagem  Ferreira Sex 26 Abr 2019, 21:31

Boa noite Andreia.
Sim, pára a administração do Cálcio-Tabernil, senão é pior a emenda que o soneto, ou seja, com tanto cálcio ainda rebenta com os rins do desgraçado.
Meta o GRIT num comedouro idêntico ao do comer e os dois ao pé um do outro. Vá a uma peixaria e peça um osso de choco, lava-o muito bem e mete-o ao Sol a secar durante uns 3, 4 dias. Depois de seco, faz um furinho e prende-o na gaiola com um araminho junto a um poleiro, assim ele tem cálcio natural quando quiser.
Aplica nas zonas infectadas Bepanthene e por cima aplica então o spray de modo que apanhe também as penas em redor.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas Empty Re: Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas

Mensagem  Andreia Araújo Qua 29 maio 2019, 15:14

Olá Sr. Ferreira,

espero que se encontre bem.

Queria colocar-lhe uma dúvida relativamente à administração do Vigantol: já o dei aos meus roseicollis em final de Abril durante 5 dias seguidos como o sr. Ferreira indicou. O roseicollis azul ainda permanece a arrancar penas, mas já não tantas por dia como fazia. Acho que o sacaninha começou a aprender a gostar do sabor do spray de alho que nos recomendou... Lentamente, a ver se vamos indo.
Vamos repetir as análises ao cálcio em 20 de Junho- até lá, volto a repetir a administração do Vigantol? Com que frequência lhes devo administrar estas gotas?

Muito obrigado pela sua paciência.

Os meus melhores cumprimentos,

Andreia Araújo
Andreia Araújo
Andreia Araújo

Mensagens : 13
Data de inscrição : 23/04/2019
Idade : 40
Localização : Amadora, Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas Empty Re: Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas

Mensagem  Ferreira Qua 29 maio 2019, 19:44

Boa tarde Andreia Araújo.
Eu recomendei o Vigantol caso ele não apanhasse Sol ou luz UV! Se deixou de estar a apanhar luz UV e em seu lugar administrou o Vigantol durante 5 dias e se as penas começaram a nascer com mais frequência é porque a coisa melhorou, portanto não necessita de mais Vigantol continuado a não ser de vez enquanto.
Quanto ao Beaphar Papick Spray, é novidade para mim isso ser feito à base de alho, é que a composição de um que costumava a aplicar aos meus psitacídeos, a composição é óleo de limão e Benzoato de Denatônio.
O arrancar de penas nos psitacídeos é característico devido a stress e depois mesmo que já estejam bons em termos de cabeça, o pior é ficarem viciados.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas Empty Re: Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas

Mensagem  Andreia Araújo Qui 11 Jul 2019, 11:22

Olá Sr. Ferreira,
espero que se encontre bem.
Serve o presente apenas para o informar que já realizámos e já temos novas análises de cálcio- finalmente os bichinhos estão dentro dos parâmetros considerados normais- o roseicollis azul mais afetado e que arranca as penas está com 10.5 mg/dl de cálcio total e a albumina está a 1.1. Quanto ao arranque das penas também já noto alguma diminuição do comportamento, devagarito, devagarito... mas desde que ele lá chegue! Permanecemos a dar-lhe o Haldol, o spray anti picagem, a luz UV e têm sempre disponíveis o Grit e o osso de choco.

Por último quero deixar-lhe o meu muito sincero agradecimento pela sua disponibilidade e atenção.

Beijinhos, Andreia Araújo.
Andreia Araújo
Andreia Araújo

Mensagens : 13
Data de inscrição : 23/04/2019
Idade : 40
Localização : Amadora, Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas Empty Re: Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas

Mensagem  Ferreira Qui 11 Jul 2019, 13:02

Bom dia Andreia Araújo.
Mande sempre, estou aqui para ajudar os nossos passarinhos.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas Empty Dúvidas relativas a administração de aminovit L

Mensagem  Andreia Araújo Ter 05 Nov 2019, 15:24

Olá sr. Ferreira,
espero sinceramente que tudo se encontre bem consigo.
Os meus 2 roseicollis continuam a fazer análises de cálcio e até agora tudo normal. Grit, osso de choco, luz UV e sementes sempre disponíveis e Vigantol de vez em quando, tal e qual recomendado por si.
Mas hoje a minha dúvida prende-se com outro assunto: a muda de pena- é benéfico na fase da muda de pena eu administrar-lhes algo como o Aminovit L? É preciso algum tipo de cuidado ou reforço em especial nesta fase?

Muito obrigado pela sua atenção e disponibilidade.

Melhores cumprimentos,
Andreia Araújo
Andreia Araújo
Andreia Araújo

Mensagens : 13
Data de inscrição : 23/04/2019
Idade : 40
Localização : Amadora, Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas Empty Re: Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas

Mensagem  Ferreira Ter 05 Nov 2019, 22:02

Boa noite Andreia Araújo.
A época da muda de penas nos periquitos Agapornis (roseicollis, personatas, fischeri, cana, liliane, negrigénis, São Tomé, taranta) não é agora. Sendo aves do Hemisfério Sul, a sua época da muda de penas é seguida após a criação, ora a época de criação das aves no Hemisfério Sul vai de Setembro a Janeiro (Primavera Austral), portanto os agapornis e todos os seus parentes estão agora em plena época de criação e só começam a muda a partir de Fevereiro/Março até junho/Julho. Só para seu conhecimento, os Agapornis roseicollis são originários do Namibe, ou seja, Sul de Angola até ao Norte da África do Sul e vivem geralmente só em casais devido a viverem no semideserto do Namibe e terem dificuldade em arranjarem alimento.
Qualquer das maneiras, sim, quando em muda devemos administra-lhes um complexo vitamino/mineral/aminoácidos, que pode ser o Aminovit-L como outro.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas Empty Re: Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas

Mensagem  Andreia Araújo Qua 06 Nov 2019, 08:58

Certo, Sr. Ferreira.
Bem, então tenho de ver o que se passa com eles. Julguei sinceramente que o motivo de tantas penas nas gaiolas fosse devido a muda de pena. Sendo assim, se calhar na próxima semana quando for à veterinária fazer a desparasitação, peço nova análise de cálcio (as últimas foram em Julho).

Como sempre Sr. Ferreira o meu muito obrigado pela sua sabedoria e paciência.

Quando souber algo, escrevo-lhe se não se importar.

Cumprimentos,

Andreia Araújo

Andreia Araújo
Andreia Araújo

Mensagens : 13
Data de inscrição : 23/04/2019
Idade : 40
Localização : Amadora, Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas Empty Re: Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas

Mensagem  Ferreira Qui 07 Nov 2019, 12:26

Bom dia Andreia Araújo.
O problema da queda das penas não tem nada a ver com falta de cálcio no organismo, se depois de caírem não nascerem outras, aí sim poderemos considerar falta de cálcio mas também pode ser um distúrbio que altere por completo o processo. Para isso acontecer, vou mais para uma alimentação não adequada, ou a doença da muda francesa. O vírus responsável pela doença é um “polyomavirus”, chamado”budgerigar fledgling disease virus” (BFDV). Ataca as aves pertencentes à família dos psitacídeos
Antes de ir com os pássaros fazerem a desparasitação, fale com a sua Vet., a ver a possibilidade de poderem fazer a despistagem do vírus responsável, nas fezes e pó das penas, que é através disto que o vírus se propaga.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas Empty Re: Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas

Mensagem  Andreia Araújo Sex 08 Nov 2019, 14:17

Boa tarde Sr. Ferreira,
no seguimento da sua resposta- venho confirmar que de cada vez que caem penas, novas nascem. Isso não há dúvidas- eles estão cheios de canudinhos.

Enfim lá levei os papagaios à VET e a análise de cálcio já veio- infelizmente voltou a baixar para 7 em ambos. Eles não têm estado cá fora tanto tempo como estiveram até Setembro, mas têm SEMPRE a luz UV. A VET tornou a receitar 20 gotas de tabernil na água para o resto da vida, pois diz que eles não fixam o cálcio e não há nada a fazer senão dar-lho diretamente na água.
Eu ouvi, mas ainda não fiz nada, pois quero a sua opinião Sr. Ferreira.
Há uma questão que tenho- a luz UV há um mínimo de horas que lhes devo dar? A VET diz bastar 1 hora/dia.

Num assunto não relacionado mas paralelo, a VET diz que um dos papagaios é mais gordinho, na zona da barriga, e que por isso de cada vez que acaba de voar e pousa, fica mais ofegante que o outro e ouve-se uma pieirazinha que rapidamente passa quando ele recupera o fôlego (3 a 5 segundos)- diz a VET que isso é de ele ser gordinho- ele pesa 47/48g e o outro 49/50g- mas de facto o menos pesado parece mais robusto. A VET insiste que a alimentação não podem ser sementes... Só como mimo! Há alguma vantagem em administrar Colina-Ca-P da Avizoon a este papagaio?

Desculpe-me o testamento, mas estou mesmo perdida.
Quando tiver algo mais relato-lhe.
O meu muito obrigado.
Melhores cumprimentos,
Andreia Araújo
Andreia Araújo
Andreia Araújo

Mensagens : 13
Data de inscrição : 23/04/2019
Idade : 40
Localização : Amadora, Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas Empty Re: Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas

Mensagem  Ferreira Sex 08 Nov 2019, 19:24

Boa noite Andreia Araújo.
Perguntou à Vet. se faziam a despistagem da muda francesa Question
Como lhe disse, duas coisas os pássaros podem ter Exclamation Distúrbios alimentares, ou a maldita muda francesa.
Não vá na cantiga da Vet. em lhes dar esse granulado que é nada mais que bagaço de soja. (QUE O COMA ELA Twisted Evil )
Segundo ela, diz que os pássaros não fixam o cálcio, provavelmente, mas se assim for, não adianta subcarregar os rins com tanto cálcio (Tabernil, ou outro) uma vez que como o organismo não o fixa, é excretado juntamente com a urina, logo, fica muito agarrado hás paredes dos rins e isso é prejudicial.
Administre o Vigantol duas vezes por semana.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas Empty Re: Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas

Mensagem  Andreia Araújo Dom 10 Nov 2019, 09:35

Bom dia Sr. Ferreira,

a VET não achou necessário fazer a despistagem pois a doença é caracteristica de aves jovens e os meus já têm mais de 2 anos (?). Ela aposta mais na parte da alimentação e quer começar por esta via, que é mais fácil de despistarmos.
Assim sendo- vou fazer o Vigantol como disse o Sr. Ferreira, duas vezes por semana e dia sim, dia não estou a pensar em dar-lhes o anima strath na água, mas não sei que dosagem fazer- o Sr. Ferreira pode ajudar-me?
Quanto à luz UV quanto tempo no mínimo lhes devo fazer?
E quanto ao papagaio que a VET diz estar gordo- posso administrar a Colina Ca-P da Avizoon ou não vale a pena, visto que ele também irá tomar o anima strath?

Uma vez mais, muito obrigado pela sua disponibilidade.

Cumprimentos,

Andreia Araújo
Andreia Araújo
Andreia Araújo

Mensagens : 13
Data de inscrição : 23/04/2019
Idade : 40
Localização : Amadora, Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas Empty Re: Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas

Mensagem  Ferreira Seg 11 Nov 2019, 12:10

Bom dia Andreia Araújo.
Mande a sua Vet. agarrar-se aos livros e actualizar-se Twisted Evil
O vírus tanto ataca as crias como os adultos, aliás, é através dos adultos e jovens que o vírus se propaga, a diferença entre os estágios do vírus na da vida dos psitacídeos é que enquanto as crias têm menos defesas e por conseguinte a maioria morre e os que sobrevivem não morrem da doença, passam a portadores e disseminam a doença, quer através dos ovos, como do pó liberto das penas.
Os pássaros são seus:!: Faça o que realmente lhe dá na gana Sad
Mais lhe digo, se realmente eles tiverem a muda francesa, a Organização Mundial de Saúde Animal, manda abater e incinerar as aves e o local onde estiveram muito bem desinfectado e não pode-se lá meter aves de espécie alguma pelo menos durante 3 anos consecutivos.
O modo de administrar o Anima Strath é de 3 gotas para 100ml de água natural e não tem dias a administrar.

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas Empty Re: Agapornis- hipocalcemia e arranque de penas

Mensagem  Andreia Araújo Seg 11 Nov 2019, 16:02

Tem toda a razão Sr. Ferreira, vou exigir o despiste da muda francesa. Muito obrigado.
Quando tiver novidades venho aqui contar-lhe.
Muito agradecida.
Cumprimentos,
Andreia Araújo
Andreia Araújo
Andreia Araújo

Mensagens : 13
Data de inscrição : 23/04/2019
Idade : 40
Localização : Amadora, Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos