Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Doença desconhecida ou ácaros?

2 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Doença desconhecida ou ácaros?

Mensagem  Paulo Bento Ter 29 Jan 2019, 22:01

Boa noite,
Fiz a apresentação dos meus passarinhos há pouco e agora peço alguma ajuda para eu tentar manter a saúde dos meus diamantes ou descobrir o que se passa com eles.
Na primeira foto envio o grupo, mas identifica-se com facilidade o diamante que me contaminou a colónia - foi um branco. Assim penso, pois todos ficam com os mesmos sinais e morrem em 2 ou 3 dias. Ficam embolados e mais parados, depois ficam com um aspeto "despenteado", de penas eriçadas. Comem desenfreadamente, mas depois colocam-se a um canto parados. A veterinária que me acompanha visitou o local deles e deu-lhe antibiotico por 15 dias bem como desparasitante interno, pensando que possa ser bactéria, pois se fosse virús não há tratamento. Depois dos 15 dias ela deu-lhe o ivomec e ao pegar num deles ela estava com a respiração muito ofegante, pelo que disse dever ser ácaros. Desinfetei a gaiola com ipoclor, conforme susgestão da veterinária.
Na próxima sexta vão levar outra toma, mas temo que a que está pior já não chegue lá. A veterinária disse-me que podia tratar os sintomas com aerosóis e dar xarope, mas que me custava o internamento 23€ por dia sem os tratamentos. Ora isto é incomportável por um lado, porém continuo angustiado sem saber que mais fazer...
A propósito, a veterinária coloca uma gota de ivomec no bico e põe nas patinhas. Eu tenho lido que é na nuca ou por baixo das asas. Já lhe falei disto, mas ela diz que é assim.
Quanto à comida, tenho dado:  - mistura para exóticos misturada com alpista. Comprei em sacos e não a granel. - Mistura de ovo com frutas. - ração que comprei da veterinária. - grit. - semana sim semana não coloco uma espiga de paianço.
As vitaminas que tenho dado - TT + eletrólitos da univet SA.
Alguma ajuda?
Obrigado desde já,
Paulo
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2113
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2213
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Re: Doença desconhecida ou ácaros?

Mensagem  Ferreira Qua 30 Jan 2019, 18:19

Boa tarde Paulo Bento.
Começo-lhe por dizer que foi a Vet. que lhe matou os pássaros Twisted Evil Fez o reparo em relação ao Ivomec e muito bem.
O Ivomec assim como outros do género, é um medicamento há base de Ivermectina e que não mata os parasitas directamente que vivem e no seu caso entre as duas camadas de pele e na queratina (unhas, pele grossa das patas, bicos) mas sim pela destruição do cérebro e que por este motivo o parasita não consegue alimentar-se e acaba por morrer há fome, qualquer das maneiras, a Ivermectina antes de entrar na corrente sanguínea tem que ser sintetizada através do aparelho circulatório do animal tratado e nunca ingerido por se tratar de uma substância toxica.
O Ivomec é um medicamento injectável com uma concentração de Ivermectina de 1%, portanto, quanto muito, antes de ser injectado num passarinho, a concentração de Ivermectina teria que ser reduzida para 0,10%.
Presentemente existe no mercado diversos produtos há base de Ivermectina para aves de pequeno, médio e grande porte mas de aplicação tópica com uma concentração de 0,12% e para ser aplicado sempre no musculo do peito de preferência debaixo de uma asa. Nunca deve ser aplicada na cabeça ou até mesmo na nuca porque pede chegar ao cérebro antes de ser sintetizada e destruir o cérebro dos pássaros.
https://www.pet4you.net/aves/farmacia/desparasitantes/beaphar-bogena-parasita.html
https://www.agrobomduarte.com/info/Pulmosan-10ml-438.html
Quanto aos seu pássaros.
Para já, meta os doentes numa gaiola junto a uma fonte de calor entre 35º a 40º. Meta uma folha de papel branca e de manhã tire fotos das fezes e envia para o fórum, é que isso tanto pode ser ácaros a fazerem das suas como outros problemas de origem bacteriana, ou simplesmente uma cirrose, como problemas nos rins, ou até mesmo e muito frequente presentemente parasitas protozoários a fazerem das suas.
Tire imediatamente esse granulado que lhes está a dar de comer assim como essa papa que dizem ser fruta. Tanto um como a outra, é nada mais que bagaço de soja (desperdício depois de extraído o óleo e todos os minerais) que um chico esperto se lembro de aproveitar e enriquecer há custa de quem não sabe e ainda tem mais dois senãos.
1º o granulado- eventualmente poderá manter aves frugívoras e insectívoras, nunca um passeriforme uma vez que debulha sempre as sementes antes de as deglutir, ora ao tenterem descascar, o granulado desfaz-se e cai para o chão. Alem disso, apanha humidade com facilidade e entra em decomposição, logo, cheio de bactérias prejudiciais
2º essa papa dita de frutos, é também bagaço de soja mas com o agravante de lhe misturarem corantes e aromatizantes líquidos, logo e com o passar do tempo deteriora-se e mais uma vez um poço de bactérias.
Diga-me como está a administrar o antibiótico da Bayer que a Dra. Vet. lhe receitou, assim como o fortificante.
Que desparasitante interno lhe receitou?
Que marca de mistura de sementes lhes está a dar?
Aguardo resposta

Um abraço, Ferreira















Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Re: Doença desconhecida ou ácaros?

Mensagem  Paulo Bento Qua 30 Jan 2019, 20:29

Boa noite Senhor Ferreira,
Muito obrigado pelo seu email. Estou a seguir os passos que me indicou.
Já passei o passarinho para uma gaiola pequena - uma fêmea amarela de cabeça laranja. Coloquei uma folha de papel em baixo da gaiola. Já estou a aquecer o quarto onde a coloquei. Coloquei comida de sementes mistura exoticos e água com o fortificante. Já a observei comer e beber.
Retirei a comida que me disse, quer a ração granulada de cores - FruitBlend Flavor da ZuPreem - quer o ovo com a fruta - Frutti Patee da Orlux. Tenho a dizer que nunca comeram muito ou até quase que posso dizer que nada. Todas as semanas mudava esta comida.
A mistura de sementes que lhes estou a dar é Prestige Tropical Finches da marca Versele-Laga. Misturei um pouco de comida completo para canário que da loja me instruiram para fazer da marca Cominter, bem como alpista da marca Versele-Laga.
Já agora o grit é da marca Pet Cup. Também comprei um insictivorá, mas ainda não dei nada também da Pet Cup.
Outros hábito que pratico: Todos os dias mudo a água. Todos os dias sopro a mistura para levantar as cascas.
Quanto à medicação que a veterinária deu e receitou: 1) o antibiotico é Baytril 10% solução oral - 1 ml por cada 0,5L de água, renovando a diluição diáriamente. Dei durante 15 dias, desde o dia 4 a 18 de janeiro. Neste momento não estou a dar; 2) a desparasitação interna foi dada pela veterinária com panacur no dia 4 de janeiro. Devo repetir daqui a 6 meses; 3) O ivomec foi administrado pela veterinária nos dias 2 de janeiro e 25 de janeiro. Devo repetir na próxiam sexta, mas neste momento não irei.
O fortificante estou a dar diariamente por 5 dias e acaba na sexta-feira. Mistura de 2 gramas por cada litro de água. É da Univete. Segue em imagem a composição.
Tenho em casa o vermizoo da Zoopan, que encomendei pela internet, mas nunca cheguei a dar, pois contratei a veterinária entretanto.
Por fim tenho uma questão, nesta gaiola maior tenho mais 2 diamantes macho - um prata e um diluido - o seu comportamento é normal, ativo. Porém o macho prata apresenta penas saídas no pescoço e na cabeça. Vou tentar tirar fotos, mas canta bem. O macho diluido é extremamente ativo mas desde o dia a seguir à toma do ivomec no dia 25 deste mês canta ligeiramente rouco. Às vezes vejo-os a abrir o bico. Não os vou pôr na gaiola em que está amarela, ou acha que devo?
Tenho mais 2 diamantes - uma macho e uma fêmea de cabeça vermelha - que estão separados e que comprei no dia 19 de janeiro e tomaram também o ivomec no dia 25 de janeiro. Já vinham desparasitados internamente, assim me disseram. Estava a fazer uma "quarentena" até os poder mudar para a gaiola grande.
Grato desde já, deixo um abraço,
Paulo Bento
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2710
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Re: Doença desconhecida ou ácaros?

Mensagem  Paulo Bento Qui 31 Jan 2019, 08:58

Bom dia Senhor Ferreira,
Aqui seguem as fotos das fezes.
Apesar de ter só separado a diamante amarela. Recolhi amostras das fezes dos outros, que me preocupam também. O Prata chilrea bem, mas é muito parado de comprotamento. Quanto ao macho Diluído é muito ativo e logo de manhã, mas está a cantar rouco e o tom está mais baixo... A primeira imagem é da Amarela, a segunda do Prata e a terceira do Diluído. Por fim coloquei uma foto do bicho. Hoje não me pareceDoença desconhecida ou ácaros? Img_2714
tão mal.
Eu coloquei a Amarela num quarto com um aquecedor, porque foi o melhor que consegui ontem à noite, mas não consegui que a temperatura chegasse aos 35º. A única solução é coloca-lo numa divisão mais pequena. Faço isso?
Última pergunta, mandou-me 2 links de medicamentos. É para eu comprar?
Grato desde já e um abraço,
Paulo
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2711
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2712
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2713
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Re: Doença desconhecida ou ácaros?

Mensagem  Ferreira Qui 31 Jan 2019, 15:32

Boa tarde Paulo Bento.
Tenho por norma explicar a quem pede ajuda como funciona medicamentos, tratamentos e a que se destinam. Por causa da pergunta que fez sobre os links que meti, dá-me a sensação que não leu tudo o que lhe escrevi, ou então simplesmente passou os olhos por cima. Caso não compreenda, diga para lhe explicar de outra maneira.
O Baytril a 10% = Enrofloxacina é um antibiótico bom e combate a maioria das bactérias, contudo, preocupa-me a cor negra das fezes que é sinal de hemorragia nos intestinos. A urina apresenta-se bastante amarela o que significa uma grande subcarga do fígado e que pode ser derivado do antibiótico, noto também mau funcionamento dos rins no que diz respeito aos uratos (parte branca das fezes) uma vez que na primeira foto não tem. Por esse motivo, agradecia que assoprasse as penas no ventre e verificava que via alguma mancha escura no centro do ventre, ou mancha vermelha no centro do ventre e bastante inchado, é que pode ser coccidiose as causas das fezes negras.
Outra coisa muito importante e não sei se a Dra. Vet. lhe disse, a água a utilizar com o Baytril tem que ser destilada ou desmineralizada uma vez que diversos minerais tais como, alumínio e manganésio entre outros, anulam a enrofloxacina. Só para seu conhecimento, o alumínio entre outros minerais e químicos é misturado na água na altura da captação para a purificação da mesma.
Uma maneira simples para dar calor, é cobrir o aquecedor e gaiola com um pano, mas deixando a parte de trás da gaiola aberta e ir chegando ou afastando a gaiola ou aquecedor até ter a temperatura pretendida. Também pode comprar uma lâmpada de aquecimento e coloca-la por cima da gaiola mas tapando na mesma caso não atinja a temperatura pretendida. Aqui vai um link para ter ideia como são as lâmpadas e preços https://www.saidacasca.com/aves/criadeiras-e-aquecimento_2?list=1&order=3
Os links que lhe enviei anteriormente foi simplesmente para ver a diferença entre o Ivomec e os que são específicos para aves.
Mande também fora essa papa de insectos pela mesma razão.
Com respeito há alimentação base, também está errada, primeiro porque actualmente como a criação de mandarins é superior há dos D. Gould as misturas industriais são feitas a contar com eles, portanto há base de milho painço, o que não é indicada para D. Gould, em que a base é milho alvo de preferência amarelo e na falta desde que seja milho alvo branco mas da Região Manitoba- Canadá porque é bastante rijo e assim não engordam tanto. O que o amigo tem a fazer é comprar uns 2Kg de milho alvo amarelo e juntar há mistura assim como a alpista, quando acabar o que tem, mistura só meio quilo de milho alvo por cada quilo de mistura de sementes que costuma comprar.
Que tenham sempre um comedouro com papa há base de ovo húmida, pode ser por exemplo Witte Molen https://www.agrobomduarte.com/info/Witte-Molen-Papa-Amarela-Humida-1kg-678.html
Não perdia nada em pedir há Dra. Vet. que mandasse analisar as fezes para despistagem da coccidiose (protozoários-Eimeria) que actualmente e infelizmente é a causa de mortandade nos aviários de aves de companhia.

Um abraço, Ferreira
Caso pretenda, pode mostrar o que tenho escrito há Dra. Vet.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Doença desconhecida or ácaros?

Mensagem  Paulo Bento Qui 31 Jan 2019, 18:50

Boa tarde Senhor Ferreira,
Grato pela sua resposta que teve toda a minha atenção. Alias eu estou muito atento a tudo o que me diz e leio com cuidado. Se fiz questões redundantes foi para eliminar algum eventual desentendimento do meu lado. Desculpe por isso.
A primeira foto é do pássaro que no meu entender está pior. E de acordo com a foto é o tal que não está a fazer as fezes brancas. Antes de mais observei o seu peito e parece-me rosado, sem manchas negras nem vermelhas no centro. Noto sim a quilha um pouco saliente e preocupante foi a sua respiração quando o apanhei e observei. Ficou ofegante e com a respiração a crepitar (quando respirava fazia crcrcr). Passado um minuto parou. Não lhe parece isto infestação de ácaros? Observei também os outros 2 e não dei conta de manchas estranhas, antes pelo contrário os outros 2 estão mais gordinhos e apesar de sentir a respiração também com um crepitar é muito menos intenso.
Efetivamente usei água da torneira com o baytril e não água mineral. Não me foi dito isso explicitamente e também não me ocorreu perguntar. As instruções foram-me dadas também por escrito e o que lhe transmiti foi o que copiei do papel da veterinária. Pena então que possa não ter feito o papel para que devia.
Tomei nota do que me disse em relação ao calor, que já corrigi, e às comidas. Amanhã irei procurar pelo milho alvo amarelo e já encomendei pela internet a papa de ovo.
A primeira vez que a veterinária aqui esteve, levou umas amostras de fezes e após a análise disse que tinha uma ovas de parasita nada preocupantes e que o panacor resultaria para elimina-las.
Sobre a outra sua resposta nas mensagens privadas mencionou sobre o medicamento para o figado "Misture a quantidade de uma colher das de chá na quantidade de papa de um comedouro, ..." Desculpe esclarecer e não me leve a mal por favor. É para misturar na papa de ovo ou no comedouro das sementes?
Penso ter coberto todas as respostas e vou seguir os seus passos, pelo que lhe estou tremendamente grato.
Resumidamente e repetindo-me, em termos de medicação imediata, só faço a para o figado? Pergunto então, os outros 2 que estão em pseudo-quarentena há quase 2 semanas, devo mante-los assim por mais algum tempo? O que acha?
Sem mais, deixo um abraço,
Paulo Bento
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Doença desconhecida or ácaros?

Mensagem  Paulo Bento Sex 01 Fev 2019, 12:30

Bom dia Senhor Ferreira,
Hoje a diamante estava assim ... parece-me bem melhor com o calorzinho. Já consegui atingir os 35ºC.
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2715

Entretanto envio também um foto das fezes dos outros 2 mais recentes e que estão ainda separados. São clássicos - macho e fêmea - de cabeça vermelha.
Envio esta foto para com o seu parecer eu poder ter comparação com as dos outros que estão menos bem. Estes não tomaram o antibiótico, mas levaram o ivomec.
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2716

Grato desde já, deixo um abraço,
Paulo Bento
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Re: Doença desconhecida ou ácaros?

Mensagem  Ferreira Sex 01 Fev 2019, 14:37

Bom dia Paulo Bento.
Fazendo um resumo.
Vai administrar na papa que comprar Hepatox Total na quantidade de uma colher das de café para um comedouro dos pequenos e mexe tudo muito bem, fazer isto durante 2 semanas seguidas e depois de vez enquanto. Só um reparo em relação hás papas, eles comem papas durante a época de reprodução (Primavera Australiana de Setembro a Fevereiro) continuando a comerem papas durante a muda de penas que vai de Março a Julho, sendo eles próprios a deixarem de as comer quando se sentirem em plena forma física. A papa substitui a proteína animal que a encontram na vida selvagem através dos insectos. Nunca das farinhas ou papas com insectos uma vez que as mesmas se estragam com facilidade e por conseguinte apanham bactérias ruins para eles.
Quanto aos que estão em quarentena.
Apanha os pássaros um a um escondendo-lhes a cabeça e borrifa-os com Men For San e faz uma segunda aplicação de reforço passado 21 dias exactos. Caso os veja a espiolharem-se, nesse caso faz uma segunda aplicação passado uma semana após a primeira e depois um reforço passado 21 dias após a ultima aplicação.
No bebedouro vai administrar 5 gotas de Complexo-B durante 5 dias seguidos, isto para ajudar o fígado. caso já tenha o Hepatox, não necessita administrar o Complexo-B. https://www.pet4you.net/aves/farmacia/desparasitantes/menforsan-insecticida-acaricida.html compre um litro porque traz um borrifador com 2 tipos de saída. https://www.pet4you.net/aves/farmacia/vitaminas/avizoon-vita-b-complexo.html
Passado uma semana após a ultima aplicação do insecticida, vai fazer a desparasitação interna da seguinte forma, Para ter a certeza que eles de facto tomam o desparasitante, à noite ou de manhã, tira toda a água que tiver na gaiola e a meio manhã, ou ao fim da tarde mete então o Vermizoo, sendo, uma colher medida para um litro de água normal, fazer isto durante 2 dias seguidos. passado 2 dias após a toma do desparasitante, administra na água de beber 5 gotas de Complexo-B durante 5 dias seguidos. Passado 21 dias torna arrepetir tudo. As desparasitações segundo a DGV devem ser feitas de 6 em 6 meses, contudo, como estão dentro de casa, portanto exulados do meio ambiente e fora do alcance de aves selvagens (pardais e pombos, basta desparasitar uma vez ao ano.
Já sei que tem o Vermizoo que por sinal é um bom desparasitante porque abrange um largo numero de parasitas, tanto redondos como protozoários.
Escusado será dizer que cada vez que os desparasitar tem que lhes tirar toda a água que tiver na gaiola só a voltando a meter quando estiverem secos.
Caso veja bicos e unhas a crescerem, patas escamosas e peladas no pescoço e cabeça (isto fora da época da muda de penas) aplica uma gota de Ivermectina a 0,12% (parasita Bogena, Pulmosan, etc. no músculo do peito mas debaixo de uma asa e esfrega a zona molhada com um palito afim de irritar a pele e assim ser melhor absorvida, repete novamente ao fim de 21 dias. Caso os sintomas infestação de ácaros seja bastante grande com crostas em especial na cabeça e palma das patas (sarna) faz a aplicação no peito debaixo de cada asa, torna a repetir ao fim de uma semana e depois passado 21 dias após a ultima aplicação.
Alimentação.
Faça a mistura que lhe recomendei, que tenham sempre um comedouro com GRIT e não esquecer a papa a partir de Setembro e até a deixarem de a comer.
Penso que esteja tudo. Alguma duvida não hesite em perguntar.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Re: Doença desconhecida ou ácaros?

Mensagem  Ferreira Sex 01 Fev 2019, 16:04

Boa tarde Paulo Bento.
Tem que tirar fotos mais próximas para poder analisar as fezes num todo.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Doença desconhecida or ácaros?

Mensagem  Paulo Bento Sex 01 Fev 2019, 23:10

Boa noite Senhor Ferreira,

Amanhã vou comprar o menforsan e o complexo B. Tenho algumas questões ainda por favor devido à dúvida de quarentena e bichos em não quarentena:
1) As vitaminas cuja fotografia coloquei neste forum não substituem o complexo B?
2) O complexo B é para todos os pássasros, não é?
3) Todos os meus pássaros, incluindo os de quarentena levaram ivomec. Posso colocar já o menforsan? Ou devo aguardar algum tempo?
4) Só depois do tratamento que me indica é que posso juntar os pássaros de quarentena na outra gaiola?
5) Como me disseram que os pássaros estão desparasitados internamente, devo aplicar o Vermizoo 1 semana após o tratamento de insecticida?
6) Tenho um pássaro mais antigo com ligeiras peladas no pescoço.Devo usar o pulmosan já?

Falou-me de um medicamento para problemas respiratórios. Não vale a pena adquirir este?

Amanhã tiro fotografias mais próximas devido a haver maior luz.

Muito obrigado Smile e um abraço,
Paulo Bento


Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Doença desconhecida or ácaros?

Mensagem  Paulo Bento Sáb 02 Fev 2019, 09:34

Bom dia Senhor Ferreira e bom fim de semana a todos os amigos do forum,
Aqui seguem as fotografias que combinámos. Espero que estejam mais visíveis.
A primeira foto é a do pássaro doente e cujo estado hoje parece-me como o de ontem. Já não lhe vejo sinais de ficar embolado ou penas encrispadas.
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2717
As próximas 2 fotos são as fezes dos meus diamantes novos que fazem hoje 2 semanas que os tenho comigo. O macho comprei a um criador e a fêmea numa loja de exoticos em mem Martins
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2718
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2719
Por fim esta última foto é do diamante prata que tem pequenas peladas no pescoço. Parace-lhe de ácaros?
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2720

Grato desde já, deixo um abraço,
Paulo
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Re: Doença desconhecida ou ácaros?

Mensagem  Ferreira Sáb 02 Fev 2019, 14:13

Bom dia Paulo Bento.
Agora Sim, dá para ver as fezes e poder fazer um diagnóstico Very Happy
Respondendo ao tópico das fezes.
As fezes da fêmea amarela continuam negras, o que quer dizer que tem hemorragias internas, que penso que seja devido aos parasitas protozoários (coccidiose), mas também pode ser devido há Ivermectina ingerida. Pergunto, há quanto tempo a Dra. meteu gotas de Ivermectina pelo bico?
Pergunto isto a ver se pode fazer a desparasitação com Vermizoo a fim de se tentar eliminar os parasitas e assim evitar de comprar um medicamento especifico.
Felizmente os rins coadjuvados com o fígado estão a trabalhar, não a 100% mas estão, está a excretar uratos (parte branca das fezes).
Quanto há urina, vê-se que já não está amarela mas ainda turva, o que quer dizer que o fígado está em recuperação. Continue a administrar na água o fortificante.
Quanto hás fezes dos outros que estão em quarentena, estão normais, apresentam-se cinzentas, envoltas em pelicula especifica e com bastante uratos.
Quanto há urina, apresenta-se um pouco amarela o que quer dizer que o fígado ainda está subcarregado. Continue a administrar na água o fortificante.
Quanto ao Prata, sim, as peladas são devidas a ácaros que roem os folículos das penas (raízes), normalmente depois de se controlar os ácaros, as penas só nascem a quando fazem a muda de penas anual (a partir de Março e até Julho) Aplique a Ivermectina conforme lhe expliquei e na água vai administrar Complexo-B
Não sei se é da foto, mas a ponta da mandibula superior (bico) parece-me estar maior que a ponta da mandibula inferior se assim for, quer dizer que os ácaros já estão também a fazer das suas na queratina (bicos, unhas e crostas das patas), se assim for, cora os excessos com um corta unhas e aplica a Ivermectina nos dois lados do peito.
Respondendo ao tópico de perguntas.
1ª- Não, esse fortificante que é muito bom uma vez que tem vitaminas muito importantes assim como minerais para recuperações e manutenção dos animais, só tem duas vitaminas do Complexo-B. Ora o Complexo-B, como o nome indica, é um composto com todas as vitaminas da classe-B que são muito importantes na recuperação e regularização do fígado de qualquer animal, portanto, o Complexo-B deve ser administrado para ajudar o fígado quando administramos produtos agressivos ao fígado, assim como o ajuda a eliminar comer menos próprio e a sintetizar as gorduras.
2ª- Sim, eu por norma administro Complexo-B durante 5 dias seguidos/mês e a seguir a tomas de antibióticos, aplicações de Ivermectina e desparasitações quer interna quer externa.
3ª- Pode aplicar o Men For San passado 15 dias após a toma da Ivermectina.
4ª- Sim, as quarentenas servem precisamente para se evitar que pássaros recém adquiridos infestem os residentes com parasitas ou doenças que tragam.
5ª- Sim, Porque como as desparasitações são feitas de 6 em 6 meses ou de ano a ano e como o amigo não viu desparasita-los, vale mais prevenir que remediar.
6ª- Sim, escrevi sobre isso no tópico das fotos.
7ª- Pode comprar caso assim o deseje o Micoresp da Zoopan, se bem que o problema dos pássaros não seja problemas respiratórios devido a correntes de ar ou mudança brusca de temperatura.

Um abraço, Ferreira


Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Doença desconhecida or ácaros?

Mensagem  Paulo Bento Sáb 02 Fev 2019, 15:52

Boa tarde Senhor Ferreira,
Ainda bem que estão mais visíveis as fotos que público. Aos poucos também vou aprendendo como usar melhor o forum :-).
Deixe-me que lhe diga primeiro que se alguém sabe muito da minha vida atrás destes 5 passarinhos diz que sou maluco Very Happy Eu tenho neste momento 3 gaiolas em casa ... só pelo bem estar deles!
Aqui vão os comentários - coloco numeração nos casos em que aguardo uma resposta por favor. Assim acho que lhe facilita a vida:
- Já tenho quase tudo comigo, faltando só o milho alvo amarelo, que ainda não encontrei, e o reforço hepático, que vem a caminho por compra de internet;
- Respondendo à sua questão, a veterinária deu o ivomec no dia 25 de janeiro de manhã. Portanto já fez hoje a esta hora mais de 8 dias.  
8 - Envio-lhe as fotos de fezes dos outros 2 mais antigos e do tempo da amarela. Não consigo saber de quem são...
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2721
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2722
- Comecei a dar o composto B, pois só o comprei hoje de manhã e ainda não tenho o reforço hepático;
6 - Envio nova fotografia do prata. Não me parece ter o bico superior maior. Talvez tenha sido da perspetiva da outra fotografia. Aguardo que me confirme que só preciso de dar uma gota. Porém pelo entendimento do tratamento aos outros 2 mais recentes só posso dar daqui a uma semana, pois este já tomou ivomec no dia 2 e 25 de janeiro. E deixe-me perguntar outra vez, se já tomou 2 vezes ivomec, ainda está tão atacado de ácaros?;
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2724
3 - ok, então tenho de esperar uma semana para administrar o menforsan - tópico 3 da mensagem de ontem;
Deixo a foto do meu diluído de cabeça cinzenta que é o mais ativo da colónia e comunica imenso com a fêmea de cabeça vermelha no outro oposto da casa  Smile  Porém como lhe disse antes, continua com o canto um pouco rouco.
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2723
9 - Uma nova pergunta, como lhe disse, sopro a comida todos os dias para retirar as cascas. Tendo em conta que não consigo evitar passagem de bacterias da minha boca para as sementes, este processo é acertado ou há outra maneira de fazer a limpeza dos comedouros das cascas que eles rejeitam?
Deixo um grande abraço e votos de um bom fim-de-semana.
Paulo Bento
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Re: Doença desconhecida ou ácaros?

Mensagem  Ferreira Sáb 02 Fev 2019, 21:23

Boa noite Paulo Bento.
Não podemos administrar tudo ao mesmo tempo.
Vai desparasitar internamente todos, a partir do dia 15 no modo com expliquei anteriormente. No intervalo entre a desparasitação e o reforço faz a desparasitação externa conforme lhe expliquei anteriormente.
Com respeito hás fezes e por isso é que recomendo a desparasitação interna, as primeiras fezes estão negras e a urina bastante amarela, enquanto as segundas estão normais mas a urina é bastante amarela, causas das primeiras negras e urina amarela, como lhe disse anteriormente, tanto pode ser devido há Ivermectina digerida como Coccidiose.
Com respeito ao bico do prata ( diz-se azul factor 2) Very Happy a foto está tremida daí parecer-me que a mandibula superior é maior que a inferior. O normal é as duas pontas serem precisamente iguais, portanto basta o amigo verificar isso e caso veja a ponta superior corta-a de modo que fique precisamente igual à outra.
Na divisão de classes (cores) nos D. Gould, não há diluídos mas sim pasteis, suponha que pinta uma parede branca com outra cor, na primeira mão de tinta a cor que fica é pastel da cor que pretende que a parede fique. na segunda mão, já fica com a cor pretendida, nos Goulds é idêntico . Esse como não lhe vejo as costas não sei ao certo a que classe pertence, mas supondo que as costas não são verdes e a cabeça diz que é cinzenta, o nome próprio para essa mutação diz-se, pastel 1 factor de cabeça preta Very Happy
Com respeito ao assopramento das cascas, eu e todos os que me ajudam, assopram as cascas desde que não estejam constipados ou doença conhecida.
Se tiver dinheiro a fazer-lhe mal lol! pode comprar um soprador de cascas https://www.quintadobanca.pt/317-maquina-limpar-sementes-de-passaros.html

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Doença desconhecida or ácaros?

Mensagem  Paulo Bento Dom 03 Fev 2019, 12:59

Bom dia Senhor Ferreira,
Aqui segue a minha menina doentinha. O que lhe parece? Ela nunca mais esteve embolada. Nela eu reconheço o bico superior um pouco maior... É a esta parte que se refere ter de ser cortado?
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2725
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2726
Nem todos comem bem a papa de ovo, mas os novos e a amarela doente vi-os comer, oq ue acho ser um bom sinal. Hoje é o segundo dia do complexo B.
Quanto à desparasitação externa acho que vou optar por pôr o Ivermectina a todos, pois o prata tem muitas peladas, o pastel tem um canto rouco e a fêmea cabeça vermelha tem as patas escamadas. O que lhe parece? E só para confirmar, vou administar o pulmosan no dia 8 - próxima sexta-feira. Não é isso?
Um bom domingo para si,
Paulo Bento
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Re: Doença desconhecida ou ácaros?

Mensagem  Ferreira Dom 03 Fev 2019, 19:32

Boa noite Paulo Bento.
O amigo até parece ser brasileiro e não português Very Happy
Os brasileiros mas todos, quando me pedem ajuda já vêm com o sentido formado no que querem fazer e não acatam os meus conselhos Evil or Very Mad .
Mais uma vez. A minha preocupação não são os ácaros que eles têm mas antes parasitas que têm internamente e esses sim matam rápido por perfurarem os intestinos (coccidiose). Os pássaros são seus, portanto faça o que realmente lhe dá na gana.
Sim, essa fêmea tem a mandibula superior grande devido a ácaros que estão alojados na zona córnea, se o prata não está assim então é da foto. Já agora, o pastel também tem ácaros a fazerem das suas, vê-se perfeitamente a falta de penas em redor dos olhos.
Vá por mim, primeiro desintoxique os pássaros, depois desparasita internamente e no intervalo desparasita externamente e depois sim vai aplicar a Ivermectina.
A fêmea doente é, Pastel factor 2, cabeça laranja, peito lilás.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Re: Doença desconhecida ou ácaros?

Mensagem  Paulo Bento Dom 03 Fev 2019, 19:47

Olá Senhor Ferreira, boa noite,
Sou bem português e com orgulho Very Happy mas não tenho nada contra uma carateristica de um outro povo Very Happy apesar que eu não tenho ideias formadas neste tema, pois não o conheço. Nas coisas que eu conheço, aí sim sou teimoso e determinado. No tema dos passarinhos, sou determinado em resolver as coisas mas inseguro nos passos e por isso faço muitas perguntas. Garanto-lhe que estou a seguir as suas instruções e a escreve-las num caderninho e é assim que quero fazer. Tenha paciência comigo por favor Smile
Então, o que entendi é que a desintoxicação interna é para fazer a todos no dia 15 de fevereiro com Vermizoo, que é 1 semana após a desparasitação externa. Esta desparasitação externa estou a agendar para dia 8 de fevereiro, porque tenho de dar uma semana para a desintoxicação que começou na sexta-feira passada e porque tenho de esperar 2 semanas do ivomec que a veterinária deu no dia 25 de janeiro. Não é isso? Eu li as suas mensagens e por isso agendei estes passos.
Esqueci-me de dizer que eu vou continuar a soprar Very Happy foi a senhora da loja quando andei à procura do milho alvo amarelo que me meteu esses macacos na cabeça.
Grato andes de mais e bom final de domingo.
Abraço,
Paulo
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Doença desconhecida or ácaros?

Mensagem  Paulo Bento Seg 04 Fev 2019, 11:50

Bom dia Senhor Ferreira,
Espero encontra-lo bem.
2 questões:
1) onde compra o milho alvo amarelo? Não consigo encontra-lo!
2) Só para ter a certeza. O passarinho doente pode comer grit?
Obrigado e um abraço,
Paulo
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Re: Doença desconhecida ou ácaros?

Mensagem  Ferreira Seg 04 Fev 2019, 14:53

Bom dia Paulo Bento.
Não. O amigo baralha tudo porque lê o que escrevo no telemóvel, ou então passa só os olhos por cima Twisted Evil .
Aponte no caderninho o que deve fazer, ou tira cópia, meto uns Nºs a ver se o amigo carrilha com isto lol! .
1º- Assim que receber o Hepatox vai desintoxicar todos os pássaros até ao dia 15 de Fevereiro.
2º- No dia 16 e 17 de Fevereiro (2 dias), vai desparasitar internamente todos os pássaros com o Vermizoo conforme lhe expliquei anteriormente.
3º- No dia 18 de Fevereiro, vai administrar a todos durante 5 dias seguidos, 5 gotas de complexo-B para 80/100ml (bebedouro normal 80/100ml) de água normal e mais 2 dias só água limpa e mete fotos das fezes para poder analisar.
SE A FEZES SE APRESENTAREM NORMAIS CONTINUA COM O PROGRAMA
4º- No 25 de Fevereiro, Vai aplicar a todos a Ivermectina (Pulmosan) conforme lhe expliquei. Não esquecer de antes tirar toda a água que tiver na gaiola, só a voltando a meter com Complexo-B durante 5 dias seguidos, mas só quando estiverem secos (+/- 4h.).
5º- No dia 04 de Março, volta a aplicar a Ivermectina e mais 5 dias a Complexo-B.
6º- No dia 14 de Março, vai fazer a primeira desparasitação externa (Men For San) conforme lhe expliquei anteriormente.
7º- No dia 25 de Março, Volta a aplicar a Ivermectina como reforço e na água de beber volta a meter 5 gotas de Complexo-B.
8º- No dia 04 de Abril, volta a aplicar o Men For San conforme lhe expliquei anteriormente.
Todos os pássaros têm que ter sempre um comedouro com GRIT, só o tirando quando estiverem a tomar antibiótico. O Grit é muito importante porque todas as aves necessitam de pedrinhas na moela para moerem os alimentos e ao mesmo tempo, conforme se vão desgastando o organismo absorve os minerais nelas contidos.
Com respeito a onde comprar o milho alvo amarelo e até misturas entre outras coisas, já lhe tinha dado o link Twisted Evil http://www.casacereais.pt/ http://www.casacereais.pt/catalogo.php?ori=indi&d1=1&d2=0&d3=1&d2sem=2

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Doença desconhecida or ácaros?

Mensagem  Paulo Bento Seg 04 Fev 2019, 15:59

Boa tarde Senhor Ferreira,
Obrigado pelo resumo e está muito claro agora. Com as mensagens diversas eu não tinha de todo presente esses passos assim. Alias pensava que já podia dar o meforsan bem antes e aos da quarentena. Bem, muito obrigado mesmo pelo seu tempo e dedicação aos meus pedidos.
Pena que não tenha recebido o hepatox ainda. Se não iniciava já o tratamento. Tentei contata-los e fiquei preocupado, pois aqui da empresa por motivos de segurança esse site não é seguro e não tenho acesso - Pigeons da Ibercare. Só o posso fazer de casa. Já mandei 2 emails e não me dão respostas. Por acaso tem os contatos?
Não tenho presente que me tenha dado esse site dos cereias Sad Já o tinha encontrado, mas estava à espera de encontrar em lojas. Vou encomendar.
Mais uma vez obrigado e deixo um abraço,
Paulo Bento


Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Re: Doença desconhecida ou ácaros?

Mensagem  Ferreira Seg 04 Fev 2019, 16:24

Boa tarde Paulo Bento.
Tem razão, parecia que tinha metido a direcção electrónica da Casa dos Cereais mas não Laughing É a eles que compro todas as sementes e alguns produtos porque são os únicos importadores de sementes do género.
Se fez a encomenda e a pagou, por norma enviam o recibo da compra e em que dia foi enviada. Aqui vai o contacto, Sr. Carlos Teixeira-- telemóvel 963 036 068

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Doença desconhecida or ácaros?

Mensagem  Paulo Bento Seg 04 Fev 2019, 16:47

Boa tarde Senhor Ferreira,
Já contatei o sr. Carlos. Very Happy Despacham amanhã e está cá quarta-feira. Faz os 5 dias do Complexo B na quarta, pelo que até é oportuno.
Grande abraço,
Paulo Bento
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Doença desconhecida or ácaros?

Mensagem  Paulo Bento Ter 05 Fev 2019, 10:53

Bom dia Senhor Ferreira,

Estando já bem mais calmo, pois verifico que tenho a situação em termos de informação sobre os meus passarinhos controlada e faz-me sentir aliviado. Venho deixar uma forte palavra de apreço, pois foi o senhor e o seu Forum que me ajudaram. Um grande bem-haja.
Faz quase uma semana que a minha diamante amarela passou para um quarto em zona de calor e tem-se aguentado e com um aspeto normal. Nem imagina a tristeza que era ver os passarinhos mudarem em cerca de 3 dias e ver que não resistiam no final.
Assim, para além desta palavra de agradecimento, hoje só tenho 2 questões sobre a papa de ovo. A diamante amarela come bem esta papa, mas os outros 4 quase não lhe tocam:
1) Quanto tempo deixa ficar a papa no comedouro se não a comem? Ela não se estraga?
2) Amanhã que vou começar a misturar com o hepatox... Como costuma fazer para eles comerem? Tira as sementes?

Aqui seguem as fotos dos meus 2 de cabeça vermelha. Verifico que o macho também já tem os fóliculos danificado na cabeça e ele não estava assim quando os trouxe para casa. Para além disso parecem-me bem. Vivos e comem bem.
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2727
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2728

Agora as fezes. Hoje consegui tirar uma fotos de cada um e como verifiquei onde dormiram consegui identificar e deixo alguns comentários:
fêmea cabeça vermelha:
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2729
macho cabeça vermelha:
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2733
amarela (por acaso acho que não estão melhores as fezes, pois não? e ontem por acaso soprei o ventre e achei o fundo do ventre (cloaca) um pouco amarelado e o e o resto do corpinho é rosado - não me pareceu estar inchado):
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2734
macho cabeça cinzenta (este coitadinho agora quase não pia e passava o tempo a saltar e a cantar):
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2735
macho prata (este está a ficar com cada vez menos penas à volta do pescoço e cabeça):
Doença desconhecida ou ácaros? Img_2736
Um grande abraço,
Paulo
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Re: Doença desconhecida ou ácaros?

Mensagem  Ferreira Ter 05 Fev 2019, 11:27

Bom dia Paulo Bento.
Agora vamos a outros pormenores que também contam.
Quando os pássaros estiverem a tomar Complexo-B, vitaminas, ou outro do género e se tiver que os meter a tomar outro medicamento, interrompe os vitamínicos e só volta a administrar no mês seguinte como sistema.
Tem que arranjar uns poleiros mais finos, esses são bastante grossos, medida ideal para cada espécie sabe-se da seguinte maneira:
Quando um pássaro pousado, as unhas dos dedos devem atingir um pouco do meio do diâmetro mas sem se tocarem, poleiros grandes deforma as patas dos pássaros e provoca-lhes dores.
Os poleiros devem ficar afastados mas não muito juntos hás grades para não darem cabo das penas da cauda.
Pode deixar ficar esses ninhos, mas não são indicados para pássaros australianos, os pássaros australianos fazem o ninho em buracos e fendas das árvores, portanto devemos metre-lhes há disposição caixas espaçosas só com uma entrada. A maioria dos africanos é que constroem os ninhos mais ou menos desse género só que a entrada é por baixo.
Todos os pássaros oriundos do Hemisfério Sul, onde estão incluídos os australianos mesmo sendo pássaros descendentes de pássaros nascidos no Hemisfério Norte à centenas de anos, não perderam o instinto de criarem nas respectivas Primaveras, sendo assim, entram e cio e fazem criações na Primavera Austral, de 23 de Setembro a 21 de Dezembro, contudo, se estiverem em ambiente aquecido 20º, fazem criações até fins de fevereiro e entram em muda de penas mas todos, incluindo as crias mesmo que nasçam em Setembro, a partir de Março até Julho.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Doença desconhecida or ácaros?

Mensagem  Paulo Bento Ter 05 Fev 2019, 11:50

Olá de novo Senhor Ferreira,
Grato pelas dicas. Vou tomar nota em relação às vitaminas.
Quanto aos poleiros, tenho 2 grandes e mais grossos que vieram com a gaiola ... Vou então tentar substituí-los. Tenho tentado comprar de madeira tipo galho, pois acho serem mais natural para os pássaros. Outra coisa que vou corrigir é de fato a distância... Eu coloquei junto às grades para eles terem mais espaço para voar de um local para outro. Os ninhos, como lhe disse não tinha muita intenção de criar e para já quero é que está fase de mal estar passe, por isso volatamos a falar mais para a frente.
Este tipo de dicas deve ficar noutro forum e tópico, não é?
Um abraço,
Paulo Bento
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Doença desconhecida ou ácaros? Empty Re: Doença desconhecida ou ácaros?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos