Roseicollis morrem à nascença

Ir em baixo

Roseicollis morrem à nascença

Mensagem  Fernando fm em Ter Out 23, 2018 3:54 pm

Bom dia Sr. Ferreira
Tenho alguns casais de roseicollis em que tudo corre bem com a reprodução. No entanto, tenho um casal, que há um ano, que não cria um filhote. Morreram todos nos primeiros dias de vida e agora só tirou um, que morreu ao fim de um dia, tendo os outros morrido nos ovos. Pensei que seria salmonelas ou cocidiose, pelo que durante o ultimo ano, já lhe fiz salmocoli, baycox e até Sulfaprime e não resolveu. O que acha disto? Será que me pode ajudar mais uma vez.
Obrigado
Abraço
Fernando

Fernando fm

Re: Roseicollis morrem à nascença

Mensagem  Ferreira em Ter Out 23, 2018 8:36 pm

Boa tarde Fernando.
Para isso acontecer e em principio, tudo leva a querer que de facto seja coccidiose mas também pode ser salmonelas. Pergunto se o tratamento foi feito uns dias antes da postura ou se foi muito antes?
Pergunto se lhes dá germinado ou papa seca?
Meta fotos das fezes para ver isso.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Admin

http://www.forumdoferreira.com

Mensagem  Fernando fm em Ter Out 23, 2018 11:48 pm

Boa noite Sr. Ferreira
Não sei dizer com precisão quando fiz os tratamentos, mas o baycox, fiz algum tempo antes.
Quanto à papa, dou a semi húmida gold pate para psitacídeos. Quando tem crias germino mistura para pombos e dou-lhes.
Para o fim de semana tiro fotos das fezes e envio.
Abraço
Fernando

Fernando fm

Mensagem  Ferreira em Qua Out 24, 2018 2:53 pm

Bom dia Fernando.
Remolhados e germinados durante o Outono/Inverno é quase garantido salmonelas para não dizer outras bactérias, uma vez que é quando bactérias e vírus estão mais activos, portanto é de se evitar dar. Acostume-se a meter por cima da papa mexendo mas só à superfície o equivalente a meia colher das de café de FP20/20 assim que a fêmea entrar na caixa para fazer o ninho e até as crias terem uma semana de vida.
Fico então a aguardar as fotos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagem  Fernando fm em Qua Out 31, 2018 12:03 am

Boa noite Sr. Ferreira
Tive um problema pessoal, pelo que só agora envio as fotos.

Abraço
Fernando

Fernando fm

Mensagem  Ferreira em Qua Out 31, 2018 3:17 pm

Bom dia Fernando.
Com fezes negras e algumas castanho/vermelho em especial as pontas, é de facto sinal de coccidiose. Compre e administre isto. https://pombos.mercasystems.com/index.php/amprolium-10-trichomoniasis-and-coccidiosis-by-dac.html
Para prevenção a todos, compre sementes de fónio e mistura a quantidade de uma colher das de chá por comedouro de papa

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagem  Fernando fm em Qua Out 31, 2018 7:27 pm

Boa tarde Sr. Ferreira
Vou fazer a encomenda, mas gostava de esclarecer algumas dúvidas. Ao fazer o tratamento a este casal, devo fazer a todas as aves que tenho, certo? As saquetas trazem 100 gr. Não percebi foi a quantidade de produto, por litro de água. Pergunto isto, porque tenho ainda muitas aves e preciso se saber a proporção, para saber se compro uma ou duas daquelas. E a seguir a este tratamento faço ou não o complexo B?
Já que vou fazer a encomenda, quero pedir já um antibiótico para fazer mais tarde a prevenção das salmonelas aos canário. Que produto me aconselha?
Abraço
Fernando

Fernando fm

Mensagem  Ferreira em Qui Nov 01, 2018 4:08 pm

Bom dia Fernando.
Como tratamento mistura 5 gramas = colher medida em 1L de água durante 5 a 7 dias seguidos.
Como preventivo mistura 5 gramas = colher medida em 2L de água durante 5 dias seguidos.
Não necessita administrar Complexo-B a seguir e o Amprolium não intoxica aves a não ser pernaltas (patos etc.).
Como preventivo para salmonelas e outras bactérias aconselho o FP20/20, caso não consiga encontrar que seja o Salmocoli mas na dose preventiva.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagem  Fernando fm em Ter Nov 06, 2018 12:16 am

Boa noite Sr. Ferreira
Já recebi a encomenda e fiquei com uma dúvida. O Sr. disse para diluir 5gr num litro de água, mas a embalagem diz para diluir 5gr em 2 litros de água. Sendo a dosagem que eles dizem para pombos, se eu colocar 5gr num litro, não será uma sobrecarga, para os roseicollis e outras aves de menor porte que tenho?
Abraço
Fernando

Fernando fm

Mensagem  Ferreira em Ter Nov 06, 2018 3:10 pm

Bom dia Fernando.
As dosagens de qualquer tratamento é sempre igual para todas as aves (desde a carriça há avestruz), a diferença vai no que cada uma bebe, portanto tanto para os roseicollis como para os canários a dosagem é a que vem na bula.
Peço desculpa, é que eu administro Amprolium nos meus comprado em Espanha uma vez que cá antigamente não havia e o modo de tratamento é o que lhe recomendei, provavelmente a percentagem do químico seja inferior.
Se o fabricante desse Amprolium diz para o tratamento ser dessa maneira, é seguir o recomendado pelo fabricante
Dosagem:
Para a prevenção e tratamento curativo de coccidiose por favor dissolva Amprolium 10% em água doce pelas seguintes dosagens:
• Tratamento Preventivo: 1 colher de medida (= 5g) X (2 litros de água potável) = Prevenção de 40-50 Pombos de Corrida. Use por 1-2 dias a cada 2 semanas, preferencialmente começando no dia seguinte ao dia da corrida.

• Tratamento Curativo: 1 colher de medida (= 5g) X (2 litros de água potável) = Tratamento para 40-50 Pombos de Corrida. Use o tratamento por 5-7 dias consecutivos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagem  Fernando fm em Seg Nov 12, 2018 5:53 pm

Boa tarde Sr. Ferreira
Já estou com três dias de tratamento. Acha que coloque logo o ninho após o tratamento ou devo esperar algum tempo. E já agora, para a fazer a prevenção das salmonelas aos canarios, administro o salmocoli quando juntar os casais ou devo administrar um tempo antes.
Abraço
Fernando

Fernando fm

Mensagem  Fernando fm em Seg Nov 12, 2018 5:54 pm

Boa tarde Sr. Ferreira
Já estou com três dias de tratamento. Acha que coloque logo o ninho após o tratamento ou devo esperar algum tempo. E já agora, para a fazer a prevenção das salmonelas aos canarios, administro o salmocoli quando juntar os casais ou devo administrar um tempo antes.
Abraço
Fernando

Fernando fm

Mensagem  Ferreira em Seg Nov 12, 2018 6:25 pm

Boa tarde Fernando.
Assim que terminar o tratamento pode meter os ninhos e passado 2 dias após o tratamento, convém administrar Complexo-B pelo menos durante 3 dias seguidos.
Quanto ao Salmocoli, administra quando meter os ninhos e de igual forma administra complexo-B passado 2 dias após o Salmocoli.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: