Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fêmea mandarim doente

2 participantes

Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Fêmea mandarim doente

Mensagem  Alexandre 10 Seg 22 Out 2018, 22:50

Olá Sr. Ferreira, eu como ainda não sei bem utilizar o fórum decidi criar outro tópico em relação à situação da minha fêmea mandarim.
A situação é a seguinte, desde à uns 2 dias para cá comecei a notar que ela andava assim um pouco murcha e triste, não muito mechida, e com os olhos meio fechados durante o dia, ou seja sem energia, isto após ela ter metido alguns ovos, desde então não meteu mais.
Agora como tenho andado mais atento, notei que parece que ela tem frio durante o dia, hoje meti a gaiola ao sol, meio sol meio sombra, ela so queria o sol, notei também que ela costuma meter o bico entre as asas e treme também, outras coisas que notei foram, desequilíbrio no puleiro, ela por vezes também abre o bico e inclina o pescoço para a frente de uma forma estranha, outra coisa é que tem muita comichão, coça-se frequentemente, entretanto abri as penas para poder ver a pele e vi o que parece ser ácaros, pele vermelha com umas coisinhas brancas e irritada, em relação à comida ela come bem e bebe água também, de comida por agora dou, papa e mistura para exóticos, não sei o que fazer, preciso muito de ajuda Sr. Ferreira, aguardo respostas, obrigado.

Alexandre Silva.

Alexandre 10

Mensagens : 17
Data de inscrição : 21/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Ferreira Ter 23 Out 2018, 00:53

Boa noite Alexandre Silva.
Meta fotos para melhor poder ajudar.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Alexandre 10 Qua 24 Out 2018, 02:51

Olá boa noite Sr. Ferreira, eu hoje não tive a possibilidade de lhe mandar as fotos como combinado, visto que a minha mãe decidiu ir ao veterinário com a tal fêmea mandarim, entretanto o que me levou a lhe escrever mais uma vez, foi que no tal veterinário receitaram uma espécie de calcio em líquido e um anti-inflamatório, visto que segundo a doutora o problema dela era a tal falta de cálcio, a minha mãe acabou por falar também no assunto das penas sem brilho e e também da pele irritada, disseram que era normal.. A minha questão aqui é que, eu vejo cada vez mais a fêmea a coçar-se muito e a sacudir muito as penas, como eu não acredito que isso seja normal, vim aqui expor a situação, já que agora também tenho a preocupação do macho que começou hoje também a coçar-se muito, acha que pode ser algum tipo de parasita que neste momento permanecem nas aves ? Eu hoje não tenho oportunidade de enviar fotos mas amanhã enviarei, agradeço já a sua disponibilidade, e vou aguardar resposta.

Abraço, Alexandre Silva.

Alexandre 10

Mensagens : 17
Data de inscrição : 21/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Ferreira Qua 24 Out 2018, 13:15

Boa tarde Alexandre Silva.
Cada um sabe de si, o que lhe posso dizer é que a maioria dos Vet. não percebem de aves, gostava de saber o nome tanto do dito inflamatório e em especial o do cálcio, é que se o cálcio não tiver vitamina-D3 até podem-lhe administrar uma tonelada que sai tudo pelo rabinho sem lhe fazer efeito. Penso que o problema da fêmea é outro.
Meta o mais depressa possível fotos em especial das fezes para poder analisar o que realmente o pássaro tem.
Depois conforme o estado das fezes assim lhe recomendo o que fazer incluindo e quando a desparasitação externa.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Alexandre 10 Qua 24 Out 2018, 20:01

Boa noite Sr. Ferreira, olhe eu acabei por tirar algumas fotos, irei por aqui, não estão muito boas mas acho que se percebe alguma coisa.
Em relação ao que eu reparei hoje foi que ela agora, a fêmea, parece que anda à procura de algo na gaiola, e pica as grades de vez em quando, que são brancas e hoje meti papel branco para se ver melhor as fezes, e ela tentava murder o papel como para comer, diga-me algo Sr.Ferreira e aqui vão as fotos obrigado. Alexandre Silva.Fêmea mandarim doente Receiv14
Fêmea mandarim doente Receiv15
Fêmea mandarim doente Receiv13

Alexandre 10

Mensagens : 17
Data de inscrição : 21/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Alexandre 10 Qua 24 Out 2018, 20:29

Esqueci-me dos medicamentos que a Vet.
passou, eles são, o Glux Cálcio e o anti-inflamatório é o meloxicam, 2x ao dia o cálcio, 1x o anti, obrigado.
Alexandre Silva.

Alexandre 10

Mensagens : 17
Data de inscrição : 21/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Alexandre 10 Qui 25 Out 2018, 01:46

Boa noite Sr. Ferreira, envio-lhe aqui mais algumas fotos.
Alexandre Silva.Fêmea mandarim doente Img_2016
Fêmea mandarim doente Img_2017

Alexandre 10

Mensagens : 17
Data de inscrição : 21/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Ferreira Qui 25 Out 2018, 15:15

Boa tarde Alexandre Silva.
As fotos continuam turvas mas dá para ver o amarelo nas fezes.
Tem a certeza que esse medicamento de cálcio se chama Glux Cálcio! é que não aparece na internet para poder ver a composição, se não se importar diga-me a composição que está no folheto informativo.
Penso que tenha comprado o Vigantol como tinha recomendado.
Vá a uma casa de pássaros e compre uma embalagem de GRIT e que tenha sempre um comedouro cheio. Aproveite e compre um frasquinho de Colina Ca/P e quando o tiver diga-me para lhe dizer como administrar.
A mistura também não é a ideal por ser há base de painço branco e daí estar a subcarregar o fígado, aproveite e compre uma que seja há base de milho painço amarelo e que tenham também alpista.
Quanto ao anti-inflamatório suspenda isso, o principal mal do pássaro é uma hepatite aguda (problemas no fígado) e também tem falta de cálcio no organismo, daí andar a debicar tudo o que é branco.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Alexandre 10 Qui 25 Out 2018, 16:05

Boa tarde Sr. Ferreira, olhe o glux cálcio não veio com folheto, vem so num frasquinho com nome, glux cálcio, a composição é cor de rosa morto.
Então diga-me uma coisa, eu paro de dar o glux também ? E quanto há ingestão de cálcio, ela anda a comer muito, o meu medo é que ela, a fêmea, exagere em quantidades de cálcio.
Abraço, Alexandre Silva.

Alexandre 10

Mensagens : 17
Data de inscrição : 21/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Alexandre 10 Qui 25 Out 2018, 16:09

Sr. Ferreira o nome específico do glux, é Gluconato de cálcio, obrigado.
Alexandre Silva.

Alexandre 10

Mensagens : 17
Data de inscrição : 21/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Ferreira Qui 25 Out 2018, 19:03

Boa tarde Alexandre Silva.
Quando me dizem que levam pássaros a um Vet. até tremo.
Na bula do Infarmed diz que é um medicamento injectável endovenoso (nas veias) e não fala em mais nenhum químico adicionado. Portanto não o conhecendo não lhe digo nada sobre ele.
Prefiro o mais viável para aves.
Vá com urgência a uma farmácia e compra um frasquinho de Vigantol e passa por uma casa de pássaros e compra um frasquinho de Colina Ca/P da AviZoon e um saquinho de GRIT.
Numa quantidade de papa que a coma toda em 48h. mete 4 gotas do Vigantol e mistura mas só à superfície, fazer isto durante uma semana e depois de vez enquanto.
No Bebedouro, vai deitar 20 gotas de colina Ca/P juntamente com água, fazer isto durante uma semana, depois 2 dias só água, depois mais uma semana, depois 2 dias só água, depois mais uma semana e por fim, de vez enquanto 2 dias seguidos.
Que tenha sempre um comedouro com GRIT.
Cumpra com a dieta alimentar que lhe indiquei e não tem problemas hepáticos no pássaro.
Compre esta mistura que é mais adequada https://www.pet4you.net/aves/alimentacao/sementes/exoticos/vl-exoticos.html

PS o Vigantol é vitamina-D3 pura e não se pode adicionar na água porque é oleosa, portanto não se dilui.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Alexandre 10 Qui 25 Out 2018, 21:04

Ok Sr. Ferreira muito obrigado, mas diga-me só uma coisa, agora que eu dei medicação ao pássaro, não lhe irá fazer mal ? Quanto à medicação ja tenho o vigantol e o colina ja sei onde encontrar, tenho so uma dúvida, eu comprei Grit hoje mas são pedaços muito grandes para ela, se eu triturar não faz qualquer mal ou irá fazer ?
Grande abraço, Alexandre Silva.

Alexandre 10

Mensagens : 17
Data de inscrição : 21/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Ferreira Qui 25 Out 2018, 23:21

Boa noite Alexandre.
Antes de comprar ou actuar, caso tenha duvidas pergunte. Não sei a composição desse GRIT, alem disso, caso o esmague fica em pó, logo, não é ingerido por eles uma vez que só comem as pedrinhas.
O GRIT para pássaros é este https://www.pet4you.net/aves/alimentacao/grit/vl-grit-coral.html e também há este que costumam vender nos supermercados mas só que é mais caro em relação há quantidade https://www.pet4you.net/aves/alimentacao/grit/gritex.html
Suspenda a medicamentação aconselhada pela Vet.
*MUITO IMPORTANTE*
Seja que medicamento for que meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual forma não devem apanhar Sol.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Alexandre 10 Sex 26 Out 2018, 01:50

Sr. Ferreira, ei amanhã vou começar com a medicação feita por si, mas eu não sei se a fêmea irá aguentar, ela já nem consegue estar de pé, sinceramente estou de rastos..
Quanto ao Grit eu vou ver o que posso arranjar, eu amanhã direi qualquer coisa, muito obrigado.
Alexandre Silva.

Alexandre 10

Mensagens : 17
Data de inscrição : 21/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Alexandre 10 Sex 26 Out 2018, 12:04

Bom dia Sr. Ferreira, olhe eu já comprei tudo como disse, eu vou-lhe enviar uma foto das papas que lhe estou a dar, e diga-me se elas são boas para ela. E diga-me só mais uma coisa, eu ja fui depois de 1 semana, acha que ainda é possível a salvação ?
Comprimentos, Alexandre Silva.Fêmea mandarim doente Screen10

Alexandre 10

Mensagens : 17
Data de inscrição : 21/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Ferreira Sex 26 Out 2018, 12:48

Bom dia Alexandre.
Não lhe posso dizer se se safa ou morre! O que aconselhei é para a salvar.
A papa aparenta ser boa só que um pedacinho grossa para pássaros exóticos de pequeno porte. Basta triturar meia embalagem e depois misturar com a restante.
Não esquecer que quando adicionar o Vigantol, a quantidade de papa tem que ser pouca de modo que ela a coma toda no máximo em 48h.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Alexandre 10 Sex 26 Out 2018, 14:02

Ok Sr. Ferreira, eu digo isto porque ela quase nem lhe toca, daí a fazer a pergunta, bem resta esperar e rezar, para que recupere. Ela está muito mal, a durmir começa já a tombar para os lados. Olhe Sr. Ferreira, obrigado por tudo mais uma vez.
Abraço, Alexandre Silva.

Alexandre 10

Mensagens : 17
Data de inscrição : 21/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Alexandre 10 Sex 26 Out 2018, 17:07

Olá mais uma vez Sr. Ferreira, olhe eu queria só saber se podia misturar as papas com as sementes, meter assim por cima, para ver se ela comia, ou mesmo até o vigantol nas sementes, seria possível isso ? E desculpe tanta pergunta, n leve a mal..
Abraço, Alexandre Silva.

Alexandre 10

Mensagens : 17
Data de inscrição : 21/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Ferreira Sex 26 Out 2018, 19:29

Boa tarde Alexandre.
Nem pensar, é que as sementes com a humidade começam a fermentar e apanham salmonelas.
Tire o comedouro com as sementes e meta o comedouro com as papas no fundo da gaiola mas afastadas dos poleiros para ela ver e comer.
Pergunto se meteu na água do bebedouro a colina como lhe recomendei?
Se não a meteu mete e para que beba e comece a fazer efeito, com um conta gotas dá-lhe a beber a água com a colina do bebedouro.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Alexandre 10 Sex 26 Out 2018, 20:17

Boa noite Sr. Ferreira, sim a colina já efetuei o processo, agora as papas ela vê mas, não as quer, o problema é que eu meto pouca quantidade e ela quase n chega lá abaixo, eu vou meter no comedouro e ver se ela come, alguma coisa obrigado.
Alexandre Silva.

Alexandre 10

Mensagens : 17
Data de inscrição : 21/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim doente Empty Re: Fêmea mandarim doente

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos