Criação diamante gould

Ir em baixo

Criação diamante gould

Mensagem  Joaoamante em Qui Abr 12, 2018 3:52 pm

Boa tarde Sr. Ferreira uma vez que sou estreante na criação de diamantes de gould pretendo esclarecer uma duvida. Tenho um casal no qual o macho de à 4/5 dias para cá faz a corte à femea, mas aparentemente não a vejo mto interessada. Ontem o macho começou a fazer o ninho e inclusive passou lá a noite dentro. Já reparei que ela entra lá dentro num tipo de "inspeção" e volta a sair. Eu pergunto é se é normal a falta de interesse da parte da femea quando ele faz a sua dança de cortejamento. Têm todos os nutrientes e vitaminas que necessitam.

Cumprimentos
João Amante

Joaoamante

Re: Criação diamante gould

Mensagem  Joaoamante em Qui Abr 12, 2018 3:57 pm

Joaoamante

Mensagem  luissebo em Qui Abr 12, 2018 10:04 pm

Boa tarde João respondo-lhe como forista e como criador de Diamantes de Gould mas aguarde pela resposta sempre oportuna e sábia do amigo Ferreira.
Primeiramente lhe digo que a época de criação dos Goulds já chegou ao seu fim pois dentro em breve iram iniciar a época da muda da pena e tudo o que for criar dentro desta época será arriscar em muito as suas aves pois iram estar com menos defesas e mais fracas por isso não aconselhava a criar agora neste momento e sim aguardar para a próxima temporada que se irá iniciar em Setembro.
Por sua vez observa-se pelas fotos alguns erros à primeira vista que poderá corrigir se assim o entender,o primeiro que observo é o material para a construção dos ninhos penso não ser o mais adequado pois o "Sisal" na maioria das vezes pode ser perigoso para as aves por poder ficar preso nas patas e fazer cortes e até por vezes amputar as mesmas aconselho antes a fibra de coco.
A mistura não é de todo a mais indicada para os Goulds por conter esses ditos biscoitos ás cores que como diz o amigo Ferreira não é nada mais nada menos que pão seco com corantes,eu utilizo mistura profissional da "Verse-Laga" boa qualidade/preço e até ao momento não tenho tido problemas comem muito bem e estão bastante saudáveis mas existem outras melhores depende das carteiras. Very Happy
Os comedouros foram inventados para se colocar comida e não água,adquira um bebedouro de 80ml quanto muito e coloque a água pois é mais higiénico pois não iram defecar lá dentro e por outro lado não existe o perigo de tentarem tomar banho o que poderá originar uma desgraça porque como têm aí as aves iram entrar para tentar tomar banho e por vezes morrem afogadas por não conseguirem sair, pode sempre optar por colocar uma banheira interna ou externa.
Quanto aos poleiros não é necessário tantos coloque só dois um numa ponta da gaiola e outro na outra ponta mas distantes da rede o suficiente para que não toquem com a cauda pois com o tempo puderam partir as penas.
Coloque à disposição num comedouro uma boa papa de ovo húmida tipo "Witte Mollen",osso de choco e Grit pois nas fotos não dá para ver se está a fornecer.
Espero que não leve a mal as minhas observações mas são pequenos erros ou inexperiências que no final da época poderá fazer a diferença entre criar mal e criar com algum sucesso,erros esses que também eu já os cometi e ainda continuo a cometer pois neste mundo da passarada são as aves que nos vão ensinando como a forma de lidarmos com elas e saber esperar e ter calma são dois fatores bastante importantes para uma boa criação.
Abraço!
luissebo

http://luissebo.blogspot.pt/

Mensagem  Joaoamante em Qui Abr 12, 2018 10:15 pm

Boa tarde Luís, não levo nada a mal antes pelo contrario agradeço todas as dicas que me possam dar. Como já disse é a primeira vez que me aventuro a ter passarada Very Happy ou tentar corrigir o que está mal o mais breve possível. O macho já fez a muda da pena e de um momento para outro começou a cortejar a fêmea, começou tb a fazer o ninho. Mas a fêmea não parece estar interessada mas tb este processo começou a cerca de 5 dias. Não sei se leva mais tempo para a fêmea o aceitar ou não. Agradeço desde a ajuda! Talvez um dia me possa mostrar os seus pássaros uma vez que trabalho em Borba! Very Happy isso de choco e grit não se vê mas têm disponível

Joao Amante

Joaoamante

Mensagem  luissebo em Sex Abr 13, 2018 12:18 am

Boas João como lhe disse a época de criação dos Goulds já terminou no mês Março e se o macho terminou a muda à pouco tempo tudo indica ser uma ave nova já dos finais da criação de 2017 pois têm anilha azul,o que faz dele um macho bastante novo para criar esta época pois na volta nem um ano de idade têm e com a fêmea eventualmente se passará o mesmo.por este motivo aconselhava-o a tirar o ninho e a aguardar pela próxima época.
Quanto ao vir ver as minhas aves é quando o amigo quiser,eu não tinha reparado bem no nome quando for aí à loja se quiseres falamos um pouco e combinamos uma visita à passarada.
luissebo

http://luissebo.blogspot.pt/

Mensagem  Joaoamante em Sex Abr 13, 2018 12:58 am

Tá combinado ;-) sim são novos ainda. Para já vou tirar o ninho e esperar, mais vale fazer as coisas bem feitas. Vou tb comprar os bebedouros adequados. Realmente já apanhei um lá a tomar banho Very Happy mais uma vez obrigado pelas dicas. Um abraço

Joao Amante

Joaoamante

Mensagem  Ferreira em Sex Abr 13, 2018 3:06 pm

Bom dia aos dois Very Happy
Palavras para quê! São ensinamentos de quem já lida como maestro na criação de Goulds.
Só uns reparos:
1º--Tire de imediato essa papa que lhe está a dar, é que alem do que lhe explicou o amigo Luís Sêbo, esse pão devido há humidade estraga-se com rapidez formam-se salmonelas nele e que mata os nosso passarinhos.
2º-- Troque os poleiros de plástico por uns de madeira, é que esses de plástico não oferecem uma boa aderência hás patas dos pássaros e como são abertos da parte de baixo têm tendência a alojarem aí piolhos e ácaros durante o dia.
3º--Uma vez que não se vê a mistura que lhe está a dar, gostava de saber qual é.
4º-- Uma vez que os tem há pouco tempo e pelo bico da fêmea em especial, vê-se que é um pássaro pelo menos do ano passado e portanto vai entrar em muda num breve espaço de tempo e prolongar-se pelo tempo até Julho/Agosto, para que não se vá abaixo com isso, aconselho-o a administrar Aminovit-L durante 2 semanas seguidas e depois 2 vezes por semana até completar a muda.
*MUITO IMPORTANTE*
Seja que produto for que se meta na água deve ser feito todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual modo não devem apanhar Sol.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Admin

http://www.forumdoferreira.com

Mensagem  Joaoamante em Sex Abr 13, 2018 9:01 pm

Vou ter em conta todas as dicas e proceder às alterações que tenho que fazer. A fêmea tb já fez uma muda de pena à pouco tempo. Vou postar aqui umas fotos mais pormenorizaras dos rapazes em questão é tb dos outros dois casais que tenho. Agradeço desde já pois toda a ajuda para um iniciante nestas andanças é fundamental!!!

Joao amante

Joaoamante

Mensagem  Joaoamante em Sab Abr 14, 2018 12:47 am

Já agora faço mais uma pergunta, devo manter os machos com as fêmeas até à próxima época de reprodução ou devo separa los??

Joao Amante

Joaoamante

Mensagem  Ferreira em Sab Abr 14, 2018 2:46 pm

Bom dia João Amante.
O casal em questão, o macho iniciou a muda de penas e a fêmea que pode ser um pássaro do ano passado mas com anilha deste ano (2017) ou já velho ( anilha de 2011), ainda não iniciou a muda mas vai entrar, caso já tivesse feito a muda esta época o bico não se apresentava com a cor de chumbo, sinal que ainda está com o cio. Os outros, uns estão em muda e outros ainda não começaram.
Desde que tenha casais feitos, os mesmos devem-se manter juntos nas respectivas gaiolas, caso isso não aconteça, separe machos das fêmeas e em Agosto faz casais

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagem  Joaoamante em Sab Abr 14, 2018 4:09 pm

Boa tarde Sr Ferreira, o macho já teve quase depenado agora é que está a voltar ao “normal” o mesmo já se passou com a fêmea por isso pensava que já tinham feito a muda os dois! Vou enviar uma fita da fêmea a cerca de 1 mês atrás!

Joao amante

Joaoamante

Mensagem  Joaoamante em Sab Abr 14, 2018 4:13 pm

Noto que o macho não tinha o bico tão vermelho anteriormente e só agora começou a cortejar a fêmea, já tive para retirar o ninho mas ele passa o tempo lá dentro e ela por vezes também. Neste momento estou um bocado sem saber que fazer!

Joao amante

Joaoamante

Mensagem  Ferreira em Seg Abr 16, 2018 1:47 pm

Bom dia João Amante.
Nada de stress, Roma e Pavia não se fizeram num dia.
Primeiro que tudo, tire a caixa ninho mesmo se já tiverem ovos. A época normal de criação nos Goulds vai de meados de Setembro a meados de Fevereiro o mais tardar principio de Março, todos os pássaros que nasçam a partir de meados de Março já não fazem a muda completa na mesma época, o que quer dizer que só a completam no ano seguinte. Qualquer das maneiras, essa fêmea vê-se que está em muda, pois faltam-lhe pelo menos penas da cauda e as penas que cobrem o corpo junto há cauda estão desalinhadas, provavelmente vê penas caídas e pensa que é normal
Administre na água de beber Aminovit-L durante 2 semanas seguidas e depois 2 dias seguidos por semana e até completarem a muda.
Que não lhes falte um comedouro sempre com GRIT e outro com uma boa papa húmida há base de ovo.
Os Goulds stressam por tudo e por nada como por exemplo, a mudança de sitio mesmo de gaiola para gaiola e ainda mais quando se compram, quando se muda o tipo de alimentação incluindo a compra de misturas mas de lotes diferentes, nota-se isso por se ver pontinhos brancos na cabeça e faces (penas novas). Já agora, não me chegou a dizer que tipo de mistura de sementes compra.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagem  Joaoamante em Seg Abr 16, 2018 4:02 pm

Boa tarde sr. Ferreira esqueci me completamente de lhe dizer a mistura. A última que comprei é igual à da foto que vou enviar. Vou então retirar o ninho. Obrigado.

Abraço Joao Amante

Joaoamante

Mensagem  Ferreira em Qua Abr 18, 2018 2:13 pm

Bom dia João Amante.
Desculpa demorar a responder, é que tenho andado a ver essa mistura e chegar a uma conclusão, é que tanto me aparecia na net mistura de sementes para africanos, como mistura de granulados de bagaço de soja (VAM), como mistura para mandarins e só depois de consultar o sitio original da Versele laga é que vi do que se tratava.
Isso não serve para D. Gould mas sim para mandarins, tem que arranjar uma mistura para Goulds e dar só essa, nada de andar constantemente a mudar de tipo de mistura, caso contrário os pássaros estão em muda constante. É preferível dar esta mistura juntando por cada saca 5Kg de alpista, ou seja, 1/4 da mistura https://www.pet4you.net/aves/alimentacao/sementes/exoticos/vl-exoticos-cria-20-kg.html

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: