Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ler anilhas e comprar caturra

2 participantes

Ir para baixo

Ler anilhas e comprar caturra Empty Ler anilhas e comprar caturra

Mensagem  Diogo Magalhães Dom 03 Dez 2017, 09:39

Bom dia Sr. Ferreira

Gostaria de lhe fazer umas questões.
Primeiro queria saber qual é a altura da criação das caturras, pois eu quero comprar uma e quando questiono acerca da idade dizem que é deste ano e quantos meses tera, pois eu queria uma mais ou menos com 3 meses.
Depois também queria saber se é a cor das anilhas que define o ano, se sim de que cor são a deste ano.
E por fim também gostava que me dissesse se sabe de algum lugar confiável que venda caturras com mais ou menos essa idade e de preferência amarelas/lutina/brancas, aqui no porto.
Eu encontrei um senhor em Gaia mas elas são fêmeas e eu queria macho.
E na feira dos passarinhos nas fontainhas, primeiro eu não sei se devo confiar e depois eles têm quase todas mais de um ano.

Obrigado, os meus melhores cumprimentos, Diogo Magalhães.

Diogo Magalhães

Mensagens : 40
Data de inscrição : 15/11/2017
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Ler anilhas e comprar caturra Empty Re: Ler anilhas e comprar caturra

Mensagem  Ferreira Dom 03 Dez 2017, 13:03

Bom dia Diogo Magalhães.
Como lhe tinha dito, é sempre difícil saber-se a idade das caturras enquanto juvenis uma vez que têm o mesmo dimorfismo sexual que as mães e torna-se ainda mais complicado saber-se sem sexagem se são amarelas ou brancas uma vez que não têm dimorfismo sexual.
A época normal de criação das caturras e como lhe tinha já dito, é entre Outubro até Fevereiro, (Primavera Austral) contudo, há quem consiga meter a criar mais cedo.
As anilhas ditas oficiais, de facto são coloridas com repetição da cor de 5 em 5 anos, portanto também não é fiável, por exemplo:
A cor Violeta foi em 2009 e 2015 e será em 2020, etc.
A cor Laranja foi em 2010 e 2016 e será em 2021, etc.
A cor Azul foi em 2011 e 2017 e será em 2022, etc.
A cor Vermelha foi em 2012 e será em 2018, 2023, etc.
A cor preta foi em 2013 e será em 2019, 2024, etc.
A cor Verde Pastel foi em 2014 e será em 2020, 2025, etc.
Fazendo esta explicação, pela cor da anilha para psitacídeos de médio/grande porte é sempre difícil saber-se em que ano nasceu o pássaro uma vez que a duração de vida em cativeiro pode ir sem problemas aos 25 anos. O que o amigo poderá pedir a quem pretende comprar e depois de ver a cor, é o ano, pois todas as anilhas têm o ano inscrito da parte de baixo da sigla da Federação, exemplo, as duas existentes em Portugal:
Federação Ornitológica Nacional Portuguesa (FONP) e Federação Ornitológica Portuguesa Cultural e Desportiva (FOP)
A única maneira de entrar em contacto com criadores de facto, de caturras aí no Grande Porto é através do registo de criadores no http://www.avespt.com/ na sigla CRIADORES.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos