Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

o Meu Ring Neck

2 participantes

Ir para baixo

 o Meu Ring Neck Empty o Meu Ring Neck

Mensagem  João Myra Ter 28 Nov 2017, 17:47

Caro Sr. Ferreira,

Volto a solicitar a sua ajuda, em tempos ponderamos a aquisição dum Roseicollis para criar a mão, depois de perceber a especificidade da ave em questão, abandonamos o projecto.

No entanto, a dias fomos presenteados com um Ring Neck, que segundo o criador é uma ave com  mais ou menos 4 meses, não se sabendo o respectivo sexo.

Solicito a sua ajuda no seguinte:

i) Posso usar a informação anteriormente prestada sobre a recepção da ave, no caso descreveu-me os procedimentos para um Roseicollis?. Desparasitação, e afins.
ii) Com que idade se deve fazer a sexagem? não e que seja importante, mas foi batizado como " Xico" se for uma menina, pode ficar ofendida.
iii) Consegue-se por algum processo determinar a idade correcta  da Ave?
iv)Esta especie precisa de alguma documentação?

Tentei inserir uma foto da Ave, mas não consegui........

Cumpts
João Myra

João Myra

Mensagens : 5
Data de inscrição : 11/05/2017
Idade : 57
Localização : Caneças

Ir para o topo Ir para baixo

 o Meu Ring Neck Empty Re: o Meu Ring Neck

Mensagem  Ferreira Ter 28 Nov 2017, 20:28

Boa noite João Myra.
i- Os procedimentos são idênticos sejam para que ave for.
ii- Os rabo de junco da Índia têm dimorfismo sexual, contudo só a partir dos 2 anos de idade (quando adultos) é que se sabe, os machos apresentam dois colares em redor do pescoço, sendo um preto e o outro em tom rosado. As fêmeas não apresentam dimorfismo sexual, são tal e qual como o que tem aí . A sexagem pode ser feita logo assim que nasçam através da casca do ovo, quando já têm penas, tanto pode ser através de uma gota de sangue como através das penas tiradas do peito afim de extrair o ADN, aliás, é o processo mais utilizado. Deixo-lhe aqui a direcção de um Laboratório que faz sexagem em Portugal http://www.stabvida.com/pt/sexagem-de-aves
iii- Não, só saberá que tem dois anos quando mudar para adulto com o surgimento dos tais anéis se for macho. Caso esteja anilhado, é verificar se a anilha é deste ano, caso afirmativo, sim, tem essa idade mais ou menos uma vez que criam a partir de Setembro/outubro.
iv- Os rabo de junco não necessitam de quais quer documentos para se terem em casa, isto por enquanto, pois de dois em dois anos a legislação é mudada, qualquer das maneiras, penso que isso não acontecerá porque não é ave em extinção até pelo contrário, pois por exemplo em Portugal há imensos em estado selvagem.
Para inserir fotos, aqui vai um Vídeo do amigo Carlos Martins que explica como se faz, meta som também para ouvir as explicações.
https://forumdoferreira.forumeiros.com/t1751-como-postar-imagens-no-forum-do-sr-ferreira

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11834
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos