CATURRA MACHO OU FÊMEA?

Ir em baixo

CATURRA MACHO OU FÊMEA?

Mensagem  Diogo Magalhães em Qua Nov 15, 2017 9:41 pm

Boa tarde sr. Ferreira.
Eu quero comprar uma caturra macho mas o criador não sabe o sexo.
Ele enviou fotos elas têm 2 meses e meio.
Consegue me ajudar?

Diogo Magalhães

Re: CATURRA MACHO OU FÊMEA?

Mensagem  Ferreira em Qui Nov 16, 2017 3:08 pm

Bom dia Diogo Magalhães.
Uma das regras do Fórum que não dispenso é assinar-se com o nome sempre no fim de cada mensagem, portanto que numa próxima o fizesse.
Quanto ao seu caso vamos por partes.
1ª- Nos psitacídeos sejam eles quais forem, enquanto forem juvenis não têm dimorfismo sexual, só aparecendo os traços macho/fêmea com a passagem para jovens que acontece aos 6 meses com a muda de penas. No caso das caturras em geral, há excepção de algumas mutações como as de mutação amarela, consegue-se saber os sexos em especial pelas penas da causa que têm um tom cinzento com listas estreadas nas fêmeas, já os machos as penas são completamente lisas em tons de cinzento escuro a preto. Atenção que nos juvenis as penas da cauda são idênticas hás das fêmeas em termos dimorfismo sexual.
2ª- No seu caso, caturras amarelas, é sempre difícil saber-se o sexo mesmo em adultas, contudo, a partir dos 6 meses as penas da cauda com a muda, as fêmeas também apresentam um estreado só que muito ténue, enquanto nos machos são completamente lisas, claro que isto só com criadores muito experientes é que conseguem distinguir e mesmo assim falham.
A única maneira se saber e já os sexos de essas caturras é mandar sexar através do DNA das penas, sangue, ou casca de ovo do recém nascido e para isso aqui vai  a direcção do sitio que faz sexagens em Portugal  http://sites.stabvida.com/geneticaparatodos/sexagem/#popup1

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Admin

http://www.forumdoferreira.com

Mensagem  Diogo Magalhães em Seg Nov 20, 2017 1:56 am

Boa noite Sr. Ferreira, antes de mais peço desculpa não ter assinado e que eu sou novo aqui e não sabia disso, mas a partir de agora já o farei.
E eu agradeço por me ter ajudado e vou seguir o seu conselho e vou fazer teste ADN mas não é possível mesmo ter um palpite para eu antes não ter que sujeitar as duas ao teste. Assim dava me o seu palpite de qual acha que é macho e eu fazia a esse caso fosse fêmea fazia no outro.

Obrigado, cumprimentos Diogo Magalhães

Diogo Magalhães

Mensagem  Ferreira em Seg Nov 20, 2017 8:48 pm

Boa tarde Diogo Magalhães.
Como disse anteriormente, em todas as caturras é impossível dar-se palpites antes dos 6 meses de idade porque são todas parecidas a fêmeas, que é quando fazem a muda. A partir dos 6 meses como disse anteriormente e em todas as fêmeas, as penas da cauda da parte de dentro são zebreadas e nos machos as penas são lisas, se bem que nas amarelas torna-se difícil mas quem tem experiência e contra a luz ou Sol consegue-se ver o zebreado.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Admin

http://www.forumdoferreira.com

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: