Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PAPA COM ÁGUA ALCALINA

2 participantes

Ir para baixo

PAPA COM ÁGUA ALCALINA Empty PAPA COM ÁGUA ALCALINA

Mensagem  João Godinho Qui 22 Jun 2017, 18:06

Évora, 22 de junho de 2017

Boa tarde Senhor Ferreira

-Passados dois anos e embora sem problemas que se relacionem com aves, de vez em quando venho fazendo uma visita ao forum, constatando o bom andamento da sua nobre missão a contribuir para o bem de tantos bichinhos e seus preocupados donos. Espero que, quanto à sua pessoa, esteja de boa saúde, assim como todos os seus.
-Desta vez não é papagaio nem canário, mas sim um caturrinho de apenas três semanas.
-Tenho-o há apenas alguns dias e fui logo aconselhado a dar-lhe  a papa Nutribird21, com a qual começou muito bem. Porém, há dois dias, a minha mulher fez-lhe uma papa em que, em vez da água que eu normalmente utilizada, fê-la com a de monchique, que é bastante alcalina. Pelo que me apercebo a água ideal será com ph ácido - costumo utilizar a água de São Martinho, que compro no Modelo e LIDL que tem ph 6,66.
-Só me apercebi disso quando notei que o bichinho começou a não querer a papa, mas que corrigi e vou-o convencendo a engolir a quantidade suficiente para encher o papinho.
-Entretanto venho observando as fezes e noto que apenas a urina é algo turva em vez de transparente, como jugo que deveria ser e o problema estará relacionado com o rim e fígado.
-Dada a pouca idade deste infeliz, não sei o que lhe hei-de dar.
-Nestas circunstâncias, peço e agradeço ao senhor Ferreira a sua opinião sobre este delicado assunto.  
-Agradeço antecipadamente o seu conselho e endereço-lhe os meus sinceros cumprimentos.
João Godinho

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

PAPA COM ÁGUA ALCALINA Empty Re: PAPA COM ÁGUA ALCALINA

Mensagem  Ferreira Qui 22 Jun 2017, 22:06

Boa tarde Sr. João Godinho.
Começo por agradecer a sua preocupação em relação há minha pessoa, pois com os meus 69 anos cá vou com as macacoas da idade Very Happy tirando os diabretes controlados e um reumaticozinho próprio cá vou indo lol!
Quanto ao que o traz por cá. Começo por lhe dizer que sou totalmente contra a tirar-se as crias aos pais, com os diabos são animais pensantes e os pais ficam desgostosos como nós animais pensantes que somos, mas como os desgraçados não têm culpa, aqui vai a ajuda.
Para começar, é uma cria tal e qual a uma cria humana, por conseguinte os cuidados devem ser os mesmos, aliás, se ler o folheto informativo que vem dentro da lata explica como proceder, é certo que a água deve ter um ph neutro mas o mais importante é a água a ser utilizada na confecção da papa ser fervida.
Tal como se faz hás crias humanas, também se ferve todos os utensílios a serem utilizados.
A papa deve der dada a uma temperatura de 39º assim como a cria deve ser mantida a essa temperatura mais ou menos, caso contrário não conseguem fazer a digestão.
Nunca guardar papa feita de uma toma para a outra. Tem que evitar a todo o custo que apanhe bactérias em especial salmonelas que são mortíferas e abundam no comer retardado, seja ele qual for.
As caturras quando criadas pelos pais levam 45 dias a fazerem-se até comerem sozinhas, no entanto aos 30 dias de vida começam a sair do ninho e a começarem a roerem o que vêm ao pai (desmame), por esse motivo, quando tiver 30 dias de vida e começar a dar-lhe menos papa para a obrigar a começar a procurar e a comer sozinha, deve na toma da manhã juntar na papa 3 gotas de Aminovit-L e quando já comer sozinha continuar a dar o Aminovit-L mas na água, sendo 5 gotas para 100ml de água até fazer um mês a contar do primeiro dia que lhe meteu na seringa.
A partir dos 30 dias de vida ter comer num comedouro e outro utensilio baixo também com comer no fundo da gaiola mas por baixo do comedouro, isto para ela ver o comer e quando começar a comer ver o do comedouro e começar a ir lá comer.
Quanto há urina ser turva, sim, provavelmente devido há água, mas também pode ser os rins a desenvolverem-se e a começarem a excretar os uratos (parte branca das fezes).
Se ela continuar a não querer comer mas com papo vazio, aconselho-o a comprar um sonda curva de 2,5mm a 2,7mm do género desta, enfia-lhe a sonda até ao papo, com um dedo da outra mão encosta ao papo e vai injectando papa até sentir cheio mas não duro.
http://www.orniex.com/pt/product/ponteira-curva-inox-p-seringa-08-mm

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

PAPA COM ÁGUA ALCALINA Empty Re: PAPA COM ÁGUA ALCALINA

Mensagem  João Godinho Sex 23 Jun 2017, 09:12

Évora, 23 de Junho de 2017

Bom dia Sr. Ferreira

-Obrigado pela sua resposta e a brevidade com que a prestou, o que bem demonstra o respeito pela vida dos bichinhos e o a enorme  vontade em ajudar a salvá-los.
-Fiquei bastante satisfeito por saber estar bem, dentro do que a idade permite, o que avalio por mim, embora com mais alguns invernos.  
-Surpreendeu-me pela descrição tão extensa sobre os cuidados a ter com estes modestos seres, em que a sua saúde sempre esteve dependente de uma rigorosa higiene. Foi um problema que apenas acompanhava,  mas como me caíu nas mãos, tive que o assumir por inteiro. No geral estava a seguir os bons princípios, não com o rigor que consta no seu longo conselho e que embora julgue não ter sido a causa da presente situação, imediatamente fiz a correcção que se impunha e tudo vai ficar bem vincado para o futuro, como regras a seguir.
-Tenho continuado a observar as fezes e constato que o tal aspecto turvo da urina, que constituía a dúvida, está a desaparecer e o caturrinho a engolir a papa com menor resistência e já a debicar nas sementinhas que tem ao alcance.
-A minha grande preocupação foi a ingestão da papa com água com ph 9.5 e como está a melhorar, penso que assim continuará, até a comer sozinho dentro de poucos dias.
-Muito agradecido, desejo que tudo lhe corra pelo melhor e subscrevo-me com os meus sinceros cumprimentos.
João Godinho

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

PAPA COM ÁGUA ALCALINA Empty Re: PAPA COM ÁGUA ALCALINA

Mensagem  Ferreira Sex 23 Jun 2017, 12:07

Bom dia Sr. João Godinho.
Uma coisa que esqueci de lhe recomendar. Que tenha já de princípio e para sempre um comedouro com GRIT, pois é muito importante não só para moerem as sementes na moela quando começar a comer sólidos, como ser uma boa fonte de minerais essenciais.
https://www.pet4you.net/aves/alimentacao/grit/vl-grit-coral.html

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

PAPA COM ÁGUA ALCALINA Empty Re: PAPA COM ÁGUA ALCALINA

Mensagem  João Godinho Sex 23 Jun 2017, 13:40

Evora, 23 de Junho de 2017

Boa tarde Senhor Ferreira

Obrigado por mais esta preciosa informação e como o tenho aqui, vou já colocá-lo ao lado das sementes, para ele o começar a utilizar quando entender.
Muito agradecido, endereço-lhe os meus sinceros cumprimentos e subscrêvo-me
João Godinho

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

PAPA COM ÁGUA ALCALINA Empty Re: PAPA COM ÁGUA ALCALINA

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos