Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O meu primeiro Roseicollis

2 participantes

Ir para baixo

O meu primeiro Roseicollis Empty O meu primeiro Roseicollis

Mensagem  João Myra Sex 12 maio 2017, 12:02

Bom dia,

Vou adquirir o meu primeiro Roseicollis.
Selecionei o criador, para escolher a ave, como não sou Expert na matéria irei confiar no criador, no entanto gostaria de ter a opinião do Sr Ferreira no que concerne aos cuidados de saúde a sua chegada.
i) Desparasitar a Ave? em caso afirmativo, como proceder?
ii) Sendo considerado o " pássaro do amor" devo adquirir um casal, ou posso ter um individuo só?
iii) O Roseicollis consta na lista das aves protegidas? que documentação deve acompanhar a Ave? sei que tem anilha.

Desde ja o meu obrigado.

Cumprimentos
João Myra

João Myra

Mensagens : 5
Data de inscrição : 11/05/2017
Idade : 57
Localização : Caneças

Ir para o topo Ir para baixo

O meu primeiro Roseicollis Empty Re: O meu primeiro Roseicollis

Mensagem  Ferreira Sex 12 maio 2017, 23:12

Boa noite João Myra.
Como é uma pessoa já com uma certa idade posso meter aqui um testamento porque vai ter paciência em o ler. lol!
Ora vamos lá então fazer um prefácio sobre a ave em questão para saber com que se cose.
Os periquitos face rosada são oriundos de África e fazem parte de uma família a que se denominam AGAPORNIS, são eles:-
Periquitos face rosada, periquitos Fischeri, periquitos Personata, Periquitos Liliane, periquitos cana, periquitos de São Tomé e periquitos nigrígeni. Todos têm em comum serem psitacídeos de médio porte, cauda curta, alimentarem-se das mesmas coisas e quando em adultos formarem casal e não mais se separarem, chegando mesmo a morrerem caso haja uma separação forçada do casal como por exemplo a morte de um dos membros do casal. A maneira de nidificarem é diferente entre as espécies.
Não sei a idade do pássaro que vai comprar, mas aconselho-o a comprar um acabado de sair do ninho e a comer sozinho (mais ou menos 45 dias de vida) é que um pássaro alimentado há mão é sempre um pássaro fraco e não tem os anticorpos necessários para combater bactérias e outras infecções que possam surgir, por esse motivo estão mais sujeitos a morrerem e depois maior o desgosto para quem os adquiriu.
Nunca pode estar sozinho, caso esteja sozinho por um período longo/dia por se terem de ausentarem devido à vossa vida, então aconselho a não se meterem nessa aventura, ou então arranjar dois pássaros e desde já lhe digo que não vão interagir como pretendem.
Desde que seja um juvenil e até para se adaptar melhor ao seu novo estilo de vida, deve ser um só pássaro e com a continuação do tempo que será entre os 6 meses e um ano caso seja fêmea, ou entre um ano a dois anos caso seja macho, vai adoptar um de vós em casa para seu parceiro.
Há chegada a casa e para que não sofra um grande stress e por conseguinte morrer porque para ele é tudo diferente, deve meter na água de beber durante pelo menos 15 dias seguidos 5 gotas de AMINOVIT-L para 100ml de água http://www.avizoon.pt/pt/produto/4+18/aminovit-l-liquido/ .
Deve ter sempre um comedouro com GRIT (mistura de pedrinhas de quartzo, carvão, tijolo, casca de ostra e coral) isto é muito importante para poderem moer os alimentos na moela e ao mesmo tempo é uma grande fonte de minerais necessários para a sua saúde e bem estar.
Tratando-se de uma ave essencialmente granívora, deve meter há disposição misturas especificas para a espécie mas que não tenham muito ou nenhum girassol, isto para não engordar em excesso e vir a ter problemas. Dar de vez enquanto qualquer tipo de fruta bem madura menos pêra abacate por ser tóxica para eles, dar também de vez enquanto verdura desde que seja de verde escuro (espinafres, brócolos, agriões), nunca dar alface, rúcula e outras do género, porque a sua seiva é indigesta para eles e estão sujeitos a morrerem com diarreia.
Há chagada a casa deve ser desparasitado externamente por eventualmente trazer piolhos ou outros parasitas e para isso aplica um desparasitante em especial liquido, borrifa-o muito bem a uma distância mais ou menos de 50cm, passado uma semana torna a borrifar e depois passado 21 dias após a ultima borrifadela, http://www.avizoon.pt/pt/produto/3_4+238/zoospray-spray-sem-gas/
Quando tiver 6 meses e depois de ter feito a primeira muda de penas, vai então desparasitar internamente, há diversos no mercado, portanto não lhe posso adiantar mais, o importante é seguir há risca as instruções do fabricante
*MUITO IMPORTANTE*
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual modo não devem apanhar Sol.
Quando fizer desparasitações externas, antes deve tirar toda a água que tiver na gaiola e só a volta a meter quando estiver totalmente seco, é que se a tiverem vão de imediato tentarem tirar o insecticida.
Quando fizer desparasitações internas, deve também tirar toda a água da gaiola e só passado umas 6 horas meter então a água com o desparasitante para ter a certeza que a bebeu, é que na maioria dos desparasitantes são de uma toma só.
Penso que não me tenha esquecido de algo.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

O meu primeiro Roseicollis Empty Re: O meu primeiro Roseicollis

Mensagem  Ferreira Sáb 13 maio 2017, 12:03

Bom dia João Myra.
Uma coisa que me esqueci de o esclarecer e a seu pedido.
Os face rosada pertencem ao anexo II do CITES e da UE, portanto para serem comercializados, poderem circular livremente e se terem, não precisam de quaisquer documentos. Já as outras espécies da família dos Agapornis precisam de documentação.

Um abraço, Ferreira.
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

O meu primeiro Roseicollis Empty Re: O meu primeiro Roseicollis

Mensagem  João Myra Sáb 13 maio 2017, 12:22

Bom dia Caro Sr Ferreira,

Por mim pode escrever, tenho todo o gosto e ler e adquirir os conhecimentos que comigo partilha.
Depois dos agradecimentos vem a duvida, não fazia ideia da dependência dos pássaros por quem os cria, tinha a ideia errada que eles estavam em gaiolas desde que tivessem agua comida e " cama lavada" seriam felizes e cantarolavam.
Pelo que me descreve, o mesmo gosta de ter companhia, eu posso proporcionar-lhe essa presença humana, mas corro o risco de o " passarinho " adoptar a senhora que nos ajuda diariamente nas lides domesticas, pois ela sim passa cá as 8 horas do dia que estamos ausentes, maldito trabalho.
Depois de ler atentamente tudo o que me transmitiu, fico na duvida se avanço na aquisição da Ave ou não!!!!!
O desejo da sua companhia e enorme, mas cá em casa gostamos de ter amigos felizes. tivemos 10 anos cães, Um Rotwailler e um Boxer. que por motivos de saúde já não estão entre nós.
Bem vamos continuar com o Porquinho da Índia, até novos desenlaces.

Questão: O Sr Ferreira e criador? e vende ? ou no forum algum dos participantes o é? deixei de ter vendedor ............

Respeitosos cumprimentos

João Myra

João Myra

Mensagens : 5
Data de inscrição : 11/05/2017
Idade : 57
Localização : Caneças

Ir para o topo Ir para baixo

O meu primeiro Roseicollis Empty Re: O meu primeiro Roseicollis

Mensagem  Ferreira Sáb 13 maio 2017, 22:08

Boa noite João Myra.
O caso de adoptarem um sere humano como companheiro acontece quando é um único pássaro e ainda juvenil (45 dias de vida). se for um casal ou até mesmo dois de sexos indiferenciados isso não acontece porque se têm um ao outro, escusado será dizer que neste caso pouco ou nada nos ligam, anão ser que quando nos aproximar-mos da gaiola lhes dermos um mimo de comer que saibamos que gostem muito, mas mesmo assim leva tempo.
Sou Criador Nacional Federado mas de aves exóticas de pequeno porte em especial Diamantes Gould.
Antes da crise havia muitos criadores de Agapornis que vinham aqui com frequência, presentemente são poucos.
É mandar uma mensagem pessoal (MP) há Sra. Jacinta Correia, ou há Sra. Suzana Blattmann, pode ser que tenham.
Também pode procurar nos Anúncios do Fórum (no fim de tudo), ou neste sítio http://www.avespt.com/

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

O meu primeiro Roseicollis Empty Re: O meu primeiro Roseicollis

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos