Canário com ataques

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Canário com ataques

Mensagem  SergioF em Qua Maio 10, 2017 12:13 am

olá sr. Ferreira, como tem estado ?

estou a passar por uma situação à qual não sei resposta e queria que me ajudasse. a situação é tão nova para mim que nem consegui dar um nome decente ao tópico.. estou no primeiro ano de cria de canários e tenho um casalito que lá conseguiu tirar uma cria. a fêmea quando a comprei vinha desparasitada mas o macho não me souberam dizer mas penso que não (foram comprados em sítios diferentes). o sr. que me vendeu a fêmea alertou-me que dificilmente os canários criavam apenas um pássaro mas foi isso que me aconteceu: apenas nasceu um passarito e ele aguentou-se. nasceu no dia de Páscoa e está quase na altura de o separar dos pais. foi hoje que surgiu o problema: estava a fazer a típica manutenção diária e notei que o pássaro perdeu o equilíbrio do poleiro, veio parar ao chão, esperneou-se todo, abriu as asas ate dizer chega e ficou rígido. peguei nele pois vi que estava em agonia e ele não estava realmente bem. tirei-o da gaiola, tentei acalmá-lo e voltei a colocá-lo lá dentro. quando voltei das aulas, fui lá vê-los de novo e entretanto deu-lhe outro ataque. passado algum tempo recuperou mas está bastante embolado. ficou no poleiro mas não sei, esta situação preocupa-me por não ser algo normal. noto que ele revira um pouco o pescoço também, para cima. coloquei a rede a separa-lo dos pais e espero que estes agora o alimentem através dela. noto que tem umas fezes agarradas à cloaca, de uma cor castanha clara. amanhã coloco umas fotos (se ele passar esta noite). é uma pena estar assim, é a minha primeira cria e tem uma patologia com sintomas tão maus..

espero que me consiga ajudar sr. Ferreira

abraço, Sérgio

SergioF

Re: Canário com ataques

Mensagem  Ferreira em Qua Maio 10, 2017 6:11 pm

Boa tarde Sérgio.
Isso é um ataque ao cérebro e das duas uma, ou é doença de Newcastle e não há nada a fazer, ou um ataque do verme capilária que chegou ao cérebro.
Eu aconselhava a fazer uma desparasitação interna se bem que já é tarde, pois já deve ter o tecido cerebral corroído.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Admin

http://www.forumdoferreira.com

Mensagem  SergioF em Qua Maio 10, 2017 8:09 pm

SergioF

Mensagem  Ferreira em Qua Maio 10, 2017 9:30 pm

Boa tarde Sérgio.
Isso já é outra coisa e também têm esses sintomas (de ficarem descoordenados). As causas, por os pássaros adultos não terem tido uma prevenção contra as bactérias em especial salmonelas.
Isso é Pulorose declarada (salmonela pullorum) a única maneira de o safar mas vai ficar portador para sempre é com um destes: http://pombos.mercasystems.com/index.php/zoopan-pigeons-products-salmocoli.html
http://pombos.mercasystems.com/index.php/enroxina-pigeons-products.html
Se não tiveres, tenta também arranjar Zoocerine e enfia-lhe pelas goelas a baixo um comprimido de 12 em 12 horas no máximo durante 3 dias. Qualquer um dos que menciono anteriormente, são também para administrar.
*Muito importante*
A água a utilizar tem que ser água destilada ou desmineralizada, tirar todas as fontes de cálcio que tiver na gaiola e o tratamento também tem que ser feito aos pais com o que comprares menos o Zoocerine.
Ferreira
Admin

Mensagem  SergioF em Qua Maio 10, 2017 11:24 pm

obrigado sr. Ferreira, vou ver aqui ao pé de casa o que há e depois vejo o que comprar

obrigado mais uma vez e abraço por estar sempre disponivel

na proxima epoca ja terei maior controle sobre a passarada e farei os tratamentos preventivos a tempo e horas

Sérgio

SergioF

Mensagem  Ferreira em Qui Maio 11, 2017 2:28 pm

Bom dia Sérgio.
Hoje em dia é muito importante que se faça uma prevenção contra bactérias porque a maioria dos pássaros são portadores, ora ao criarem, as bactérias passam para o ovo quer na formação nos ovários, quer através do esperma do macho e essas bactérias ao entrarem num ser novo multiplicam-se de tal forma que os mata.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: